Com o advento dos molhos prontos, começamos a esquecer o que é o molho. Mas em vão, porque melhora o sabor tanto das próprias costeletas como do acompanhamento preparado para elas. Ao mesmo tempo, deixa o prato muito mais suculento. Há uma grande variedade de receitas de molho. Leia nosso artigo e escolha sua opção.
- Molho para costeletas com extrato de tomate e farinha
- Molho branco para costeletas com creme de leite
- Molho clássico para costeletas como em uma cantina
- Como fazer um delicioso molho para costeletas de peixe?
- Molho delicado para costeletas como no jardim de infância
- Receita passo a passo para fazer molho para costeletas com maionese
- Uma receita simples e rápida de molho cremoso para costeletas
- Delicioso molho para costeletas de frango com extrato de tomate
Molho para costeletas com extrato de tomate e farinha
O molho desta receita tem consistência espessa e sabor rico. Adequado para qualquer costeleta e acompanhamento. Ao mesmo tempo, é preparado com ingredientes disponíveis que muitas donas de casa têm em mãos.
- Cebola bulbo 1 (coisas)
- Cenoura 1 (coisas)
- Pimenta búlgara ½ (coisas)
- Farinha de trigo 1 (colheres de sopa)
- Pasta de tomate 1 (colheres de sopa)
- Nata 1 (colheres de sopa)
- Óleo vegetal para fritar
- Sal gosto
- Açúcar granulado ¼ (colheres de chá)
- Água ½ (copos)
- Temperos gosto
-
Como preparar um delicioso molho para costeletas? Descasque a cebola, lave e pique finamente. Lave o pimentão, retire o caule e as sementes. Corte em cubos do mesmo tamanho da cebola.Para o molho, é melhor que os vegetais sejam picados finamente. Assim ficará mais homogêneo. Se você não tem pimentão, não se preocupe, o molho ficará delicioso sem ele. Lave as cenouras, descasque-as com um descascador de legumes e rale-as no ralador mais fino.
-
Aqueça o óleo vegetal em uma frigideira. Adicione imediatamente a cebola e o pimentão. Frite em fogo baixo até dourar. Adicione as cenouras aos vegetais fritos e cozinhe, mexendo, por mais 5 minutos. Tenha cuidado para não queimar os legumes, caso contrário o sabor do molho estragará.
-
Adicione a farinha aos vegetais e misture bem. Nesta fase, é determinada a espessura final do molho. Quanto mais farinha, mais grosso fica. Adicione imediatamente a pasta de tomate e mexa novamente até ficar homogêneo.
-
Aos poucos, despeje a água fervida e mexa lentamente. Se o molho ainda parecer muito grosso, adicione mais água.
-
Depois que a mistura ferver na panela, acrescente o açúcar, isso neutralizará o sabor azedo do extrato de tomate. Salgue e acrescente os temperos (escolha os temperos de sua preferência para a carne com que está preparando as costeletas). Mexer. Adicione o creme de leite e misture novamente.
-
Desligue o fogo e deixe o molho tampado por uns 5 minutos, está tudo pronto! Coloque as costeletas com o acompanhamento em pratos e regue com o molho.
Bom apetite!
Molho branco para costeletas com creme de leite
Se você não gosta de molhos de vegetais e molhos com extrato de tomate, esta é a receita perfeita para você. Manteiga, creme de leite e farinha de trigo, e o resultado será o mais delicado molho branco como a neve e com uma acidez agradável.
Tempo de cozimento: 15 min.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Manteiga – 30 gr.
- Farinha de trigo – 30 gr.
- Creme de leite – 150 gr.
- Caldo (carne) – 250 ml.
- Sal - a gosto
- Pimenta preta moída - a gosto
Processo de cozimento:
1. Coloque a manteiga em uma panela ou caçarola, de preferência com revestimento antiaderente, e espere até derreter.
2. Adicione a farinha de trigo, misture com a manteiga e frite em fogo baixo. Mexa constantemente a mistura de manteiga e farinha para evitar que queime.
3. Aqueça o caldo. Deve estar quente. É preferível usar carne ou vegetais. Se não tiver um ou outro, basta usar água fervida. Despeje em um jato fino na mistura de manteiga e farinha, mexendo vigorosamente com um batedor. Você não deve ter nenhum caroço.
4. É a vez do creme de leite. É melhor se estiver à temperatura ambiente. Transfira para uma panela e misture bem. Você deve obter uma massa branca como a neve, homogênea e lisa. Se a consistência for muito grossa, pode-se adicionar um pouco mais de caldo.
5. Salgue o molho e adicione pimenta preta moída. Mexa e deixe ferver, cozinhe em fogo baixo por alguns minutos. Desligue o fogo. O molho branco à base de creme de leite está pronto. Arrumamos a mesa, colocamos o prato quente e o acompanhamento em pratos porcionados e regamos com o molho.
Bom apetite!
Molho clássico para costeletas como em uma cantina
Se você vem da URSS, com certeza se lembrará do mesmo sabor do molho, como se fosse de uma cantina soviética. E como combina perfeitamente com costeletas e purê de batata. Prepare-o para um jantar em família, leve lembranças aos seus pais e apresente aos seus filhos os sabores da sua juventude.
Tempo de cozimento: 40 min.
Tempo de cozimento: 25 min.
Porções: 10.
Ingredientes:
- Caldo (carne) – 1 l.
- Cebola – ½ unid.
- Cenouras – 1 unid.
- Manteiga – 30 gr.
- Pasta de tomate – 3 colheres de sopa.
- Farinha – 50 gr.
- Ervilhas pimenta da Jamaica – 4 unid.
- Folha de louro – 2 unid.
- Tempero universal – 1 colher de sopa.
- Óleo vegetal - para fritar
Processo de cozimento:
1. Em uma tigela funda, dilua a pasta de tomate com água até obter a consistência de creme de leite espesso.
2. Descasque uma cebola média e lave. Corte ao meio e corte em cubos pequenos. Lave e descasque as cenouras. É muito prático e rápido fazer isso com um descascador de legumes especial. Em seguida, rale em um ralador grosso.
3. Em seguida, coloque a frigideira no fogo e aqueça. Não há necessidade de adicionar óleo para fritar, pois nesta receita a farinha é frita em frigideira seca. Adicione a farinha e frite, mexendo até a farinha escurecer.
4. Coloque a farinha em uma tigela separada. Espere até que esfrie. Enquanto isso, aqueça o caldo. Dilua a farinha com o caldo até obter a consistência de creme de leite líquido.
5. Deite o óleo vegetal na frigideira, aqueça e deite a cebola. Frite até ficar transparente em fogo baixo. Em seguida, adicione uma noz de manteiga e mexa até derreter. Adicione cenouras raladas às cebolas. Refogue, mexendo, por cerca de 3-4 minutos. Em seguida, despeje a pasta de tomate diluída. Cozinhe na panela por mais 3 minutos, agora é a vez do caldo. Será melhor se você aquecer um pouco antes. Se não tiver caldo, basta colocar água fervida, acrescentando tempero universal se desejar.
6. Mexa o conteúdo da panela. Deixe ferver e despeje a farinha diluída. Mexa até que a mistura se misture e deixe cozinhar em fogo médio até a espessura desejada. Isso levará cerca de um quarto de hora.Depois que o molho for retirado do fogo, você pode, opcionalmente, coar os vegetais do molho por uma peneira para garantir uniformidade. No entanto, isso não afetará de forma alguma o seu sabor e, portanto, não é necessário. Arrume a mesa, convide sua família e relembre o sabor da juventude e da infância.
Bom apetite!
Como fazer um delicioso molho para costeletas de peixe?
Costeletas de peixe ficam deliciosas, mesmo que você só tenha sal como tempero. Mas como o sabor será revelado e enriquecido se você preparar molho ou molho para eles? O molho preparado de acordo com esta receita é ideal para costeletas de peixe magro.
Tempo de cozimento: 30 min.
Tempo de cozimento: 25 min.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Gemas de ovo – 3 unid.
- Manteiga – 30 gr.
- Água – 150ml.
- Sal - a gosto
- Pimenta preta moída - a gosto
- Ervas frescas – opcional
- Suco de limão – opcional
Processo de cozimento:
1. Lave os ovos e seque-os. Separe as gemas das claras. Coloque as gemas em uma panela funda, despeje água nelas, adicione sal e pimenta-do-reino moída. Misture os ingredientes.
2. Assim que os ingredientes estiverem combinados, comece a bater vigorosamente a mistura. Como isso levará muito tempo para fazer isso, você pode usar uma batedeira em vez de um batedor.
3. Quando a massa aumentar ligeiramente de volume, coloque a panela com ela em banho-maria. Ao mesmo tempo, derreta a manteiga. É conveniente fazer isso em um forno de micro-ondas; se não tiver, basta aquecê-lo no fogo. Precisamos levar a mistura para ferver. Ao mesmo tempo, mexa constantemente.
4. Quando aparecerem as primeiras bolhas, comece a adicionar manteiga derretida em fio fino, mexendo continuamente.Depois de despejar todo o óleo, leve novamente a mistura para ferver e retire imediatamente do fogo. O molho de creme está pronto.
5. Despeje sobre os bolinhos de peixe. Se desejar, polvilhe com suco de limão para dar ao prato uma acidez agradável, e polvilhe também com ervas frescas, previamente lavadas e picadas.
Bom apetite!
Molho delicado para costeletas como no jardim de infância
Uma lembrança muito viva da infância da geração dos anos 70-80 é o molho com que o purê de batata comum era tão saboroso que não eram necessárias costeletas. Sugerimos preparar esse molho com manteiga, caldo de galinha, extrato de tomate, farinha e temperos.
Tempo de cozimento: 25 min.
Tempo de cozimento: 20 min.
Porções: 8.
Ingredientes:
- Manteiga – 2 colheres de sopa.
- Caldo de galinha (água) – 0,7 – 1 l.
- Alho – 3 dentes
- Pasta de tomate – 1 colher de sopa.
- Farinha de trigo – 2 colheres de sopa.
- Endro - a gosto
- Sal - a gosto
- Pimenta preta moída – ½ colher de chá.
- Khmeli-suneli – 1 colher de chá.
Processo de cozimento:
1. Leve a panela ao fogo e aqueça. Despeje a farinha e frite, mexendo sempre em fogo baixo. A farinha deve atingir uma cor marrom clara ou pelo menos dourada. Tire a panela do fogo.
2. Adicione a pasta de tomate à farinha. Para esta receita é melhor escolher extrato de tomate sem acidez, caso contrário terá que ajustar o sabor adicionando um pouco de açúcar granulado.
3. Descasque os dentes de alho e lave-os. Pique finamente ou passe por uma prensa. Adicione à farinha com pasta de tomate. Adicione lúpulo suneli e manteiga, que, se desejar, podem ser substituídos com sucesso por creme de leite. Não se esqueça de adicionar sal a gosto.
4. Retorne a panela ao fogo e misture bem todos os ingredientes.Depois disso, você pode começar a colocar caldo de galinha quente ou apenas água. Faça isso aos poucos, mexendo simultaneamente a mistura para que não formem grumos de farinha. Nesta fase você pode ajustar a espessura do molho. Quanto mais caldo você adicionar, menos espesso ficará o molho.
5. Depois de adicionar todo o caldo, reduza o fogo e, mexendo, leve o molho para ferver. Verifique o sabor e adicione mais sal se necessário.
6. Lave as verduras e pique finamente. Quando o molho ferver, acrescente pimenta-do-reino moída e endro fresco, que pode substituir por congelado ou seco. Isso não vai estragar o sabor. Mexa novamente. O molho para as costeletas está pronto, como no jardim de infância soviético. Despeje sobre as costeletas e o acompanhamento.
Bom apetite!
Receita passo a passo para fazer molho para costeletas com maionese
Costeletas de carne vão bem com molho de vegetais e maionese. Graças ao alho e à cebola fica muito picante. Tomates suculentos significam que você não precisa adicionar líquido durante o cozimento. E a maionese ajuda a suavizar e realçar os sabores.
Tempo de cozimento: 35 min.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções: 8.
Ingredientes:
- Cebolas – 4 unid.
- Tomates – 4 unid.
- Alho – 3 dentes
- Maionese – 100 gr.
- Sal - a gosto
- Pimenta vermelha moída - a gosto
- Óleo vegetal - para fritar
Processo de cozimento:
1. Em primeiro lugar, descasque o alho, lave e pique finamente.
2. Em seguida, descasque a cebola, lave e corte em meias argolas finas ou cubinhos, como desejar.
3. Não precisamos da casca do tomate para o molho, então retire-a. Para isso, lave os tomates, corte-os transversalmente no fundo e coloque-os em água fervente por um minuto.Em seguida, retire com uma escumadeira e retire a casca descascada sem dificuldade.
4. Corte os tomates em pedaços pequenos. Quanto mais suculentos os tomates escolhidos, mais saboroso será o molho.
5. Leve a frigideira ao lume, coloque um pouco de óleo vegetal e frite a cebola até dourar.
6. Depois que as cebolas estiverem fritas, coloque os tomates picados e o alho picado na panela.
7. Adicione sal e pimenta vermelha a gosto. Se você não come alimentos picantes, não adicione pimenta nem substitua por pimenta preta moída. Cozinhe os legumes para o molho em fogo baixo por cerca de 15-20 minutos. Durante esse tempo, os tomates devem ficar macios e, ao serem pressionados, virarem purê de tomate.
8. Agora adicione a maionese aos legumes, misture tudo bem e deixe ferver por mais um minuto.
9. Desligue o fogo. Deixe o molho descansar por 5 minutos. Durante este tempo, coloque as costeletas com guarnição em pratos e regue com o molho preparado com legumes e maionese.
Bom apetite!
Uma receita simples e rápida de molho cremoso para costeletas
O molho cremoso é preparado com uma quantidade mínima de ingredientes e é perfeito para costeletas de qualquer carne. Se nem toda mãe dá ao filho molho com pasta de tomate e temperos, então você pode alimentar seu filho com segurança com costeletas cozidas no vapor com molho cremoso (só não adicione pimenta).
Tempo de cozimento: 15 min.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Creme (20%) – 200 ml.
- Manteiga – 30 gr.
- Farinha de trigo – 2 colheres de chá.
- Sal - a gosto
- Pimenta preta moída - a gosto
- Noz-moscada - a gosto
- Ervas italianas - a gosto
Processo de cozimento:
1. Leve a frigideira ao lume e aqueça.Despeje a farinha de trigo sobre uma superfície seca e frite por no máximo um minuto. Queremos apenas neutralizar o sabor da farinha crua em vez de fritá-la até mudar de cor.
2. Abaixe o fogo e coloque um pedaço de manteiga na frigideira.
3. Mexa levemente até derreter completamente.
4. Despeje o creme na mistura de manteiga e farinha frita. O creme de vinte por cento é considerado o creme clássico para fazer molhos e molhos. Mas se você quiser deixar o molho menos espesso e com menos calorias, pode usar com segurança creme com teor de gordura de dez por cento e até substituí-lo por leite (neste caso, você terá que adicionar mais farinha e manteiga para faça o molho com a espessura desejada).
5. Misture bem todos os ingredientes. Você não deveria ter nenhum caroço. Em seguida, adicione sal e especiarias. Faça isso de acordo com suas preferências de gosto. Neste caso, foram utilizadas ervas italianas, pimenta preta moída e noz-moscada. Você pode experimentar temperos e obter novos sabores a cada vez, pois o molho cremoso é uma base de experimentação muito gratificante, que não possui sabor próprio e distinto.
6. Cozinhe o molho em fogo baixo por no máximo 3 minutos. Para saber se o molho atingiu a espessura e consistência desejadas, basta passar uma espátula de silicone na frigideira; se a “lacuna” resultante não for preenchida, pode-se desligar o fogo e retirar a frigideira do fogão.
7. O molho cremoso está pronto. Você pode servir em uma tigela ou molheira, ou despejar sobre costeletas em pratos porcionados.
Bom apetite!
Delicioso molho para costeletas de frango com extrato de tomate
Um molho muito fácil de preparar com ingredientes disponíveis como cebola, extrato de tomate, farinha de trigo e alho. Acompanha perfeitamente costeletas de frango. E se você gosta de comer ketchup com qualquer carne, então esta será uma dádiva de Deus para você.
Tempo de cozimento: 20 min.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Cebola – 1 unid.
- Pasta de tomate – 1 colher de sopa.
- Farinha – 1 colher de sopa.
- Alho – 2 dentes
- Óleo vegetal - para fritar
- Açúcar - uma pitada
- Folha de louro – 1 unid.
- Água (água fervente) – 250 ml.
- Sal - a gosto
- Pimenta - a gosto
Processo de cozimento:
1. Descasque uma cebola pequena. Lave-a. Corte em cubos pequenos. Descasque também o dente de alho, lave e pique finamente ou passe numa prensa.
2. Leve a frigideira ao fogo, despeje óleo vegetal e espere até aquecer. Adicione a cebola picada e frite até ficar transparente.
3. Quando a cebola ficar translúcida e dourada, acrescente a farinha e mexa bem rápido. Caso contrário, há uma grande probabilidade de formação de grumos e não precisamos deles. Frite a cebola com a farinha até aparecer o aroma de nozes, altura em que a farinha deve dourar.
4. Dissolva a pasta de tomate em um copo de água quente e despeje na panela. Mexer. Não se esqueça de adicionar uma pitada de açúcar ao molho. Ao fazer isso, você neutralizará o sabor amargo que a pasta de tomate pode conferir ao prato. Sal e adicione todos os temperos. Adicione o alho picado. Mantenha o molho em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Mexa ocasionalmente.
5. Você pode colocar as costeletas no molho preparado para que aqueça e fique de molho antes de servir. Ou simplesmente despeje o molho sobre as costeletas e o acompanhamento disposto em pratos porcionados.
Bom apetite!