A gelatina de peixe com gelatina é uma verdadeira decoração da mesa festiva. Qualquer pessoa pode dominar este delicioso prato com receitas simples.
- Delicioso lúcio gelatinoso com gelatina
- Receita passo a passo para fazer gelatina de salmão rosa com gelatina
- Uma receita simples de gelatina de lúcio com gelatina
- Peixe enlatado gelatinoso com gelatina
- Deliciosa gelatina de peixe vermelho com gelatina
- Como fazer gelatina de escamudo com gelatina?
- Uma receita simples e deliciosa de geleia de cavala
- Como preparar peixe gelatinoso com gelatina e maionese?
Delicioso lúcio gelatinoso com gelatina
Lúcio gelatinoso em caldo de geleia fica muito apetitoso, principalmente se você decorar o prato com uma composição de vegetais cozidos. A quantidade de gelatina adicionada dependerá da força do caldo.
- Zander 1 PC. (1 kg)
- Gelatina 30 (gramas)
- Cebola bulbo 1 (coisas)
- Cenoura 1 (coisas)
- Folha de louro 2 (coisas)
- Sal de acordo com VKS
- Água 1.5 (litros)
-
Para preparar gelatina de peixe com gelatina, é necessário preparar uma panela grande. Coloque nele as cenouras e as cebolas descascadas e cortadas em quartos. Encha tudo com água, sal e acrescente a folha de louro.
-
Corte a carcaça do lúcio sem cabeça em pedaços: se foram comprados filés, eles não cortam. Se você comprou o peixe com cabeça, deve cortá-lo e colocar também no caldo, para ficar mais rico.20 minutos após a fervura do caldo, adicione pedaços de peixe e cozinhe até ficarem macios (se a carne do lúcio perdeu a transparência, significa que está pronta). Retire o peixe do caldo com uma escumadeira e transfira para um prato, mantendo distância entre os pedaços. Cubra os pedaços de lúcio com um pano úmido e coloque na geladeira.
-
Escorra o caldo resultante através de uma gaze dobrada em 2 camadas. Antes, mergulhe a gelatina em água fria por 10 minutos. Adicione a gelatina inchada ao caldo coado e deixe ferver, mas não ferva. Resfrie a mistura resultante.
-
Nos pedaços de peixe pode-se colocar raminhos de ervas lavadas, rodelas de limão, ovos cozidos, pode-se cortar cenouras que foram fervidas no caldo em formato de estrelas ou flores.
-
Despeje a composição resultante com caldo, de preferência meio congelado em forma de geleia. Para isso, pode-se usar uma concha pequena ou uma colher de sopa, e é preciso agir com cuidado para não atrapalhar a ordem do prato. Coloque a alfazema na geladeira até endurecer completamente, cerca de 1 hora.
-
Sirva na mesa festiva como um prato frio e brilhante.
Bom apetite!
Receita passo a passo para fazer gelatina de salmão rosa com gelatina
Este prato pode ser servido não só à mesa festiva, mas também apenas ao jantar, se estiver cansado do peixe frito normal. Ao cozinhar, o caldo escurece um pouco, mas isso pode ser corrigido adicionando proteína de frango.
Tempo de cozimento: 5 horas e 45 minutos.
Porções: 4
Ingredientes:
- Salmão rosa – 800 g;
- Cebola – 110g;
- Água – 820ml;
- Sal - a gosto;
- Folha de louro – 2 unid.;
- Gelatina – 14g;
- Clara de ovo – 1,5 unid.;
- Ovo cozido – 1,5 unid.;
- Cebola verde – 25 g.
Processo de cozimento:
1.Despeje a gelatina em uma tigela pequena, adicione um pouco de água e deixe inchar por cerca de 30 minutos.
2. Limpe o peixe, enxágue com água fria, coloque em uma panela e despeje água.
3. Coloque a cebola descascada, sem cortar, sobre o salmão rosa, acrescente uma pitada de sal e uma folha de louro.
4. Leve a panela com o conteúdo ao fogo médio, depois de ferver, cozinhe por mais 25-35 minutos, depois retire o peixe com uma escumadeira, deixe esfriar um pouco e retire com cuidado todas as espinhas.
5. Coe o caldo com uma gaze dobrada em várias camadas ou um pano grosso e limpo, acrescente a clara do ovo e leve ao fogo novamente. Assim que a proteína coalhar, passe novamente o caldo pela gaze e adicione a massa de gelatina inchada e mexa.
6. Pique finamente as cebolas verdes lavadas. Quebre o salmão rosa em pedaços pequenos, coloque-os numa tigela de arenque a alguma distância um do outro, polvilhe com pedaços de cebolinha e despeje o caldo.
7. Coloque pedaços de ovo cozido sobre a superfície, leve o prato à geladeira até endurecer (cerca de 4 horas).
8. Sirva com mostarda ou raiz-forte.
Bom apetite!
Uma receita simples de gelatina de lúcio com gelatina
O lúcio é excelente para fazer gelatina: mantém bem a forma, não passa do ponto e tem um aroma agradável.
Tempo de cozimento: 4 horas e 10 minutos.
Porções: 8.
Ingredientes:
- Lúcio – 1200 g;
- Cebola – 220g;
- Pimenta da Jamaica – 4 unid.;
- Folha de louro – 2 unid.;
- Cravo seco – 5 botões;
- Gelatina granulada – 45 g;
- Água – 3,8 l;
- Sal - a gosto;
- Ervilhas verdes - para decoração.
Processo de cozimento:
1. Se o lúcio estiver inteiro, com a cabeça, precisa ser lavado, limpo, a cabeça cortada, guelras e barbatanas cortadas.
2. Retire o peixe e corte-o em pedaços.
3.A cebola pode ser lavada e descascada, ou pode-se deixá-la com a casca e adicionar ao caldo para obter uma cor dourada mais rica. Encha a panela com água, corte as cebolas em cruz e coloque-as na água. Mande pimenta, cravo e louro para lá.
4. Numa panela coloque os pedaços de peixe, leve tudo para ferver, retire a espuma, reduza o fogo, acrescente sal e cozinhe por cerca de meia hora ou um pouco menos, dependendo do tamanho dos pedaços de peixe.
5. Use uma escumadeira para pegar o lúcio pronto do caldo e transfira para um prato.
6. Coe parte do caldo e dissolva a gelatina nele. Despeje o líquido resultante sobre o peixe.
7. Decore a ervilha de lúcio ao seu gosto: pedaços de ovos cozidos, figuras de legumes cozidos ou raminhos de ervas lavadas. Acontece muito bem quando ervilhas enlatadas flutuam na massa de gelatina.
Bom apetite!
Peixe enlatado gelatinoso com gelatina
Esta formol pode ser chamada de formol preguiçosa ou “Minutka”. Você não precisa cozinhar o peixe sozinho, o prato é preparado com peixe enlatado e palitos de caranguejo.
Tempo de cozimento: 5 horas e 30 minutos.
Porções: 7.
Ingredientes:
- Comida enlatada – 1 lata;
- Palitos de caranguejo – 250 g;
- Gelatina granulada ou em folha - 26 g;
- Água – 780ml;
- Sal, especiarias, ervas - a gosto.
Processo de cozimento:
1. Ferva a água em uma panela grande, acrescente sal (mas lembre-se que a comida enlatada já vem salgada) e acrescente seus temperos preferidos. Você pode adicionar ervilhas pretas e pimenta da Jamaica, botões de cravo secos e lúpulo suneli. Também ficará delicioso se você comprar tempero pronto para salgar peixes.
2. Despeje a quantidade medida de gelatina no caldo fervente e mexa até dissolver. Neste caso, o fogo deve ser baixo.
3.Pode-se manter em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos, esfriar um pouco o caldo.
4. Coloque os alimentos enlatados num prato ou forma: cavala, sardinha, espadilha ou qualquer outro alimento enlatado em óleo. Desmonte-os em pedaços menores e despeje o próprio suco sobre o peixe. Se houver grãos de pimenta flutuando na marinada, eles deverão ser removidos.
5. Descasque os palitos de caranguejo do celofane e corte-os em rodelas.
6. Coloque uma camada de comida enlatada com manteiga e uma camada de palitos de caranguejo.
7. Despeje o caldo gelificado levemente resfriado sobre a peça de trabalho e leve à geladeira até endurecer completamente, o que significa cerca de 5 a 5,5 horas.
8. Sirva com batatas cozidas quentes.
Bom apetite!
Deliciosa gelatina de peixe vermelho com gelatina
O peixe vermelho gelatinoso não é o mais barato em termos de custo, mas os ácidos graxos ômega-3 em que o peixe é rico tornam este prato muito saudável.
Tempo de cozimento: 3 horas e 10 minutos.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Filé de salmão – 220 g;
- Cabeça, cauda, barbatanas - de 1 peixe;
- Cebola – 1 cabeça;
- Cenouras – 1 unid.;
- Gelatina – 2 colheres de sopa. eu.;
- Sal – 1 colher de chá;
- Temperos - a gosto;
- Pimenta preta – 6 unid.;
- Limão – 3 círculos;
- Endro e salsa - 2 raminhos cada.
Processo de cozimento:
1. Lave a cabeça do peixe da sopa em água fria, coloque em uma panela e acrescente água. Deve haver água suficiente para atingir 2 dedos acima do peixe. Adicione sal e especiarias. Se desejar, você também pode adicionar folha de louro. Coloque a panela em fogo alto e espere ferver.
2. Reduza o fogo, adicione cebola inteira descascada e cenoura à cabeça. Lave o filé e coloque também na panela. Cozinhe em fogo baixo por 35-40 minutos. com a tampa fechada (pode deixar um pequeno espaço).
3.Enquanto cozinha o caldo, acrescente água à gelatina conforme instruções da embalagem, mexa e deixe inchar.
4. Desmonte o peixe cozido e levemente resfriado em pedaços pequenos, retire as espinhas e assim por diante. As cebolas podem ser jogadas fora, mas as cenouras podem servir de decoração para a alfazema.
5. Coloque pedaços de filé, flores de cenoura, rodelas de limão e pequenos raminhos de ervas lavadas em uma travessa ou tigela de arenque.
6. Coloque a gelatina inchada no caldo quente e mexa até dissolver. Passe o caldo por uma peneira fina para que nele permaneçam frações estranhas. Despeje o caldo coado sobre o peixe em uma travessa.
7. Coloque a alfazema na geladeira para endurecer. Geralmente isso leva cerca de 2 horas.
Bom apetite!
Como fazer gelatina de escamudo com gelatina?
Para a formol, é melhor escolher peixes do mar em vez de peixes do rio: o tempo gasto mexendo nos ossos será bastante reduzido. Pollock lidará perfeitamente com esse papel. Este peixe barato permite preparar uma deliciosa gelatina, ao mesmo tempo que a sua carne é muito tenra e não tem um sabor pronunciado a peixe.
Tempo de cozimento: 2 horas e 45 minutos.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Pollock fresco – 550 g;
- Cebola – 1 cabeça;
- Cenouras – 1 unid.;
- Água fervente – 800 ml;
- Gelatina – 1 colher de sopa. eu.;
- Folha de louro – 1 unid.;
- Temperos, sal - a gosto;
- Bagas de groselha preta – 35 g.
Processo de cozimento:
1. Mergulhe o pollock por 30 minutos. em água fria. Em seguida, retire as escamas, corte a cauda e as barbatanas com uma tesoura (não precisa jogar fora, recolha as barbatanas e as escamas separadamente). Estripar o interior do pollock.
2. Corte a carcaça do peixe em pedaços com aproximadamente 1 cm de espessura.
3. Despeje a água em uma panela e ferva. Adicione as cenouras descascadas cortadas em rodelas e os quartos de cebola descascados.Adicione sal, temperos, ervilhas pretas e pimenta da Jamaica e folhas de louro.
4. Dilua a gelatina com água conforme instruções da embalagem.
5. Coloque as barbatanas, cauda e escamas sobre uma gaze dobrada em 4 camadas, amarre tudo em forma de saco e coloque no caldo. Cozinhe em fogo moderado, lembrando de retirar a espuma. Isso o ajudará a obter um caldo forte que não ficará turvo durante o cozimento.
6. Quando as cenouras estiverem meio cozidas, coloque cuidadosamente os pedaços de peixe na água fervente. Cozinhe por 5 minutos e depois transfira para um prato com uma escumadeira.
7. Corte os enfeites das cenouras, lave os frutos, corte as caudas com uma tesoura e ferva por 30 segundos.
8. Usando uma pinça, remova cuidadosamente a espinha dorsal e as espinhas laterais dos pedaços de peixe. Coloque os pedaços de pollock na tigela de arenque. Coloque as cenouras e as groselhas pretas por cima.
9. Ferva o saco de escamas no caldo por mais 20 minutos e depois descarte.
10. Passe o caldo por uma peneira fina, acrescente a massa de gelatina inchada e mexa até dissolver. Passe novamente o caldo pela peneira.
11. Despeje o caldo sobre o caldo de peixe e deixe descansar na geladeira por 2 horas.
Bom apetite!
Uma receita simples e deliciosa de geleia de cavala
A cavala é um peixe muito gorduroso, o caldo que produz é forte e gelifica bem por si só, mas para ter certeza vamos adicionar mais gelatina. O peixe tem um odor forte e característico, por isso deve primeiro ser muito bem embebido e enxaguado em água.
Tempo de cozimento: 2 horas e 40 minutos.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Cavala fresca congelada – 1 peça;
- Ovo de galinha – 1 unid.;
- Cebola – 1 unid.;
- Cenouras – 0,5 unid.;
- Limão - algumas fatias;
- Verdes – 4 raminhos;
- Gelatina granulada – 10 g;
- Sal, mistura de pimenta - a gosto;
- Folha de louro – 1 unid.
Processo de cozimento:
1.Mergulhe a cavala por uma hora em água fria, depois lave bem, corte com cuidado as barbatanas, as guelras e corte a cabeça, corte o filé da crista.
2. Despeje a gelatina com água conforme indicado no saco. Deixe inchar.
3. Despeje água sobre as cebolas descascadas, as cenouras e as verduras lavadas e leve para ferver. Adicione a cabeça e o rabo do peixe aos legumes e reduza o fogo.
4. Dentro de 15 minutos. cozinhe o caldo em fogo baixo, coloque o filé e continue cozinhando por mais 20 minutos, retirando a espuma.
5. Adicione a folha de louro, a pimenta e o sal à panela.
6. Ferva o ovo e corte em círculos. Lave o limão com sabão e corte em rodelas. Lave as verduras e divida-as em raminhos. Corte também as cenouras do caldo em rodelas.
7. Retire o filé acabado da água e desmonte em pequenos pedaços.
8. Coe o caldo várias vezes, obtendo a máxima transparência.
9. Adicione a massa de gelatina ao caldo, aqueça novamente, mas não deixe ferver.
10. Coloque a cavala em pratos pequenos, decore por cima com rodelas de cenoura, ovos, limão e ervas. Despeje o caldo sobre tudo e leve à geladeira para endurecer. Você receberá porções separadas de gelatina.
Bom apetite!
Como preparar peixe gelatinoso com gelatina e maionese?
Você pode escolher o peixe para gelatina de acordo com seu gosto, exceto o arenque, a principal característica do prato aqui é o uso de maionese. Acontece original, lindo e saboroso.
Tempo de cozimento: 2 horas e 45 minutos.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Peixe – 550g;
- Maionese – 120g;
- Gelatina – 6g;
- Caldo de peixe – 500 ml;
- Cenouras – 1 unid.;
- Folha de louro – 2 unid.;
- Sal, especiarias - a gosto;
- Limão, ovo cozido, pimentão, ervas, ervilhas enlatadas - para decoração.
Processo de cozimento:
1.Lave o peixe em água fria, descasque, corte e filé. Corte a cauda e a cabeça, corte as guelras e as barbatanas e retire as escamas.
2. Despeje a água em uma panela, acrescente os pedaços de peixe e cozinhe depois de ferver em fogo baixo até ficar cozido. As partes não comestíveis devem ser descartadas.
3. Mergulhe a gelatina em água conforme as instruções e deixe inchar.
4. Ferva o ovo, descasque e corte em rodelas. Ferva as cenouras limpas e corte em cubos. Despeje água fervente sobre o limão e corte em gomos finos. Lave o pimentão e corte em rodelas.
5. Ferva os vegetais adicionando folhas de louro, sal e temperos à água.
6. Divida o peixe em pedaços, após esfriar.
7. Adicione a massa gelatinosa ao caldo de peixe e aqueça sem ferver. Passe por uma peneira, divida a mistura em 2 partes iguais e acrescente o caldo de legumes em uma delas.
8. Misture a segunda parte com a maionese.
9. Coloque lindamente peixes e vegetais, ovos e outros produtos para decoração em um prato.
10. Despeje toda a geleia sobre o caldo de peixe e leve à geladeira por 2 horas.
11. Passado o tempo especificado, despeje um pouco da geleia com maionese por cima e coloque de volta na geladeira.
12. Quando a alfazema endurecer, retire-a da geladeira e aqueça levemente as paredes do prato com um secador de cabelo comum para separar melhor o prato do prato. Coloque a gelatina de peixe num prato e sirva.
Bom apetite!
Pela primeira vez preparei gelatina de lúcio exatamente de acordo com a receita indicada. Ficou tudo não só gostoso, mas também lindo. É importante que a preparação não demorasse muito e não fosse nada difícil, como eu esperava. A composição dos ingredientes também é simples e até econômica. Perfeito para a mesa de férias!