A geléia de morango silvestre é um preparo simples, muito saboroso e brilhante para o inverno. Comparados aos morangos de jardim, os morangos silvestres são muito mais aromáticos e saudáveis, pois acumulam uma grande quantidade de vitaminas. E apesar de ser um pouco mais difícil de encontrar, a geléia fica muito mais rica e saborosa.
- Geléia espessa de morango silvestre com frutas inteiras
- Como fazer geléia de morango silvestre por cinco minutos para o inverno?
- Geléia espessa de morango silvestre com gelatina
- Deliciosa geléia de morango silvestre com talos
- Uma receita simples e deliciosa para fazer geléia de morango em panela elétrica
Geléia espessa de morango silvestre com frutas inteiras
A receita vai agradar a quem gosta de geléia de frutas vermelhas rica, espessa, enjoativa e aromática.
- Morango 500 gr. floresta
- Açúcar granulado 500 (gramas)
-
Como fazer geléia de morango silvestre para o inverno? Separe os frutos e enxágue cuidadosamente em água corrente. Isso deve ser feito antes de colher os caules, caso contrário os frutos ficarão muito saturados de água e poderão virar papa.
-
Coloque os morangos lavados sobre uma toalha e deixe secar ou seque com papel toalha para remover o excesso de umidade.
-
Depois de arrancar as sépalas, transfira os frutos para uma pequena tigela ou panela de metal e cubra com uma camada uniforme de açúcar. Você pode adicionar os ingredientes em camadas, para que o suco das frutas seja liberado de forma mais ativa.Em seguida, agite levemente o recipiente para que o açúcar escorra entre as frutas.
-
Deixe as frutas em infusão por várias horas. Mínimo para 2, mas idealmente para 6 ou durante a noite. Durante esse tempo, a quantidade máxima de suco será liberada, o açúcar se dissolverá e o líquido ficará mais parecido com um xarope.
-
Coloque as frutas infundidas em fogo baixo e deixe ferver gradualmente. Mexa delicadamente para que nada queime no fundo e tente não danificar os frutos. Para maior comodidade, pode-se ferver a geléia em partes em uma panela menor e, de preferência, com fundo e paredes grossas. Depois de ferver, cozinhe os frutos silvestres por 6 minutos, retire do fogo e deixe esfriar completamente. Isso leva em média 8 horas.
-
Decorrido o tempo especificado, leve novamente a geléia para ferver em fogo baixo, cozinhe por 5 minutos e despeje em potes pré-pasteurizados.
-
Feche bem as tampas dos frascos. Deixe os potes esfriarem até a temperatura ambiente, colocando-os sobre uma toalha ou cobertor, de baixo para cima. A geléia pode então ser armazenada em local escuro e fresco por muito tempo.
Bom apetite!
Como fazer geléia de morango silvestre por cinco minutos para o inverno?
O nome deste método de cozimento da geléia não vem do fato de serem gastos apenas cinco minutos em todo o tempo de cozimento, mas porque é esse tempo que a geléia fica cozida após a fervura, e às vezes em vários lotes. Portanto, esteja preparado para o fato de que o preparo de tal iguaria pode demorar muito.
Tempo de cozimento: 1 dia
Tempo de cozimento: 40 minutos
Porções – 2
Ingredientes:
- Morangos silvestres – 600 gr.
- Açúcar – 200 gr.
Processo de cozimento:
1. Em primeiro lugar, comece a esterilizar os pratos onde futuramente será enrolada a geléia.Há muitas maneiras de fazer isso, por exemplo, no micro-ondas, no forno, na panela elétrica ou simplesmente usando água fervente. Escolha a opção que mais lhe convém e deixe os potes até que esfriem completamente e sequem.
2. Separe cuidadosamente as frutas coletadas em busca de insetos, detritos, bem como frutas esmagadas e podres. Rasgue os talos com sépalas e enxágue delicadamente em água corrente. Para garantir a integridade dos bagos, pode encher uma tigela com água e deixar os bagos flutuar durante vários minutos, mexendo ocasionalmente com a mão. Em seguida, retire cuidadosamente os morangos com uma peneira e deixe escorrer o excesso de água.
3. Meça a quantidade necessária de açúcar. Você pode alterar a quantidade em proporção ao número de frutas, o principal é manter a proporção de 3:1. Despeje as frutas vermelhas e o açúcar em uma grande bacia ou panela de metal em camadas e agite levemente para que a areia se espalhe mais fundo entre as frutas.
4. Em uma tigela de fundo grosso, aqueça as frutas vermelhas e o açúcar em fogo baixo. Mexa constantemente o conteúdo da panela para evitar que queime. Aos poucos, o suco começará a sair dos morangos, que devem ser fervidos. Depois disso, cozinhe as frutas por 5 minutos, retire do fogo e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Repita o procedimento mais duas vezes.
5. Após a última fervura, despeje a geléia nos potes, feche bem as tampas e coloque-as sobre uma toalha, de baixo para cima. Enrole em um cobertor e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois, podem ser guardados em local escuro e fresco e armazenados por muito tempo.
Bom apetite!
Geléia espessa de morango silvestre com gelatina
Adicionar gelatina à geléia não só ajuda a engrossá-la melhor e mais rápido durante o processo de cozimento, mas também torna muito fácil transformar a geléia em uma excelente geleia de frutas vermelhas. Para isso, basta transferir a guloseima do pote para uma tigela e deixar na geladeira por várias horas.
Tempo de cozimento: 1 dia
Tempo de cozimento: 40 minutos
Porções – 3
Ingredientes:
- Morangos silvestres – 1 kg.
- Açúcar – 600 gr.
- Gelatina – 4 colheres de chá.
- Água – 70 ml.
- Hortelã - opcional;
Processo de cozimento:
1. Separe os morangos para ver se há frutos estragados, retire os talos e as sépalas e enxágue os frutos em água corrente. Coloque sobre uma toalha e deixe secar ao ar ou seque com papel toalha para remover o excesso de umidade. Coloque os morangos secos em uma tigela funda.
2. Adicione o açúcar às frutas com cuidado e mexa, tomando cuidado para não danificar as frutas, ou simplesmente sacuda a tigela de morangos para que o açúcar fique bem distribuído. Adicione folhas de hortelã pré-lavadas, se desejar.
3. Coloque a tigela com a geléia em fogo baixo e cozinhe, mexendo sempre. Aos poucos, os frutos começarão a liberar suco, que deve ser fervido. Cozinhe a geléia por 10 minutos, depois retire do fogo e retire as folhas de hortelã. Deixe esfriar por meia hora.
4. Pasteurize os potes da maneira que for mais conveniente para você, por exemplo, usando água fervente, forno, micro-ondas ou panela elétrica.
5. Despeje a gelatina com água, mexa e deixe inchar. Enquanto isso, leve ao fogo a geléia resfriada, leve para ferver, cozinhe por 10 minutos e retire para esfriar por 30 minutos.
6. Após a terceira fervura, misture a gelatina inchada na geléia resfriada.Despeje a mistura resultante em potes, feche bem as tampas, cubra com uma manta e deixe esfriar completamente. A geléia é armazenada por muito tempo em local fresco e escuro.
Bom apetite!
Deliciosa geléia de morango silvestre com talos
Não retiro os caules desta compota antes de mais nada para poupar tempo, porque os bagos são pequenos e isso não altera em nada o sabor. Além disso, sem o pedúnculo, os frutos conservam muito menos a sua integridade durante o processo de cozimento.
Tempo de cozimento: 1-2 dias
Tempo de cozimento: 40 minutos
Porções – 3
Ingredientes:
- Morangos silvestres – 1 kg.
- Açúcar – 600 gr.
- Ácido cítrico – 1-2 g.
- Água – 2 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
1. Separe os bagos em busca de detritos grandes e frutos podres, para que não estraguem o sabor da compota. Encha uma tigela grande com água e despeje as frutas nela. Deixe-os por alguns minutos, mexendo ocasionalmente com a mão para remover a sujeira e os detritos. Coloque as frutas lavadas em uma peneira, coloque sobre uma toalha e seque a parte superior para remover o excesso de umidade.
2. Despeje os morangos e o açúcar em camadas em uma tigela funda, agitando suavemente periodicamente o conteúdo do recipiente para que o açúcar envolva a fruta.
3. Deixe as bagas por pelo menos algumas horas, ou melhor ainda, durante a noite, para que seja liberado suco suficiente e o açúcar tenha tempo de se dissolver por conta própria. Se você não tiver essa oportunidade, duas horas também serão suficientes.
4. Coloque uma panela de fundo grosso em fogo baixo e leve a geléia para ferver. Cozinhe por 5-7 minutos, mexendo sempre e retirando a espuma que se forma na superfície. Retire a panela do fogo e deixe as frutas esfriarem e fermentar por 8 a 12 horas.Em seguida, aqueça novamente em fogo baixo, deixe ferver e despeje o ácido cítrico diluído em água.
5. Mexa delicadamente, espere até a espuma desaparecer, retire do fogo e despeje em potes pré-esterilizados. Aperte bem as tampas e coloque-as de cabeça para baixo sobre algo macio, como uma toalha ou cobertor. Quando a geléia esfriar até a temperatura ambiente, ela pode ser transferida para um local escuro e fresco e armazenada por muito tempo.
Bom apetite!
Uma receita simples e deliciosa para fazer geléia de morango em panela elétrica
Uma multicooker simplificará bastante o processo de preparação de geléia e reduzirá o tempo geral de cozimento. Também é ótimo para esterilizar pratos nos quais serão enroladas guloseimas no futuro.
Tempo de cozimento: 2 horas
Tempo de cozimento: 30 minutos
Porções – 4
Ingredientes:
- Morangos silvestres – 1 kg.
- Açúcar – 1kg.
Processo de cozimento:
1. Pré-pasteurize o recipiente para costura. Para fazer isso, encha a tigela da multicozinha com cerca de 500 mililitros de água e coloque as tampas nela. Coloque uma grelha fumegante por cima e empilhe os potes sobre ela. Procure deixar uma pequena distância entre eles para que o casal tenha para onde ir. No painel de controle, ajuste o modo “Vapor” para 30 minutos e deixe o aparelho funcionando com a tampa aberta. No final do programa, coloque cuidadosamente os potes quentes sobre uma toalha para secar e esfriar, retire também as tampas da água fervente e seque-as também.
2. Pré-separe as bagas para verificar se há excesso de detritos, insetos e frutas podres. Lave delicadamente os morangos em água corrente, retire o excesso de umidade e remova os caules e as sépalas.
3.Despeje as frutas na tigela multicooker e adicione o açúcar. Se desejar, você pode adicionar 1 a 2 gramas de ácido cítrico como conservante, assim a geléia será armazenada por mais tempo e manterá a saturação da cor. Agite levemente a tigela com o conteúdo para que as frutas fiquem cobertas de açúcar tanto quanto possível.
4. Coloque a tigela na multicooker e ligue o modo “Guisado” por 1 hora. A cada 15-20 minutos, recomenda-se abrir ligeiramente a tampa da multicozinha e mexer a geléia para que tudo cozinhe uniformemente e nada queime.
5. Despeje a geléia pronta em potes secos e resfriados, feche bem as tampas, embrulhe em um cobertor ou toalha grossa e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Se os potes forem grandes, é melhor virá-los de cabeça para baixo durante esse período. A geléia resfriada pode ser movida para um local escuro e fresco e armazenada por muito tempo.
Bom apetite!