Vinagre de maçã em casa - o preparo é verdadeiramente 100% natural, o que não se pode dizer do vinagre de maçã industrial, que é preparado com adição de sabores e conservantes. O vinagre caseiro também tem muitas propriedades úteis, o que é importante para o preparo de diversos pratos e conservas. Levedura e pão não são adicionados ao vinagre de maçã caseiro, caso contrário a bebida perderá suas propriedades naturais.
- Receita fácil de vinagre de maçã caseiro
- Vinagre de maçã sem fermento em casa
- Vinagre de maçã caseiro sem açúcar
- Como preparar vinagre de suco de maçã para o inverno?
- Vinagre de maçã com mel em casa
- Uma receita simples para fazer vinagre de maçã com açúcar
- Como fazer vinagre de maçã segundo Jarvis?
- Como fazer seu próprio vinagre de maçã a partir da polpa?
Receita fácil de vinagre de maçã caseiro
Não é difícil preparar vinagre de maçã em casa, apenas o processo de preparo leva 2 meses, mas você terá certeza da naturalidade e da boa qualidade do produto final. Para o vinagre, escolha maçãs maduras, suculentas e doces. Para uma boa fermentação, adicione açúcar ou mel. Prepare o vinagre apenas em recipientes de vidro ou barro e mexa com uma colher de pau.
- Maçãs 2 (quilogramas)
- Açúcar granulado 200 (gramas)
- Água 1.7 (litros)
- Açúcar granulado 2 (colheres de sopa)
-
Como fazer vinagre de maçã em casa? Lave bem as maçãs selecionadas para cozinhar com água e seque com um guardanapo.Em seguida, triture no processador de alimentos ou rale no ralador grosso, neste último caso não jogue fora a casca, mas deixe-a com a massa total da maçã.
-
Coloque as maçãs raladas em uma jarra de vidro grande. Adicione mel líquido ou açúcar na proporção de 100 g por 1 kg de maçãs. Em seguida, despeje água limpa na jarra para cobrir completamente a massa de maçã. Cubra o frasco com um guardanapo e coloque-o em local escuro para fermentar por 10 dias. Durante esse tempo, mexa a mistura de maçã todos os dias com uma espátula de madeira ou plástico.
-
Após 10 dias, passe essa mistura por uma peneira forrada com gaze dobrada em 2 camadas. Despeje a infusão resultante em outro frasco limpo e dissolva mais duas colheres de mel ou açúcar nele.
-
Cubra o frasco com um guardanapo e coloque-o no mesmo local escuro por 7 semanas.
-
Durante esse tempo, o sedimento da jarra irá afundar e uma espuma, a chamada mãe do vinagre, deverá se formar na superfície do vinagre. Isso precisa ser removido. Se não se formou película, significa que o processo de preparação do vinagre deu errado e tudo deve ser reiniciado.
-
Filtre várias vezes o vinagre preparado com um pano de algodão e despeje em garrafas limpas. Feche as garrafas hermeticamente e guarde-as no porão ou na despensa. Você pode usar este vinagre de maçã na sua cozinha durante todo o ano.
Boas preparações!
Vinagre de maçã sem fermento em casa
Nem todas as donas de casa respeitam o fermento para cozinhar, ou simplesmente não o têm em casa. O vinagre de maçã pode ser preparado sem eles, bastando adicionar passas light, mais açúcar e mel para iniciar o processo de fermentação. As maçãs devem ser picadas. O tempo de envelhecimento do vinagre de maçã sem fermento é estendido para 2,5 meses.
Tempo de cozimento: 2,5 meses.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1200ml.
Ingredientes:
- Maçãs – 2kg.
- Querida – 3 colheres de sopa. eu.
- Açúcar – 4 colheres de sopa. eu.
- Passas leves – 100 gr.
- Água – 1 litro.
Processo de cozimento:
1. Escolha maçãs doces e maduras para fazer vinagre. Enxágue bem e retire a casca se desejar. Em seguida, pique as maçãs em um ralador grosso.
2. Coloque as maçãs raladas em uma jarra limpa de 3 litros, enchendo-a até 2/3. Adicione quatro colheres de sopa de açúcar à mistura de maçã e adicione as passas leves lavadas. Despeje água morna sobre as maçãs até cobri-las completamente. Em seguida, feche o frasco com gaze ou guardanapo e coloque-o em local escuro e quente por 10 dias. Mexa esta mistura duas vezes com uma espátula de madeira todos os dias.
3. Após este tempo, esprema bem a massa de maçã através de várias camadas de gaze, despeje o líquido resultante no mesmo frasco e coloque no mesmo local por mais 5 dias. Cubra o frasco novamente com um guardanapo.
4. Depois de cinco dias, coloque três colheres de mel no pote, misture e leve o pote para o mesmo local por dois meses, cobrindo-o com um guardanapo. Não há mais necessidade de mexer o vinagre.
5. Filtre várias vezes o vinagre de maçã preparado sem fermento e despeje em recipientes limpos, fechando-os bem. Guarde esta preparação em qualquer local fresco.
Preparações deliciosas e de sucesso!
Vinagre de maçã caseiro sem açúcar
Você pode fazer vinagre de maçã em casa sem adicionar açúcar. Para aumentar a fermentação, adiciona-se mel, fermento e passas. Esta receita pede que você prepare este vinagre sem quaisquer aditivos. Maçãs fatiadas são mantidas ao ar livre por algum tempo, depois o suco é espremido e deixado fermentar.Calcular o número de maçãs é simples: 1 kg de maçã rende aproximadamente 500 ml de suco.
Tempo de cozimento: 9 semanas.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 1,5 litros.
Ingredientes:
- Maçãs – 3kg.
Processo de cozimento:
1. Para preparar vinagre sem açúcar, escolha variedades de maçãs maduras e doces. Lave-os bem, descasque e retire as vagens. Em seguida, corte as maçãs em pedaços médios, coloque-as num prato raso e deixe-as ao ar livre para que oxidem um pouco e escureçam.
2. Esprema o suco de maçã das maçãs escurecidas usando qualquer método.
3. Despeje o suco espremido em recipientes de vidro limpos. Cubra-os com uma luva médica e perfure um dedo da luva para remover o excesso de dióxido de carbono. Coloque os recipientes com suco em local escuro e quente por 6–7 dias. Você pode cobri-los com um cobertor escuro.
4. Durante esse período, as luvas inflarão bastante. Despeje o vinagre que começou a fermentar em outro recipiente mais largo para que haja acesso ao oxigênio e a fermentação posterior se torne mais ativa. Cubra os pratos com um guardanapo solto e coloque-os num local escuro com temperaturas até +27°C durante dois meses. Durante esse tempo, uma película de bactérias do ácido acético (como o kombuchá) deve se formar na superfície do vinagre, pois é ela que forma o verdadeiro vinagre de maçã. Não remova o filme.
5. Após dois meses, filtre várias vezes o vinagre de maçã acabado dos sedimentos, despeje em potes ou garrafas limpas e feche bem. Sua bebida natural está pronta. Você pode simplesmente adicioná-lo como ingrediente em conservas e como tempero para qualquer prato. O vinagre fica bem guardado em qualquer local escuro.
Boas preparações!
Como preparar vinagre de suco de maçã para o inverno?
O vinagre de suco de maçã é considerado o mais natural, pois nada é adicionado. No suco, durante a fermentação inicial, forma-se o álcool e, a partir dele, sob a ação das bactérias do ácido acético (matriz acética), forma-se o verdadeiro vinagre. Às vezes, se a variedade de maçã estiver azeda, adiciona-se um pouco de açúcar, pão preto ou fermento.
Tempo de cozimento: 2 meses.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Porções: 2,5 litros.
Ingredientes:
- Maçãs – 5kg.
Processo de cozimento:
1. Escolha maçãs maduras e doces para fazer vinagre. Nós os lavamos, removemos áreas danificadas e vagens de sementes.
2. Em seguida, corte as maçãs em pedaços e use um espremedor para esmagá-las até formar suco fresco. Coe o suco e a polpa resultantes em uma peneira grossa. Dessa quantidade de maçãs você obterá aproximadamente 2,5 litros de suco puro.
3. Despeje o suco filtrado em uma jarra limpa de 3 litros, sem encher até o topo, para que o conteúdo não vaze durante a fermentação.
4. Em seguida, feche o frasco com uma gaze dobrada em várias camadas ou com um pedaço de lona. Coloque o frasco em local escuro e à temperatura normal de casa por 2 meses.
5. Durante esse período de fermentação do suco, forma-se em sua superfície uma matriz de bactérias do ácido acético semelhante ao kombuchá, o que é um indicador de fermentação adequada. Você pode deixá-lo na jarra ou transferi-lo para outro recipiente para preparar a próxima fornada de vinagre.
6. Após 2 meses e quando o cheiro de álcool desaparecer, filtre novamente o vinagre acabado e despeje-o em recipientes de armazenamento limpos, fechando-os bem. Guarde o vinagre de maçã em local escuro.
Boas preparações!
Vinagre de maçã com mel em casa
O vinagre de maçã junto com o mel é usado na culinária para marinadas e lanches, como remédio popular e para fins cosméticos. Este vinagre, preparado por você mesmo, é mais saboroso, saudável e aromático do que um produto comprado em loja. É preparado a partir de maçãs inteiras e maduras de variedades doces.
Tempo de cozimento: 2 meses.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1,5 litros.
Ingredientes (para um frasco de 3 litros):
- Maçãs – 2kg.
- Mel – 330 gr.
- Água – 2 litros.
Processo de cozimento:
1. Lave bem as maçãs selecionadas para cozinhar em água corrente. Depois cortamos em pedaços, deixando parte das vagens das sementes.
2. Lavamos os potes (3 litros) para o preparo com refrigerante e secamos, não é necessário esterilizá-los. Coloque as maçãs picadas nos potes preparados. Coloque no máximo 1,2 kg de maçãs picadas em cada frasco.
3. Em uma panela grande, aqueça água potável limpa de acordo com o volume do produto e dissolva 165 g de mel nela. Despeje esta calda nas rodelas de maçã dos potes, sem enchê-los até o topo. Em seguida, colocamos pedaços de gaze dobrados em quatro camadas sobre os potes e prendemos com um elástico. Coloque os potes em local escuro e em temperatura ambiente por 20 dias. Durante este tempo, mexa o conteúdo dos potes uma vez ao dia com uma colher de pau. Depois deixamos os potes sozinhos pelos próximos 20 dias.
4. No 41º dia, passe essa massa de maçã por uma peneira, despeje de volta nos potes, acrescente mais 165 g de mel, misture e deixe por mais 20 dias.
5. Terminada a fermentação do vinagre (após 60 dias), filtre novamente e despeje em recipientes limpos e secos. O vinagre de maçã com mel está pronto. Ele pode ser usado para os fins pretendidos.
Boas preparações!
Uma receita simples para fazer vinagre de maçã com açúcar
Nas preparações caseiras para o inverno, muitas donas de casa preferem adicionar vinagre de maçã, especialmente vinagre de cidra caseiro, em vez de vinagre de cidra sintético comprado em loja. Embora não seja forte (4–7%), torna a conservação mais macia e delicada, e sem o sabor pronunciado do vinagre. Prepare vinagre com açúcar e um pouco de mel. Para o vinagre, escolhemos maçãs maduras de variedades doces tardias e de preferência caseiras, já que as compradas em lojas costumam ser tratadas com cera ou produtos químicos. A receita mostra a disposição dos ingredientes para 800 g de maçã ralada. Calculamos os ingredientes para o volume do recipiente de preparo.
Tempo de cozimento: 2 meses.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1,5 litros.
Ingredientes:
- Maçãs – 5kg.
- Açúcar – 400 gr.
- Mel – 350 gr.
- Água – 5 litros.
Processo de cozimento:
1. Lave bem as maçãs selecionadas para fazer o vinagre, corte em pedaços e retire as vagens.
2. Em seguida, pique as maçãs em um ralador grosso. Você pode triturá-los no processador de alimentos, mas acabará com muito mingau e sedimentos no vinagre.
3. Coloque as maçãs picadas em uma jarra de vidro grande. A receita usa garrafa de 10 litros e requer 5 kg de maçãs. Algumas maçãs escurecem e oxidam, isso é normal.
4. Meça a quantidade de açúcar indicada na receita. Você pode adicionar mais, então o vinagre ficará mais doce.
5. Dissolva o açúcar em um pouco de água morna e despeje em uma jarra. Em seguida, adicione água limpa até um nível de 6 a 10 cm abaixo do pescoço, pois durante a fermentação das maçãs uma capa de espuma se formará e aumentará. Em seguida, cubra o gargalo do frasco com gaze e prenda com um elástico fino.
6. Coloque este prato com maçãs em local quente e escuro, longe da luz solar direta, por 10 dias. Durante esse tempo, a massa da maçã começará a fermentar, subirá para cima e o suco ficará no fundo.Após este tempo, coe o conteúdo do frasco, em várias etapas, com um pano de algodão. Uma garrafa de 10 litros deixa 6,5 litros de suco.
7. Meça a quantidade necessária de mel e despeje um pouco do suco nele.
8. Misture bem o mel e o suco até ficar homogêneo para que o mel se dissolva completamente.
9. Despeje a solução de mel em uma garrafa com suco e mexa. Em seguida, cubra novamente o gargalo com gaze e coloque a garrafa (frasco) em local escuro por 40 dias para fermentar o vinagre.
10. Durante o processo de fermentação, uma matriz de vinagre, ou cogumelo “maçã”, se forma na superfície do suco. Você pode jogá-lo fora ou guardá-lo para outra bebida, pois tem três vezes mais propriedades curativas do próprio vinagre.
11. Quando o cogumelo da maçã (matriz de vinagre) afundar e o vinagre acender, o produto está pronto para uso. Despeje o vinagre de maçã em um recipiente limpo, feche bem e guarde em qualquer local escuro. Durante o armazenamento, e ficar bem guardado por 2 anos, o vinagre vai clarear, novamente se formará uma matriz na superfície e haverá sedimentos. Estes são sinais de vinagre de qualidade.
12. Você pode usar o vinagre preparado para cozinhar e beber pela manhã com o estômago vazio, adicionando uma colher de chá de vinagre e mel a um copo de água morna.
Boas preparações!
Como fazer vinagre de maçã segundo Jarvis?
D. Jarvis (MD) no século XIX propôs o uso do vinagre de maçã como um bom medicamento tradicional e compilou a proporção de ingredientes para o seu preparo. Esta receita ainda é usada até hoje. Este vinagre é preparado a partir da fermentação natural da polpa da maçã com adição de mel e pão de centeio.
Tempo de cozimento: 2,5 meses.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1,5 litros.
Ingredientes (Proporções Jarvis):
- Maçãs raladas – 800 gr.
- Água morna – 1 litro.
- Mel – 100 gr.
- Pão de centeio seco – 20 gr.
Processo de cozimento:
1. Para preparar este vinagre, não lave as maçãs, mas limpe-as com um pano seco para que o fermento natural selvagem fique na superfície. Em seguida, corte as maçãs em quartos e retire algumas vagens das sementes. Rale as maçãs em um ralador grosso junto com a casca e coloque-as em uma jarra de 3 litros, coloque o pão de centeio seco por cima. Maçãs raladas não devem ocupar mais que 2/3 do volume do frasco. Dissolva o mel em um litro de água morna e despeje esta solução sobre as maçãs. Deixe o frasco aberto.
2. Em seguida, coloque-o em local quente e escuro por 10 dias. Durante este período, mexa a massa de maçã 2 a 3 vezes ao dia com uma colher de pau.
3. Após 10 dias, esprema bem a massa fermentada de maçã através de uma gaze dobrada em várias camadas. Despeje o suco resultante no mesmo pote e cubra com um guardanapo, prendendo com um elástico para que haja acesso de ar e não apareçam mosquitos. Deixe o pote em local escuro e quente por 60 dias para que o suco fermente.
4. Forma-se uma película acética (matriz) na superfície do vinagre, o que indicará um processo de fermentação de alta qualidade.
5. Filtre novamente o vinagre de maçã preparado de acordo com Jarvis, despeje em um recipiente limpo, feche bem e guarde em local frio (6–8°C): geladeira ou adega.
Boas preparações!
Como fazer seu próprio vinagre de maçã a partir da polpa?
Depois de preparar suco de maçã ou geléia de maçã, resta muita polpa. A econômica dona de casa não joga fora o bolo e com ele prepara diversos pratos deliciosos, iguarias e vinagre de maçã. O método é simples e fácil. Uma desvantagem é que o bolo é pequeno e o vinagre final é difícil de filtrar. Prepare vinagre com adição de açúcar.
Tempo de cozimento: 2 meses.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1,5 litros.
Ingredientes (por 1kg de bolo):
- Polpa de maçã – 1 kg.
- Açúcar – 80 gr.
- Água – 1,5 litros.
Processo de cozimento:
1. Pese a polpa da maçã para calcular corretamente a quantidade de açúcar e água conforme a receita. Em seguida, transferimos para um grande recipiente esmaltado e enchemos com a quantidade calculada de água morna fervida.
2. Em seguida, adicione a quantidade necessária de açúcar e mexa até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
3. A seguir, cubra o recipiente com gaze dobrada em várias camadas e coloque em local escuro para fermentar por 60 dias. Durante este tempo, não mexa a massa de maçã.
4. Após dois meses, misture a massa de maçã e depois esprema bem em porções e várias vezes através de gaze ou qualquer tecido grosso. O vinagre de maçã da polpa está pronto. Colocamos em potes ou garrafas limpas e transferimos para armazenamento em qualquer local escuro.
Boas preparações!
O que fazer se, durante o preparo do vinagre de maçã, após 50 dias o útero não se formar? Cozinhei pela primeira vez, parecia seguir a tecnologia. Devo derramar? Existe uma maneira de consertar a situação?
Que receita você usou?
É a primeira vez que encontro uma receita em que não é necessário mexer a mistura. Outros dizem que é aconselhável mexer duas vezes ao dia antes de coar.
Olá. O que você deve fazer se um mosquito aparecer no frasco? Já não é útil??? Responda por favor.
Fátima, olá! Não se preocupe com mosquitos. O vinagre é um conservante muito forte! Passe por um pano de algodão e pronto. Ele vai matar quem ele quiser!
Quando faço vinagre nem sempre aparece o útero, isso não significa que deva jogar fora o produto. Isso não faz sentido.O vinagre fica ótimo! E não lavei nem ralei as maçãs, cortei-as em rodelas pequenas.
Retiramos nossos frutos da árvore.
O sabor e o aroma dependem da variedade de maçãs. O vinagre mais perfumado é feito de Antonovka e listra de canela. Eu moro em MSC.