Pato no forno é uma ótima opção de prato festivo. Existem muitas receitas para cozinhar pato suculento. É assado em marinadas diversas, com recheios tradicionais e inusitados, embrulhado em papel alumínio ou colocado na grelha. Para obter uma carne macia e tenra, é necessário escolher uma carcaça de ave jovem de alta qualidade, perfeitamente eviscerada, e é muito importante mariná-la bem.
- Receita passo a passo de pato inteiro assado no forno com maçãs
- Pato macio e suculento assado em papel alumínio
- Pato inteiro assado com batatas
- Uma receita simples e deliciosa de pato laqueado no forno
- Pato assado em rodelas na manga
- Pato inteiro suculento no forno com laranja
- Uma receita simples e saborosa de pato no forno com trigo sarraceno
- Como assar um pato recheado com arroz no forno
- Receita passo a passo para cozinhar pato com mel
- Uma receita simples e deliciosa de pato com ameixa
Receita passo a passo de pato inteiro assado no forno com maçãs
Para esta receita você precisará de um conjunto mínimo de ingredientes: o próprio pato, maçãs, temperos e sal. É melhor assar o pássaro em uma assadeira funda e de paredes grossas ou em uma forma resistente ao calor.
- Pato 3 kg (carcaça)
- Maçãs 1 (quilogramas)
- Sal grosso, pimenta moída, temperos para aves gosto
-
Para cozinhar um pato suculento no forno, é preciso lavar bem a carcaça, por dentro e por fora. Certifique-se de que não haja pequenas penas na pele.
-
Seque a ave com uma toalha.
-
Pegue cerca de meia colher de sopa de sal, uma colher de chá de pimenta e temperos para aves, misture tudo em uma tigela separada
-
Esfregue bem a carcaça com esta mistura.
-
Coloque em uma forma ou assadeira. Deixe descansar por cerca de uma hora.
-
Prepare as maçãs: lave-as, corte-as em 8-16 fatias cada e retire os caroços. Não há necessidade de remover a pele.
-
Preencha o interior da carcaça com rodelas de maçã. Não há necessidade de tentar encaixar o maior número possível, caso contrário a pele corre o risco de estourar. É melhor colocar os frutos restantes ao lado da carcaça.
-
Aperte o corte do pato com palitos, sem deixar lacunas, ou costure o buraco com linha.
-
Coloque a ave no forno, cuja temperatura é de 200 graus. Em geral, você precisa assar o pato por 2 a 3 horas.
-
Periodicamente retire a panela e despeje a gordura que escapou sobre a ave.
-
Verifique se a carne está pronta inserindo nela uma faca ou um espeto de madeira. Se o alimento entrar com facilidade, a carne estiver macia e o líquido sair claro, o prato está pronto.
-
Retire a ave do forno, retire os fios ou os palitos.
-
Corte o pato rosado em porções e decore os pratos com maçãs assadas.
Bom apetite!
Pato macio e suculento assado em papel alumínio
Uma regra importante para esta receita é não economizar no papel alumínio. Se você embrulhar a carcaça em várias camadas desse material, sem deixar o suco vazar, obterá uma carne suculenta e macia. Esteja preparado também para marinar a carcaça em várias etapas.
Ingredientes:
- Carcaça de pato – 2-2,5 kg.
- Limão – 1 unid.
- Cebola branca – 1kg.
- Sal grosso - cerca de 1 colher de sopa. eu.
- Mistura de pimentões (branco, preto, vermelho) – 1 colher de sopa. eu.
- Mostarda – 2 colheres de sopa. eu.
- Mel (opcional) – 2 colheres de sopa. eu.
- Molho de soja – 100 ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave o pato com água quente, você pode até esfregá-lo com uma escova para se livrar das penas restantes.Por dentro, lave todos os lembretes do interior.
Passo 2. Seque o rímel enxugando-o com um guardanapo ou toalha.
Passo 3. Prepare uma marinada picante: misture a mostarda, o molho de soja, o sal, uma mistura de pimentão e mel em uma tigela. O último componente pode ser omitido, embora afete a formação de uma bela crosta na carne.
Passo 4. Cubra a carcaça preparada por todos os lados com a marinada, esfregando-a facilmente na pele. Deixe o pato marinar por 1 hora.
Passo 5. Divida o limão em quatro partes.
Passo 6. Pique um quilo de cebola em tiras e coloque na carcaça do pato.
Passo 7. Pegue uma forma ou assadeira para assar o pássaro. Cubra o fundo com uma espessa camada de papel alumínio.
Passo 8. Coloque a carcaça do pato sobre papel alumínio, coloque as rodelas de limão dentro e embrulhe em um saco hermético. Desta forma, mande o pato em papel alumínio para marinar na geladeira por 2 a 3 horas.
Passo 9. Coloque o pato marinado no forno a 170-180 graus e leve ao forno por cerca de 2 horas.
Passo 10. 15 minutos antes de ficar pronto, desembrulhe o papel alumínio para garantir condições para a formação de uma crosta na carcaça. Sirva o pato com rodelas de limão ou legumes frescos e qualquer acompanhamento.
Bom apetite!
Pato inteiro assado com batatas
Nesta receita você obterá um prato de carne quente e um acompanhamento combinados. É melhor pegar batatas médias e assá-las sem cortá-las em pedaços. O pato deve ser leve.
Ingredientes:
- Carcaça de pato – 1,5-2 kg.
- Batatas – 700-800g.
- Alho – 4 dentes.
- Pimenta preta e vermelha moída – 0,5 colher de chá cada.
- Maçãs – 3 unid.
- Limão – 1 unid.
- Cebola – 1 cabeça.
- Sal, ervas, óleo vegetal.
Processo de cozimento:
Passo 1.Antes de marinar, processe o pato da maneira tradicional: lave bem a carcaça com água quente e seque para que não fiquem gotas de água.
Passo 2. Para esfregar a carcaça, prepare uma mistura de algumas colheres de óleo vegetal, pimentão preto e vermelho, sal e alho espremido.
Passo 3. Lubrifique o interior e o exterior da carcaça com este preparado e guarde na geladeira sob filme plástico por 2 horas.
Passo 4. Neste momento, prepare outros produtos. Descasque as batatas, tentando manter o belo formato redondo dos tubérculos.
Passo 5. Retire a casca da cebola e corte a cabeça em vários pedaços.
Passo 6. Divida o limão em quartos e corte as maçãs em 4-8 partes.
Passo 7. Coloque as maçãs, os quartos de limão e as cebolas na carcaça marinada, “sele” o buraco de maneira conveniente: com palitos ou agulha e linha.
Passo 8. Prepare uma assadeira ou assadeira. Você pode cozinhar o pato abertamente ou colocá-lo em uma assadeira. No primeiro caso, deve-se forrar o molde com pergaminho ou papel alumínio e colocar a carcaça sobre ele.
Passo 9: Se optar por assar na manga, coloque o pato na manga.
Passo 10. Batatas para qualquer método de cozimento devem primeiro ser untadas com uma mistura de óleo de girassol, temperos e sal e colocadas ao lado do pato.
Passo 11. Asse o pato no forno a 180 graus por 1,5-2 horas. Ao cozinhar na manga, o pássaro assa mais rápido. Algum tempo antes de desligar, vale a pena cortar a parte superior do filme e deixar formar uma crosta. Se a manga não for usada, é necessário despejar o suco sobre o pato várias vezes durante o cozimento e retirar as batatas do forno mais cedo, depois de uma hora.
Passo 12. Polvilhe o prato acabado com ervas, decore a seu gosto com vegetais, rodelas de limão, sementes de romã, etc.
Bom apetite!
Uma receita simples e deliciosa de pato laqueado no forno
Nesta receita, o mais importante é a tecnologia de cozimento e os temperos especiais. Para cozinhar um verdadeiro pato laqueado, a carcaça deve ser marinada durante a noite, e uma etapa integrante da preparação é introduzir deliberadamente ar sob a pele.
Ingredientes:
- Carcaça de pato – 2-2,5 kg.
- Querida – 3-4 colheres de sopa. eu.
- Molho de soja – 100 ml.
- Óleo de gergelim – 1,5 colheres de sopa. eu.
- Vinagre de vinho – 1 colher de chá.
- Alho – 4 dentes.
- Pimenta moída – 0,5 colher de chá.
- Mistura de temperos chineses pronta ou ¼ colher de chá. canela, anis estrelado, cravo, endro e alcaçuz ou gengibre ralado.
- Sal.
Processo de cozimento:
Passo 1. Despeje água quente sobre a carcaça, arranque as penas restantes e retire a gordura e vestígios de vísceras do interior. Seque e rale com sal (cerca de 1 colher de sopa).
Passo 2. Embrulhe em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve à geladeira durante a noite.
Passo 3. Antes de cozinhar, retire a carcaça do polietileno e deixe repousar algum tempo em temperatura ambiente. Depois, realize a operação de soprar ar sob a pele. Para fazer isso, você pode usar uma seringa médica simples. Precisa ser preenchido com ar e, perfurando a pele da ave em diferentes lugares, deixar o ar entrar. Isso é feito para separar a pele da camada de gordura.
Passo 4. Deixe marinar a ave por cerca de uma hora, espalhando algumas colheres de mel.
Passo 5. Depois de uma hora, unte a carcaça com a seguinte marinada: uma mistura de uma colher de mel, duas colheres de molho de soja, uma colher de óleo de gergelim. Coloque o pato novamente na geladeira por 20 minutos.
Passo 6. Coloque uma assadeira com água no fundo do forno para criar vapor e coletar a gordura que escorre.
Passo 7. Cubra a grelha com óleo e coloque a carcaça do pato sobre ela. Leve ao forno por 40 minutos a 240 graus.Em seguida, reduza a temperatura para 150 graus e continue cozinhando por mais meia hora. Em seguida, vire a ave do outro lado e leve ao forno por cerca de 50 minutos a uma temperatura de 150 graus.
Passo 8. Prepare o molho para servir o pato laqueado. Para fazer isso, misture anis estrelado, canela, raiz de alcaçuz ou gengibre, cravo chinês e endro em pó. Adicione aqui o alho espremido, coloque meia colher de óleo de gergelim, uma colher de vinagre de vinho e algumas colheres de molho de soja. Tudo isso, bem misturado, é um tradicional molho hoisin caseiro chinês.
Passo 9. Sirva o pato pronto inteiro em uma travessa ou cortado em porções com molho hoisin.
Bom apetite!
Pato assado em rodelas na manga
Para esta receita você pode usar a carcaça inteira ou parte dela. Os pedaços de frango cozinham mais rápido, mas também precisam ser marinados antes de serem assados. Certifique-se de ter uma manga para assar. Se não houver fechos nas pontas da manga, pode-se dar um nó no próprio polietileno ou usar fios normais.
Ingredientes:
- Pato - meia carcaça.
- Molho de soja – 3 colheres de sopa. eu..
- Noz-moscada – 1 colher de chá.
- Mostarda – 1 colher de chá.
- Gengibre em pó e canela - ½ colher de chá cada.
- Tempero Khmeli-suneli ou similar – 1 colher de chá.
- Sal a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Corte o pato em pedaços, lave, retire o excesso de gordura e seque.
Passo 2. Para a marinada, misture o molho de soja, a mostarda, a noz-moscada, o gengibre, o lúpulo suneli e a canela. “Banhe” a carne do pato nesta mistura, cobrindo bem cada pedaço. Marinar a peça de trabalho por pelo menos uma hora. Se tiver tempo, pode colocar na geladeira por várias horas, cobrindo o prato com pato com filme.
Passo 3. Despeje um pouco de água em uma assadeira ou forma.
Passo 4. Coloque a carne do pato em uma manga plástica.Despeje o restante do molho depois de marinar e distribua uniformemente sobre a carne.
Passo 5. Amarre a manga para que haja espaço livre nas laterais.
Passo 6. Ligue o forno a 180 graus e cozinhe o pato por uma hora e meia. Antes de desligar o fogo, você pode cortar a manga para permitir que a carne asse por cima. Mas neste caso não se pode deixar o prato mais tempo no forno, senão vai secar. Se quiser manter a carne macia até os convidados chegarem e servirem, não faça corte na manga e deixe o pato parado no forno desligado.
Passo 7. Você pode servir o pato com qualquer acompanhamento, salada fresca e ervas.
Bom apetite!
Pato inteiro suculento no forno com laranja
As laranjas não servem apenas como catalisador para amaciar as fibras da carne, mas também conferem ao prato um excelente aroma cítrico. Serão necessários para recheio e marinada, bem como para decorar o prato acabado. É melhor assar o pássaro na manga.
Ingredientes:
- Pato – 2-2,5 kg.
- Laranjas – 1kg.
- Maionese – 150g.
- Sal e pimenta a gosto.
- Alho – 3 dentes.
- Temperos para aves.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave a ave, cuidadosamente depenada e eviscerada, em água quente, ajudando a limpar a pele com uma escova dura.
Passo 2. Seque a carcaça por dentro e por fora. Esfregue com sal e deixe por uma hora.
Passo 3. Reserve algumas laranjas para servir (uma fruta média é suficiente). Use uma laranja para o suco da marinada. Você pode espremer o suco manualmente ou usar utensílios de cozinha.
Passo 4. Corte as frutas restantes em quartos - a carcaça será recheada com elas.
Passo 5. Depois de tratar o pato com sal, regue com o suco de laranja e deixe por mais uma hora.Passo 6. Prepare a marinada com maionese, alho amassado, temperos para aves e pimenta-do-reino.
Passo 7. Cubra generosamente a carcaça com a mistura resultante, tanto por fora quanto por dentro.
Passo 8. Recheie o interior da carcaça com rodelas de laranja e prenda o corte na pele com palitos ou costure com linha.
Passo 9. Coloque o pato preparado em uma assadeira, feche bem as bordas e coloque em uma assadeira.Etapa 10. Asse o pássaro por 2 a 2,5 horas no forno a 180 graus. Para formar uma crosta, pode-se cortar a manga 15 minutos antes de retirar o prato do forno, aumentar a temperatura para 200-220 graus.
Passo 11. Retire os palitos ou fios do pato acabado, retire as laranjas do interior e descarte-as. O sabor da laranja não vai agradar, pois serviam para dar sabor e aroma à carne.
Passo 12. Decore o prato de pato com rodelas de laranja fresca ou outras frutas.
Bom apetite!
Uma receita simples e saborosa de pato no forno com trigo sarraceno
Além do trigo sarraceno, recomenda-se usar cogumelos no recheio, então o sabor ficará simplesmente incrível. O recheio absorverá a gordura liberada da ave durante o cozimento e ficará suculento, e o pato, por sua vez, ficará moderadamente gorduroso.
Ingredientes:
- Pato – cerca de 2 kg.
- Trigo sarraceno – 200 g.
- Champignon – 250g.
- Cebola – 2 unid.
- Óleo vegetal.
- Sal, pimenta, louro.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem a carcaça de pato processada e bem eviscerada e seque a superfície com um guardanapo.
Passo 2. Esfregue primeiro com sal – levará cerca de uma colher de sopa.
Passo 3. Em seguida, continue esfregando com pimenta - uma colher de chá é suficiente. A carcaça precisa ser processada por fora e por dentro.
Passo 4: Se você é fã do sabor do alho, o terceiro passo pode ser esfregar alho. Coloque a carcaça processada na geladeira, cobrindo-a com um prato ou filme.
Etapa 5.Ferva o trigo sarraceno despejando um copo de cereal com cerca de 1,5-2 copos de água. Você pode adicionar um pouco de sal.
Passo 6. Corte a cebola em cubos e coloque em uma frigideira com azeite. Frite em fogo baixo.
Passo 7. Cogumelos descascados e lavados, também cortados em cubos e combinados com cebola. Frite tudo junto por 5-7 minutos.
Passo 8. Misture o trigo sarraceno cozido e os cogumelos com cebola em um recipiente. Provar. Se necessário, adicione temperos e sal e adicione também uma folha de louro à mistura.
Passo 9. Retire a carcaça marinada da geladeira e recheie com trigo sarraceno, cebola e cogumelos.
Passo 10. Conecte as bordas da pele da carcaça com uma costura, coloque o pato em um saco para assar.
Passo 11. Pré-aqueça o forno a 180 graus e coloque o prato para assar. Você pode colocar um pouco de água na panela para evitar que o saco queime ou estoure. Certifique-se também de que as bordas do saco não tocam nas paredes do forno. O pato vai assar por 2 a 2,5 horas.
Passo 12. Você pode verificar se está pronto cortando o saco e perfurando o pássaro com um pedaço de pau ou faca. A maciez da carne e o suco leve são indicadores precisos do preparo do prato.
Passo 13. Retire os fios do pato acabado, corte e sirva. Se desejar, você pode retirar o recheio e servir separadamente como acompanhamento.
Bom apetite!
Como assar um pato recheado com arroz no forno
Nesta receita, o pato é primeiro marinado, depois recheado com arroz e assado no forno. O arroz pode ser misturado com ervas e cebola, resultando em um acompanhamento completo.
Ingredientes:
- Carcaça de pato – 1,5-2 kg.
- Arroz – 200g.
- Maionese -100g.
- Coentro moído – 1 colher de chá.
- Molho de soja – 70 g.
- Alho – 1 cabeça.
- Pimenta preta moída e páprica - 0,5 colher de chá cada.
- Sal - a gosto.
- Verdes - opcional.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare a carcaça do pato para o processo culinário: lave bem, retire o excesso de gordura.Misture o coentro moído, o molho de soja, o alho picado, a pimenta moída e o sal. Esfregue bem o pato com especiarias e deixe marinar várias horas.
Passo 2. Cozinhe o arroz até ficar meio cozido. Use o tipo de arroz de sua preferência, mas lembre-se que o recheio, dependendo da sua escolha, pode ficar pegajoso ou quebradiço.
Passo 3. Misture o arroz cozido e levemente resfriado com as ervas picadas e o alho, acrescente pimenta e sal a gosto.
Passo 4. Recheie o pato com arroz, ervas e alho. Costure a incisão na pele com linha.
Passo 5. Cubra a pele do pato com maionese misturada com páprica e coloque em uma assadeira. O molde pode ser forrado com papel alumínio ou pergaminho.
Passo 6. Coloque a peça de trabalho no forno a 180 graus, primeiro cubra com uma tampa conveniente ou folha de papel alumínio. Asse assim por cerca de 1,5 horas, depois retire a tampa e com a temperatura elevada para 220 graus, segure o pato por mais 15 minutos, verifique o preparo da carne inserindo um espeto ou faca e certificando-se de que o pato está macio.
Passo 7. Você pode servir este prato com legumes frescos ou em conserva.
Bom apetite!
Receita passo a passo para cozinhar pato com mel
O mel nesta receita serve como um dos componentes da marinada e é utilizado para dar à carne uma crosta crocante apetitosa. Frutas cítricas e gengibre também acrescentam um sabor picante.
Ingredientes:
- Pato – 1,5–2 kg.
- Querida – 2 colheres de sopa. eu.
- Laranjas – 1 -2 unid.
- Molho de soja e vinagre balsâmico - 1 colher de sopa cada. eu.
- Páprica e gengibre - ½ colher de chá cada.
- Alho – 3-4 dentes.
- Sal e pimenta a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave a laranja, rale uma colher de raspas. Esprema o suco da fruta e divida o restante da polpa e das cascas em várias partes.
Passo 2. Combine as raspas de laranja com ½ colher de chá. sal, adicione a mesma quantidade de pimenta preta e páprica, misture.
Etapa 3.Em um recipiente separado, prepare uma mistura de vinagre balsâmico, molho de soja, mel e suco de laranja. Em seguida adicione o gengibre ralado.
Passo 4. Fure a carcaça do pato, lavada e seca, em vários locais com uma faca ou garfo, tomando cuidado para tocar apenas na pele.
Passo 5. Coloque as cascas de laranja cortadas com polpa, os dentes de alho dentro da carcaça e cubra a parte externa com uma mistura de raspas, sal, pimenta e colorau.
Passo 6. Despeje a água em uma assadeira e coloque sobre ela uma gradinha untada.
Passo 7. Coloque o pato na grelha, cubra com uma camada grossa de papel alumínio e leve ao forno a 180 graus. Cozinhe assim por 30 minutos.
Passo 8. Retire o papel alumínio e segure a ave do mesmo lado por mais 30 minutos. Em seguida, vire para o outro lado, despeje uma mistura de suco, mel, molho e vinagre, cubra novamente com papel alumínio e cozinhe por uma hora. Certifique-se de que haja água no fundo da assadeira.
Passo 9. Retire o papel alumínio e deixe o pato no forno por 30 minutos sem ele. Em seguida, deixe descansar por mais 7 minutos após desligar.
Passo 10. Você pode servir o pato com mel com qualquer fruta ou acompanhamento de sua preferência.
Bom apetite!
Uma receita simples e deliciosa de pato com ameixa
Ameixas secas e carne de pato formam uma combinação muito harmoniosa. Você pode cozinhar a ave inteira ou em partes, em qualquer caso, as ameixas farão o seu trabalho: amolecerão as fibras mais rapidamente e deixarão a carne mais suculenta.
Ingredientes:
- Pato – 2,5 kg.
- Ameixas secas – 200 g.
- Cebola – 200g.
- Alho – 3-4 dentes.
- Sal, temperos, óleo vegetal.
Processo de cozimento:
Passo 1. Após um processamento cuidadoso, corte a carcaça do pato em pedaços e frite em uma frigideira com óleo vegetal.Se estiver preparando uma carcaça inteira, não é necessário fritá-la, mas primeiro mariná-la, esfregando-a com alho, pimenta e sal.
Passo 2. Lave as ameixas e deixe-as de molho em água por 20 minutos. Esta etapa pode ser ignorada se as frutas estiverem suficientemente macias. Você pode diluir ameixas com damascos secos para variar.
Passo 3. Corte a cebola em meias argolas grandes e frite em uma frigideira.
Passo 4. Misture os pedaços de pato frito com os temperos, o sal, o alho e coloque numa assadeira.
Etapa 5. Disponha as ameixas aleatoriamente nas proximidades. Se você pegar uma carcaça inteira, faça o mesmo. É permitido colocar ameixas secas dentro da carcaça e adicionar cebolas fritas.
Passo 6. Asse o pato primeiro sob o papel alumínio (cerca de 2/3 do tempo total), depois abra o papel alumínio e mantenha-o descoberto até terminar. Pedaços de pato levarão cerca de 1,5 horas para cozinhar, e o pato inteiro levará cerca de 2,5 horas. As ameixas dentro da carcaça terão que ser jogadas fora, mas se foram cozidas com pedaços de pato frito você pode comê-las.
Passo 7. O arroz seria um excelente acompanhamento para pato com ameixa. Legumes frescos ou assados e purê de batata também são adequados.
Bom apetite!
Gostei muito das receitas, mas preciso testá-las na prática. Neste Ano Novo e no Natal quero cozinhar pato de duas formas diferentes das receitas que você sugeriu, nomeadamente pato com ameixa e pato assado com batata. Já estou cansado de frango. Após os feriados de Ano Novo de 2023, com certeza compartilharei minhas impressões.
Feliz Ano Novo e muito obrigado pelas receitas de pato.
Larisa, Feliz Ano Novo para você também! Obrigado pelo comentário!
Obrigada pelas receitas de pato, vou tentar cozinhá-lo com ameixa e acompanhamento de arroz, uma combinação harmoniosa. Próximos feriados.
Obrigado! Feliz próximos dias para você também!
Obrigado pelas receitas. Amanhã farei com arroz ou trigo sarraceno, mas definitivamente de acordo com suas receitas.
Marina, boa noite! Obrigado pelo seu feedback! Feliz Ano Novo! Saúde, felicidade, boa sorte!
Vou cozinhar pato com ameixa. Gostei muito da receita. Obrigado pelas deliciosas receitas!
Bem conhecido. Quero perguntar, você pode cozinhar com grão de bico?
obrigado pelas receitas, farei para o Ano Novo com batata e maçã, estou interessado no trigo sarraceno (o segundo pato do Natal)