Geléia de madressilva para o inverno

Geléia de madressilva para o inverno

A geléia de madressilva é uma forma muito saborosa e simples de preparar essas lindas frutas silvestres para o inverno. A madressilva é uma das primeiras plantas frutíferas do ano, produz frutos já no início a meados de junho, por isso é a primeira a ser preparada para o inverno em forma de compota. Estas bagas lembram mirtilos no sabor e na cor. Para fazer deliciosos e saudáveis ​​​​preparados de madressilva para o inverno, escolha qualquer uma das 9 receitas.

Cinco minutos para o inverno

A geléia de madressilva de cinco minutos será uma boa ajuda durante a estação de deficiência de vitaminas no inverno e no pico das doenças influenza. As bagas são ricas em vitaminas, aminoácidos e possuem propriedades curativas pronunciadas.

Tempo de cozimento: 7 horas.

Porções: 7.

Geléia de madressilva para o inverno

Ingredientes
+7 (porções)
  • Madressilva 2 (quilogramas)
  • Açúcar granulado 2 (quilogramas)
Por porção
Calorias: 220 calorias
Proteínas: 0 G
Gorduras: 0 G
Carboidratos: 55 G
Passos
420 minutos.
  1. Como fazer geléia simples de madressilva para o inverno? Separe os frutos, jogue fora todo o lixo, folhas e galhos, arranque os rabos. Inspecione as matérias-primas para ver se há frutas danificadas, maduras demais ou verdes, elas não são colocadas em geleia.
    Como fazer geléia simples de madressilva para o inverno? Separe os frutos, jogue fora todo o lixo, folhas e galhos, arranque os rabos. Inspecione as matérias-primas para ver se há frutas danificadas, maduras demais ou verdes, elas não são colocadas em geleia.
  2. Coloque a madressilva em uma peneira ou peneira e lave várias vezes para retirar poeira e insetos. Deixe descansar até que o líquido escorra.Transfira as frutas secas para um prato.
    Coloque a madressilva em uma peneira ou peneira e lave várias vezes para retirar poeira e insetos. Deixe descansar até que o líquido escorra.Transfira as frutas secas para um prato.
  3. Despeje metade do açúcar em uma panela de fundo grosso e paredes, acrescente as frutas vermelhas e mexa. Deixe na geladeira por 6 horas para que os bagos liberem o suco e derretam os cristais de açúcar granulado.
    Despeje metade do açúcar em uma panela de fundo grosso e paredes, acrescente as frutas vermelhas e mexa. Deixe na geladeira por 6 horas para que os bagos liberem o suco e derretam os cristais de açúcar granulado.
  4. Lave os potes e tampas com bicarbonato de sódio e enxágue. Esterilize os potes da maneira que lhe for conveniente, ferva as tampas e seque-as. Retire a panela com madressilva da geladeira e mexa tudo bem novamente. Leve a panela ao fogo baixo e deixe ferver, mexendo sempre e retirando a espuma. Quando a mistura ferver, acrescente o açúcar granulado restante.
    Lave os potes e tampas com bicarbonato de sódio e enxágue. Esterilize os potes da maneira que lhe for conveniente, ferva as tampas e seque-as. Retire a panela com madressilva da geladeira e mexa tudo bem novamente. Leve a panela ao fogo baixo e deixe ferver, mexendo sempre e retirando a espuma. Quando a mistura ferver, acrescente o açúcar granulado restante.
  5. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo e retirando a espuma. Despeje imediatamente a guloseima pronta em potes preparados, coloque um pouco de açúcar em cima de cada pote, o que ajudará a formar uma película protetora. Enrole a geléia de madressilva com as tampas, vire e deixe esfriar em temperatura ambiente sob um lenço aquecido. Armazenar em local fresco, escuro e com temperatura constante. Use geléia de madressilva com queijo cottage, panquecas, cheesecakes e caçarolas.
    Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo e retirando a espuma. Despeje imediatamente a guloseima pronta em potes preparados, coloque um pouco de açúcar em cima de cada pote, o que ajudará a formar uma película protetora. Enrole a geléia de madressilva com as tampas, vire e deixe esfriar em temperatura ambiente sob um lenço aquecido. Armazenar em local fresco, escuro e com temperatura constante. Use geléia de madressilva com queijo cottage, panquecas, cheesecakes e caçarolas.

Bom apetite!

Geléia de madressilva sem cozinhar

A chamada geléia fria de madressilva, que não precisa ser cozida, precisa ser guardada na geladeira ou na adega na temperatura mais baixa possível. Além disso, para preservação, é adicionada uma certa quantidade de ácido cítrico.

Tempo de cozimento: 8 horas.

Porções: 5.

Ingredientes:

  • Bagas de madressilva – 1 kg;
  • Açúcar granulado – 1,5 kg;
  • Ácido cítrico – 2 g.

Processo de cozimento:

1. Separe a madressilva coletada de frutos defeituosos, detritos na forma de folhas, areia e gravetos e insetos. Amostras reprimidas, podres ou encharcadas também devem ser jogadas fora.Lave as frutas em várias tigelas com água fria, coloque em uma peneira e deixe escorrer a água. Coloque as frutas para secar ao sol sobre um pano de prato seco.

2. Transfira a madressilva para uma panela ou tigela grande e polvilhe com açúcar granulado. Leve à geladeira por várias horas para que os bagos fiquem saturados de suco e os grãos de açúcar granulado se dissolvam. Durante este processo, retire a panela várias vezes e mexa o conteúdo.

3. Após 7-7,5 horas, retire os bagos com a calda e bata no liquidificador de imersão até obter um purê homogêneo. Isso também pode ser feito com um moedor de carne ou processador de alimentos. Deixe o purê de frutas vermelhas descansar por cerca de 10 minutos. e misture novamente.

4. Enquanto isso, lave bem os potes de vidro e as tampas de metal em uma solução de refrigerante, caso contrário a geléia azedará ou ficará mofada se você for descuidado no manuseio do recipiente. Enxágue as tampas dos potes. Em seguida, esterilize os potes no forno, despeje várias vezes água fervente sobre as tampas e sacuda o restante da água. Adicione o ácido cítrico à massa dos frutos silvestres, misture e coloque nos potes preparados, feche as tampas ou enrole.

5. Guarde a sobremesa preparada em porão frio, adega ou geladeira, use em até 6 meses. Esta geléia fria pode ser servida com chá ou assados, ou pode ser usada no preparo de sucos de frutas, chás vitamínicos ou compotas.

Bom apetite!

Geléia grossa com gelatina

Para obter uma geléia espessa, semelhante à geleia, na hora de conservar a madressilva é necessário adicionar uma massa de gelatina granulada, embebida por algum tempo em água. Esta geleia mantém a sua forma perfeitamente, mas começa a derreter a altas temperaturas.

Tempo de cozimento: 40 min.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Bagas de madressilva – 1 kg;
  • Açúcar granulado – 1kg;
  • Gelatina em pó – 21 g.

Processo de cozimento:

1. Inspecione as bagas de madressilva e descarte as que estiverem podres, verdes ou danificadas. Remova todos os detritos estranhos.

2. Lave a madressilva em diversas águas e coloque em uma peneira para escorrer. Coloque as frutas em papel toalha para secar completamente.

3. Pese a quantidade necessária de gelatina, encha com água conforme as instruções e deixe até inchar completamente.

4. Moa as bagas de madressilva no liquidificador de imersão até obter um purê, esprema o suco e a polpa e descarte a polpa. Aqueça a gelatina inchada no micro-ondas aos poucos, mas tome cuidado para não ferver. Adicione a gelatina dissolvida e o açúcar granulado ao suco levemente aquecido. Misture tudo e cozinhe em uma panela funda, retirando a espuma, por cerca de 25 minutos.

5. Despeje a geléia quente em frascos pré-esterilizados e feche com tampas estéreis. Deixe esfriar à temperatura ambiente sem virar para não perturbar a consistência. A geleia vai engrossar à medida que esfria. Coloque em armário ou porão para armazenamento (até 1 ano). Utilize como recheio de tortas, bolinhos, como decoração de produtos de confeitaria.

Bom apetite!

Geléia de madressilva com pectina

A pectina também ajuda a engrossar a geléia. Não precisa ser pré-embebido como a gelatina, o que facilita. A geleia com pectina tem consistência mais delicada do que sem pectina.

Tempo de cozimento: 40 min.

Porções: 2.

Ingredientes:

  • Bagas de madressilva – 900 g;
  • Açúcar granulado – 450 g;
  • Pectina de maçã ou frutas cítricas – 12 g.

Processo de cozimento:

1. Prepare as frutas para fazer geléia.Remova todos os galhos, folhas e outros detritos. Remova os frutos verdes, esmagados e danificados por insetos. Despeje água em uma bacia com madressilva, pequenos detritos irão flutuar por conta própria. Pode ser removido com peneira fina. Coloque as frutas em uma peneira e seque.

2. Coloque a madressilva e o açúcar granulado em uma tigela (polvilhe 50 g de açúcar separadamente), triture no liquidificador de imersão até obter um purê. Se desejar, você pode passar a massa por uma peneira para retirar o bolo restante.

3. Misture o açúcar (50 g) com a pectina e amasse bem para que se misturem da melhor forma possível. Se isso não for feito, a pectina endurecerá em pedaços no purê quente e não se dissolverá.

4. Despeje o purê de madressilva com o açúcar em uma panela de paredes grossas, leve ao fogo moderado, mexendo sempre e retirando a espuma. Despeje a pectina e o açúcar na mistura em um jato fino, mexendo sempre. Cozinhe depois de ferver por 10 minutos.

5. Despeje a geléia de madressilva com pectina em potes pré-esterilizados e feche-os bem com tampas de rosca. Enrole os frascos de cabeça para baixo com uma toalha quente e deixe durante a noite até esfriar completamente. Transfira para a geladeira ou porão. Esta geléia pode ser armazenada em temperatura baixa constante por cerca de 1 ano. Pode ser utilizado como recheio de tortas, tortas e biscoitos, bolinhos e como camada em bolos.

Bom apetite!

Geléia de madressilva com ágar-ágar

O ágar-ágar é um agente gelificante forte; a geléia com ele produz uma boa consistência densa. É aconselhável comprar ágar-ágar para fazer geléia de madressilva com concentração de pelo menos 900 (força de gel). Este produto não tem sabor, pelo que os frutos silvestres da iguaria mantêm o seu verdadeiro aroma.

Tempo de cozimento: 40 min.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Bagas de madressilva – 1 kg;
  • Açúcar granulado – 1,3 kg;
  • Ágar-ágar – 5 g;
  • Água fervente – 100 ml.

Processo de cozimento:

1. Separe as bagas de madressilva, frutas defeituosas e detritos, remova as folhas. Lave a madressilva em várias águas e coloque em uma peneira para retirar a água. Coloque as frutas sobre uma toalha e deixe secar.

2. Transfira as bagas de madressilva para uma panela larga onde será cozida a geléia e polvilhe com açúcar. Leve a mistura ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre e retirando a espuma, até a madressilva ficar macia. O açúcar granulado deve estar completamente dissolvido neste ponto.

3. O ágar-ágar não precisa ser embebido com antecedência. Pese a quantidade necessária de pó em uma tigela e despeje água fervente sobre tudo, mexa até ficar homogêneo.

4. Introduza a solução de ágar-ágar na geléia em jato fino, mexendo sempre e passando a espátula no fundo da panela. Não se esqueça de retirar a espuma, caso contrário poderá aparecer mofo nos potes. Depois de ferver, cozinhe a geléia de madressilva com a adição de ágar-ágar por cerca de 7 a 10 minutos, depois despeje cuidadosamente a iguaria quente em potes esterilizados e enrole.

5. Esta sobremesa é guardada cerca de 1 ano em local frio e sem luz solar. Uma adega é perfeita para esses fins. A geléia pode ser adicionada a produtos assados, consumida como lanche com pão ou até mesmo espalhada no pão integral.

Bom apetite!

Deliciosa geléia de madressilva com morangos

No dueto morango-madressilva, os morangos adicionam doçura e aroma básicos à geléia, e as bagas de madressilva adicionam uma leve acidez e um sabor rico. Se desejar, todas as frutas podem ser processadas em um moedor de carne até formar uma polpa, mas ficam melhor inteiras.

Tempo de cozimento: 9 horas.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Bagas de madressilva – 300 g;
  • Morangos – 700g;
  • Açúcar granulado – 1,2 kg.

Processo de cozimento:

1. Separe os morangos e a madressilva, retire os talos, os frutos batidos, podres e muito maduros. Despeje a água em uma tigela e lave bem as frutas. Colete os detritos que flutuam na superfície com uma peneira. Coloque as frutas em uma peneira e escorra a água.

2. Coloque os morangos secos e a madressilva numa caçarola onde será posteriormente cozinhada a compota. Adicione metade do açúcar granulado e mexa. Coloque as frutas na geladeira por 7 a 8 horas (ou durante a noite). Durante esse tempo, devem liberar suco, que irá embeber e dissolver o açúcar.

3. Leve a panela com o conteúdo ao fogo baixo, agite periodicamente durante o cozimento para que a calda adoçada de frutas vermelhas envolva as frutas. Não há necessidade de mexer com espátula, caso contrário os morangos perderão a forma. Se houver pouca calda, você pode adicionar 1 colher de sopa. eu. água e certifique-se de que a mistura não fique muito líquida. Cozinhe em fogo médio-baixo até ferver, depois mais cerca de 5 minutos, adicione o açúcar granulado restante. Depois disso, cozinhe a geléia por mais 15-20 minutos, sacudindo a panela e retirando a espuma.

4. A geléia ficou com uma linda cor vermelho escuro, que ficará roxo escuro após o resfriamento. Quando cozinhado corretamente, preserva morangos inteiros e madressilva. Despeje a geléia ainda quente em potes processados ​​​​e esterilizados no forno e feche com uma máquina de costura.

5. Vire os potes de guloseimas e cubra-os com um cobertor quente e deixe-os atingir a temperatura ambiente durante a noite. Em seguida, transfira para uma adega ou despensa fria. Você precisa comer a geléia dentro de 1 ano.

Bom apetite!

Geléia de madressilva com laranja

O sabor da laranja é muito refrescante para a geléia de madressilva.Além da polpa, as raspas de laranja também servem como componente perfumado. Se desejar, você pode adicionar uma pitada de temperos a esta geléia: canela, gengibre em pó seco.

Tempo de cozimento: 45 min.

Porções: 5.

Ingredientes:

  • Bagas de madressilva – 1 kg;
  • Laranja – 1 unid.;
  • Água – 180ml;
  • Açúcar granulado – 1,5 kg.

Processo de cozimento:

1. Separe as bagas de madressilva recém-colhidas e remova os galhos e as folhas. Remova os frutos secos, danificados ou podres. Coloque a madressilva em uma peneira ou escorredor e enxágue em água fria corrente. Deixe por 10 minutos para permitir que a água restante seja drenada da peneira. Escorra as frutas em papel toalha.

2. Lave a laranja com a parte dura de uma esponja com sabão e despeje sobre água fervente para retirar a cera restante para conservar a fruta. Com cuidado, sem tocar na parte branca, retire as raspas da laranja com um ralador especial para cítricos. Retire e descarte. Corte a polpa da laranja em rodelas pequenas. Combine as bagas de madressilva com a laranja e triture-as no liquidificador ou no moedor de carne. Você obterá uma massa homogênea, à qual deverá adicionar as raspas de laranja.

3. Ferva o xarope de açúcar. Para isso, misture a água com o açúcar em uma panela, leve para ferver e cozinhe por cerca de 7 minutos. até engrossar um pouco.

4. Adicione a mistura de laranja e madressilva à calda e mexa. Depois de ferver novamente, cozinhe por cerca de 25 minutos. leve ao fogo médio, retirando a espuma com uma colher e mexendo a geléia.

5. Despeje a guloseima quente em potes esterilizados. Sele bem com tampas de rosca estéreis e deixe esfriar de cabeça para baixo até a temperatura ambiente sob um cobertor. Leve para uma adega ou despensa e guarde por 1 ano.

Bom apetite!

Geléia de madressilva com limão

A geléia de madressilva com limão é um verdadeiro depósito de pectinas e minerais. Além do sabor agradável com leve acidez de limão, tem a capacidade de manter a quantidade de vitaminas no organismo em níveis adequados e ativar o sistema imunológico.

Tempo de cozimento: 8 horas.

Porções: 6.

Ingredientes:

  • Bagas de madressilva – 1 kg;
  • Açúcar granulado – 1,5 kg;
  • Limão – 1 unid.

Processo de cozimento:

1. Separe a madressilva para evitar que frutos podres, quebrados ou verdes entrem na geléia.

2. Enxágue os bagos várias vezes, enchendo-os sempre com água limpa. Todos os pequenos detritos irão flutuar para a superfície, cuja água deve ser drenada com cuidado.

3. Polvilhe a madressilva com açúcar granulado e leve à geladeira durante a noite para que libere quantidade suficiente de suco. Retire várias vezes a tigela de frutas vermelhas e mexa com uma colher.

4. Enxágue o limão com um pincel, despeje água fervente sobre ele e corte junto com a casca em pequenos pedaços, retirando as sementes no caminho.

5. Escorra o suco das frutas junto com a calda em uma panela. Passe a madressilva por um moedor de carne junto com as rodelas de limão.

6. Coloque a massa triturada em uma panela com o suco e leve ao fogo baixo. Deixe ferver, mexendo e retirando a espuma com uma colher. Após ferver, cozinhe por mais 10 minutos.

7. Despeje a geléia quente de madressilva com limão em potes estéreis preparados e enrole. Use geléia para preparar compotas, geleia no inverno e adicione em produtos de confeitaria.

Bom apetite!

Geléia de madressilva em panela elétrica

É muito cómodo cozinhar geléia de madressilva na panela elétrica: não queima e não forma excesso de espuma. Para reduzir a quantidade de açúcar utilizada, utiliza-se o agente gelificante Zhelfix.

Tempo de cozimento: 45 min.

Porções: 3.

Ingredientes:

  • Bagas de madressilva – 1 kg;
  • Açúcar granulado – 800 g;
  • Zelfix 2:1 – 25 g.

Processo de cozimento:

1. Separe os frutos da madressilva, enxágue-os em água fria e despeje-os na tigela multicooker.

2. Despeje o gelfix em uma tigela separada e misture com 2 colheres de sopa. eu. açúcar granulado. Despeje esta mistura nas frutas e mexa.

3. Feche a tampa da multicooker e defina o programa “Sobremesas”, tempo – 10-15 minutos.

4. De vez em quando é necessário abrir a tampa e verificar se os bagos ferveram e misturar bem. Depois que a madressilva ferver, a multicooker deve ser desligada.

5. Adicione o açúcar granulado à tigela e mexa as frutas. Se tiver tempo, pode colocar a tigela de frutas vermelhas em local frio por várias horas para que todo o açúcar se dissolva.

6. Coloque novamente a multicozinha no modo de cozimento sobremesa e leve a mistura para ferver, mexendo. Cozinhe a geléia fervente por mais 5 minutos e desligue.

7. Coloque a iguaria quente em potes de vidro esterilizados e feche bem as tampas. Deixe os potes de geléia na sala até esfriarem completamente e depois coloque-os na adega ou despensa.

Bom apetite!

( 3 notas, média 5 de 5 )
culinary-pt.techinfus.com

Peixe

Carne

Sobremesa