A geléia de maçã é uma sobremesa de maçã mais apresentável do que a marmelada ou geléia, pois mantém intactos os pedaços de maçã em calda de consistência variada. A geléia é preparada a partir de diversas variedades de maçãs: de Antonovka a pequenos ranetki e cozinhando em 2-3 porções com períodos de resfriamento e infusão das maçãs em calda. O sabor da compota de maçã é complementado por outras frutas ou bagas e especiarias.
Fatias de geléia de maçã transparente
Para deixar a geléia de maçã transparente em fatias, é preciso levar em consideração várias nuances na hora de cozinhá-la. Para essa geléia, são selecionadas maçãs verdes e de preferência da mesma variedade. A calda é preparada com adição de suco de limão, que preserva bem a integridade das fatias. A geléia de maçã transparente é preparada fervendo-a três vezes e fazendo pausas para resfriamento de 12 horas.
- Maçãs 1.7 kg (variedades duras)
- Açúcar granulado 1.5 (quilogramas)
- Água 1 (copos)
- Água 3 (litros)
- Suco de limão 2 (colheres de sopa)
- Ácido limão ⅔ (colheres de chá)
-
Fazer geléia de maçã para o inverno é muito simples. Lave bem as maçãs selecionadas para cozinhar e retire as vagens das sementes.Despeje 3 litros de água fria em uma tigela para fazer geléia e dissolva 1/3 colher de chá de ácido cítrico nela. Corte as maçãs em fatias finas iguais e coloque em uma tigela com água. O ácido cítrico evita que as maçãs escureçam.
-
Para um corte mais conveniente e bonito de maçãs em fatias finas, você pode usar um pequeno dispositivo, como um cortador de maçã.
-
Para a calda, coloque o açúcar em uma panela separada, despeje um copo de água limpa e adicione duas colheres de sopa de suco de limão. Leve a panela ao fogo baixo e, mexendo com uma colher, dissolva completamente o açúcar. Leve a calda para ferver.
-
Escorra a água acidificada das fatias de maçã e despeje a calda fervente sobre as maçãs.
-
Cubra o prato com uma tampa e deixe as maçãs na calda por 12 horas ou durante a noite.
-
Passado o tempo de infusão, adicione 1/3 colher de chá de ácido cítrico às maçãs e cozinhe a geléia em 3 porções em fogo médio por 7 minutos a partir do início da fervura. Entre o cozimento, faça 2 intervalos de 12 horas para permitir que a calda esfrie completamente. A cada cozimento, as rodelas de maçã ficarão mais transparentes.
-
Esterilize potes e tampas de geléia usando um método quente e seco. Após o terceiro cozimento, despeje a geléia de maçã quente com rodelas transparentes nos potes preparados, feche hermeticamente, coloque nas tampas, cubra com uma toalha felpuda e, após esfriar completamente, transfira para armazenamento no porão ou despensa. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia de maçã de cinco minutos
A geléia de maçã de cinco minutos é ligeiramente diferente em tecnologia da geléia de frutas vermelhas de cinco minutos. O tempo de cozimento é de 5 minutos, mas para maçãs você definitivamente precisa de tempo para infundir.Nesta receita preparamos compota com cozedura dupla e período de infusão de 12 horas, embora a frequência de cozedura possa ser de 4 a 6, mas fica à escolha da dona de casa. A geléia ficará espessa e, devido à pectina da maçã, as maçãs dificilmente perderão suas propriedades benéficas.
Tempo de cozimento: 13 horas.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1,5l.
Ingredientes:
- Maçãs duras – 1 kg.
- Açúcar – 1kg.
- Água – 250ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem as maçãs selecionadas para a geléia e seque com um guardanapo. Em seguida, após retirar as vagens das sementes, corte a fruta em rodelas finas.
Passo 2. Em um recipiente para fazer geléia, ferva a calda na proporção de água pura e metade do açúcar indicada na receita. Coloque as rodelas de maçã na calda fervente, com muito cuidado para não danificar a integridade das rodelas, misture tudo e cozinhe as maçãs por exatos 5 minutos a partir do início da fervura. Adicione o restante do açúcar às maçãs.
Passo 3. Cubra o prato com um guardanapo ou tampa e deixe as maçãs na calda por 12 horas ou durante a noite para infundir. Após esse tempo, leve a geléia para ferver em fogo médio e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue o fogo.
Passo 4. Esterilize os frascos com antecedência usando um método quente e seco. Despeje a geléia de cinco minutos preparada com maçãs em potes, feche hermeticamente e, após esfriar, transfira para um local para guardar conservas caseiras. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia de maçã com limão para o inverno
A geléia de maçã com limão tem agradável aroma e sabor cítrico, sendo esta opção um excelente preparo de maçã para o inverno. Nesta receita preparamos a geléia fervendo-a três vezes por 20 minutos cada, com intervalos para infusão de 2 horas, o que deixará os pedaços de fruta transparentes.Esta compota não só será uma sobremesa deliciosa para o seu chá, mas também complementará qualquer pastelaria caseira.
Tempo de cozimento: 7 horas.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1,5l.
Ingredientes:
- Maçãs duras – 1 kg.
- Açúcar – 700 gr.
- Limão – 120 gr.
- Água – 400ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Em primeiro lugar, prepare, de acordo com as proporções da receita e o volume da peça que necessita, todos os ingredientes para a compota. Lave as maçãs, retire os caroços e corte as frutas em cubos médios. Lave o limão com um pincel e corte em cubos iguais junto com as raspas, retirando as sementes. Esterilize frascos e tampas usando um método seco.
Passo 2. Em um recipiente para fazer geléia, ferva a calda de açúcar e água limpa mexendo sempre.
Passo 3. Coloque as maçãs na calda quente, mexa e deixe por 30 minutos. Após esse tempo, leve a geléia para ferver em fogo médio, retire a espuma da superfície e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a geléia em infusão por 2 horas. Repita o processo de cozimento com infusão novamente.
Passo 4. Antes do terceiro cozimento, adicione limão fatiado à geléia e cozinhe tudo por 20-30 minutos. Durante esse tempo, os pedaços de maçã ficarão transparentes, âmbar e da mesma cor do limão.
Passo 5. Coloque a geléia de maçã com limão nos potes preparados, feche bem, coloque nas tampas e deixe esfriar sob uma toalha felpuda. Transfira a geléia resfriada para um local fresco e escuro para armazenamento.
Passo 6. A geléia preparada no inverno irá deliciar-se com seu sabor e complementar o cozimento com chá. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia de maçã com canela
A combinação de maçã e canela é popular em todas as sobremesas de maçã, e a geléia de maçã e canela não é exceção.Esta especiaria torna a compota de maçã mais rica, aromática e única. Nesta receita, corte as maçãs para geléia em pedaços pequenos para que fiquem uniformemente saturadas com calda e fiquem transparentes e âmbar. Despeje a canela na geléia preparada e use canela em pó.
Tempo de cozimento: 13 horas.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1 litro.
Ingredientes:
- Maçãs – 1kg.
- Açúcar – 1kg.
- Canela em pó – ½ colher de chá.
Processo de cozimento:
Passo 1. Enxágue bem as maçãs selecionadas para a geléia e seque com um guardanapo.
Passo 2. Em seguida, retire o caroço e as sementes da fruta e corte as maçãs em rodelas pequenas e finas. Para evitar que as rodelas de maçã escureçam, transfira-as imediatamente para água fria com adição de ácido cítrico na ponta de uma faca.
Passo 3. Escorra a água acidificada das maçãs e transfira-as para uma tigela para fazer geléia. Adicione às maçãs picadas a quantidade de açúcar calculada de acordo com as proporções da receita e agite um pouco a tigela para distribuir o açúcar por igual. Em seguida, cubra com uma tampa e deixe por 12 horas ou durante a noite para que as maçãs dêem bastante suco.
Passo 4. Passado o tempo de infusão, coloque a tigela com as maçãs em fogo baixo, leve para ferver e, mexendo delicadamente com uma colher de pau, cozinhe a geléia por 20 minutos a partir do início da fervura.
Passo 5. Alguns minutos antes do final do cozimento, adicione meia colher de chá de canela em pó à geléia e mexa. Durante o cozimento, as rodelas de maçã ficarão bem saturadas com calda e terão aspecto âmbar, embora alguns pedaços possam permanecer brancos.
Passo 6. Esterilize previamente os potes e as tampas da peça de trabalho pelo método quente (no forno ou micro-ondas).Despeje geléia de maçã quente com canela em potes, feche bem, deixe esfriar sob uma toalha felpuda e guarde em um local escuro e fresco.
Passo 7. Deixe um pouco dessa deliciosa sobremesa para provar. Preparações deliciosas e de sucesso.
Geléia grossa de maçã para o inverno
Uma opção popular para preparar maçãs para o inverno é a geléia grossa de maçã. A espessura da geléia é determinada pela fervura prolongada de maçãs picadas, o que às vezes é difícil de fazer. Nesta receita preparamos geléia grossa no forno e ao mesmo tempo o líquido evapora rapidamente, o que determinará a espessura da peça. Cortamos as maçãs bem fininhas e não retiramos as cascas, que contêm muita pectina, e é necessário menos açúcar para a geléia.
Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1 litro.
Ingredientes:
- Maçãs com casca – 900 gr.
- Açúcar – 250 gr.
Processo de cozimento:
Passo 1. Para a geléia, escolha as maçãs, de preferência maduras, para que fiquem bem fervidas, e para cozinhar leve uma assadeira rasa ou assadeira. Lave as maçãs em água corrente e seque com um guardanapo.
Passo 2. Em seguida, após retirar as áreas e núcleos danificados, corte em fatias finas, com no máximo 5 mm de espessura. Coloque as maçãs fatiadas em uma camada uniforme em uma bandeja e polvilhe uniformemente com a quantidade de açúcar indicada na receita.
Passo 3. Para este método de cozimento, o açúcar é consumido na proporção de 1:3 para as maçãs, e o peso das maçãs descascadas é de cerca de 750 g, por isso é aconselhável pesar os ingredientes. Não misture maçãs e açúcar.
Passo 4. Pré-aqueça o forno a 250°C. Leve a bandeja com maçãs ao forno por 20 minutos. Durante esse tempo, a fruta deve dar suco. Misture delicadamente as maçãs e o açúcar com uma colher para que todo o açúcar fique saturado de suco.Retorne a bandeja ao forno e reduza o fogo para 220 graus. Cozinhe a geléia no forno por 1 hora. Mexa a geléia com uma colher a cada 10 minutos.
Passo 5. Ao final do cozimento, o suco deve evaporar completamente da bandeja e as maçãs devem estar cobertas com uma fina camada de espuma, o que indica que a geléia está pronta. Coloque a geléia grossa de maçã em potes esterilizados, feche bem, deixe esfriar sob um cobertor e transfira para um local de armazenamento. Boa sorte e deliciosos preparativos!
Geléia de maçã com ameixa
A geléia de maçã com ameixa, como variante de frutas variadas, tem um sabor especial, fica espessa, pois essas frutas são ricas em pectina e, por causa das ameixas, terão uma cor bonita. Quaisquer maçãs ou ameixas são adequadas para geléia. O peso da fruta é determinado na sua forma purificada e a proporção com açúcar é de 1:1. Para que as frutas da geléia fiquem conservadas em pedaços inteiros, é preciso escolhê-las com textura densa e cortá-las em pedaços maiores.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1 litro.
Ingredientes:
- Maçãs – 500 gr.
- Ameixas – 300 gr.
- Açúcar – 800 gr.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem as maçãs selecionadas para a geléia em água corrente e seque com um guardanapo.
Passo 2. Retire os talos das ameixas e enxágue as frutas com água fria.
Etapa 3. Descasque as maçãs limpas das vagens e corte-as em fatias pequenas e finas.
Passo 4. Pese as rodelas de maçã, pois o açúcar é consumido em proporção igual ao peso das maçãs. Coloque as maçãs em uma panela para fazer geléia e cubra com açúcar.
Passo 5. Remova as sementes e descasque as ameixas se estiverem duras. Pese também as ameixas descascadas.
Passo 6. Em seguida, transfira a massa de ameixa para a panela com as maçãs e acrescente açúcar em quantidade igual ao peso das ameixas.Deixe a fruta com o açúcar por 20 minutos até produzir suco suficiente. Se não houver muito suco, acrescente água limpa à fruta até o nível da massa.
Passo 7. Leve a panela ao fogo médio, leve a geléia para ferver e cozinhe por 5 minutos. Retire a espuma da superfície da geléia com uma escumadeira. Desligue o fogo e deixe a geléia no fogo quente por 1 hora, sem tampar, para que um pouco do líquido evapore. Repita o cozimento por mais 5 minutos.
Passo 8. Verifique se a geléia está pronta, colocando-a em um pires. Coloque a geléia de maçã e ameixa em pequenos potes estéreis, feche bem e, após esfriar, leve para um local de armazenamento. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia de maçã seca
A geléia de maçã seca é uma iguaria de maçã semelhante às frutas cristalizadas e preparada “assando” essa fruta com açúcar no forno e depois secando-a no forno ou ao ar livre por 2 a 4 dias. Esta compota contém um pouco de açúcar e será uma sobremesa saudável tanto para crianças como para adultos. Nesta receita, para um sabor mais apurado, adicione canela às maçãs e use açúcar mascavo.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 10.
Ingredientes:
- Maçãs – 1kg.
- Açúcar mascavo – 250 gr.
- Canela em pó – 1 colher de sopa.
- Ácido cítrico – 1 colher de chá.
Processo de cozimento:
Passo 1. Para geléia seca, escolha maçãs agridoces de variedades de maturação tardia para que as fatias mantenham melhor sua forma. Lave as maçãs, seque com um guardanapo e corte em 8 a 12 fatias finas e iguais usando uma faca ou um utensílio de cozinha.
Passo 2. Cubra uma assadeira com papel, coloque as rodelas de maçã e polvilhe com açúcar normal ou mascavo misturado com canela em pó e ácido cítrico.Deixe um pouco de açúcar para a segunda polvilhada. Misture bem as maçãs e o açúcar e espalhe na assadeira em uma camada uniforme.
Passo 3. Pré-aqueça o forno a 200 graus e asse as maçãs por 25 minutos. Em seguida, retire a assadeira do forno e deixe esfriar um pouco as maçãs. Eles ainda terão textura macia.
Passo 4. Cubra uma assadeira com papel limpo e use uma espátula para colocar as fatias de maçã assadas e polvilhe com o restante do açúcar. Então as maçãs precisam ser secas. Podem ser deixados ao ar livre por 2 a 4 dias, cobertos com um guardanapo. Você pode fazer de outra maneira: seque no forno com a porta entreaberta por 2 a 3 horas a 60-70 graus, ou pode secar com uma secadora elétrica. Transfira a geléia de maçã seca pronta para uma caixa e guarde em temperatura ambiente. Bom apetite!
Geléia de maçã com mirtilo
A geléia de maçã com mirtilo difere de outras sobremesas semelhantes pelo sabor extraordinário, cor rubi brilhante e textura um tanto gelatinosa. A geléia é preparada no outono, quando após as primeiras geadas os mirtilos perdem o amargor, e também são escolhidas variedades tardias de maçãs. A tecnologia é simples: maçãs fatiadas são infundidas por 10-12 horas, adicionam-se mirtilos e faz-se geléia.
Tempo de cozimento: 13 horas.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 2,5 litros.
Ingredientes:
- Maçãs puras – 2 kg.
- Mirtilos – 600 gr.
- Açúcar – 1,5 kg.
- Canela – 2 paus.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lavamos as maçãs selecionadas para geléia e cortamos em fatias iguais usando uma faca ou um dispositivo especial para cortar maçãs.
Passo 2. Pesamos as maçãs fatiadas e imediatamente as transferimos para uma tigela para fazer geléia.
Passo 3. Polvilhe as maçãs com a quantidade calculada de açúcar e adicione dois paus de canela para dar sabor.Coloque a tigela com as maçãs em fogo baixo, leve para ferver, mexendo sempre para dissolver o açúcar, ferva por 2 a 3 minutos e depois desligue o fogo. Deixe as maçãs na calda de açúcar por 12 horas ou durante a noite para infundir.
Passo 4. Antes de começar a cozinhar a geléia, separe e lave bem os mirtilos.
Passo 5. Coloque a tigela com geléia de maçã de volta em fogo médio, adicione mirtilos limpos às maçãs e cozinhe por 15 minutos a partir do início da fervura. Remova a espuma da superfície. Este cozimento curto preservará mais as propriedades benéficas das maçãs e dos mirtilos.
Passo 6. Despeje a geléia de maçã e mirtilo preparada em potes estéreis, feche hermeticamente com tampas fervidas e, após esfriar sob um cobertor quente, transfira para um local onde sejam armazenados os preparados caseiros. Bom apetite!
Geléia caseira de ranetki
Pequenas, redondas e com caules longos e finos, as maçãs Ranetka têm um sabor ácido, agridoce, que nem todo mundo gosta, mas a geléia dessas maçãs fica maravilhosa. Preparamos geléia de maçãs inteiras pelo método de cozimento três vezes por 5-7 minutos com intervalos de infusão de 12 horas, o que tornará esta sobremesa transparente e espessa, e as maçãs permanecerão inteiras e densas.
Tempo de cozimento: 1,5 dias.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1 litro.
Ingredientes:
- Ranetki – 1kg.
- Açúcar – 5 colheres de sopa.
- Água – 1 litro + 2,5 litros.
Processo de cozimento:
Passo 1. Antes de iniciar o cozimento, enxágue bem o Ranetki em água corrente, retire um pouco do rabo e pique a fruta na base dos talos em 8 lugares para que fiquem melhor saturados com calda.
Passo 2. Em uma panela para fazer geléia, ferva a calda com o volume de açúcar indicado na receita e água limpa. Ferva a calda por 3-4 minutos.
Etapa 3.Escalde o Ranetki antes de cozinhar. Para isso, ferva 2,5 litros de água em outra panela, transfira para ela as maçãs preparadas e após 3 minutos escorra a água quente e encha o ranetki com água fria.
Passo 4. Coloque as maçãs na calda quente, cubra com um prato raso e de peso pequeno para que não flutuem e deixe por 10 horas ou durante a noite para infundir na calda.
Passo 5. Na manhã seguinte, leve o ranetki em calda para ferver em fogo médio, retire a espuma da superfície e cozinhe a geléia por 5-7 minutos. Desligue o fogo e deixe o ranetki por 12 horas. Repita o processo de cozimento com o mesmo intervalo.
Passo 6. Cozinhe a geléia pela terceira vez por mais 5-7 minutos. A calda ficará bem transparente e espessa.
Passo 7. Despeje a geléia quente de maçãs Ranetka em potes pré-esterilizados, feche hermeticamente com tampas fervidas, deixe esfriar de cabeça para baixo e sob um “casaco de pele”. Transfira a geléia completamente resfriada para o porão ou despensa para armazenamento. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia de Antonovka para o inverno
A compota Antonovka para o inverno distingue-se pelo aroma único das maçãs desta variedade. Antonovka tem sabor crocante, mas é fácil de ferver, por isso é mais utilizado para fazer geléias ou geléias. Se você seguir algumas nuances: escolhendo as maçãs certas e mergulhando-as em uma solução de bicarbonato de sódio, você pode fazer geléia com elas, na qual as fatias manterão transparência e integridade. Preparamos a geléia seguindo o procedimento padrão: fervendo três vezes e infundindo por 6 horas.
Tempo de cozimento: 1 dia.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1,2 litros.
Ingredientes:
- Antonovka – 1kg.
- Açúcar – 1,2 kg.
- Sal de imersão – 1 colher de chá.
- Refrigerante de imersão – 2 colheres de chá.
Processo de cozimento:
Passo 1. Para geléia, escolha maçãs fortes e verdes.Lave-os bem e corte-os primeiro em quartos. Em seguida, retire as vagens das sementes e corte a Antonovka em fatias finas. Coloque imediatamente as maçãs picadas em água e sal (1 colher de chá por 1 litro de água), o que evitará o escurecimento das fatias.
Passo 2. Lave as maçãs fatiadas em água corrente e coloque em uma tigela com solução de refrigerante (2 colheres de chá por 1 litro de água) por 5 minutos para que as fatias de maçã na geléia não fervam.
Passo 3. Em seguida, enxágue novamente as fatias de Antonovka com água fria e transfira-as para uma tigela para fazer geléia. Despeje a quantidade calculada de açúcar no Antonovka e agite um pouco a tigela para que o açúcar seja distribuído por igual. Deixe a Antonovka no açúcar por 6 horas para liberar o suco.
Passo 4. Após esse tempo, leve o Antonovka para ferver em fogo médio, retire a espuma da superfície e desligue o fogo. Deixe as maçãs na calda por 6 horas para infundir. Repita o processo de cozimento com pausa para infusão mais duas vezes.
Passo 5. Deixe ferver a geléia pela terceira vez. Durante o tratamento térmico, as fatias de Antonovka primeiro ficarão inchadas e semelhantes às fatias de laranja, mas depois ficarão transparentes e finas. Verifique se a geléia está pronta jogando-a em um pires.
Passo 6. Despeje a geléia Antonovka preparada para o inverno em potes esterilizados, feche bem e, após esfriar completamente, guarde em local escuro e fresco.
Passo 7. Deixe um pouco de geleia no prato e tire uma amostra.
Passo 8. Você pode comer esta geléia como sobremesa para o chá e usar as fatias para assar em casa. Preparações deliciosas e de sucesso!