A geléia de morango é um produto que guarda bem no inverno e sempre apresenta nuances de sabor brilhantes. Fazer essa geléia não é difícil, e você pode usá-la como sobremesa independente ou como molho para cheesecakes e mingaus.
- Como fazer geléia de morango silvestre para o inverno?
- Deliciosa geléia de morango para o inverno
- Geléia de morango de cinco minutos para o inverno em potes
- Geléia grossa de morango para o inverno com frutas inteiras
- Geléia de morango para o inverno com ácido cítrico
- Receita passo a passo para fazer geléia de morango com rabo
- Como fazer geléia de morango com mirtilo para o inverno?
- Morangos sem cozinhar, purê com açúcar
Como fazer geléia de morango silvestre para o inverno?
A perfumada geléia de morango silvestre irá lembrá-lo do verão nas longas noites de inverno. Pode ser servido durante o chá ou como recheio de tortas. O principal no preparo desta geléia é aguardar o tempo necessário para a infusão para que absorva o máximo sabor e aroma.
- Morangos 1 kg floresta
- Açúcar granulado 1 (quilogramas)
- Água 150 (mililitros)
-
Como fazer geléia de morango para o inverno? Separe os bagos, retire os caules e cubra com açúcar, colocando-os numa tigela adequada e resistente ao calor. Deixe os morangos por 6 a 8 horas para liberar o suco.
-
Despeje a água sobre a massa dos frutos silvestres e leve para ferver, depois aqueça em fogo médio por cerca de 5 minutos, retire a espuma e deixe a geléia de morango em infusão por 5 horas.
-
Depois disso, aqueça a massa novamente e cozinhe após ferver por cerca de meia hora.
-
Esterilize os frascos adequados para o preparo no vapor ou no forno.
-
Coloque a geléia em recipientes e deixe esfriar em ambiente aquecido. Depois disso, guarde os morangos no frio.
Deliciosa geléia de morango para o inverno
Morangos de jardim também são adequados para fazer deliciosas geléias. Quanto mais maduros forem os frutos com que é preparado, mais sabor reterá durante o processo de preparação. O açúcar gelificante confere ao produto a consistência de geleia.
Tempo de cozimento: 25 min.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções – 4.
Ingredientes:
- Morangos de jardim – 400 gr.
- Açúcar gelificante – 400 gr.
Processo de cozimento:
1. Separamos os frutos maduros e frescos, retiramos os caules e as folhas, lavamos e secamos com papel toalha.
2. Despeje os morangos em uma panela e adicione açúcar gelificante. É necessário agitar cuidadosamente o recipiente com as frutas vermelhas para que fique uniformemente distribuído na superfície dos morangos. Deixe os bagos repousar 5 minutos para que libertem o sumo.
3. Lavamos e esterilizamos frascos para preparações. Você pode colocá-los no microondas por 5 minutos e processá-los na potência máxima.
4. Leve ao fogo a panela com a mistura de frutas vermelhas e cozinhe por 5 minutos, mexendo para que o açúcar gelificante comece a se dissolver. Depois de ferver, você pode manter a mistura no fogo por mais alguns minutos e retirar do fogo.
5. Despeje a geléia em potes preparados, cubra com uma manta e deixe de cabeça para baixo até esfriar completamente. No inverno, é melhor guardar esses preparos em local fresco ou na geladeira, pois os bagos passam por um tratamento térmico mínimo.
Geléia de morango de cinco minutos para o inverno em potes
Uma maneira rápida e fácil de fazer geléia de morango incrivelmente deliciosa. Qualquer baga é adequada para esta receita - do jardim, da floresta ou do prado. É preciso lembrar que os morangos silvestres são sempre mais aromáticos e os preparos com eles também ficam mais brilhantes no sabor e no cheiro.
Tempo de cozimento: 4 horas e 20 minutos.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções – 8.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg
- Açúcar granulado – 500 gr.
Processo de cozimento:
1. Separe os bagos, retire os estragados ou amassados, enxágue e seque um pouco com papel toalha.
2. Despeje os morangos em um recipiente refratário de volume adequado, polvilhando as camadas com açúcar e deixe por 3-4 horas até que os frutos liberem o suco.
3. Leve a mistura de morango e açúcar para ferver em fogo baixo e mantenha por 5-7 minutos, mexendo.
4. Os frascos para preparações devem estar limpos, secos e esterilizados.
5. Despeje a geléia em recipientes lacrados, feche com as tampas, vire de cabeça para baixo e, tampando, deixe esfriar. Em seguida, leve para um local fresco ou guarde na geladeira.
Geléia grossa de morango para o inverno com frutas inteiras
A geléia feita com morangos inteiros mantém mais sabor e uma consistência interessante quando frutas frescas flutuam na calda de açúcar. É bom para preparar bebidas ou adicionar laticínios e sobremesas.
Tempo de cozimento: 4 horas e 20 minutos.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções – 8.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg
- Açúcar granulado – 900 gr.
- Limão – 2 unid.
Processo de cozimento:
1. Separamos as frutas para nos livrarmos das verdes ou estragadas. Remova as caudas, folhas de grama e folhas.
2.Transferimos os morangos para um recipiente adequado e, acrescentando a quantidade indicada de açúcar, deixamos repousar várias horas para que os bagos comecem a libertar sumo.
3. Leve ao fogo o recipiente com a mistura de frutos silvestres, acrescente o suco de dois limões aos morangos, misture com muito cuidado para não danificar a integridade dos frutos silvestres e aqueça em fogo baixo.
4. Ferva a geléia por cerca de 15 minutos, retirando periodicamente a espuma que aparece.
5. Transfira a geléia pronta para potes preparados, feche bem e guarde em local fresco após o resfriamento dos preparativos.
Geléia de morango para o inverno com ácido cítrico
O ácido cítrico na geléia de morango é um bom conservante que evita a fermentação adicional dos frutos silvestres. A geléia preparada com adição de “limão” pode ser armazenada em quaisquer condições, e a presença deste conservante natural não altera em nada o sabor da sobremesa.
Tempo de cozimento: 3 horas e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções – 10.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg
- Açúcar granulado – 1,3 kg.
- Ácido cítrico – 2 gr.
Processo de cozimento:
1. Separe os frutos colhidos para remover detritos e morangos estragados, retire-os dos caules e folhas, se necessário. Enxágue bem e deixe escorrer a água.
2. Despeje as frutas vermelhas em uma tigela ou bacia esmaltada e adicione a quantidade necessária de açúcar, mexendo delicadamente para iniciar o processo de separação do suco. Cubra a tigela com a mistura de frutas vermelhas com um pano ou gaze e deixe por algumas horas até que o açúcar se dissolva.
3. Leve o recipiente ao lume e cozinhe durante 15-20 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando com uma colher de pau ou espátula. A espuma que aparece durante o cozimento deve ser removida.
4.5 minutos antes do final do cozimento, adicione ácido cítrico à mistura e mexa bem.
5. Coloque a geléia em potes e feche. É melhor servir a doçura com chá com pão e manteiga ou com sobremesas lácteas.
Receita passo a passo para fazer geléia de morango com rabo
Algumas pessoas preparam geléia de morango com pedúnculo, acreditando que conferem ao produto um aroma especial e não alteram o sabor da geléia. Para donas de casa ocupadas, esta opção pode ser considerada ideal: não há necessidade de perder tempo adicional com isso.
Tempo de cozimento: 3 horas e 15 minutos.
Tempo de cozimento: 5 min.
Porções – 8.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg
- Açúcar granulado – 1 kg.
Processo de cozimento:
1. Separe as frutas com cuidado para remover morangos verdes ou detritos. Deixe os talos.
2. Bata as frutas no liquidificador até ficar homogêneo.
3. Misture a massa resultante com metade do açúcar e deixe por algumas horas, coberto com um pano.
4. Em seguida, leve ao lume o recipiente com a massa dos frutos silvestres, acrescente o açúcar restante, mexa a massa e leve ao fogo médio, leve à fervura, mexendo e retirando a espuma. Em seguida, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 5 minutos. Deixe esfriar e repita o procedimento mais 2 vezes.
5. Coloque a geléia pronta em potes limpos e secos. Este preparado pode ser adicionado no preparo de assados ou acompanhado de sorvete.
Como fazer geléia de morango com mirtilo para o inverno?
A geléia de frutas vermelhas preparada de acordo com esta receita é um verdadeiro coquetel de vitaminas. Não é apenas incrivelmente saboroso, mas também contém muitas substâncias úteis. Fazer geléia de mirtilo e morango não é difícil, e até uma dona de casa inexperiente pode fazer isso.
Tempo de cozimento: 3 horas e 15 minutos.
Tempo de cozimento: 5 min.
Porções – 12.
Ingredientes:
- Morangos – 500 gr.
- Mirtilos – 1kg
- Açúcar granulado – 1,5 kg
- Água – 300ml
Processo de cozimento:
1. Separe os mirtilos e morangos silvestres, retire as folhas, detritos e frutos estragados, enxágue e seque.
2. Prepare a calda com açúcar e água.
3. Adicione as frutas vermelhas, mexendo delicadamente para que não machuquem.
4. Cozinhe a mistura em fogo baixo por cerca de 10 minutos, mexendo e retirando a espuma.
5. Retire os frutos silvestres da calda, coloque-os em outra tigela e continue aquecendo a mistura de açúcar até engrossar. Depois disso, coloque novamente os mirtilos e os morangos silvestres na calda, misture e despeje a geléia em potes. Aproveitar!
Morangos sem cozinhar, purê com açúcar
Nesta receita, os frutos silvestres não passam por tratamento térmico e, portanto, todos os benefícios e sabores dos morangos frescos são preservados durante o enlatamento. Mas com este método de preparo, é preciso ingerir o dobro de açúcar das frutas vermelhas para que a sobremesa fique bem guardada.
Tempo de cozimento: 3 horas e 15 minutos.
Tempo de cozimento: 5 min.
Porções – 12.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg
- Açúcar granulado – 2 kg
Processo de cozimento:
1. Separamos os morangos para evitar frutos verdes ou estragados, bem como quaisquer detritos.
2. Transformamos os frutos silvestres em purê, e para isso você pode usar um espremedor, um liquidificador ou triturá-los em um moedor de carne.
3. Enquanto moe as frutas, adicione a quantidade especificada de açúcar à massa em pequenas porções.
4. Esterilize os potes e despeje água fervente sobre as tampas.
5. Retire a massa resultante do frasco e guarde em local fresco. Bom apetite!