A geléia de damasco em rodelas é um preparo muito saboroso e aromático. Para preservar as frutas e vegetais do verão até o inverno, nossos ancestrais criaram as conservas. Zakatka era feito doce e salgado, a partir de cogumelos, vegetais e frutas. Algo que ainda hoje aquece o coração e a alma no frio é a ensolarada geléia de damasco. Apenas dois ingredientes e algumas horas - e esta sobremesa irá deliciá-lo durante todo o ano.
- Geléia de damasco âmbar em rodelas para o inverno
- Como preparar geléia de damasco em rodelas sem sementes?
- Deliciosa geléia de damasco em rodelas com miolo para o inverno
- Uma receita simples e deliciosa de geléia de damasco com rodelas de laranja
- Geléia grossa de damasco em rodelas com gelatina para o inverno
- Como fazer rodelas de geléia de damasco em calda?
Geléia de damasco âmbar em rodelas para o inverno
A geléia de damasco é boa em tudo, mas o que a distingue fundamentalmente das outras é a sua cor única. A sobremesa feita com esta fruta revela-se de uma cor âmbar brilhante e os pedaços de damasco que aparecem parecem raios de sol. Você terá que mexer no preparo dos doces, mas o resultado vale a pena.
- Damasco 1 (quilogramas)
- Açúcar granulado 200 (gramas)
- Água 200 (mililitros)
-
Como fazer geléia grossa de damasco em rodelas para o inverno? Prepare a fruta. Lave bem os damascos para que não entre sujeira ou poeira na geléia. Corte a fruta ao meio ou em quartos e retire as sementes. Os grãos não são necessários nesta receita.
-
Prepare xarope de açúcar.Despeje o açúcar em uma tigela funda ou em uma panela grande. Despeje um copo de água fria e leve ao fogo. Mexendo de vez em quando, aqueça a calda até que o açúcar esteja completamente dissolvido e leve para ferver. Após 1-2 minutos, desligue o fogo.
-
Coloque os damascos preparados em outra panela limpa. Despeje a calda de açúcar quente sobre as frutas até que fiquem uniformemente cobertas. Deixe a fruta descansar até que o líquido esfrie completamente. Durante esse tempo, os damascos vão liberar suco e absorver um pouco da doçura.
-
Depois que a calda esfriar, despeje-a com cuidado no recipiente onde foi preparada e ferva novamente. Em fogo médio, leve o líquido para ferver e cozinhe por no máximo 2 minutos. Retire a tigela do fogo e despeje novamente a calda sobre os damascos.
-
Coloque a panela com frutas em fogo baixo. Mexendo com muito cuidado e lentamente, leve o conteúdo para ferver e leve ao fogo por cerca de 5 minutos. Retire a geléia do fogo e deixe esfriar por algumas horas. Depois disso, retorne a panela ao fogão e repita todos os passos mais 3 vezes.
-
Despeje a geléia quente em pequenos potes esterilizados e feche com as tampas preparadas. Guarde a compota em local fresco e desfrute do seu sabor durante todo o ano.
Bom apetite!
Como preparar geléia de damasco em rodelas sem sementes?
Esta receita deve estar no tesouro de todas aquelas donas de casa que adoram cozinhar e se deliciar com compotas. A sobremesa de damasco tem uma linda cor ensolarada. Não há vergonha de colocar uma guloseima dessas na mesa de festas, pois encanta pela aparência e pelo sabor incrível.
Tempo de cozimento – 12 horas
Tempo de cozimento – 1 hora
Porções – 3
Ingredientes:
- Damascos – 1,5 kg.
- Açúcar – 1kg.
Processo de cozimento:
1. Para a geléia, pegue damascos maduros, mas firmes. Frutas moles e muito maduras perderão a forma na geléia e não ficarão tão atraentes. Lave as frutas em água corrente. Corte os damascos ao meio ou em quartos e descarte os caroços. Eles não são necessários nesta receita.
2. Coloque os damascos picados em uma panela funda. Despeje açúcar lá também. Mexa as frutas e tampe a panela. Deixe em infusão por pelo menos algumas horas, de preferência durante a noite. Durante esse tempo, os damascos vão liberar muito suco e o açúcar vai derreter. Portanto, não é necessário adicionar água.
3. Leve ao fogo a panela com frutas e calda e leve ao fogo médio até ferver. Retire cuidadosamente a espuma com uma colher de pau e cozinhe por mais 5 minutos.
4. Prepare recipientes para preservação. Pré-aqueça o forno a 100 graus e coloque potes de meio litro por 15 minutos para esterilizá-los. Ferva a água em uma panela pequena e coloque as tampas nela por 2-3 minutos. Também podem ser esterilizados junto com potes no forno.
5. Despeje a geléia quente em potes esterilizados e deixe esfriar um pouco. Em seguida, feche bem as tampas e deixe esfriar completamente. Guarde a geléia pronta em local fresco e desfrute da geléia ensolarada o ano todo.
Bom apetite!
Deliciosa geléia de damasco em rodelas com miolo para o inverno
A geléia de damasco é um complemento delicioso para panquecas ou pãezinhos. Também pode ser consumido separadamente com chá. Cozido com pedaços de damasco, fica grosso e dourado. E se você adicionar grãos, uma leve nota de noz e uma agradável acidez aparecerão. Não deixe de experimentar esta receita!
Tempo de cozimento – 1 hora
Tempo de cozimento – 2 horas
Porções – 5-6
Ingredientes:
- Damascos – 2kg.
- Açúcar granulado – 2 kg.
- Ácido cítrico – ½ colher de chá.
Processo de cozimento:
1. Lave os damascos, prestando atenção em cada fruta, principalmente se forem compradas. É importante que as frutas estejam limpas, pois vão para a geléia junto com as cascas. Corte os damascos em dois ou quatro pedaços. Retire as sementes e seque-as. Como a geléia requer grãos internos e inteiros, a camada externa deve ser removida. Isso é mais fácil de fazer com sementes secas do que com sementes úmidas. Usando um martelo, espremedor de alho ou triturador de nozes, quebre cuidadosamente o caroço e remova os grãos. Você não vai precisar de todos, apenas um punhado é suficiente.
2. Coloque as frutas picadas em uma tigela ou panela grande onde será cozida a geléia, com o lado cortado para cima em uma camada e polvilhe com açúcar. Coloque outra camada de damascos por cima e cubra também com açúcar. Faça isso com todas as frutas. Este método irá acelerar o processo de liberação do suco e adoçar a fruta e, portanto, reduzir o tempo de cozimento. Deixe em infusão por várias horas.
3. Após este tempo, coloque a panela com frutas no fogão. Adicione um punhado de grãos preparados aos damascos e cozinhe a geléia em fogo alto. Deixe ferver e cozinhe por exatamente mais 5 minutos. Retire a espuma que se formar com uma colher de pau. Desligue o fogo e deixe a doçura por 15 minutos.
4. Ligue novamente o fogo e ferva a geléia por 3 minutos, depois deixe esfriar um pouco novamente por 15 minutos. Na terceira fervura, adicione meia colher de chá de ácido cítrico. Isso dará à geléia uma cor bonita e ajudará a mantê-la fresca por mais tempo.
5. Lave e esterilize bem os potes de meio litro.Coloque a geléia quente com as rodelas de damasco e os grãos em vasilhas ainda quentes. Cubra-os com tampas estéreis. Coloque os potes em local escuro, de cabeça para baixo, e espere até que esfriem completamente. A geléia está pronta! Você pode saboreá-lo na hora ou guardá-lo na adega ou na geladeira até o inverno.
Bom apetite!
Uma receita simples e deliciosa de geléia de damasco com rodelas de laranja
A geléia de damasco com laranja é uma mistura suculenta e brilhante das frutas mais verão. Ambos vêm de países quentes, onde você poderá desfrutar de seus sabores e benefícios por muito mais tempo. E para conservar a fruta por mais tempo, podemos transformá-la em geléia. Irá deliciar-se durante todo o ano com a sua doçura e vitaminas.
Tempo de cozimento – 2 horas
Tempo de cozimento – 3 horas e 20 minutos
Porções – 3
Ingredientes:
- Damasco – 1kg.
- Açúcar – 800 gr.
- Laranja – 1 unid.
- Limão – ½ un.
Processo de cozimento:
1. Lave bem os damascos para retirar toda a sujeira e poeira. Corte os frutos ao meio e retire as sementes, pois não são necessárias. Corte cada metade em mais 2-3 pedaços. Coloque as frutas picadas em uma panela e acrescente o açúcar, distribuindo por igual. Deixe de molho por uma hora.
2. Nessa hora, cuide dos cítricos. Lave bem a laranja em água morna com uma esponja para retirar a cera que é usada nas frutas de terras distantes. Seque as frutas com papel toalha. Usando um ralador fino, retire as raspas. Retire a camada branca da laranja e divida em rodelas. Pique-os grosseiramente em pedaços menores. Depois de uma hora, adicione as raspas e os cítricos aos damascos.
3. Despeje o suco de meio limão na fruta, isso ajudará a prolongar o frescor da geléia. Leve a panela ao fogo e ferva o conteúdo em fogo alto.Reduza o fogo e cozinhe a mistura por mais 50 minutos em fogo baixo. Agite a panela de vez em quando para misturar levemente a geléia.
4. Enquanto a fruta cozinha, esterilize os potes. Isso pode ser feito colocando-os em uma panela com água fervente por 3-4 minutos. Coloque as tampas em água fervente por 1-2 minutos.
5. No final do cozimento, mexa a geléia para que não queime. Enquanto a geléia ainda estiver quente, coloque-a em potes de meio litro preparados e feche as tampas. A geléia está pronta para comer. Sirva imediatamente sobre panquecas ou pão branco, ou guarde por até um ano.
Bom apetite!
Geléia grossa de damasco em rodelas com gelatina para o inverno
A geléia de rodelas de damasco com gelatina é uma das versões mais fáceis de preparar deste prato. A gelatina ajuda a reduzir o tempo de cozimento da calda e o resultado supera todas as expectativas. Os damascos têm gosto de frescos e as crianças vão gostar da geleia. Experimente esta receita e ela se tornará a sua favorita.
Tempo de cozimento – 5 horas
Tempo de cozimento – 40 minutos
Porções – 3
Ingredientes:
- Damascos – 1kg.
- Açúcar – 500-700 gr.
- Gelatina – 25 gr.
Processo de cozimento:
1. Coloque o açúcar e a gelatina em uma tigela. Misture os ingredientes secos. A quantidade de açúcar varia dependendo de quão doce você gosta da geléia. Quinhentos gramas são suficientes para torná-lo saboroso.
2. Lave bem os damascos em água corrente para retirar todo o pó e sujeira. Seque a fruta e corte em rodelas. Descarte os ossos. Coloque as frutas em uma panela grande e cubra com uma mistura de açúcar e gelatina. Deixe os damascos em infusão por 5 horas para que a fruta libere seu suco e fique saturada de doçura.
3. Após este tempo, coloque a panela com a futura geléia no fogão.Mexendo delicadamente, aqueça o conteúdo e deixe ferver. Como a gelatina perde suas propriedades ao ferver, a mistura não pode ser fervida, apenas aquecida demais.
4. Durante o cozimento, forma-se espuma abundante. Remova cuidadosamente com uma espátula de madeira. Prepare pratos para costurar. Esterilize os potes colocando-os, com o pescoço para baixo, em água fervente por alguns minutos. Faça o mesmo com as tampas.
5. Coloque a sobremesa quente em potes e enrole. Coloque-os com as tampas voltadas para baixo e embrulhe-os em uma toalha ou pano grosso para melhor conservá-los, pois a geléia não cozinha por muito tempo. Espere até que esfrie completamente. Guarde o doce pronto em local fresco e escuro por no máximo um ano.
Bom apetite!
Como fazer rodelas de geléia de damasco em calda?
Para preservar por muito tempo a doçura das frutas e desfrutar de seus sabores e benefícios mesmo no inverno frio, conserve-as em calda de açúcar. A geléia de damasco acaba sendo doce ao estilo sulista, os frutos têm uma bela cor dourada e a calda é transparente. Por favor, seus entes queridos com uma sobremesa incomum.
Tempo de cozimento – 40-45 minutos
Tempo de cozimento – 1 hora e 10 minutos
Porções – 5-6
Ingredientes:
- Damascos – 2kg.
- Açúcar granulado – 2 kg.
- Água – 2 colheres de sopa.
- Ácido cítrico – 1 colher de chá.
Processo de cozimento:
1. Lave bem os damascos, mergulhando-os em uma tigela com água fria por 5 a 10 minutos. Deixe a fruta secar ou seque com um pano de prato. Corte a fruta em rodelas e descarte as sementes.
2. Despeje o açúcar em uma panela e encha com dois copos de água fria. Mexa e coloque os pratos no fogão. Cozinhe a calda, mexendo sempre, em fogo médio. Adicione uma colher de chá rasa de ácido cítrico; isso ajudará a tornar a geléia mais homogênea e evitará que fique açucarada.Cozinhe a calda até que o açúcar se dissolva completamente e comece a ferver. Para que fique transparente, deve ser mexido constantemente.
3. Quando a calda ferver por 2-3 minutos, transfira cuidadosamente as frutas preparadas para ela. Com cuidado para não se queimar, sacuda a panela para distribuir o líquido de maneira uniforme pela superfície da fruta. Nesta fase, não é mais possível mexer a calda ou mergulhar a fruta nela com uma colher.
4. Aumente o fogo e cozinhe a geléia de damasco por 15 minutos. Durante esse tempo, agite a panela em movimentos circulares a cada dois minutos. Isso é necessário para garantir que a fruta fique constantemente em calda. Se você mexer a geléia com uma colher, os damascos perderão a forma e a calda não ficará tão bonita e transparente.
5. Depois de um quarto de hora, desligue o fogo e retire as rodelas de damasco da frigideira. Faça isso para que fique com eles o mínimo possível de xarope de açúcar. Retorne o líquido restante ao fogão e cozinhe em fogo alto por 10 minutos. Verifique se está pronto com um pires. Coloque um pouco de calda nele e desenhe uma linha no meio com uma colher. Se a calda permanecer no lugar, está pronta; se espalhar, ferva por mais 5 minutos.
6. Coloque os damascos igualmente em potes esterilizados de meio litro. Despeje a calda quente sobre as frutas. Encha todos os potes até o topo, deixando o mínimo de ar possível. Desta forma você evitará a formação de mofo. Feche os potes com tampas fervidas. Vire-os e mantenha-os assim até esfriarem completamente. Sirva a geléia pronta imediatamente ou guarde em local fresco e escuro por no máximo um ano.
Bom apetite!