Sorrel para o inverno em potes

Sorrel para o inverno em potes

Sorrel para o inverno é uma preparação simples e muito útil. A azeda de jardim mais comum é um depósito de substâncias úteis. É rico em fibras e vitaminas. Ao mesmo tempo, é um produto dietético, 100 g. azeda contém 19 kcal. Porém, não se empolgue muito com este produto, pois o ácido oxálico em grandes quantidades faz mal aos rins.

Como preparar azedinha em potes sem esterilização para o inverno?

Ao preparar a azeda sem adicionar sal, vinagre e açúcar, você manterá todas as suas propriedades benéficas e poderá deliciar-se no inverno com deliciosos pratos feitos a partir dela.

Sorrel para o inverno em potes

Ingredientes
+1 (porções)
  • Alazão 300 (gramas)
  • Água 1 (copos)
Passos
30 minutos.
  1. Como preparar a azeda para o inverno em potes? Pegue ervas frescas. A azeda jovem da primavera é considerada a mais útil, pois as folhas ainda não tiveram tempo de envelhecer e acumulam uma quantidade excessiva de ácido oxálico. Separe e enxágue em água corrente para remover toda sujeira e poeira da superfície das folhas.
    Como preparar a azeda para o inverno em potes? Pegue ervas frescas. A azeda jovem da primavera é considerada a mais útil, pois as folhas ainda não tiveram tempo de envelhecer e acumulam uma quantidade excessiva de ácido oxálico.Separe e enxágue em água corrente para remover toda sujeira e poeira da superfície das folhas.
  2. Deixe a azeda secar em uma peneira, se você a lavou em uma, ou coloque-a sobre um papel ou pano de prato.
    Deixe a azeda secar em uma peneira, se você a lavou em uma, ou coloque-a sobre um papel ou pano de prato.
  3. Remova os caules da azeda. Se a azeda ainda for muito jovem, você pode deixá-la. Corte as folhas de azeda em tiras pequenas.
    Remova os caules da azeda. Se a azeda ainda for muito jovem, você pode deixá-la. Corte as folhas de azeda em tiras pequenas.
  4. Leve a água para ferver em uma panela. E adicione imediatamente a azeda picada.
    Leve a água para ferver em uma panela. E adicione imediatamente a azeda picada.
  5. Mexendo sempre, escalde a azeda por no máximo um minuto. Não precisamos ferver. Após o branqueamento, a azeda mudará de cor de verde profundo para verde-oliva.
    Mexendo sempre, escalde a azeda por no máximo um minuto. Não precisamos ferver. Após o branqueamento, a azeda mudará de cor de verde profundo para verde-oliva.
  6. Transfira a azeda pronta para uma jarra, adicionando um pouco de água da panela.Esses ingredientes farão um frasco de 0,5 litro, que primeiro deve ser esterilizado da maneira que lhe for conveniente. Em seguida, enrosque a tampa e coloque o frasco sobre uma superfície plana, com a tampa voltada para baixo, cobrindo com uma toalha. Após o resfriamento completo, o pote deve ser colocado na geladeira, onde poderá ser guardado até o inverno.
    Transfira a azeda pronta para uma jarra, adicionando um pouco de água da panela. Esses ingredientes farão um frasco de 0,5 litro, que primeiro deve ser esterilizado da maneira que lhe for conveniente. Em seguida, enrosque a tampa e coloque o frasco sobre uma superfície plana, com a tampa voltada para baixo, cobrindo com uma toalha. Após o resfriamento completo, o pote deve ser colocado na geladeira, onde poderá ser guardado até o inverno.

Bom apetite!

Uma maneira simples de conservar azeda para o inverno em potes com sal

Sorrel, embebido em água fervente com adição de sal, pode ser armazenado vários anos sem perder o sabor. Ao mesmo tempo, você gastará muito pouco tempo se preparando.

Tempo de cozimento: 60 min.

Tempo de cozimento: 30 min.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Azeda – 1 kg.
  • Sal – 2 colheres de chá.
  • Água - 1-1,5 litros.

Processo de cozimento:

1. Prepare a azeda. Para isso, passamos por ele, jogamos fora todas as ervas daninhas, folhas amareladas e danificadas. Corte as hastes. Despeje a água em uma bacia ou tigela funda e coloque as folhas de azeda por 20-30 minutos. Durante esse tempo, toda a sujeira acumulada na superfície das folhas irá sair.Além disso, enxaguando a azeda em água corrente, você obterá verduras limpas que precisarão ser secas um pouco.

2. Enquanto as folhas de azeda ficam de molho, é hora de esterilizar os potes e as tampas. Isso pode ser feito segurando a jarra sobre o vapor por 5 a 10 minutos usando um dispositivo especial. Se você não tiver esse dispositivo, poderá usar um forno ou micro-ondas para esterilização. Para esterilizar as tampas, basta mantê-las em água fervente por 2 a 3 minutos.

3. Pique finamente a azeda seca (tiras de 0,5 cm) e transfira para outra tigela.

4. Coloque a azeda picada em potes. Ao mesmo tempo, compactando levemente.

5. Despeje meia colher de chá de sal grosso em cada frasco. Também colocamos a água para ferver.

6. Em seguida, despeje água fervente em cada jarra. Fazemos isso lentamente, em várias etapas, pois a água desce gradativamente e é necessário enchimento adicional. Assim que a água atingir a borda superior da jarra, retire a tampa da panela e feche bem a jarra com ela.

7. Vire os potes fechados de cabeça para baixo e deixe-os esfriar sobre a mesa sob uma toalha quente. Depois que os potes esfriarem completamente, transfira-os para um local fresco. Não é necessário guardar tal preparação na geladeira.

Bom apetite!

Receita passo a passo para preparar azedinha para o inverno em potes sem sal

Muitas pessoas preferem cobrir a azeda com sal para o inverno, pois consideram que se trata de um produto quase pronto para uso posterior. Mas essa preparação muitas vezes acaba sendo muito salgada e não é adequada para todos. Se você é uma pessoa que consome um pouco de sal, então esta receita é para você.

Tempo de cozimento: 50 min.

Tempo de cozimento: 30 min.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Azeda – 750-800 gr
  • Água – 400ml.

Processo de cozimento:

1. O preparo do caldo de azeda deve começar pela esterilização dos potes e tampas. Você pode usar qualquer método conveniente para você.

2. Neste caso, os potes e as tampas são fervidos numa panela durante cerca de 5 minutos. Este tempo é suficiente para a esterilização.

3. Em seguida, a própria azeda é preparada. Para fazer isso, todas as ervas daninhas, folhas amarelas e danificadas por insetos são removidas. Depois a azeda é lavada. Se você tiver três tigelas do tamanho apropriado, poderá proceder da seguinte maneira. Encha todas as três tigelas com água. Coloque as folhas de azeda na primeira tigela e “enxágue” com cuidado, transferindo pequenos pedaços para a segunda tigela. Escorra a água da primeira tigela vazia e lave-a. Depois de lavar novamente as folhas de azeda, transfira-as para uma terceira tigela. Depois de lavar a azeda pela terceira vez, transfira-a para a primeira tigela vazia. Desta forma você removerá todos os contaminantes da superfície das folhas de azeda. Deixe a azeda lavada secar e corte-a em tiras de 1 a 1,5 cm de espessura.

4. Despeje a água em uma tigela grande ou panela, leve ao fogo e deixe ferver.

5. Assim que a água ferver, acrescente a azeda picada. Cubra a tigela ou panela com uma tampa. Abaixe o fogo.

6. Aqueça a azeda por cerca de 15 minutos, mexendo a cada 3-4 minutos. A azeda deve mudar de verde brilhante para verde escuro.

7. Transfira a azeda pronta para potes. É muito cómodo fazer isto com uma escumadeira, pois permite escoar o excesso de água. Não precisamos de líquido nesta fase.

8. Quando o frasco estiver completamente cheio, despeje nele o líquido com que a azeda foi cozida. A água deve atingir as bordas.

9.Em seguida, feche o pote com uma tampa e deixe esfriar completamente, coberto com uma toalha. Desta forma, o produto preparado fica perfeitamente armazenado à temperatura ambiente.

Bom apetite!

Preparação de azeda em potes com sal sem cozinhar

Uma receita indispensável para quem, por algum motivo, não tem oportunidade de usar o fogão. Não precisamos de água fervente para preparar a azeda, e os potes, devido à grande quantidade de sal da receita, não precisarão ser esterilizados. Só precisamos de azeda, água e sal.

Tempo de cozimento: 45 min.

Tempo de cozimento: 30 min.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Azeda – 1 kg.
  • Sal – 100 gr.

Processo de cozimento:

1. Prepare a azeda. Passamos por isso, tirando ervas daninhas, folhas amareladas e danificadas. Retiramos os caules (não é necessário fazer isso, só se a azeda for muito jovem e os caules ainda não estiverem duros).

2. Corte a azeda preparada em tiras de 1 a 1,5 cm e transfira para qualquer recipiente fundo de tamanho adequado.

3. Polvilhe a azeda com sal. Nesta fase você precisará de aproximadamente 60 gramas.

4. Misture a azeda com as mãos para distribuir o sal por igual e amasse levemente para liberar o suco. Não exagere, senão vai acabar com purê de azeda.

5. Em um frasco bem lavado e seco, que não precisa ser esterilizado, adicione meia colher de chá de sal (cerca de 3-4 gramas) e coloque a azeda picada. Compactamos bem com uma colher ou rolo. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, a azeda ainda vai liberar suco, que precisará ser escorrido.

6. Depois de drenar o excesso de suco, adicione outra meia colher de chá de sal em cada frasco.Fechamos o pote com tampa e deixamos o preparo aguardar o inverno.

Bom apetite!

Uma maneira simples de preparar azeda em conserva com vinagre

Ao preparar a azeda em conserva, você terá que fazer muitas manipulações em comparação com outras receitas. Mas você pode armazenar potes prontos em temperatura ambiente, o que é muito importante em apartamentos urbanos.

Tempo de cozimento: 40 min.

Tempo de cozimento: 30 min.

Porções: 2.

Ingredientes:

  • Azeda – 600 gr.
  • Vinagre 9% - 2 colheres de chá.
  • Sal - a gosto

Processo de cozimento:

1. Separe a azeda e enxágue bem as folhas em água corrente. Em seguida, escorra-os em uma peneira para secar.

2. Remova os caules duros. Eles vão estragar a estrutura e o sabor do nosso preparo. Em seguida, corte a azeda em tiras finas.

3. Despeje um litro de água em uma panela, leve para ferver e dissolva uma pitada de sal. 20 segundos antes de desligar o fogão, despeje o vinagre na água e mexa a marinada resultante.

4. Coloque a azeda picada em potes pré-esterilizados usando qualquer método conveniente para você e compacte levemente. Para selar a azeda não é recomendado o uso de recipientes maiores que 500 ml, pois depois de aberto não pode ser guardado por muito tempo, mesmo na geladeira. Despeje a marinada quente em cada frasco até a borda e feche imediatamente com uma tampa. Para verificar se enrolamos bem a tampa, vire o pote e verifique se há vazamento de ar em algum lugar.

5. Se todos os potes estiverem bem enrolados, coloque-os com a tampa voltada para baixo sobre a mesa, cubra com uma manta quente e deixe esfriar. Depois que as peças esfriarem completamente, coloque-as em local escuro.

Bom apetite!

Como preparar a azeda para o inverno em potes com tampa de náilon?

Devido à presença de ácido oxálico em sua composição, a azeda pode ser preparada sem adição de outros componentes. Com este preparo, todas as vitaminas e microelementos contidos na azeda serão preservados.

Tempo de cozimento: 30 min.

Tempo de cozimento: 30 min.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Azeda – 1 kg
  • Água fervida – 600-800 ml

Processo de cozimento:

1. Separe a azeda. Descarte as folhas de azeda danificadas ou amareladas, bem como as ervas daninhas.

2. Lave bem a azeda em água corrente e deixe secar sobre papel ou pano de prato.

3. Retire os talos da azeda e corte-a em tiras grandes. Se a azeda for jovem e pequena, você pode deixar folhas inteiras.

4. Coloque a azeda picada em potes previamente lavados (recomenda-se usar bicarbonato de sódio na lavagem) e esterilizados de forma conveniente para você (cozido no vapor, em água fervente, no forno, micro-ondas, etc.). Embale com muita força.

5. Encha a azeda em potes com água fervida fria até o topo e feche com tampa de náilon.

6. Guarde a azeda assim preparada na geladeira ou na adega. Vai estragar à temperatura ambiente.

Uma maneira rápida e fácil de conservar azedinha para o inverno

Sorrel é frequentemente chamado de “salva-vidas da primavera”. Há muito que é o principal auxiliar do organismo na luta contra a deficiência de vitaminas na primavera, pois foi o primeiro a aparecer nos canteiros dos jardins. Um século não dura muito, e se você quiser comer azedinha o ano todo é só conservar.

Tempo de cozimento: 60 min.

Tempo de cozimento: 30 min.

Porções: 2.

Ingredientes:

  • Azeda – 0,5 kg
  • Água – 400ml

Processo de cozimento:

1. Resolvemos a azeda. Deixamos apenas folhas verdes de azeda intactas.Transfira-os para um recipiente de volume suficiente e encha com água fria. Deixe a azeda por meia hora. Durante esse tempo, toda a sujeira acumulada nas folhas e cortes irá se dissolver. Em seguida, enxágue em água corrente. É muito importante enxaguar bem as verduras para que nenhuma sujeira entre nos alimentos.

2. Corte a azeda arbitrariamente como desejar. Se a azeda for muito jovem, você pode preservá-la inteira com estacas. Se os cortes já estiverem rígidos, certifique-se de apará-los.

3. Esterilize frascos e tampas com antecedência. Também de qualquer maneira conveniente para você. Coloque os frascos esterilizados, com o pescoço para baixo, sobre um papel ou pano de prato. Após a esterilização, as tampas podem ser guardadas em uma panela ou prato.

4. Coloque a azeda picada em potes e compacte levemente. Encha a azeda com água fervida fria até a borda superior. Você pode “picar” a azeda algumas vezes com uma faca para liberar o excesso de ar que possa ter entrado na jarra.

5. Enrole a tampa do pote de azeda e deixe esperar até o inverno.

Bom apetite.

Azeda doce com açúcar em potes

Tortas, pãezinhos e panquecas com azeda doce são uma lembrança calorosa da nossa infância. No entanto, muitos nunca ouviram falar que pratos doces podem ser preparados com azeda. Se você ainda não experimentou azedinha dessa forma, prepare algo.

Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.

Tempo de cozimento: 30 min.

Porções: 2.

Ingredientes:

  • Azeda – 500 gr.
  • Açúcar – 250 gr.
  • Água – 100ml.

Processo de cozimento:

1. Separe a azeda. Jogue fora todas as folhas e ervas daninhas amareladas e danificadas. Pese a azeda até secar antes de lavar.

2. Coloque a azeda pesada em uma tigela funda, cubra com água e deixe por 20-30 minutos.Em seguida, enxágue as folhas de azeda em água corrente para remover quaisquer detritos soltos. Coloque em uma peneira e deixe secar.

3. Despeje o açúcar em uma panela funda ou tigela de volume suficiente. Coloque por cima a azeda cortada em tiras pequenas e misture delicadamente, mas não amasse. Precisamos que o açúcar seja distribuído uniformemente pela azeda. Deixe a azeda com açúcar repousar por 30 minutos. Durante esse tempo, deve liberar uma quantidade bastante grande de suco.

4. Adicione mais água. Coloque a panela ou tigela no fogão. Deixe ferver em fogo baixo e cozinhe por 15 minutos. Em seguida, coloque em potes esterilizados preparados e feche com as tampas.

5. É assim que se prepara a azeda com açúcar. Não se preocupe com o excesso de líquido, ele vai engrossar com o tempo.

Como preparar azedinha para o inverno com aspirina?

A aspirina destrói bactérias e promove o processo de preservação. Graças a ela, a azeda fica armazenada por muito tempo e não perde o sabor.

Tempo de cozimento: 1 hora.

Tempo de cozimento: 30 min.

Porções: 2 latas.

Ingredientes:

  • Azeda – 600 gr.
  • Endro – 2 ramos
  • Salsa – 2 ramos
  • Água – 2 colheres de sopa.
  • Aspirina (ácido acetilsalicílico) – 2 comprimidos

Processo de cozimento:

1. Prepare os ingredientes necessários ao preparo. Lave os raminhos de endro e salsa. Separe a azeda, deixando apenas as folhas verdes e intactas. Encha com água e deixe descansar por 30 minutos. Depois que toda a sujeira tiver saído das folhas de azeda, enxágue em água corrente e deixe secar em uma peneira ou escorredor.Para não perder tempo enquanto a azeda fica de molho, pode esterilizar os potes e as tampas da forma que lhe for mais conveniente (no vapor, na água a ferver, no forno ou no micro-ondas).

2. Corte a azeda em tiras de 1,5-2 cm de espessura e pique finamente o endro e a salsa. Misture delicadamente todas as verduras.

3. Despeje a água na panela, deixe ferver e deixe esfriar até a temperatura ambiente.

4. Coloque as verduras picadas em potes preparados. Compacte levemente e coloque um comprimido de aspirina em cima de cada frasco e encha com água.

5. Aguarde até que o comprimido esteja completamente dissolvido. Não leva mais de 2 minutos. Depois disso, feche imediatamente o frasco com uma tampa.

6. Vire os frascos de cabeça para baixo e deixe por 3-4 horas.

7. Sorrel enlatado com aspirina está pronto. Irá deliciar-se no inverno com o seu sabor natural com acidez.

Bom apetite!

Preparação simples e conveniente de azeda em potes de sopa

É muito conveniente ter à mão um pote de azeda em lata para a sopa no inverno. A sopa de borscht verde ou de repolho com esse preparo fica muito saborosa e aromática, e você pode prepará-la em meia hora, pois o ingrediente principal já está pronto.

Tempo de cozimento: 40 min.

Tempo de cozimento: 30 min.

Porções: 3.

Ingredientes:

  • Azeda – 500 gr.
  • Água – 1,5 litros.

Processo de cozimento:

1. Prepare tudo o que você precisa para preparar a azeda para a sopa.

2. Para o nosso preparo precisaremos de potes esterilizados, portanto antes de mais nada esterilize-os. A maneira mais fácil de esterilizar é o tratamento a vapor. Para isso, precisamos de uma panela com água, uma almofada especial para esterilização com furos ou apenas uma peneira forte. Quando a água da panela ferver, coloque uma peneira nela e coloque os potes sobre ela (quantos você puder caber de uma vez).Esterilize os frascos por pelo menos 5 minutos. Em seguida, coloque-os sobre uma toalha, do pescoço para baixo. Lembre-se também de esterilizar as tampas. Para isso, basta fervê-los por 3 minutos.

3. Separe a azeda, descartando todas as ervas daninhas e folhas danificadas. Lave a azeda várias vezes em água corrente para remover toda a sujeira das folhas. Corte os caules e corte as folhas de azeda em pedaços que servem para cortar a azeda para a sopa.

4. Despeje a água na panela e deixe ferver. Coloque a azeda picada em água fervente em porções e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos. Transfira a azeda pronta para potes de meio litro pré-esterilizados. A maneira mais fácil de fazer isso é com uma escumadeira. Isso permitirá que o excesso de líquido seja drenado pelos orifícios. Enrosque bem a tampa do frasco cheio e deixe-o sobre a mesa até esfriar completamente.

5. O preparo da sopa de azeda está pronto. O melhor é guardá-lo na geladeira até o inverno.

Bom apetite!

( 346 notas, média 4.99 de 5 )
culinary-pt.techinfus.com

Peixe

Carne

Sobremesa