A geléia Victoria é uma forma de se deliciar com algo de verão mesmo nas noites frias de inverno. Existem várias maneiras de fazer geléia, desde a clássica, espessa e enjoativa, até a leve, levemente azeda e capaz de virar uma sobremesa em forma de geleia.
- Receita clássica de geléia Victoria com frutas inteiras
- Como fazer geléia de cinco minutos de Victoria?
- Geléia Victoria espessa com gelatina
- Deliciosa e saudável geléia Victoria sem cozinhar
- Geléia Frita Victoria com pectina
- Como fazer geléia Victoria espessa com ágar-ágar?
- Receita passo a passo para fazer geléia Victoria em panela elétrica
- Geléia Victoria com ácido cítrico para o inverno
Receita clássica de geléia Victoria com frutas inteiras
Uma receita para quem gosta das compotas mais clássicas e familiares: espessas, enjoativas e com frutos silvestres macios. Graças ao ácido cítrico, pode ser armazenado por bastante tempo e fará as delícias até o próximo verão.
- Morango 1 (quilogramas)
- Açúcar granulado 1 (quilogramas)
- Ácido limão 2 (gramas)
-
Como fazer geléia Victoria simples para o inverno? Separe os bagos, separe-os das sépalas e enxágue bem para que os morangos não machuquem. Coloque as frutas em um recipiente fundo, acrescente metade do açúcar e deixe por 2 a 3 horas.
-
Escorra os morangos em uma peneira e despeje o suco em uma panela funda.Adicione a segunda metade do açúcar e cozinhe em fogo baixo até dissolver completamente. Adicione morangos à calda resultante.
-
Leve o conteúdo da panela para ferver e cozinhe em fogo médio por 5 minutos, retirando a espuma se necessário. Passado o tempo, desligue o fogo e deixe a geléia por 3 horas até esfriar completamente. Em seguida, ferva novamente, cozinhe por 5 minutos e deixe esfriar. Repita essas etapas três a seis vezes.
-
Cozinhe a mistura pela última vez por 15 minutos e adicione ácido cítrico diluído em água na proporção de 1:1.
-
Despeje a geléia pronta em potes esterilizados, feche bem a tampa, vire de cabeça para baixo e deixe esfriar. Para evitar queimaduras, primeiro você pode esperar a geléia esfriar, isso realmente não importa.
Bom apetite!
Como fazer geléia de cinco minutos de Victoria?
A geléia assim preparada não só é feita muito mais rápido que a versão clássica, mas também fica menos enjoativa e espessa, além de mais saudável.
Tempo de cozimento: 180 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos
Porções – 8
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Açúcar granulado – 400 gr.
Processo de cozimento:
1. Os potes de geléia devem ser preparados com antecedência. Lave-os primeiro com detergente ou bicarbonato de sódio e depois pasteurize-os da maneira que for mais conveniente para você. Deixe esfriar e secar.
2. Separe os morangos, arranque as sépalas, enxágue em água corrente e coloque sobre papel toalha para absorver a maior parte da umidade. Seque as frutas com uma segunda toalha e coloque-as em uma tigela ou panela funda.
3. Polvilhe os morangos com uma camada uniforme de açúcar e leve à geladeira por 4-5 horas.
4.Leve ao fogo os frutos silvestres em infusão junto com o suco liberado, leve à fervura e cozinhe por 5 minutos, retirando a espuma que se forma na superfície.
5. Despeje a geléia pronta em potes, feche bem a tampa, vire de cabeça para baixo e coloque sobre uma toalha dobrada em várias camadas. Espere a geléia esfriar.
Bom apetite!
Geléia Victoria espessa com gelatina
Esta geléia será um pouco diferente da habitual, espessa e enjoativa. Será mais parecido com uma geleia de fruta natural, que, além disso, pode endurecer se deixar o pote aberto na geladeira.
Tempo de cozimento: 100 minutos
Tempo de cozimento: 30 minutos
Porções – 8
Ingredientes:
- Morangos – 1,5kg.
- Açúcar granulado – 700 gr.
- Gelatina – 50 gr.
- Água – 300ml.
Processo de cozimento:
1. Pré-enxágue e esterilize o recipiente onde vai enrolar a geléia. Isso pode ser feito, por exemplo, com água fervente ou no forno. Então você pode começar a fazer geléia. Para isso, separe os frutos silvestres, enxágue, separe dos talos e coloque em uma panela.
2. Cubra os morangos com uma camada uniforme de açúcar e leve ao fogo médio.
3. À medida que o suco sai das frutas, mexa delicadamente o conteúdo da panela até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Se a frigideira não for larga e funda, levante constantemente os bagos de baixo para cima para que não queimem.
4. Após 5 minutos, o açúcar e o suco se transformarão em xarope, que agora precisa ser fervido e cozido por 10 minutos. Não se esqueça de mexer as frutas constantemente. À medida que ferve, começa a formar-se espuma na superfície, só é necessário retirá-la se quiser obter uma geleia transparente.
5.Enquanto as frutas cozinham, em uma tigela separada, mergulhe a gelatina em água e deixe inchar por 15 minutos. Em seguida, coloque na panela com a geléia preparada e levemente resfriada e mexa vigorosamente para que a gelatina derreta e fique bem distribuída na mistura. É importante não adicionar gelatina imediatamente à geléia recém cozida, pois em temperaturas muito altas ela pode perder suas propriedades.
6. Despeje a geléia em potes, feche bem as tampas e deixe esfriar, após o que você pode colocá-los em local fresco para armazenamento.
Bom apetite!
Deliciosa e saudável geléia Victoria sem cozinhar
Esta compota é mais saudável que a clássica, pois os frutos silvestres são mantidos o mais frescos possível e contêm um elevado teor de vitaminas. Também é mais aromático, tem leve acidez e não é tão enjoativo.
Tempo de cozimento: 6 horas
Tempo de cozimento: 10 minutos
Porções – 4
Ingredientes:
- Morangos – 500 gr.
- Açúcar granulado – 400 gr.
- Água – 70 ml.
Processo de cozimento:
1. Separe os frutos com cuidado, enxágue em água corrente, coloque sobre papel toalha, retire o excesso de umidade e arranque as folhas.
2. Para a calda, misture a água e o açúcar em uma panela, leve ao fogo médio e cozinhe até que o açúcar se dissolva completamente.
3. Coloque as frutas em uma tigela funda e despeje-as com calda quente. É melhor preparar esta geléia em pequenas porções, até 1 quilo de frutas vermelhas, para que seja mais conveniente e todas as frutas fiquem uniformemente embebidas na calda. Deixe os morangos assim por 2 horas para liberar o suco.
4. Depois de decorrido o tempo especificado, escorra o líquido das frutas de volta para a panela e leve para ferver em fogo médio. Ferva a calda por 5 minutos, retirando a espuma que se formar.
5.Despeje novamente a calda quente sobre as frutas e deixe esfriar completamente.
6. Repita este procedimento mais 1-3 vezes. Após a última fervura da calda, coloque os frutos silvestres em potes e encha-os. Enrole bem os potes, embrulhe-os numa manta e deixe até de manhã.
Bom apetite!
Geléia Frita Victoria com pectina
A pectina é um espessante natural, que não é naturalmente abundante nos morangos. Dependendo da quantidade adicionada, você pode engrossar a geléia ou transformá-la em geleia.
Tempo de cozimento: 120 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Porções – 6
Ingredientes:
- Morangos – 1,5kg.
- Açúcar granulado – 330 gr.
- Pectina – 10 gr.
- Tomilho – 6 ramos;
- Suco de limão – 2 colheres de chá.
Processo de cozimento:
1. Separe os morangos com cuidado, enxágue em água corrente e arranque as folhas. Se os frutos forem grandes o suficiente, podem ser cortados em duas ou quatro partes.
2. Coloque os morangos em uma panela funda ou frigideira com lado alto, acrescente a pectina e misture bem.
3. Leve os pratos ao fogo médio e cozinhe os frutos silvestres por 10 minutos, mexendo regularmente para que o suco seja liberado de forma mais ativa.
4. Adicione o tomilho, metade do suco de limão e o açúcar aos morangos e cozinhe até que esteja completamente dissolvido no líquido. Mexa regularmente o conteúdo da panela.
5. Após cerca de dez minutos, uma espuma densa se formará na superfície da geléia e o próprio líquido ficará mais espesso. Isso significa que está pronto.
6. Despeje a geléia quente em potes pré-esterilizados, enrole e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.
Bom apetite!
Como fazer geléia Victoria espessa com ágar-ágar?
A geléia com ágar-ágar é muito semelhante em consistência e propriedades à geléia com gelatina, só que o ágar é muito mais prático e fácil de usar. Por exemplo, não perde suas propriedades gelificantes ao ferver.
Tempo de cozimento: 120 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Porções – 5
Ingredientes:
- Morangos – 800 gr.
- Açúcar granulado – 350 gr.
- Ágar-ágar – 8 gr.
- Água – 1,5 litros.
- Suco de limão – 20 ml.
Processo de cozimento:
1. Antes de pesar a quantidade necessária de morangos, é necessário separá-los de forma que o peso líquido consista apenas de frutos inteiros e intactos.
2. Enxágue em água corrente, retire os talos e as sépalas, seque levemente com papel toalha, corte em 2 a 4 pedaços e coloque em uma panela funda.
3. Cubra os morangos com uma camada uniforme de açúcar, sacuda levemente a panela para que caia entre os frutos e deixe por 3-4 horas.
4. Após o tempo especificado, os bagos devem liberar bastante suco e praticamente nenhum açúcar ficará visível. Leve a panela ao fogo e aqueça os morangos em fogo baixo.
5. Enquanto isso, em uma tigela separada, dilua o ágar-ágar em suco de limão e água e deixe inchar.
6. Quando o suco de morango ferver na panela, retire a espuma que se formou na superfície, acrescente o ágar-ágar e mexa ativamente a geléia por alguns minutos para que derreta e se distribua uniformemente no líquido.
7. Cozinhe o conteúdo da panela em fogo baixo por 25 minutos, mexendo regularmente.
8. Coloque a geléia pronta em potes pré-pasteurizados, feche bem a tampa, vire de cabeça para baixo e deixe em temperatura ambiente até esfriar completamente.
Bom apetite!
Receita passo a passo para fazer geléia Victoria em panela elétrica
A multicooker reduz significativamente o tempo de preparação da geléia, eliminando a necessidade de ficar constantemente sobre a panela e garantir que nada queime ou transborde. Também é conveniente pasteurizar potes de geléia.
Tempo de cozimento: 90 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Porções – 12
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Açúcar granulado – 1 kg.
- Água – 80-100 ml.
Processo de cozimento:
1. Primeiro, prepare seus potes de geléia. Lave-os bem com bicarbonato de sódio ou detergente, em seguida despeje água na tigela da multicozinha, coloque as tampas e coloque uma grelha fumegante por cima. Coloque os potes de cabeça para baixo nesta prateleira. Ligue o modo de operação “Steam” por 30 minutos.
2. Passado o tempo, retire com cuidado os potes e tampas quentes e coloque-os sobre uma toalha até esfriarem e secarem completamente.
3. Separe os morangos, separe-os das folhas e enxágue. Você pode deixar as frutas em uma peneira por um tempo para escorrer a água ou pode colocá-las sobre uma toalha e secá-las.
4. Coloque os frutos secos na tigela multicooker e polvilhe açúcar por cima, você pode fazer isso em camadas. Antes de preparar a geléia, é melhor retirar a válvula por onde passa o ar, se possível, para que não entupa, ou simplesmente cozinhar com a tampa entreaberta. Defina o modo “Extinção” no painel de controle por 60 minutos.
5. A meio da cozedura, verifique a compota e, se necessário, retire a espuma que se formou na superfície. Você não precisa fazer isso se não quiser que a geléia finalizada seja o mais transparente possível.
6. Despeje a geléia pronta em potes secos, enrole bem as tampas e deixe esfriar completamente. Recomenda-se colocá-los de cabeça para baixo sobre uma toalha dobrada várias vezes.
Bom apetite!
Geléia Victoria com ácido cítrico para o inverno
O ácido cítrico esconde a doçura enjoativa da geléia, atua como conservante, o que promove maior armazenamento, além de ajudar a manter o brilho e a riqueza da cor da geléia.
Tempo de cozimento: 8 horas
Tempo de cozimento: 40 minutos
Porções – 12
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Açúcar granulado – 1 kg.
- Ácido cítrico – 1 pitada;
Processo de cozimento:
1. Separe os frutos com cuidado, selecionando os estragados e amassados. Separe os morangos selecionados das folhas, coloque-os em um recipiente com água fria e deixe-os flutuar por alguns minutos, mexendo de vez em quando com as mãos. Em seguida, pegue os morangos com uma peneira ou escumadeira, coloque-os sobre uma toalha de papel e enxugue o excesso de umidade.
2. Coloque os morangos secos em uma panela funda e acrescente o açúcar. Agite levemente o recipiente para que ele caia entre as frutas.
3. Cubra os pratos com gaze ou toalha waffle e deixe por 3-4 horas para que os frutos liberem o suco. Se possível, é melhor deixar os morangos durante a noite.
4. Em 4 horas o açúcar não se dissolverá completamente, mas haverá suco suficiente para a geléia, devendo cobrir os bagos cerca de metade.
5. Leve a panela ao fogo baixo, tampe e deixe por 5 a 10 minutos até que o açúcar derreta completamente e vire calda. Não é aconselhável mexer a geléia com colher ou espátula, para não danificar os bagos, basta agitar levemente o conteúdo da panela de vez em quando. Leve a calda para ferver e cozinhe em fogo médio por 5 minutos, retirando a espuma que se formar na superfície. Em seguida, retire a panela do fogo e deixe a geléia esfriar completamente em temperatura ambiente, isso levará algumas horas.
6.Assim que a geléia esfriar completamente, leve novamente ao fogo e deixe ferver. Cozinhe por 5 minutos, retire do fogo, acrescente o ácido cítrico e misture tudo com cuidado.
7. Leve a geléia para ferver pela terceira vez, após esfriar completamente. Cozinhe por 5 minutos, retirando a espuma da superfície.
8. Deixe a geléia esfriar um pouco e despeje em potes pré-pasteurizados. Deixe o recipiente vazio com cerca de 1 a 1,5 centímetros. Enrosque bem as tampas, vire os potes de cabeça para baixo, embrulhe-os em uma manta ou manta e deixe esfriar. Depois, podem ser armazenados por muito tempo em local seco e fresco.
Bom apetite!