A geléia de morango é um preparo de frutas silvestres muito saboroso e simples para o inverno. Irá deliciar-se no inverno ou apenas com uma xícara de chá em qualquer época do ano. Receitas de geléia de morango para todos os gostos e até para quem cuida do corpo e conta calorias. Experimente, é impossível recusar.
- Receita clássica de geléia de morango com frutas inteiras
- Como fazer uma deliciosa geléia de morango de cinco minutos?
- Geléia de morango silvestre para o inverno em potes
- Receita passo a passo para fazer geléia de morango do prado
- Geléia grossa de morango com gelatina
- Uma receita simples e deliciosa de geléia de morango sem cozinhar
- Geléia de morango frita em uma frigideira
- Como fazer uma deliciosa geléia de morango em panela elétrica?
- Geléia perfumada de morango e laranja para o inverno
- Geléia de morango saudável PP sem açúcar
Receita clássica de geléia de morango com frutas inteiras
Um dos métodos de cozimento populares é deixar as frutas inteiras na geléia. Também é chamado de “baga a baga”. Os morangos mantêm a aparência e a forma, não se desfazem e não ficam cozidos demais. Os frutos precisam ser fortes e não muito grandes.
- Morango 1 (quilogramas)
- Açúcar granulado 1 (quilogramas)
- Ácido limão 2 (gramas)
-
Para fazer geléia de morango para o inverno, comece preparando as frutas vermelhas. Separe os morangos e remova as frutas estragadas. Depois enxágue bem e escorra em uma peneira.
-
Só depois retire as sépalas dos bagos, caso contrário, ao serem lavados, os morangos sem elas perderão rapidamente o aspecto e ficarão encharcados. Eles podem ser removidos com um garfo ou faca especial. Em seguida, coloque as frutas no recipiente onde irá cozinhar. Adicione 150-200 gramas de frutas vermelhas já preparadas. Saara.
-
Deixe as frutas por 3-4 horas (ou durante a noite) para liberar o suco.
-
Despeje com cuidado qualquer suco que possa ter se acumulado durante a maceração das frutas. Tente não danificar as frutas.
-
Adicione o açúcar restante ao suco de morango e leve ao fogo baixo. Mexa até que todo o açúcar se dissolva. Assim, após 5 minutos você deverá obter xarope.
-
A calda resultante deve ser derramada sobre as frutas.
-
Em seguida, leve as frutas para ferver. Tente mexer a geléia o menos possível. Assim que os morangos estiverem fervendo, reduza o fogo para médio. Ferva assim por 5 minutos. Remova cuidadosamente a espuma com uma colher. Após 5 minutos, reserve a geléia até esfriar completamente e não cubra com tampa. A geléia pode esfriar por 2 a 3 horas. Este método permite que os bagos fiquem saturados com calda, o que confere à compota uma cor bonita e rica e um aspecto “baga a baga”.
-
Leve a geléia resfriada para ferver novamente e ferva por 5 minutos. Este aquecimento e resfriamento podem ser repetidos 3 ou 4 vezes.
-
Dilua o ácido cítrico em água na proporção de 1 para 1. Despeje na geléia e cozinhe por mais 15 minutos. Ao final do cozimento, os potes e tampas esterilizados já devem estar preparados.
-
Espalhe a geléia enquanto está quente. Encha os potes até a borda. Em seguida, feche as tampas, vire-as e coloque-as sobre as tampas. Isso deve ser feito para que não se forme condensação na tampa. Guarde a geléia pronta em local fresco. O resultado será 1 litro de geléia espessa e aromática.
Como fazer uma deliciosa geléia de morango de cinco minutos?
Uma receita de geléia de morango aromática para quem não quer perder muito tempo preparando. Esta receita também contém menos açúcar do que a sua versão clássica. Porém, a consistência não é tão espessa, mas isso não altera em nada o sabor desta iguaria.
Tempo de cozimento: 2 horas e 15 minutos.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções – 6.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Açúcar – 500 gr.
Processo de cozimento:
1. Separe os bagos, enxágue com água e seque um pouco. Não deixe que frutas estragadas entrem na geléia. Em seguida, separe-os das caudas. Os morangos desta receita podem ser de qualquer tamanho. Mas quanto menor for, mais rápido irá cozinhar.
2. Em seguida, polvilhe os morangos com açúcar e deixe agir por 2 a 3 horas para que os frutos liberem o suco. Durante o processo, você pode agitar periodicamente os pratos com morangos. Não há necessidade de mexer nesta fase.
3. Comece a cozinhar. Coloque a tigela com as frutas vermelhas no fogão e leve ao fogo baixo. Você pode mexer delicadamente. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido, leve as frutas para ferver.
4. A fase de fervura dura 5-7 minutos. Ao mesmo tempo, retire a espuma da geléia. Se os frutos forem grandes, ferva por 7 minutos.
5. Despeje a geléia pronta em potes preparados. Para conservar a geléia por mais tempo, esterilize bem os potes, principalmente o gargalo. Recomenda-se lavar os potes com refrigerante e depois aquecê-los. Isso pode ser feito no microondas ou no vapor quente. As tampas devem ser fervidas.
6. Em seguida, vire os potes de geléia de cabeça para baixo e deixe-os esfriar nesta posição. Dica bônus: embrulhe os potes quentes em algo quente para uma esterilização extra seca.
Geléia de morango silvestre para o inverno em potes
Se você colheu uma grande colheita de morangos, uma receita para preparar frutas silvestres saudáveis para o inverno será muito útil para você. Os morangos silvestres são frutos pequenos, mas muito doces e perfumados. A geléia que ela faz é muito saborosa.
Tempo de cozimento: 2,5 horas.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções – 6.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Açúcar – 500 gr.
Processo de cozimento:
1. Prepare os frutos: separe e retire os caules e as folhas. Transfira para um recipiente de cozimento conveniente. Se houver muitos frutos silvestres, você pode usar uma bacia de esmalte ou cobre.
2. Em seguida, polvilhe os frutos silvestres com açúcar e deixe por 2 a 3 horas para que o açúcar fique saturado com suco de morango. Se o tempo permitir, você pode deixá-lo de molho durante a noite.
3. Leve ao fogo a tigela com os morangos e leve para ferver. Depois deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo.
4. Mexa a geléia periodicamente e retire a espuma. Após 5-7 minutos, retire do fogo e deixe esfriar completamente. Repita a etapa de cozimento e resfriamento mais 2 vezes. No total, cozinhamos 3 vezes por 5-7 minutos com intervalos para que a geléia esfrie completamente.
5. Despeje a geléia quente em potes. Esterilize os potes previamente com vapor ou no microondas. Ferva as tampas. Despeje a geléia até a borda do frasco para que não haja espaço de ar. Deixe os potes de geléia esfriarem. A geléia perfumada está pronta.
Receita passo a passo para fazer geléia de morango do prado
A geléia de morango é perfeita para o café da manhã de inverno. Você pode usá-lo para preparar sobremesas ou assados. Os morangos do prado crescem em condições naturais e são muito mais ricos em propriedades benéficas do que os morangos comuns. E seu aroma e sabor são mais brilhantes e ricos.
Tempo de cozimento: 3 horas.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções – 5.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Açúcar – 1kg.
- Ácido cítrico – 2 gr.
Processo de cozimento:
1. Separe e enxágue os frutos colhidos. Remova os caules e as folhas das frutas.
2. Despeje as frutas vermelhas na tigela onde irá cozinhá-las e adicione todo o açúcar.
3. Deixe as frutas com açúcar por 2,5 horas (ou durante a noite) para liberar o suco. O suco deve absorver completamente todo o açúcar.
4. Leve a tigela com os morangos ao fogo médio até que o açúcar se dissolva e, mexendo aos poucos, leve para ferver.
5. Adicione 2g. ácido cítrico e mexa.
6. Quando a geléia ferver, retire a espuma com uma colher e cozinhe por 5 minutos. Depois deixe esfriar completamente e leve novamente ao fogo e ferva. Cozinhe as frutas por mais 5 minutos.
7. Despeje a geléia quente em potes. Certifique-se de esterilizar os frascos. Despeje a geléia até a borda da jarra. Em seguida, aperte bem as tampas e deixe esfriar em local fresco.
Geléia grossa de morango com gelatina
Esta geléia é preparada muito rapidamente. Para engrossar, adicione gelatina. Os morangos nesta geléia mantêm sua cor brilhante e rica. Este método é universal para qualquer fruta. A geléia é ideal para acompanhar panquecas, panquecas e cheesecakes.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções – 5.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Açúcar – 600 gr.
- Água – 100ml.
- Gelatina – 40 gr.
Processo de cozimento:
1. Comece por preparar os frutos silvestres. Separe os morangos. Enxaguar abundantemente com água. As bagas podem ser deixadas flutuando na água por um minuto para permitir que a sujeira e a areia assentem. Em seguida, escorra em uma peneira e deixe a água escorrer das frutas. Em seguida, remova cuidadosamente o caule de cada baga. Isso pode ser feito com uma faca.
2. O próximo passo é preparar a gelatina.Basta despejar a gelatina instantânea com água em temperatura ambiente e deixar por 20-30 minutos. Por 40 gr. Você precisa de cerca de 100 ml de gelatina. água. Se você tiver uma gelatina diferente, siga as instruções da embalagem.
3. Enquanto a gelatina fica de molho, você pode fazer morangos. Cubra com açúcar e deixe descansar por cerca de 20 minutos até aparecer o suco. Não mexa, mas agite levemente o recipiente com morangos.
4. Em seguida, coloque as frutas vermelhas no fogão em fogo médio. O açúcar deve dissolver-se completamente. Em seguida, leve a geléia para ferver e deixe ferver por 5 minutos. No final acrescente a gelatina já preparada. É importante lembrar que a gelatina não pode ser fervida, caso contrário perderá suas propriedades gelificantes. Portanto, após adicionar, mexa bem a geléia e retire do fogo.
5. Despeje a geléia quente em potes. Frascos e tampas devem ser esterilizados previamente. A geléia perfumada está pronta.
Uma receita simples e deliciosa de geléia de morango sem cozinhar
O segredo para fazer essa geléia está na calda quente que se despeja sobre os morangos frescos. O resultado é uma geléia incomum com frutas vivas. Desta forma, retêm propriedades mais benéficas do que durante a cozedura normal.
Tempo de cozimento: 2,5 horas
Tempo de cozimento: 60 min.
Porções – 5.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Açúcar – 1kg.
- Água – 200ml.
- Ácido cítrico – 2 gr.
Processo de cozimento:
1. Comece a cozinhar com morangos. Escolha frutas fortes para geléia. Antes de lavar, separe e remova os que estiverem estragados, se os encontrar.
2. Enxágue as frutas, seque-as com uma toalha ou escorra em uma peneira. Em seguida, remova as caudas com uma faca.
3. Em seguida, prossiga para a calda. Pegue uma panela com fundo grosso. Despeje todo o açúcar em uma panela e adicione 200 ml de água. Adicione 2 gr. Ácido Cítrico.Mexa até que o açúcar absorva completamente a água. Ligue o fogão em fogo médio. Mexa a cada 2-3 minutos.
4. Enquanto a calda ferve, coloque os morangos preparados em potes esterilizados. Os potes podem ser esterilizados no micro-ondas por 7 a 10 minutos, após adicionar um pouco de água em cada um. É melhor ferver as tampas durante 4 minutos. Se os morangos não couberem, você pode cortar as frutas de cima, mas não pressione-as para que caibam.
5. Leve a calda para ferver. Deve ferver por 10 minutos. Em seguida, retire do fogo.
6. Despeje a calda quente em potes de morangos. Despeje em um jato fino. Os potes e morangos devem estar mornos ou em temperatura ambiente. Deixe descansar por 15 a 20 minutos.
7. Em seguida, despeje toda a calda de volta na panela. Antes de tirar a calda do pote, feche a tampa e agite bem. Em seguida, despeje a calda da tampa ligeiramente aberta.
8. Leve a calda ao fogo uma segunda vez. Deixe ferver novamente. Após 10 minutos de fervura moderada, desligue.
9. Despeje uma segunda vez a calda quente sobre os morangos e deixe nos potes por 20 minutos.
10. Em seguida, despeje novamente a calda dos potes de morango na panela. Cozinhe a calda também por 10 minutos em temperatura média. Assim, a calda é fervida 3 vezes. A calda após 3 fervuras deve ter uma consistência espessa e viscosa. Para efeito de comparação, a consistência deve ser semelhante à do mel líquido.
11. Etapa final: despeje a calda preparada sobre os morangos dos potes até a borda. Aperte bem as tampas e vire os frascos de cabeça para baixo. Deixe-os esfriar nesta posição. Após esfriar completamente, a geléia está pronta. Rende 1,5 litros de geléia aromática.
Geléia de morango frita em uma frigideira
Uma das maneiras rápidas e fáceis de fazer geléia é usar uma frigideira em vez da frigideira normal. Mas este método requer pequenos volumes de peças de trabalho.
Tempo de cozimento: 30 min.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções – 5.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Açúcar – 1kg.
- Água – 3 colheres de sopa.
- Ácido cítrico – 2 gr.
Processo de cozimento:
1. Separe os morangos antes de cozinhar. Enxágue e seque levemente as frutas. Em seguida, remova as caudas.
2. Pegue uma frigideira com fundo grosso e laterais altas. Em seguida, coloque 3 colheres de sopa de água na panela.
3. Despeje os morangos na panela. Deixe ferver e comece a fritar por 5 minutos. Os morangos devem liberar suco. Mexa suavemente.
4. Em seguida, adicione o açúcar. É melhor adormecer não de uma vez, mas em três partes. Despeje primeiro um terço e mexa imediatamente, depois deixe ferver um pouco até que o açúcar se dissolva. Em seguida, adicione a segunda parte do açúcar e misture novamente. Por fim, adicione o restante do açúcar e misture bem novamente. Nesta fase adicione também ácido cítrico.
5. Cozinhe as frutas por 10-15 minutos, mexendo sempre. Ao ferver, forma-se uma espuma que precisa ser removida. Se a geléia começar a ferver muito, para evitar que escorra, mova a panela e reduza o fogo.
6. Quando a geléia estiver cozida, você pode colocá-la em potes. Não se esqueça de esterilizar os potes. A iguaria perfumada está pronta! Um ótimo complemento para o café da manhã: panquecas, panquecas ou cheesecakes. Bom apetite!
Como fazer uma deliciosa geléia de morango em panela elétrica?
Uma panela elétrica não só economiza tempo e esforço, mas também preserva ao máximo a aparência dos frutos silvestres. Um mínimo de passos - e uma deliciosa geléia está pronta.
Tempo de cozimento: 2 horas e 10 minutos.
Tempo de cozimento: 60 min.
Porções – 5.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Açúcar – 1kg.
- Limão – 0,5 unid.
Processo de cozimento:
1. Prepare os ingredientes necessários: morangos, açúcar e meio limão. Tudo que você precisa é de suco de limão. Escolha frutas maduras - isso deixará a geléia ainda mais doce.
2. Prepare os morangos. Lave e seque os bagos, corte todas as caudas. As bagas podem ser cortadas se desejar.
3. Comece a transferir os morangos e o açúcar para a tigela multicooker. É conveniente fazer isso em camadas: uma camada de morangos - uma camada de açúcar e assim por diante. Certifique-se de que os morangos não ocupam mais do que ¼ do volume da tigela multicooker. Deixe por uma hora para que os morangos soltem o suco. Para acelerar o processo, você pode adicionar imediatamente 80 gramas. água e mexa, então você não precisa esperar que os morangos soltem o suco.
4. Depois de uma hora, quando os morangos soltarem o suco, comece a misturar delicadamente os frutos silvestres com o açúcar e acrescente o suco de meio limão.
5. Em seguida, ligue o modo na multicooker - “extinção” ou “fervura lenta”. Defina o tempo de cozimento para 1 hora. Remova a válvula. Você pode experimentar a geléia pronta. Bom apetite!
Geléia perfumada de morango e laranja para o inverno
Esta receita é para os amantes de sabores inusitados. Você pode diversificar sua geléia favorita adicionando laranja. A leve nota cítrica combina bem com o aroma de morango. Adicione mais algumas folhas de hortelã para tornar esta guloseima ainda mais interessante.
Tempo de cozimento: 60 min.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções – 4.
Ingredientes:
- Morangos – 500 gr.
- Açúcar – 250 gr.
- Laranja – 1 unid.
- Pectina – 3 colheres de chá.
- Hortelã – 1 ramo
Processo de cozimento:
1. Comece por preparar os morangos. Primeiro você precisa resolver isso para não obter frutas estragadas. Em seguida, enxágue bem. Em seguida, retire os talos e coloque-os em uma vasilha para cozinhar.
2.Em seguida, polvilhe os morangos com açúcar e deixe por 15-20 minutos até que o suco apareça. Em seguida, leve ao fogo e comece a ferver gradativamente os frutos. Não se esqueça de retirar a espuma.
3. Lave e corte a laranja junto com a casca. Você pode cortar em cubos médios ou a seu critério.
4. Adicione a laranja picada aos morangos cozidos. Você também pode jogar um galho de hortelã lá, se desejar. Se você não tiver hortelã fresca, a hortelã seca servirá. Leve novamente a geléia para ferver junto com a laranja. Em seguida, cozinhe por 10 a 12 minutos. Mexa delicadamente e retire a espuma que se formar.
5. Em seguida, adicione pectina em pó. Nesta fase, a hortelã já pode ser retirada da geléia. Misture bem e cozinhe por mais 10 minutos.
6. Enquanto a geléia continua cozinhando, você pode começar a esterilizar os potes. Segure os frascos bem lavados sobre o vapor quente. Ferva as tampas.
7. Despeje a geléia ainda quente nos potes preparados.
8. Feche bem as tampas e vire os frascos de cabeça para baixo. Deixe esfriar nesta posição.
9. Guarde os potes de geléia de morango resfriados em local fresco.
Geléia de morango saudável PP sem açúcar
A geléia pode ser não apenas saborosa, mas também saudável. Receita para quem cuida do corpo ou não consome açúcar. O açúcar pode ser substituído por um adoçante natural e seguro - a estévia.
Tempo de cozimento: 30 min.
Tempo de cozimento: 20 min.
Porções – 2.
Ingredientes:
- Morangos – 300 gr.
- Estévia em pó – 4 colheres de chá.
- Água – 100ml.
Processo de cozimento:
1. Prepare os bagos: lave e seque, separe-os dos caules. O tamanho dos bagos não importa, pois terão de ser cortados. Você pode colocar imediatamente os morangos em uma tigela onde irão cozinhar. É conveniente usar estévia em pó para fazer geléia.Você também pode usar xarope de estévia. A quantidade de estévia pode ser ajustada de acordo com seu gosto. Mas lembre-se que se usar demais, pode ficar amargo.
2. Corte as frutas em pedaços e adicione 4 colheres de chá de estévia em pó. Em seguida, adicione 100 ml. água. As frutas cortadas cozinham mais rápido e ficam de molho em calda feita de estévia e água.
3. Coloque a tigela com os morangos no fogão e leve para ferver. Não se esqueça de recolher a espuma.
4. Cozinhe a geléia por 15-20 minutos, mexendo regularmente.
5. Em seguida, despeje a geléia quente em potes esterilizados. É conveniente esterilizar os potes no micro-ondas, deitando-lhes primeiro um pouco de água. É melhor ferver as tampas. Se for guardar a geléia, encha-a até a borda para que não fique espaço de ar no pote. Vire o pote quente e deixe esfriar com a tampa voltada para baixo. Após o resfriamento, você pode experimentar a geléia. Possui textura macia e delicada e moderadamente doce.