Pilaf uzbeque

Pilaf uzbeque

O pilaf uzbeque é a versão mais deliciosa do pilaf, reconhecida por muitos. Para prepará-lo é importante seguir a receita escolhida, levando em consideração as sutilezas e características do cozimento. O verdadeiro pilaf uzbeque é preparado com sete ingredientes: carne, cebola, cenoura, gordura, sal, água e arroz. Os restantes ingredientes: alho, bérberis e um conjunto de especiarias são considerados adicionais. O sabor do pilaf é influenciado tanto pelo método de cozimento quanto pelos utensílios especiais.

Pilaf uzbeque real em um caldeirão no fogão

O tipo mais popular de pilaf uzbeque é cozinhá-lo em um caldeirão. Neste prato, todos os ingredientes são aquecidos e saturados mutuamente de aromas e sabores de maneira uniforme, e sua textura é correta. Para pilaf, escolha cordeiro ou carne bovina e arroz de grão longo. Carne, arroz e cenoura são consumidos em quantidades iguais.

Pilaf uzbeque

Ingredientes
+10 (porções)
  • Arroz de grão longo 1 (quilogramas)
  • Carneiro 1 (quilogramas)
  • Cenoura 1 (quilogramas)
  • Cebola bulbo 4 (coisas)
  • Alho 2 cabeças
  • Óleo vegetal 300 (mililitros)
  • Bérberis 1 (colheres de sopa)
  • Jeera para pilaf 1 (colheres de sopa)
  • Coentro 1 (colheres de chá)
  • Pimenta  gosto
  • Sal  gosto
Passos
120 minutos.
  1. O pilaf uzbeque é muito fácil de preparar. Em uma tigela separada, enxágue o arroz várias vezes com água fria até que a última água saia limpa.
    O pilaf uzbeque é muito fácil de preparar. Em uma tigela separada, enxágue o arroz várias vezes com água fria até que a última água saia limpa.
  2. Enxágue e seque o cordeiro desossado com um guardanapo. Em seguida, corte a carne em cubinhos. Descasque a cebola e pique três cebolas em rodelas finas. Pique as cenouras em tiras. Descasque as cabeças de alho da casca externa.
    Enxágue e seque o cordeiro desossado com um guardanapo. Em seguida, corte a carne em cubinhos. Descasque a cebola e pique três cebolas em rodelas finas. Pique as cenouras em tiras. Descasque as cabeças de alho da casca externa.
  3. Despeje o óleo vegetal em um caldeirão e aqueça até aparecer uma leve fumaça.Frite a cebola inteira descascada no azeite até dourar e retire.
    Despeje o óleo vegetal em um caldeirão e aqueça até aparecer uma leve fumaça. Frite a cebola inteira descascada no azeite até dourar e retire.
  4. Agora prepare o zirvak para o pilaf uzbeque. Coloque a cebola picada no óleo aquecido e frite mexendo por 5-7 minutos até que fique dourada escura, mas não queime.
    Agora prepare o zirvak para o pilaf uzbeque. Coloque a cebola picada no óleo aquecido e frite mexendo por 5-7 minutos até que fique dourada escura, mas não queime.
  5. Em seguida, adicione os pedaços de cordeiro às cebolas fritas e frite por 10-15 minutos até que os pedaços fiquem dourados por todos os lados. Frite tudo em fogo alto.
    Em seguida, adicione os pedaços de cordeiro às cebolas fritas e frite por 10-15 minutos até que os pedaços fiquem dourados por todos os lados. Frite tudo em fogo alto.
  6. Em seguida, coloque as cenouras picadas no caldeirão e frite por 3 minutos sem mexer. Após três minutos, misture todos os ingredientes com uma espátula e cozinhe o zirvak por mais 10 minutos. Moa o coentro e o cominho nas palmas das mãos ou no pilão e despeje essa mistura em um caldeirão. Adicione bérberis secos e sal a seu gosto.
    Em seguida, coloque as cenouras picadas no caldeirão e frite por 3 minutos sem mexer. Após três minutos, misture todos os ingredientes com uma espátula e cozinhe o zirvak por mais 10 minutos. Moa o coentro e o cominho nas palmas das mãos ou no pilão e despeje essa mistura em um caldeirão. Adicione bérberis secos e sal a seu gosto.
  7. Frite a carne com legumes e temperos até as cenouras ficarem macias. Em seguida, despeje água fervente no caldeirão 2 cm acima do nível da carne e cozinhe o zirvak em fogo baixo por 1 hora. Você pode adicionar pimenta ao zirvak de acordo com seu gosto.
    Frite a carne com legumes e temperos até as cenouras ficarem macias. Em seguida, despeje água fervente no caldeirão 2 cm acima do nível da carne e cozinhe o zirvak em fogo baixo por 1 hora. Você pode adicionar pimenta ao zirvak de acordo com seu gosto.
  8. Depois de uma hora, coloque o arroz lavado em uma camada uniforme sobre o zirvak. Em seguida, aumente o fogo ao máximo e despeje água fervente através de uma escumadeira ou na lateral do caldeirão. O nível da água deve estar 3 cm acima da camada de arroz.
    Depois de uma hora, coloque o arroz lavado em uma camada uniforme sobre o zirvak. Em seguida, aumente o fogo ao máximo e despeje água fervente através de uma escumadeira ou na lateral do caldeirão.O nível da água deve estar 3 cm acima da camada de arroz.
  9. Quando o arroz tiver absorvido todo o líquido, coloque duas cabeças de alho nele (só até a metade), reduza o fogo ao mínimo e cozinhe o pilaf com tampa fechada.
    Quando o arroz tiver absorvido todo o líquido, coloque duas cabeças de alho nele (só até a metade), reduza o fogo ao mínimo e cozinhe o pilaf com tampa fechada.
  10. Após 10 minutos, bata na parede do caldeirão com uma escumadeira e, se o som for abafado, faça furos no pilaf com um palito no fundo do caldeirão para retirar o vapor através deles.
    Após 10 minutos, bata na parede do caldeirão com uma escumadeira e, se o som for abafado, faça furos no pilaf com um palito no fundo do caldeirão para retirar o vapor através deles.
  11. Em seguida, coloque um prato raso sobre o arroz e feche o caldeirão com uma tampa. Cozinhe o pilaf por mais 20–30 minutos em fogo baixo. Em seguida, retire as cabeças do alho, mexa o pilaf e tire uma amostra. O pilaf uzbeque em um caldeirão está pronto. Você pode servir à mesa.
    Em seguida, coloque um prato raso sobre o arroz e feche o caldeirão com uma tampa. Cozinhe o pilaf por mais 20–30 minutos em fogo baixo. Em seguida, retire as cabeças do alho, mexa o pilaf e tire uma amostra. O pilaf uzbeque em um caldeirão está pronto. Você pode servir à mesa.

Boa sorte e pratos deliciosos!

Pilaf uzbeque adequado em um caldeirão no fogo

Segundo os uzbeques, o pilaf mais correto e autêntico só pode ser cozido no fogo e no caldeirão. Para o pilaf, é importante manter a temperatura constante, por isso a lenha é cortada em pedaços pequenos para manter o fogo uniforme. As paredes do caldeirão devem ter pelo menos 6 mm de espessura. O pilaf de cordeiro é preparado com adição de gordura da cauda. Toma-se arroz de grão longo: “Devzir” ou “Basmati”.

Tempo de cozimento: 2 horas.

Tempo de cozimento: 1h30min.

Porções: 10.

Ingredientes:

  • Arroz basmati – 1kg.
  • Cordeiro jovem sem osso – 1,5 kg.
  • Cauda de cordeiro – 200 gr.
  • Cenouras – 1kg.
  • Cebolas – 7 unid.
  • Alho – 1,5 cabeças.
  • Bérberis seca – 1 colher de chá.
  • Zira – 1 colher de chá.
  • Sal – 2 colheres de sopa. eu.

Processo de cozimento:

1. Corte o rabo de cordeiro em pedaços médios.

2. Descasque as cenouras, enxágue e pique-as com uma faca em pedaços grandes e de qualquer formato.

3. Lave o borrego, seque com um guardanapo, retire os tendões e corte a carne em pequenos pedaços longitudinais.

4. Descasque as cebolas e pique-as em meias argolas grandes.

5.Aqueça um caldeirão em fogo alto, coloque nele o rabo gordo picado e frite até dourar. Em seguida, retire os pedaços do caldeirão.

6. Coloque a cebola picada na gordura quente e frite, mexendo de vez em quando, até dourar.

7. Coloque os pedaços de cordeiro na cebola frita e cozinhe em fogo alto até ficarem meio cozidos.

8. Enquanto o cordeiro cozinha, enxágue o arroz várias vezes com água fria e deixe-o na água já limpa por 7 minutos.

9. Adicione as cenouras picadas ao cordeiro frito e frite junto com a carne por mais 20 minutos.

10. Em seguida, coloque o arroz preparado em uma camada uniforme por cima da carne e da cenoura, escorrendo a água.

11. Em seguida, despeje água limpa no caldeirão através de uma escumadeira ou ao longo da parede para cobrir completamente o arroz.

12. Despeje sal e cominho esmagados nas palmas das mãos em um caldeirão.

13. Feche o caldeirão com uma tampa e cozinhe o pilaf em fogo alto até engrossar.

14. Em seguida, coloque uma cabeça de alho no meio do arroz e cole os dentes descascados nas bordas. Polvilhe o pilaf com bérberis secas. Reduza o fogo e cozinhe o pilaf por mais 15 minutos com a tampa fechada. Em seguida, retire o alho, mexa o pilaf com uma colher, pegue uma amostra e coloque nos pratos.

Bom apetite!

Como preparar o pilaf de porco?

Um prato digno e excelente seria o pilaf de porco, preparado de acordo com a receita tradicional do pilaf uzbeque. A carne de porco cozinha mais rápido e tem um gosto melhor do que o cordeiro para nós. Pegamos carne com pequenas camadas de gordura, tempero especial para pilaf, arroz de grão longo e cozinhamos em um caldeirão no fogão.

Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.

Tempo de cozimento: 20 minutos.

Porções: 6.

Ingredientes:

  • Arroz de grão longo – 2 colheres de sopa.
  • Carne de porco – 0,5 kg.
  • Cenouras – 1 unid.
  • Cebola – 1 unid.
  • Alho – 1 cabeça.
  • Tempero para pilaf – 1 colher de sopa. eu.
  • Óleo vegetal – 2 colheres de sopa. eu.
  • Sal - a gosto.

Processo de cozimento:

1. Lave a carne em água corrente, seque com um guardanapo e corte em pedaços médios. Aqueça bem o óleo vegetal em um caldeirão e coloque nele os pedaços de carne.

2. Em fogo alto, frite a carne por todos os lados até dourar, para que a crosta não deixe o suco escapar e a carne fique suculenta e macia.

3. Enquanto a carne de porco assa, descasque e lave as cebolas e as cenouras. Seque-os também com um guardanapo e pique as cenouras em tiras finas e as cebolas em rodelas. Em seguida, adicione os legumes picados à carne frita, mexa e frite os legumes por 5 minutos.

4. Em seguida, despeje água quente sobre os ingredientes fritos até cobri-los completamente, acrescente o tempero para pilaf e sal a seu gosto. Coloque a cabeça do alho, descascada da casca externa, no caldeirão. Este será o nosso zirvak para pilaf. Feche o caldeirão com uma tampa e cozinhe o zirvak em fogo baixo por 40 minutos até a carne ficar macia.

 

5. Lave o arroz para pilaf várias vezes com água fria e coloque-o em uma camada uniforme sobre o zirvak preparado.

6. Em um jato fino ao longo da parede do caldeirão ou através de uma peneira, despeje água quente no pilaf 1,5 cm (um dedo) acima do nível do arroz. Leve o pilaf para ferver em fogo alto.

7. Em seguida, feche o caldeirão com uma tampa e cozinhe o pilaf em fogo baixo por mais 20–30 minutos. Durante esse tempo, o arroz absorverá toda a água e ficará quebradiço.

 

8. O pilaf uzbeque com carne de porco está pronto. Deixe descansar por 15–20 minutos, coberto, mexa, pegue uma amostra e sirva.

Bom apetite!

Pilaf de carne uzbeque - receita clássica

O pilaf tem um lugar forte na mesa de muitas famílias, mas nem todo mundo gosta e pode comer cordeiro como ingrediente principal do clássico pilaf uzbeque. Esta receita pede que você prepare este prato com carne bovina, que é magra e fica macia quando cozida por muito tempo. É aconselhável cozinhar esse pilaf apenas em um caldeirão. Entre as especiarias, destacam-se o cominho e a bérberis, que criam o aroma único do pilaf uzbeque.

Tempo de cozimento: 2 horas e 20 minutos.

Tempo de cozimento: 20 minutos.

Porções: 10.

Ingredientes:

  • Arroz basmati – 1kg.
  • Carne – 1,5 kg.
  • Cenouras – 500 gr.
  • Cebola – 500 gr.
  • Óleo vegetal – 250 ml.
  • Bérberis – ½ colher de chá.
  • Zira – 1 colher de chá.
  • Alho – 1 cabeça.
  • Pimenta – 1 unid.
  • Pimenta preta moída - a gosto.
  • Coentro - a gosto.
  • Sal - a gosto.

Processo de cozimento:

1. Enxágue o arroz Basmati (é considerado a melhor variedade para pilaf), cubra com água fria, deixe um pouco e trabalhe na carne.

2. Lave um pedaço de carne, de preferência pescoço ou peito, seque com um guardanapo e corte em pedaços pequenos. Coloque um caldeirão em fogo alto, despeje óleo vegetal nele e deixe ferver. Você pode detectar o aquecimento do óleo olhando para um pedaço de cebola - o óleo fervendo ao redor dele está pronto para fritar.

3. Coloque a carne picada em porções, não de uma só vez, no óleo fervente.

4. Em fogo alto, frite os pedaços de carne até dourar.

5. Enquanto a carne assa, descasque e lave os legumes. Pique a cebola em quartos de rodelas.

6. Pique as cenouras em tiras finas, mas não muito finas, pois devem ser conservadas em pedaços no pilaf.

7. Adicione a cebola à carne frita e frite até dourar.

8.Em seguida, coloque os palitos de cenoura no caldeirão, adicione sal a seu gosto e adicione todos os temperos indicados na receita (cominho, bérberis, coentro e pimenta preta).

9. Em seguida, coloque a cabeça do alho, descascada da casca externa, e uma vagem de pimenta no caldeirão. Em seguida, despeje água quente no caldeirão para cobrir completamente a carne e os vegetais. Depois que a água ferver, abaixe o fogo, tampe o caldeirão e cozinhe o zirvak (carne frita e vegetais) por uma hora.

10. Durante esse tempo, o arroz embebido irá absorver um pouco do líquido e inchar. Drene o líquido restante.

11. Após uma hora de cozimento, a carne ficará macia. Retire o alho e a pimenta do caldeirão. Coloque o arroz preparado numa camada uniforme sobre o zirvak e polvilhe com um pouco de sal. Em seguida, com cuidado e em um jato fino ao longo da parede do caldeirão, despeje água quente 1 dedo acima do nível do arroz. Leve o pilaf para ferver em fogo alto.

12. Coloque o fogo no mínimo, não cubra o caldeirão com tampa. Cozinhe o pilaf até que o arroz tenha absorvido quase toda a água. Um pouco de líquido deve permanecer no fundo do caldeirão. Em seguida, cubra o pilaf com uma tampa e cozinhe por 20 minutos.

13. Após este tempo, mexa o pilaf com uma espátula, retire uma amostra e deixe fermentar por 20 minutos com tampa fechada.

14. O pilaf uzbeque com carne está pronto. Você pode colocá-lo em um prato bonito e servir à mesa.

Bom apetite!

Pilaf de cordeiro uzbeque autêntico

A chave para o delicioso pilaf nas tradições uzbeques são, sem dúvida, especiarias (cominho, bérberis), quantidades iguais de carne, arroz e cenoura, bem como cozinhar o pilaf em um caldeirão. Preparamos pilaf com cordeiro e levamos arroz de grão longo. Cortamos os legumes grosseiramente para que o sabor não se perca no prato acabado.O cordeiro pode ser usado fresco ou congelado.

Tempo de cozimento: 2 horas e 20 minutos.

Tempo de cozimentoeu: 20 minutos.

Porções: 6.

Ingredientes:

  • Arroz de grão longo – 2 colheres de sopa.
  • Cordeiro desossado – 0,5 kg.
  • Cenouras – 4 unid.
  • Cebola grande – 2 unid.
  • Água – 4 colheres de sopa.
  • Óleo vegetal – ½ colher de sopa.
  • Zira – 1 colher de sopa. eu.
  • Alho – 1 cabeça.
  • Bérberis - 1 colher de sopa. eu.
  • Páprica – 1 colher de sopa. eu.
  • Sal - a gosto.

Processo de cozimento:

1. Lave um pedaço de cordeiro fresco ou pré-descongelado com água fria, seque com um guardanapo e corte em pedaços médios.

2. Descasque as cebolas e pique-as em meias argolas.

3. Descasque as cenouras, enxágue e pique em cubos médios. Para o pilaf, as cenouras não são raladas.

4. Aqueça o óleo vegetal em um caldeirão e verifique se está pronto para fritar colocando um pedaço de cebola ou carne no óleo. O óleo quente deve chiar ao redor da peça. Coloque os pedaços de cordeiro no caldeirão e frite-os em fogo máximo até ficarem brancos por todos os lados. Em seguida, adicione a cebola picada à carne.

5. Quando a cebola dourar, coloque as rodelas de cenoura no caldeirão e frite até ficarem macias.

6. Em seguida, adicione a cabeça do alho, descascada da casca externa, aos ingredientes fritos e despeje três copos de água quente. Depois de ferver, cozinhe o zirvak em fogo baixo com tampa fechada por 40 minutos.

7. Lave o arroz para pilaf pelo menos 6 vezes. Despeje no zirvak os temperos indicados na receita: bérberis e cominho, páprica. Adicione um pouco mais de sal do que quiser, pois o arroz vai tirar. Misture o zirvak com temperos e sal e coloque o arroz preparado por cima em uma camada uniforme.Em seguida, despeje cuidadosamente a água no caldeirão em um jato fino ao longo da parede, de modo que cubra o arroz 1 dedo acima de sua camada. Leve o pilaf para ferver em fogo máximo e cozinhe sem tampar o caldeirão até que o arroz tenha absorvido quase toda a água. Em seguida, feche a tampa e cozinhe o pilaf em fogo baixo por 25 minutos, o que deixará o arroz quebradiço.

8. Misture o pilaf pronto com o cordeiro, pegue uma amostra e sirva.

Bom apetite!

Pilaf de frango caseiro

Uma boa opção para um jantar em família seria o pilaf uzbeque com frango, porque essa carne é acessível e apreciada por muitos, e o frango cozinha mais rápido que a carne. Para o pilaf, escolha a coxa do frango para que os pedaços mantenham o formato no prato acabado. A proporção dos produtos principais e a ordem de colocação permanecem as mesmas do pilaf tradicional. À base de carne e vegetais bem fritos, o zirvak é cozido e depois é adicionado arroz de grão longo.

Tempo de cozimento: 2 horas.

Tempo de cozimento: 20 minutos.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Arroz de grão longo – 400 gr.
  • Filé de coxa de frango – 500 gr.
  • Cenouras – 3 unid.
  • Cebola – 3 unid.
  • Água – 4 colheres de sopa.
  • Óleo vegetal – ½ colher de sopa.
  • Alho – 1 cabeça.
  • Páprica – 1 colher de sopa. eu.
  • Coentro moído – 1 colher de chá.
  • Pimenta - a gosto.
  • Pimenta vermelha moída – 1 colher de sopa. eu.
  • Pimenta preta moída - a gosto
  • Sal - a gosto.

Processo de cozimento:

1. Retire os ossos da coxa do frango ou retire o filé pronto. Enxágue a carne, seque com guardanapo e corte em pedaços médios.

2. Descasque as cebolas e pique-as em cubinhos.

3. Descasque as cenouras, enxágue e corte em rodelas, mas não rale.

4. O zirvak para pilaf pode ser cozido em uma frigideira, pois não há necessidade de cozinhá-lo.Aqueça bem o óleo vegetal e frite os pedaços de coxa em fogo alto até dourar.

5. Em seguida, adicione os legumes picados à carne frita, acrescente os temperos indicados na receita (pimenta, colorau e coentro), sal a seu gosto, mexa e frite até os legumes também ficarem dourados.

6. Em seguida, transfira o zirvak para o caldeirão. Coloque o arroz de grão longo bem lavado por cima em uma camada uniforme. Coloque o caldeirão em fogo alto.

7. Coloque uma cabeça de alho, descascada da casca externa, no arroz e adicione uma vagem de pimenta. Em seguida, despeje água fria em um jato fino ao longo da parede do caldeirão. Não há mais necessidade de mexer o pilaf. Cozinhe com a tampa fechada em fogo médio por 30–40 minutos. Em seguida, desligue o fogo. Enrole o caldeirão em uma toalha felpuda e deixe descansar por meia hora, o que deixará o arroz bem quebradiço. Em seguida, misture o pilaf, pegue uma amostra e sirva.

Bom apetite!

Receita passo a passo para fazer pilaf com grão de bico

Uma variante do pilaf uzbeque é cozinhá-lo com grão de bico. Estas ervilhas conferem ao pilaf uma riqueza especial de sabor, textura adicional e tornam o prato saboroso e satisfatório. O grão de bico é embebido em água fria com várias horas de antecedência e o arroz é embebido por uma hora. A carne para pilaf é escolhida de acordo com o seu gosto. Os temperos adicionados são iguais aos do pilaf clássico.

Tempo de cozimento: 2 horas.

Tempo de cozimento: 20 minutos.

Porções: 2.

Ingredientes:

  • Arroz de grão longo – 250 gr.
  • Carne – 200 gr.
  • Cenouras – 100 gr.
  • Grão de bico – 50 gr.
  • Cebola – 150 gr.
  • Água – 4 colheres de sopa.
  • Óleo vegetal – 75 ml.
  • Zira – 0,5 colher de chá.
  • Bérberis preto seco – 0,5 colheres de sopa. eu.
  • Cúrcuma – 0,5 colher de chá.
  • Coentro moído – 0,5 colheres de sopa. eu.
  • Pimenta vermelha moída - a gosto.
  • Sal - a gosto.

Processo de cozimento:

1. Mergulhe o grão de bico em água fria com antecedência por 4 horas na proporção de 1:6. Durante este tempo, aumentará significativamente em volume. 1,5 horas antes de cozinhar, enxágue várias vezes o arroz de qualquer variedade plana (este tipo de arroz absorve bem a água e mantém a forma durante o cozimento) e encha-o com água fria. Após a imersão, o arroz adquirirá uma cor perolada.

2. Antes de começar a cozinhar, descasque e lave as cenouras e as cebolas. Depois pique-os em pedaços pequenos. Enxágue a carne, seque com um guardanapo e corte também em pedaços. Aqueça o óleo vegetal em um caldeirão até aparecer uma névoa azulada. Frite os pedaços de carne por 5 minutos até dourar.

3. Em seguida, adicione a cebola picada à carne e frite por 5 minutos até dourar, mexendo.

4. Em seguida, coloque as cenouras picadas no caldeirão e frite por mais 10 minutos. Em seguida, escorra o grão de bico encharcado e despeje as ervilhas no caldeirão. Após o grão de bico, acrescente todos os temperos indicados na receita e um pouco mais de sal do que a seu gosto.

5. Misture estes ingredientes e despeje água fria 1 cm acima do nível. Leve o caldo para ferver em fogo alto, depois reduza o fogo e cozinhe o zirvak por 20 minutos sem fechar a tampa.

6. Em seguida, escorra o arroz embebido e coloque-o em uma camada uniforme sobre o zirvak.

7. Agora despeje a água quente da chaleira no caldeirão em um jato fino de modo que seu nível fique 1 cm acima do arroz. Cozinhe o pilaf em fogo alto e com a tampa aberta até que a água evapore quase completamente; um pouco de deve permanecer no fundo do caldeirão. Não mexa o arroz enquanto cozinha.

8.Depois, após a evaporação da água, reduza o fogo, use uma espátula para formar um monte de arroz e, no meio, faça uma depressão bem no fundo para que o vapor escape. Feche o caldeirão e cozinhe o pilaf por mais 10 minutos. Se o arroz ainda não estiver pronto, continue cozinhando em fogo baixo.

9. Misture delicadamente o pilaf uzbeque acabado com o grão de bico, pegue uma amostra e sirva quente.

Bom apetite!

Como cozinhar corretamente o pilaf uzbeque em uma panela elétrica?

O pilaf uzbeque na panela elétrica é considerado uma versão urbana do preparo deste prato, mas também tem vantagens em relação ao caldeirão - o arroz na panela elétrica fica mais quebradiço e a carne fica mais macia. Os ingredientes e suas proporções para o pilaf são os mesmos do tradicional pilaf uzbeque em um caldeirão. Cozinhar pilaf com cordeiro.

Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.

Tempo de cozimento: 20 minutos.

Porções: 6.

Ingredientes:

  • Arroz de grão longo – 2 colheres de sopa.
  • Cordeiro – 500 gr.
  • Cenouras – 3 unid.
  • Cebola – 2 unid.
  • Alho – 4 dentes.
  • Zira – 1 colher de sopa. eu.
  • Bérberis preto seco – 1 colher de sopa. eu.
  • Pimenta preta moída - a gosto
  • Sal - a gosto.

O processo está prontoe eu:

1. Lave um pedaço de cordeiro para pilaf com água fria, retire o excesso de umidade com um guardanapo e corte a carne em pedaços médios do mesmo tamanho.

2. Pique as cebolas descascadas em rodelas finas.

3. Pique as cenouras descascadas e lavadas em tiras.

4. Numa tigela múltipla no programa “Fritar”, frite os pedaços de borrego até dourar.

5. Em seguida, adicione a cebola picada à carne frita e mexa com uma espátula.

6. Coloque os palitos de cenoura por cima das cebolas. Frite os legumes até dourar. Se a sua carne for magra, coloque um pouco de óleo vegetal na tigela.Adicione sal aos ingredientes fritos a seu gosto e acrescente os temperos indicados na receita.

7. Lave o arroz pilaf pelo menos cinco vezes com água fria.

8. Em seguida, coloque o arroz lavado em cima do zirvak em uma camada uniforme. Despeje 3,2 xícaras de água quente em um jato fino ao longo da parede da tigela múltipla, para não perturbar a camada de arroz. Coloque os dentes de alho no arroz. Feche a tampa do aparelho e ligue o programa “Pilaf” pelo tempo padrão. Após o sinal de fim do programa, deixe o pilaf por 20 minutos no modo “Aquecimento”. Em seguida, abra a tampa e mexa o pilaf com uma espátula. O prato está pronto. Você pode pegar uma amostra e servir.

Bom apetite!

Uma receita simples e saborosa de pilaf uzbeque com passas

Pilaf com passas é chamado de “Bukhara” e é preparado por artesãos especiais para uma rica mesa festiva. Esta receita oferece uma versão mais simples deste pilaf, mais adequada para a mesa caseira. Qualquer carne para pilaf é adequada, dependendo das suas preferências de gosto, mas nesta receita cozinhamos com frango. As passas (de preferência sultanas) conferem ao pilaf notas doces, sabor e aroma especiais. O pilaf é preparado de acordo com o princípio uzbeque - a carne é frita com cebola e cenoura e, em seguida, adiciona-se arroz de grão longo a este zirvak.

Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.

Tempo de cozimento: 20 minutos.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Arroz de grão longo – 2 colheres de sopa.
  • Peito de frango – 400 gr.
  • Passas – 0,3 colheres de sopa.
  • Cenouras – 1 unid.
  • Cebola – 2 unid.
  • Alho – 3 dentes.
  • Óleo vegetal – 1 colher de sopa. eu.
  • Manteiga – 1 colher de sopa. eu.
  • Especiarias para pilaf - a gosto.
  • Sal - a gosto.

Processo de cozimento:

1. Lave o peito de frango com água fria, seque com um guardanapo e corte em cubinhos. Frite a carne em uma frigideira na manteiga quente até ficar clara.

2.Descasque e lave as cebolas e as cenouras. Em seguida, pique as cenouras em tiras e as cebolas em cubinhos.

3. Transfira os legumes fatiados para a carne e frite, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar transparente e as cenouras macias.

4. Em uma tigela separada, despeje as passas com água quente e deixe-as inchar um pouco.

5. Lave o arroz pilaf várias vezes com água fria. Em seguida, transfira para outra tigela, acrescente as passas embebidas e uma colher de sopa de óleo vegetal. Misture tudo e deixe por 30 minutos. Você pode fazer isso mais cedo, antes de começar a cozinhar.

6. Em seguida, coloque o arroz com passas em uma camada uniforme por cima do frango frito.

7. Polvilhe o arroz com sal e tempero para pilaf a seu gosto. Adicione os dentes de alho picados.

8. Em seguida, despeje água quente na frigideira até cobrir o arroz 1 cm acima. Cozinhe o pilaf em fogo baixo e com tampa fechada por 20 minutos a partir do início da fervura.

9. Em seguida desligue o fogo. Enrole a frigideira em uma toalha felpuda por meia hora. Durante este tempo, o arroz ficará especialmente crocante.

10. O pilaf uzbeque com passas está pronto. Mexa, pegue uma amostra e você pode servir.

Bom apetite!

Pilaf clássico com marmelo em casa

Como opção entre muitas receitas de pilaf uzbeque, você está convidado a cozinhá-lo com marmelo. Esta fruta do sul é adicionada ao pilaf apenas para dar ao prato um aroma especial delicado e uma acidez picante, e o próprio marmelo adquire um sabor incrível. Os ingredientes e a ordem de colocação são os mesmos do pilaf tradicional uzbeque, só que não colocamos cebolas e cenouras neste pilaf. Preparamos pilaf de carne, embora a carne possa ser de qualquer tipo.

Tempo de cozimento: 2 horas.

Tempo de cozimento: 30 minutos.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Arroz para pilaf – 200 gr.
  • Marmelo – 1 unid.
  • Carne – 400 gr.
  • Banha de porco – 15 gr.
  • Alho – 1,5 cabeças.
  • Cúrcuma – 1 colher de sopa. eu.
  • Azeite – 1 colher de sopa. eu.
  • Sal - a gosto.

Processo de cozimento:

1. Para o pilaf, escolha um marmelo maduro com casca amarela. Lavamos com uma esponja para retirar os fiapos da superfície. Depois cortamos o marmelo ao meio, retiramos as sementes e a cápsula e cortamos a fruta em pequenos pedaços.

2. Descasque os dentes de meia cabeça de alho e pique-os com uma faca.

3. Corte um pedaço de banha em cubinhos. Coloque um caldeirão em fogo alto e derreta nele a banha picada. Em seguida, coloque o alho picado no caldeirão e frite por um minuto. Adicione pedaços de marmelo ao alho e frite até dourar por todos os lados.

4. Em seguida, com uma escumadeira, transfira o marmelo frito com alho para um prato separado.

5. Na gordura restante, coloque a carne cortada em pedaços médios e frite em fogo alto por pelo menos 10 minutos até dourar.

6. Em seguida, coloque o marmelo frito no caldeirão com a carne, encha tudo com água para cobrir apenas metade desses ingredientes e cozinhe em fogo baixo por uma hora até a carne ficar macia.

7. Quando a carne ficar macia, acrescente uma cabeça de alho, descascada da casca externa, e encha-a completamente com água quente.

8. Depois que o caldo ferver, espalhe o arroz lavado em uma camada uniforme sobre a carne e o marmelo. Em seguida, salgue o pilaf a seu gosto. Após 5 minutos do início da fervura, adicione uma colher de açafrão ao pilaf. Cozinhe o pilaf com arroz em fogo máximo, sem cobrir o caldeirão com tampa. Periodicamente adicionamos água quente ao caldeirão para que o arroz fique constantemente coberto com ela. Após 15–20 minutos, teste o arroz para ver se está pronto e, se o arroz ficar macio, ligue o fogo baixo e deixe a água ferver completamente.

9.Em seguida, misture cuidadosamente o pilaf, pegue uma amostra e coloque-a em pratos porcionados. Antes de servir regue o pilaf com azeite.

Bom apetite!

( 430 notas, média 5 de 5 )
culinary-pt.techinfus.com

Peixe

Carne

Sobremesa