O pato à Pequim é um dos pratos mais populares da culinária chinesa. Se falamos dos clássicos, então de acordo com todas as regras, o pato laqueado deve ser cozido no forno, e a raça do pato deve ser laqueada, não é tão gordurosa. Mas os fornos são agora uma raridade e não é necessário escolher uma raça de pato. Não se desespere, selecionamos para você seis receitas com as quais você pode cozinhar pato laqueado em casa.
- Receita clássica de pato laqueado em casa
- Como assar pato laqueado com maçãs no forno?
- Receita deliciosa e simples de pato laqueado com laranja
- Receita passo a passo para cozinhar pato com molho hoisin
- Delicioso pato à Pequim cozido em panela elétrica
- Receita clássica para cozinhar pato laqueado na manga
- Como preparar panquecas para pato laqueado?
- Como servir e comer bem o pato laqueado?
Receita clássica de pato laqueado em casa
Este prato é considerado um dos mais populares de Pequim. Porém, se você não tiver a oportunidade de ir à China para fazer isso, você mesmo pode cozinhar o pato laqueado, de uma forma mais simples, até porque levará menos tempo do que se você cozinhasse de acordo com uma receita tradicional chinesa.
- Pato 1 (coisas)
- Mel 3 (colheres de sopa)
- Vinagre de arroz 80 (mililitros)
- Molho de soja 80 (mililitros)
- Temperos a gosto (cravo, anis estrelado, canela, pimenta de Sichuan, erva-doce)
- Ruivo 1 (coisas)
- Sal gosto
- Água 1.5 (litros)
-
Como cozinhar um suculento pato laqueado em casa? A ave deve ser completamente descongelada, eviscerada e bem lavada, seca e retirada a gordura do pescoço e da cauda.
-
Para a marinada, coloque água em uma panela, acrescente o gengibre picado, os temperos, o mel, acrescente o molho de soja e o vinagre de arroz, leve o líquido para ferver e cozinhe por 3-5 minutos.
-
Em seguida, escalde a carcaça do pato por todos os lados com a marinada resultante. Após esta manipulação, a pele da ave ficará um pouco esticada e escurecida.
-
Encha uma garrafa de vidro com água, coloque um pato sobre ela e leve à geladeira por um dia. Como exceção, a posição horizontal da carcaça também é aceitável; a única condição é que haja ar ao redor de toda a superfície da ave.
-
Antes de começar a cozinhar, retire o pato da geladeira e deixe-o em temperatura ambiente por uma hora. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Esfregue o pato com sal e coloque na grelha, com o peito para cima, leve ao forno, coloque uma assadeira ou assadeira funda embaixo da grelha, o suco da ave escorrerá ali. Asse até que a casca fique dourada e o suco quando perfurado fique claro, geralmente isso leva de 1,5 a 2 horas. Desligue o forno, deixe o pato nele por meia hora e depois sirva com molho agridoce ou molho hoisin.
Bom apetite!
Como assar pato laqueado com maçãs no forno?
Pela primeira vez, uma receita de pato laqueado foi publicada em um livro sobre alimentação saudável do nutricionista pessoal do imperador da China e por muito tempo foi considerada uma iguaria.Muito tempo se passou desde então e agora você encontra um grande número de variações de receitas do famoso pato para cozinhar em casa, aqui está uma delas, Pato à Pequim com Maçãs.
Ingredientes:
- Carcaça de pato – 1 unid.
- Maçãs – 4-5 unidades.
- Molho de soja – 80 ml.
- Vinagre de arroz – 80 ml.
- Raiz de gengibre – 1 unid.
- Anis estrelado – 2 unid.
- Querida – 3 colheres de sopa.
- Sal - a gosto.
- Temperos (pimenta Sichuan, cravo, canela, erva-doce) - a gosto.
- Água – 2 litros.
Processo de cozimento:
1. Primeiro é preciso estripar a carcaça do pato, lavar e secar bem, cortar a gordura do pescoço e do rabo.
2. Faça a marinada. Despeje a água em uma panela, dissolva o mel, coloque os temperos, o anis estrelado, o gengibre picado, despeje o vinagre de arroz e o molho de soja, misture bem, espere até o líquido ferver e cozinhe por alguns minutos. Despeje a marinada quente sobre o pato por todos os lados.
3. Coloque o pato na garrafa e leve à geladeira por 24 horas. Uma hora antes de cozinhar, retire o pato da geladeira. Depois de uma hora, esfregue o pato com sal por todos os lados.
4. Lave as maçãs, retire os talos e o caroço, corte-as em rodelas e polvilhe com canela.
5. Recheie o pato com maçãs, prenda a barriga com fios ou um espeto grande. Para deixar o pato bonito, você pode amarrá-lo com linha, pressionando as asas e as pernas contra o corpo.
6. Pré-aqueça o forno a 200 graus, coloque o peito de pato voltado para cima na grelha e coloque uma bandeja por baixo. Asse por 1,5-2 horas até ficar totalmente cozido e dourado. Você pode remover algumas maçãs do pato pronto e decorar o prato com elas.
Bom apetite!
Receita deliciosa e simples de pato laqueado com laranja
Faz muito tempo que você não cozinha algo original? Preste atenção no pato laqueado com laranja.Este é um prato verdadeiramente festivo que irá surpreender os seus convidados com o seu sabor original.
Ingredientes:
- Carcaça de pato – 1 unid.
- Laranjas – 2-3 unidades.
- Limão – 1 unid.
- Vinagre de arroz – 80 ml.
- Molho de soja – 3 colheres de sopa.
- Raiz de gengibre – 1 unid.
- Anis estrelado – 2 unid.
- Querida – 3 colheres de sopa.
- Sal - a gosto.
- Temperos (pimenta Sichuan, cravo, canela, erva-doce) - a gosto.
- Alecrim - a gosto.
- Tomilho - a gosto.
- Água – 2 litros.
Processo de cozimento:
1. O pato deve ser eviscerado, bem lavado, remover quaisquer penas e camadas de gordura restantes e secar.
2. Despeje a água em uma panela, acrescente o mel, os temperos, o anis estrelado, o gengibre picado, o vinagre de arroz, o molho de soja e as raspas de laranja, mexa, leve para ferver e cozinhe por alguns minutos. Use a marinada resultante para escaldar o pato por todos os lados.
3. Coloque o pato em uma garrafa de água de tamanho adequado e leve à geladeira por 24 horas. Antes de cozinhar, retire o pato da geladeira e deixe por uma hora em temperatura ambiente.
4. Rale as raspas de duas laranjas e um limão, misture com sal e pimenta. Esfregue o pato por dentro e por fora com esta mistura.
5. Coloque o pato em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por 20 minutos. Neste momento, misture o molho de soja, uma colher de mel e o suco de uma laranja. Tiramos o pato do forno, colocamos na forma rodelas de laranja, folhas de tomilho e raminhos de alecrim, deitamos um pouco do molho preparado sobre a carne. Reduza a temperatura do forno para 180 graus e retorne a forma com o pato. Asse por mais 1-1,5 horas, escovando periodicamente a superfície do pato com o molho restante. À mesa, o pato pode ser servido com laranjas assadas no forno, como acompanhamento prepare uma salada leve de legumes.
Bom apetite!
Receita passo a passo para cozinhar pato com molho hoisin
O molho certo pode deixar seus pratos ainda mais deliciosos. Tradicionalmente, o pato laqueado é servido com molho hoisin, feito de feijão fermentado.
Ingredientes:
- Carcaça de pato – 1 unid.
- Querida – 3 colheres de sopa.
- Óleo de gergelim – 1-2 colheres de sopa.
- Vinagre de arroz – 80 ml.
- Molho de soja – 4 colheres de sopa.
- Gengibre – 2 colheres de sopa.
- Pimenta preta - a gosto.
- Sal - a gosto.
Para o molho:
- Molho de soja – 80 ml.
- Vinagre – 40 ml.
- Molho de feijão preto – 80 ml.
- Mel líquido – 50 ml.
- Óleo de gergelim – 20 ml.
- Molho de pimenta – 10 ml.
- Tempero Chinês de Cinco Especiarias – a gosto.
- Alho – 2 dentes.
Processo de cozimento:
1. Estripar o pato, retirar as penas, a pele do pato deve estar limpa, lavar bem e retirar as camadas de gordura.
2. Ferva água suficiente para escaldar toda a carcaça, deixe agir por 5 minutos até que a água escorra e depois seque o pato. Esfregamos toda a superfície da carcaça com xerez, esperamos secar e depois esfregamos o pato com sal por dentro e por fora. Coloque o pato na garrafa e coloque-o em um recipiente fundo onde o líquido irá se acumular. Coloque o pato na geladeira por 24 horas, drenando o líquido periodicamente. Após 12 horas, pincele o pato com mel e coloque-o novamente na geladeira.
3. Misture o gengibre, a pimenta preta moída, uma colher de sopa de óleo de gergelim e o molho de soja. Esfregue este molho na superfície interna do pato e prenda a barriga com espetos ou linha. Lubrifique a parte externa da pele do pato com uma mistura de molho de soja e óleo de gergelim.
4. Enrole as asas e pernas do pato em papel alumínio. Quando o forno aquecer até 220 graus, coloque o pato na grelha e coloque um recipiente embaixo do fundo por onde escorrerá a gordura.Asse o pato por 120 minutos, depois pincele todos os lados com uma mistura de mel e molho de soja e leve ao forno, leve ao forno por mais 20-25 minutos até dourar.
5. Prepare o molho. Despeje o molho de soja, o vinagre e o molho de feijão preto em uma tigela e mexa. Adicione o mel líquido, depois o molho de pimenta, o óleo de gergelim e misture novamente. Pique o alho e coloque também em uma tigela, e o último passo é polvilhar o tempero chinês de cinco especiarias. Bata bem o molho com um garfo até obter uma consistência homogênea, transfira para um recipiente de vidro, pode ser guardado na geladeira por no máximo um mês.
6. Corte o pato laqueado pronto em porções e sirva com o molho hoisin preparado.
Bom apetite!
Delicioso pato à Pequim cozido em panela elétrica
Em casa, você também pode cozinhar pato laqueado em uma panela elétrica. Cozinheiros de qualquer nível podem dominar esse método, e a carne ficará macia e suculenta.
Ingredientes:
- Carcaça de pato – 1 unid.
- Água – 200ml.
- Óleo de girassol – 3 colheres de sopa.
- Alho – 5 dentes.
- Pimenta preta - a gosto.
- Salsa – 1 cacho.
- Folha de louro – 2 unid.
Processo de cozimento:
1. Limpamos a carcaça das penas restantes, enxaguamos por todos os lados e por dentro, retiramos toda a gordura, deixamos um pouco para escorrer o excesso de líquido. Depois cortamos a carcaça em pedaços.
2. Moa os temperos junto com o sal em um pilão. Lubrifique a carne de pato com a mistura e leve à geladeira por pelo menos 12 horas.
3. Deite o óleo de girassol na tigela multicooker, coloque o pato e encha-o com água até que fique quase totalmente coberto com o líquido. Coloque a multicooker no modo “Guisado” e ajuste o cronômetro para 2 horas.Após o sinal de prontidão, verifique a carne, ela deve escurecer e ficar macia.
4. Se a sua multicooker permitir cozinhar em dois níveis, você pode cozinhar o arroz no vapor como acompanhamento junto com o pato.
Bom apetite!
Receita clássica para cozinhar pato laqueado na manga
Cozinhar a carne na manga tem uma série de vantagens. Em primeiro lugar, é bastante rápido, em segundo lugar, a carne fica suculenta e, em terceiro lugar, não é preciso perder tempo lavando o forno e a assadeira.
Ingredientes:
- Carcaça de pato – 1 unid.
- Mel – 1 colher de sopa.
- Molho de soja – 200 ml.
- Molho hoisin – 2 colheres de sopa. eu.
- Raiz de gengibre – 1 unid.
- Sal - a gosto.
- Temperos (pimenta hua jie, cravo, canela, erva-doce, anis estrelado) - a gosto.
- Alho – 3 dentes.
- Água – 2 litros.
Processo de cozimento:
1. Lave e seque bem a carcaça do pato, retire a gordura do pescoço e da cauda.
2. Moa os temperos, rale o gengibre no ralador fino, passe o alho na prensa - misture tudo isso com duas colheres de sopa de molho hoisin e sal. Vamos lubrificar o interior do pato com esta marinada e encher a barriga com os restos. Fechamos o buraco na carcaça com um longo espeto de madeira.
3. Ferva a água, salgue, adicione meia colher de sopa de cravo, uma colher de sopa de hua-ze, erva-doce e anis estrelado e despeje o molho de soja. Escalde o pato com esta mistura fervente; isso pode ser feito diretamente sobre a panela. Depois deixamos o pato marinar em local fresco por pelo menos 12 horas.
4. Coloque o pato na manga, amarre as pontas da manga e coloque sobre uma assadeira. Pré-aqueça o forno a 200 graus e asse a carcaça por 60-80 minutos.
5. Misture uma colher de sopa de molho de soja e mel líquido. Corte a manga com cuidado, pincele o pato com a mistura de mel e deixe assar por mais 25-30 minutos.Sirva a ave pronta com pepinos frescos, panquecas e molho picante.
Bom apetite!
Como preparar panquecas para pato laqueado?
Na culinária chinesa, alguns pratos são servidos com panquecas finas, geralmente embrulhadas em carne, legumes e cobertas com molhos. Portanto, as panquecas devem ser elásticas, leves e com sabor suave. Convidamos você a dominar a receita de panquecas que podem ser servidas com pato laqueado.
Ingredientes:
- Farinha de trigo – 150 gr.
- Água – 125 ml.
- Óleo de gergelim – 1-2 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
1. Despeje a água em uma panela e leve para ferver, ela deve estar bem quente na hora de amassar a massa.
2. Peneire a farinha por uma peneira, ela deve ficar saturada de ar. Despeje água quente e uma colher de sopa de óleo de gergelim, misture os ingredientes em uma tigela com movimentos rápidos. Assim que todo o líquido for absorvido, coloque um pouco de farinha sobre uma superfície plana e sove a massa com as mãos, deixe sob uma toalha por meia hora.
3. Enrole a massa até formar uma “salsicha”, corte-a em 10-12 pedaços iguais e forme bolas com eles. Coloque cada bola sobre uma mesa enfarinhada e estenda uma panqueca fina, unte a superfície com um pouco de óleo de gergelim - se empilhar as panquecas, isso evitará que grudem.
4. Em uma frigideira seca pré-aquecida, frite as panquecas dos dois lados. É importante não superaquecê-los para que não fiquem duros.
Bom apetite!
Como servir e comer bem o pato laqueado?
Se você já começou a preparar um prato tão delicioso como o pato laqueado, então precisa encerrar esse assunto. Não basta cozinhá-lo corretamente, mas para servir o pato laqueado à mesa, existem algumas recomendações que você pode seguir.
A primeira coisa que você precisa saber é que o pato acabado deve ser cortado. Segundo a tradição chinesa, a ave é cortada em 100 pedaços; os chefs profissionais aprendem isso adicionalmente. Os ossos que sobraram após o corte são fritos na massa e depois é feita uma sopa com eles.
Assim, colocamos a carcaça do pato com o peito voltado para baixo, fazemos cortes acima dos ossos das coxas e depois cortamos todo o dorso do pato em círculo. Cortamos também as asas, separamos o peito dos ossos, retiramos a parte da frente das coxas e cortamos a carne em pedaços, tentamos fazer isso para que haja pele em cada pedaço. Fazemos isso o mais rápido possível para que o pato não esfrie muito.
Para recriar ao máximo a atmosfera do Oriente, você pode usar pratos especiais para pôr a mesa e estocar pauzinhos em vez de talheres comuns.
O pato à Pequim é servido com vegetais picados (pepino fresco, cebola em conserva, gengibre), molhos (hoisin, feijão, mostarda, molho de geléia de mirtilo) e panquecas finas especiais.
Mergulhe um pedaço de pato no molho, coloque sobre uma panqueca, acrescente legumes a gosto, embrulhe e coma com prazer. E mais um detalhe pequeno, mas importante: você precisa embrulhar a panqueca longe de você, segundo a tradição chinesa, isso atrairá boa sorte, prosperidade e riqueza para você.
Bom apetite!