A geléia de cereja sem caroço é um excelente “pedaço de verão” para o inverno, pois a temporada de cerejas maduras é muito curta. O fruto em si tem sabor neutro, por isso a geléia é complementada com limão, baunilha ou canela. A geléia sem caroço é esteticamente mais agradável tanto para servir quanto para comida de bebê, embora exija mais tempo para preparar as cerejas.
Geléia de cerejas sem caroço de cinco minutos
A geléia de cereja com caroço é considerada mais perfumada, mas está disponível sem caroço e é mais conveniente para adicionar ao recheio. A cereja de cinco minutos não tem sabor inferior à sobremesa com fervura prolongada, e este método de cozimento é bastante popular em nossa cozinha. Preparamos geléia de cerejas escuras, pois são mais ricas e doces e não requerem muito açúcar. Cozinhe para engrossar a geléia, usando o método de cozimento 3 vezes por cinco minutos e infusão por cinco horas.
- Cerejas 1 (quilogramas)
- Açúcar granulado 900 (gramas)
-
Como fazer geléia de cereja sem caroço para o inverno? Os bagos são bem lavados em água corrente e as sementes são retiradas com alfinete ou outro dispositivo.
-
As cerejas preparadas são transferidas para um recipiente para fazer geléia, coberto com a quantidade calculada de açúcar e levado ao fogo baixo.
-
Ao mexer com uma colher de pau, a geléia é levada até que o açúcar se dissolva completamente e ferva. A espuma não sai. A geléia é cozida por 5 minutos e depois o fogo é desligado. A geléia é deixada em infusão por 5 horas. O cozimento da geléia é feito três vezes durante cinco minutos com intervalos de cinco horas. Durante o último cozimento, a espuma é removida.
-
Os potes são esterilizados previamente pelo método a seco e as tampas fervidas. A geléia de cereja quente sem caroço é colocada em potes, hermeticamente fechados e, após resfriamento, transferida para local permanente para armazenamento de conservas caseiras. Boa sorte e deliciosos preparativos!
Geléia de cereja branca sem caroço
A geléia de cerejas brancas sem sementes tem não só um sabor agradável, mas também uma bela cor âmbar. O método de cozimento ideal para engrossar a geléia é cozinhar em 2 a 3 porções, esfriar e infundir as frutas em calda. Você pode adicionar ingredientes gelificantes, mas será uma receita diferente. Nas cerejas amarelas é adicionado ácido cítrico, que será um conservante adicional, preservando a cor dos frutos e a transparência da calda.
Tempo de cozimento: 11 horas.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Porções: 1 litro.
Ingredientes:
- Cerejas doces – 1 kg.
- Açúcar – 1kg.
- Ácido cítrico - na ponta de uma faca.
Processo de cozimento:
Passo 1. As cerejas brancas são preparadas para fazer geléia: lavadas, secas um pouco e sem caroço. O fruto é colocado numa tigela para fazer compota, coberto com a quantidade necessária de açúcar e deixado durante 3 horas para que a cereja dê o seu sumo.
Passo 2.Depois, após esse tempo, as cerejas na calda são levadas à fervura, a espuma é retirada da superfície e a geléia é cozida por cinco minutos. O fogo é apagado e a geléia é deixada em infusão por 2 a 3 horas. Cozinhar por 5 minutos com período de infusão é repetido mais 2 vezes.
Passo 3. Durante o terceiro cozimento, o ácido cítrico é colocado na geléia e a espuma é removida. Os frascos são esterilizados por qualquer método a seco e as tampas são fervidas.
Passo 4. A geléia quente de cereja branca sem sementes é colocada em potes preparados, hermeticamente fechados e, após resfriamento, colocados em qualquer local para armazenamento de conservas. Esta geléia pode ser bem armazenada em temperatura ambiente. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia de cereja sem caroço com limão
A cereja é uma baga que quase não contém ácido, por isso a sua compota é muitas vezes enriquecida com limão, o que não só melhora o sabor e o aroma, mas também torna a cor mais saturada. A geléia de cereja é preparada com limão a partir de frutas vermelhas de qualquer cor, claras e escuras. Nesta receita, adicione um pouco de baunilha para dar sabor.
Tempo de cozimento: 5 horas.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Porções: 1,2 litros.
Ingredientes:
- Cerejas doces – 1 kg.
- Limão – 1 unid.
- Açúcar – 800 gr.
- Água – 160ml.
- Açúcar de baunilha – 10 gr.
Processo de cozimento:
Passo 1. As cerejas para geléia são bem lavadas em água corrente. Em seguida, usando qualquer dispositivo, retire as sementes com cuidado para não danificar a polpa.
Passo 2. Em um recipiente para fazer geléia, prepara-se a calda a partir do volume de açúcar e água indicado na receita. As cerejas preparadas são transferidas para a calda quente e deixadas em infusão por 4 horas.
Passo 3. O limão é bem lavado e, junto com as raspas, cortado em pequenos pedaços de formato arbitrário.
Passo 4.Passado o tempo de infusão, as cerejas são colocadas em fogo médio. As rodelas de limão são adicionadas e a geléia é levada para ferver. A espuma é removida da superfície. Cozinhe a geléia em fogo baixo até atingir a consistência desejada. No final do cozimento, acrescente açúcar de baunilha à geléia. Se uma gota de geléia não se espalhar no pires, a geléia está pronta.
Passo 5. A geléia quente é colocada em potes estéreis secos, hermeticamente fechados e, após resfriamento, armazenados em local escuro. Boa sorte e deliciosos preparativos!
Geléia de cereja grossa sem caroço com gelatina
A compota de cerejas de qualquer variedade, principalmente as sem caroço, revela-se sempre bastante líquida e requer um longo tempo de cozedura com infusão dos frutos silvestres em calda. A gelatina engrossará rapidamente a geléia de cereja e você poderá adicionar menos açúcar. A geléia fica bem guardada, só que em local frio.
Tempo de cozimento: 3 horas.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Porções: 1 litro.
Ingredientes:
- Cerejas doces – 1 kg.
- Açúcar – 300 gr.
- Água – 100ml.
- Ácido cítrico – 2 g.
- Gelatina – 30 gr.
- Vanilina - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Os caroços das cerejas bem lavadas são removidos de qualquer forma. Este processo é trabalhoso, mas necessário. As cerejas são imediatamente colocadas num recipiente para fazer compota.
Passo 2. Em seguida, as cerejas são recheadas com a quantidade calculada de açúcar e deixadas por 2 horas. Bagas sem sementes produzem suco rapidamente.
Passo 3. Em seguida, os pratos com cerejas em calda são levados à fervura em fogo médio. Adiciona-se vanilina e a geléia é cozida em fogo baixo por 25 a 30 minutos a partir do início da fervura. A espuma é removida da superfície. A geléia é retirada do fogo e resfriada um pouco.
Passo 4. Encha previamente a gelatina com água fria por 30–40 minutos.Você pode regar com uma decocção das sementes retiradas, ficará mais perfumado.
Passo 5. A gelatina inchada é transferida para a geléia levemente resfriada e bem misturada. Em seguida, a geléia é colocada de volta no fogão e é derramado ácido cítrico. A geléia é levada à fervura e o fogo é imediatamente apagado. A geléia de cereja quente sem caroço com gelatina é colocada em potes estéreis, hermeticamente fechados e, após resfriamento, transferidos para armazenamento em local fresco e escuro. Boa sorte e deliciosos preparativos!
Como fazer geléia de cereja e nozes?
A geléia de cereja com nozes é preparada de forma semelhante à geléia “real” de groselha e pertence à categoria dos doces orientais. A receita é bastante popular hoje em dia. Tomamos variedades leves de cerejas, vai ficar mais bonito. Fazer essa geléia exige paciência e trabalho, mas o resultado é sempre agradável.
Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Porções: 1 litro.
Ingredientes:
- Cerejas doces – 1 kg.
- Açúcar – 1kg.
- Água – 1 colher de sopa.
- Nozes – 200 gr.
- Ácido cítrico – 25 gr.
- Canela – 10 gr.
- Vanilina – 2 gr.
Processo de cozimento:
Passo 1. As cerejas são bem lavadas em água corrente e com um grampo de cabelo ou outro dispositivo, e as sementes são removidas dos frutos. Os pratos com estas cerejas são tapados e colocados no frigorífico para que os bagos não escurecem.
Passo 2. Coloque as sementes das frutas vermelhas em uma panela, adicione um copo de água e leve para ferver. Canela é adicionada à decocção.
Passo 3. Em seguida, o caldo é filtrado em uma peneira para separá-lo das sementes.
Passo 4. O xarope de açúcar com adição de vanilina é preparado no caldo por 10 minutos. A espuma é removida da calda.
Passo 5. As nozes descascadas são levemente picadas.Um pedaço de noz é colocado em cada cereja. As cerejas recheadas com nozes são transferidas para a calda quente, levadas à fervura em fogo baixo e cozidas por 5 minutos. Perto do final do cozimento, adiciona-se ácido cítrico à geléia. A geléia de cerejas e nozes é colocada em potes pré-esterilizados e hermeticamente fechados. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia de cereja sem caroço com laranja
Uma opção saborosa e interessante de geléia de cereja sem caroço seria complementá-la com raspas e suco de laranja. Preparamos a geléia fervendo 3 vezes com intervalos para esfriar e infundindo essa baga na calda para que a geléia fique translúcida e tenha uma bela cor âmbar. A calda é adicionalmente aromatizada com canela.
Tempo de cozimento: 7 horas
Tempo de cozimento: 1 hora.
Porções: 1 litro.
Ingredientes:
- Cerejas doces – 1 kg.
- Açúcar – 1kg.
- Água – 100ml.
- Laranja – 1 unid.
- Canela – 1 pau.
Processo de cozimento:
Passo 1. Em primeiro lugar, prepare as cerejas. Os bagos são bem lavados, escaldados durante 1 minuto em água a ferver e depois arrefecidos rapidamente em água fria. As sementes são retiradas das cerejas. O xarope é preparado com a quantidade de água e açúcar indicada na receita.
Passo 2. Remova com cuidado e em uma camada fina as raspas da laranja lavada. As cerejas preparadas com as raspas são transferidas para a calda fervente e a geléia é cozida por 5 minutos a partir do início da fervura.
Passo 3. Em seguida, a geléia é deixada por 3 horas para infundir as cerejas na calda e cozida novamente por 5 minutos. A espuma é removida da superfície. A geléia é deixada esfriar novamente por 3 horas.
Passo 4. Os potes para este preparo são lavados com bicarbonato de sódio e esterilizados a seco (no forno). As tampas são fervidas por vários minutos.
Etapa 5.Após o segundo período de resfriamento, a geléia é cozida uma terceira vez por mais 5 minutos. Usando uma escumadeira, transfira as frutas para potes esterilizados, enchendo-os apenas até a metade.
Passo 6. O suco de laranja espremido é colocado na calda e um pau de canela é adicionado. A calda é cozida em fogo baixo por mais 10 minutos. Para verificar se está pronto, coloque uma gota de calda no pires, e não deve espalhar. Xarope quente é colocado nas cerejas e os potes são imediatamente lacrados. Em seguida, são colocados sobre as tampas, resfriados sob um cobertor e transferidos para local escuro para armazenamento. Boa sorte e deliciosos preparativos!