Pilaf no fogo de um caldeirão é um prato muito procurado e popular para tratar uma grande empresa “no campo”. Existem requisitos especiais para isso: crocância e cor dourada do arroz, carne que derrete na boca e definitivamente um sabor com aroma de especiarias. Para um pilaf saboroso, é importante escolher bons ingredientes, e os segredos do preparo estão indicados nas receitas.
- Pilaf uzbeque quebradiço em um caldeirão afegão no fogo
- Pilaf de porco em um caldeirão sobre o fogo
- Pilaf quebradiço com cordeiro no caldeirão
- Pilaf com frango no fogo em um caldeirão
- Pilaf com carne em um caldeirão sobre o fogo
- Pilaf com grão de bico pegando fogo
- Pilaf pegando fogo com cauda gorda
- Pilaf de verdade pegando fogo com bérberis
- Pilaf com pato em um caldeirão no fogo
- Pilaf com passas no fogo
Pilaf uzbeque quebradiço em um caldeirão afegão no fogo
Vários pratos são preparados em um caldeirão afegão, e o pilaf uzbeque quebradiço fica ótimo neste prato. O dispositivo do caldeirão é semelhante a uma panela de pressão e nele as carnes, mesmo as muito duras, são cozidas rapidamente, por isso todos os ingredientes do pilaf são preparados imediatamente. Nesta receita preparamos pilaf de cordeiro, escolhemos arroz e temperos especiais para pilaf.
- ombro de carneiro 1 (quilogramas)
- Cebola bulbo 8 (coisas)
- Cenoura 4 (coisas)
- arroz branco 750 (gramas)
- Alho 1 cabeça
- Pimenta 1 (coisas)
- Temperos gosto
- Óleo vegetal gosto
-
Pilaf no fogo em um caldeirão é preparado de forma bastante simples. Corte a paleta de cordeiro em pedaços pequenos, retirando os ossos.
-
Coloque o caldeirão afegão sobre uma fogueira/fogueira e aqueça o óleo vegetal nele. Em seguida, frite bem os pedaços de cordeiro em óleo até dourar por todos os lados. Frite a carne por pelo menos 10 minutos.
-
Descasque, enxágue e pique os legumes (cenoura e cebola) com antecedência. Adicione a cebola picada ao cordeiro frito e frite por 5 minutos.
-
Em seguida, coloque no caldeirão as cenouras picadas, uma cabeça de alho com casca e uma vagem de pimenta. Polvilhe tudo com sal e tempero para pilaf a seu gosto. Despeje 2 a 3 copos de água limpa no caldeirão, feche a tampa e cozinhe esses ingredientes, ou seja, o zirvak, por 15 minutos.
-
Após este tempo, abra a tampa do caldeirão e retire o alho e a pimenta.
-
Lave o arroz várias vezes com água fria. Em seguida, coloque-o em uma camada uniforme sobre a carne e coloque a cabeça do alho no meio do arroz. Adicione outro meio copo de água limpa ao caldeirão e feche a tampa. Cozinhe o pilaf por mais 20 minutos.
-
Retire do fogo o pilaf quebradiço cozido em um caldeirão afegão no fogo, misture delicadamente, transfira para um prato grande e sirva para a refeição. Bom apetite!
Pilaf de porco em um caldeirão sobre o fogo
O pilaf de porco, assim como a carne que nos é mais familiar, é fácil de preparar no caldeirão no fogo, e o prato se distingue pelo seu sabor especial de defumado. A parte mais difícil é manter o aquecimento ideal do caldeirão, mas isso é trabalho de homem. Preparamos pilaf com carne de porco desossada e arroz longo. A proporção dos ingredientes é projetada para meio caldeirão de 5 litros e para preparar pilaf quebradiço e de sabor rico.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 7.
Ingredientes:
- Carne de porco sem osso – 700 gr.
- Arroz – 500 gr.
- Cebola – 2 unid.
- Cenouras – 2 unid.
- Alho – 1 cabeça.
- Sal – 1 colher de sopa. eu. com um slide.
- Óleo vegetal - para fritar.
Temperos:
- Zira - a gosto.
- Bérberis - a gosto.
- Cúrcuma - a gosto.
- Tomate seco - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare imediatamente todos os ingredientes do pilaf de acordo com a receita.
Passo 2. Aqueça o óleo vegetal em um caldeirão. Carne de porco lavada e seca com guardanapo, cortada em pedaços médios e transferida para óleo quente.
Passo 3. Mexendo de vez em quando, frite os pedaços de porco até ficarem laranja por todos os lados.
Passo 4. Descasque a cebola e corte em meias argolas finas ou cubos pequenos.
Passo 5. Coloque a cebola picada num caldeirão com a carne de porco frita.
Passo 6. Frite a cebola, mexendo, até dourar.
Passo 7. Corte as cenouras descascadas e lavadas em tiras finas.
Passo 8. Adicione as cenouras picadas ao caldeirão e frite todos os ingredientes por 10 minutos.
Passo 9. Em seguida, polvilhe a carne e os legumes com os temperos a seu gosto e frite tudo por mais 5 minutos para que exalem o aroma.
Passo 10. Em seguida, coloque uma colher de sal e adicione um pouco de água limpa. Feche o caldeirão com uma tampa e cozinhe a carne e os vegetais (zirvak) por 15 minutos.
Passo 11. Após este tempo, retire o caldeirão do fogo. Coloque o arroz bem lavado em uma camada uniforme sobre o zirvak.
Passo 12. Despeje água limpa em um jato fino sobre uma colher ou na parede de um caldeirão 2 cm acima da camada de arroz.
Passo 13. Feche o caldeirão com uma tampa e leve ao fogo, reduzindo um pouco. Cozinhe o pilaf sem abrir a tampa por 20-30 minutos.
Passo 14. Durante esse tempo, o arroz absorverá completamente todo o líquido.
Passo 15. Coloque os dentes de alho descascados em uma camada de arroz. Feche novamente o caldeirão com tampa e mantenha o pilaf em fogo baixo por mais 5 minutos.Em seguida, retire o caldeirão do fogo e deixe o pilaf em infusão por 10 minutos.
Passo 16. Mexa delicadamente o pilaf de porco cozido em um caldeirão sobre o fogo e o prato pode ser servido. Bom apetite!
Pilaf quebradiço com cordeiro no caldeirão
Pilaf quebradiço com cordeiro no caldeirão, e nem todo prato com carne, arroz e cenoura pode ser chamado de pilaf, nesta receita cozinhamos em fogo aberto, o que será o mais próximo possível do pilaf ideal. Cozinhamos o pilaf em um caldeirão de ferro fundido com fogão, levamos cordeiro e arroz quebradiço. Deve haver muita cenoura no pilaf e cebola e alho serão vegetais obrigatórios, e usamos um conjunto especial de temperos para este prato.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 10.
Ingredientes:
- Cordeiro (presunto) – 1 kg.
- Arroz – 1kg.
- Óleo vegetal – 250 ml.
- Tempero para pilaf – 1,5 colheres de sopa.
- Zira – 1 colher de chá.
- Cenouras – 1kg.
- Cebola – 5 unid.
- Alho – 4 cabeças.
- Sal - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare os ingredientes do pilaf de acordo com a receita. Prepare também um caldeirão e acenda o fogo.
Passo 2. Despeje água fervente sobre o arroz com uma colher de sal por 30-40 minutos. Descasque e enxágue os legumes. Corte a cebola em meias argolas finas e as cenouras em tiras. Pode ser triturado com um ralador especial.
Passo 3. Corte a perna de cordeiro e corte a carne em pedaços médios.
Passo 4. Quando o fogo e todos os ingredientes estiverem preparados, você pode iniciar o processo de cozimento propriamente dito.
Passo 5. Aqueça bem o caldeirão e aqueça o óleo vegetal nele. Se um fósforo acender no óleo, você pode colocar carne nele.
Passo 6. Coloque os pedaços de cordeiro em um caldeirão e frite por 5 minutos.
Passo 7. Em seguida, adicione a cebola picada à carne e frite até dourar.
Etapa 8Coloque as cenouras picadas por cima da carne. Polvilhe todos os ingredientes com sal a seu gosto e acrescente temperos. Coloque 4 cabeças de alho com casca em um caldeirão e despeje um pouco de água até cobrir apenas as cenouras. Feche o caldeirão com uma tampa e cozinhe o zirvak (carne com legumes) por 20 minutos até que as cenouras estejam prontas.
Passo 9. Enxágue o arroz várias vezes com água fria, coloque-o em uma camada uniforme sobre o zirvak e compacte um pouco com uma escumadeira.
Passo 10. Depois salgue um pouco o arroz, acrescente uma colher de chá de cominho e encha com água para que cubra apenas a camada de arroz, porque estamos de molho.
Passo 11. Feche o caldeirão com uma tampa, aqueça por baixo e cozinhe o pilaf por 30 minutos.
Passo 12. Durante o cozimento, mexa várias vezes o arroz com uma colher, perfurando-o até o fundo e formando um monte no meio para que o líquido evapore.
Passo 13. Quando o arroz estiver pronto, retire a lenha, deixando apenas brasas, e cozinhe o pilaf por mais 10 minutos. Em seguida, retire o caldeirão do fogo e misture bem o pilaf com uma colher.Passo 14. Transfira o pilaf quebradiço preparado com cordeiro em um caldeirão para um prato e sirva. Bom apetite!
Pilaf com frango no fogo em um caldeirão
O pilaf de frango no fogo no caldeirão, preparado de acordo com as recomendações da receita, não é inferior em qualidade ao tradicional pilaf de cordeiro, mas fica mais macio. Arroz quebradiço em pilaf e carne macia e suculenta só são obtidos com um caldeirão de ferro fundido. O arroz para o pilaf de frango é de grão longo ou cozido no vapor, e o conjunto de temperos e vegetais é o mesmo do pilaf clássico. O pilaf de frango é preparado sem zirvak.
Tempo de cozimento: 1 hora e 10 minutos.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 5.
Ingredientes:
- Filé de frango – 500 gr.
- Arroz de grão longo cozido no vapor – 600 gr.
- Cenouras – 2 unid.
- Cebola – 2 unid.
- Alho – 1 cabeça.
- Óleo vegetal – 80 ml.
- Zira – 1 colher de chá.
- Páprica – 1 colher de chá.
- Bérberis – 1 colher de chá.
- Folha de louro – 1 unid.
- Sal - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare imediatamente todos os ingredientes para o pilaf de acordo com a receita, pois o prato cozinha rapidamente em fogo aberto. Descasque e enxágue os legumes. Corte a cebola em meias argolas finas e as cenouras em tiras. Lave o filé de frango, seque e corte em pedaços médios. Lave o arroz várias vezes com água fria.
Passo 2. Coloque um caldeirão sobre fogo aberto, aqueça bem o óleo vegetal e frite rapidamente os pedaços de filé por 2-3 minutos até dourar.
Passo 3. Em seguida, adicione a cebola picada à carne frita e, mexendo, frite até dourar.
Passo 4. Em seguida, coloque as cenouras picadas no caldeirão e frite-as por 5-7 minutos, mexendo também com uma escumadeira. Polvilhe os ingredientes fritos com sal e pimenta-do-reino e os temperos indicados na receita a seu gosto. Coloque uma cabeça de alho com casca em um caldeirão.
Passo 5. Coloque o arroz preparado em uma camada uniforme sobre a carne e os vegetais.
Etapa 6. Polvilhe um punhado de bérberis uniformemente sobre o arroz para dar um sabor amargo especial ao pilaf, mas isso é opcional.
Passo 7. Por último, despeje todos os ingredientes com água fria 2 cm acima da camada de arroz e despeje a água em jato fino para não perturbar as camadas de pilaf.
Passo 8. Leve o pilaf para ferver e cozinhe por 7 minutos sem tampar o caldeirão.
Passo 9. Quando o arroz tiver absorvido um pouco do líquido e seus grãos puderem ser vistos através da água, feche o caldeirão, reduza o fogo ou afaste-o do fogo alto.
Etapa 10. Cozinhe o pilaf por 25 minutos.Durante este tempo, abra a tampa algumas vezes para retirar o vapor e se o arroz continuar duro, adicione um pouco de água com uma escumadeira.
Passo 11. Em seguida, monte o pilaf pronto em um monte, retire do fogo, feche a tampa e deixe em infusão por alguns minutos, e durante esse tempo prepare os legumes e o pão. Transfira o pilaf cozido com frango em um caldeirão e leve ao fogo para um prato e sirva. Bom apetite!
Pilaf com carne em um caldeirão sobre o fogo
Pilaf com carne no caldeirão sobre o fogo é o mais próximo possível do tradicional pilaf uzbeque, já que há poucos fãs de cordeiro e ele é substituído com sucesso pela carne bovina. Para o pilaf no fogo, é melhor escolher carne de vitela jovem e não congelada, para que cozinhe mais rápido. A carne é frita com cebola e cozida com legumes em fogo alto, ou seja, basicamente se prepara o zirvak, depois acrescenta-se o arroz com temperos e o pilaf é cozido em fogo baixo. O arroz é embebido em água fria antes de cozinhar.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 10.
Ingredientes:
- Carne de vitela jovem – 1 kg.
- Arroz redondo – 1 kg.
- Cenouras – 700 gr.
- Cebola – 2 unid.
- Óleo de milho – 200 ml.
- Zira (inteira e moída) – 1 colher de chá.
- Sal - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Em primeiro lugar, prepare todos os ingredientes para o pilaf. Descasque os legumes, enxágue e corte a cebola ao meio rodelas e as cenouras em tiras. Lave a carne e corte em pedaços médios. Em fogo grande (fogueira), aqueça o óleo de milho em um caldeirão e frite as rodelas de cebola até dourar.
Passo 2. Coloque os pedaços de carne no caldeirão com as cebolas fritas e frite mexendo até que o suco da carne evapore completamente.Polvilhe a carne com sal a seu gosto.
Passo 3. Cubra a carne frita com uma camada uniforme de palitos de cenoura e polvilhe com cominho e pimenta-do-reino. Não misture os ingredientes.
Passo 4. Cubra o caldeirão com uma tampa e cozinhe o zirvak por 40 minutos.
Passo 5. Durante esse tempo, as cenouras liberarão o suco e ficarão macias.
Passo 6. Coloque o arroz preparado em uma camada uniforme sobre as cenouras. Em jato fino ou com escumadeira, despeje todos os ingredientes com água limpa 2 cm acima da camada de arroz.
Passo 7. Polvilhe duas colheres de sopa de arroz por cima. colheres de sal.
Passo 8. Leve o pilaf para ferver em fogo alto e não cubra o caldeirão.
Passo 9. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe o pilaf até que todo o líquido tenha evaporado ao máximo.
Passo 10. O líquido deve permanecer apenas nas paredes do caldeirão.
Etapa 11. Usando uma escumadeira, monte cuidadosamente o pilaf em um monte. Feche o caldeirão com uma tampa e cozinhe na brasa por 30 minutos.
Passo 12. Após esse tempo, misture cuidadosamente o pilaf cozido com a carne, leve ao fogo em um caldeirão e sirva em uma travessa grande. Bom apetite!
Pilaf com grão de bico pegando fogo
O pilaf com grão de bico é preparado no fogo com menos frequência do que o tradicional, mas esta opção também é saborosa e satisfatória. O grão de bico, embora tenha sabor neutro, no pilaf complementa bem a carne e o arroz e repõe parcialmente sua quantidade. O prato acaba sendo nutritivo e mais barato. Nesta receita preparamos pilaf com cordeiro, mas você pode substituí-lo por carne bovina. Molhamos o grão de bico com antecedência e adicionamos ao zirvak, mas fora isso o pilaf é cozido no fogo, como suas outras variantes.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 8.
Ingredientes:
- Grão de bico – 200 gr.
- Cordeiro – 800 gr.
- Arroz de grão longo – 600 gr.
- Cenouras – 600 gr.
- Cebola – 100 gr.
- Alho – 1 cabeça.
- Pimenta malagueta – 1 unid.
- Sal – 2 colheres de chá.
- Cominho – 1 colher de chá.
Processo de cozimento:
Passo 1. Para o pilaf, enxágue o grão de bico e encha-o com água fria com pelo menos 2 horas de antecedência. Deixe o arroz de molho por 1 hora. Antes de começar a cozinhar o pilaf em fogo aberto (fogueira), prepare imediatamente todos os ingredientes. Lave o cordeiro e corte em pedaços médios.
Passo 2. Descasque e enxágue as cebolas e as cenouras. Em seguida, corte as cenouras em tiras e a cebola em meias argolas.
Passo 3. Leve o caldeirão ao fogo alto, aqueça bem o óleo vegetal e frite a cebola picada até dourar.
Passo 4. Em seguida, acrescente os pedaços de cordeiro à cebola e frite também em fogo alto mexendo por 7 minutos.
Passo 5. Adicione palitos de cenoura à carne frita, frite alguns minutos e encha tudo completamente com água. Coloque uma cabeça de alho com casca e uma vagem de pimenta no caldeirão.
Passo 6. Em seguida, transfira imediatamente o grão de bico embebido para o caldeirão e adicione sal a seu gosto. Diminua o fogo sob o caldeirão. Cozinhe o zirvak mexendo e sem tampa por 10 minutos.
Passo 7. Retire o alho e a pimenta do caldeirão. Coloque o arroz preparado em uma camada uniforme sobre a carne, sem misturar com o restante dos ingredientes. Cozinhe o pilaf sem cobrir o caldeirão até que o líquido evapore.
Passo 8. Quando o líquido ficar apenas no fundo do caldeirão, coloque novamente o alho e a pimenta no pilaf e polvilhe tudo com cominho. Feche o caldeirão com uma tampa. Deixe apenas brasas sob o caldeirão para que não haja chama. Cozinhe o pilaf por mais 20 minutos.
Passo 9. Após este tempo, retire o caldeirão do fogo (fogo). Misture delicadamente o pilaf preparado, transfira para um prato e sirva. Bom apetite!
Pilaf pegando fogo com cauda gorda
Pilaf no fogo com cauda gorda é uma variante do pilaf uzbeque original, em que a gordura da cauda cobre todos os grãos de arroz com uma camada fina e o pilaf acaba sendo muito quebradiço, gorduroso e incrivelmente saboroso. Os ingredientes da receita são pensados para uma grande empresa e é necessário um caldeirão com capacidade para 9 litros, mas podem ser reduzidos à metade. Preparamos pilaf de cordeiro com osso e arroz vermelho. Pegamos muitas cebolas e cenouras e acrescentamos temperos com passas e um punhado de cominhos.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Porções: 20.
Ingredientes:
- Cordeiro – 3kg.
- Arroz vermelho – 2 kg.
- Gordura da cauda (óleo vegetal – 1 l.) – 1 kg.
- Cenouras – 2kg.
- Cebola – 1kg.
- Passas – 200 gr.
- Alho – 2 cabeças.
- Tempero para pilaf – 100 gr.
- Zira – 1 punhado pequeno.
- Sal - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem três pernas de cordeiro com água fria e retire o excesso de umidade com uma toalha.
Passo 2. Usando uma machadinha e uma faca, corte o cordeiro em pedaços grandes. Remova ossos grandes.
Passo 3. Enxágue um pedaço de gordura da cauda, seque com um guardanapo e corte em pedaços pequenos.
Passo 4: Prepare uma fogueira ou fogão em fogo alto. Coloque um caldeirão sobre ele e aqueça bem. Coloque os pedaços de gordura da cauda em um caldeirão e derreta tudo mexendo para que fiquem a gordura pura e os torresmos, que podem ser removidos com uma escumadeira.
Passo 5. Coloque os pedaços de cordeiro na gordura quente e frite rapidamente até dourar por todos os lados. Frite a carne em porções para que a temperatura do caldeirão não desça.
Passo 6. Em seguida, coloque toda a carne frita de volta no caldeirão.
Passo 7. Corte a cebola descascada em rodelas.
Passo 8. Coloque em um caldeirão em cima da carne e mais no meio, pois pode queimar nas bordas. Frite a cebola mexendo com uma espátula por 5-10 minutos.
Passo 9. Corte as cenouras descascadas em tiras grandes.
Passo 10. Coloque as cenouras picadas em um caldeirão e frite, mexendo por mais 10 minutos.
Passo 11. Em seguida, coloque duas cabeças de alho, descascadas da casca externa, no caldeirão e adicione um conjunto de temperos para pilaf, que é melhor comprar no mercado.
Etapa 12. Para obter o sabor máximo, esfregue o cominho nas palmas das mãos e despeje em um caldeirão.
Passo 13. Polvilhe esses ingredientes com sal a seu gosto, é claro, dentro de limites razoáveis. O caldeirão deve ter gordura e suco de vegetais suficientes para cobrir o zirvak. Se não houver suco suficiente, adicione um pouco de água fervente para que o zirvak fique completamente coberto com líquido. Não reduza a temperatura do caldeirão. Cozinhe o zirvak por 10 minutos.
Passo 14. Após esse tempo, experimente a carne para ver se está cozida e, se estiver macia, pode começar a comer arroz. Retire as cabeças de alho do caldeirão. Lave bem o arroz vermelho (este é o arroz não polido) com água fria em uma peneira até ficar branco, mas você também pode usar arroz normal de grão longo.
Passo 15. Coloque metade do arroz em cima do zirvak em uma camada uniforme. Coloque as passas lavadas no meio para que não toquem nas paredes do caldeirão, caso contrário queimarão. Em seguida, espalhe a segunda porção de arroz em uma camada uniforme. Não misture as camadas de pilaf. Despeje cuidadosamente esses ingredientes com água quente 2 dedos acima da camada de arroz. Prove a água e ela deve estar mais salgada do que o normal, e o arroz absorverá o sal.
Passo 16. Mantenha o pilaf em fogo alto e sem tampa até que todo o líquido tenha evaporado.
Passo 17. Depois que o líquido ferver, use uma espátula para montar o pilaf em um monte, separando-o das paredes. Prove o arroz e ainda deve estar um pouco mal cozido. Se o arroz estiver duro, coloque água no caldeirão. Em seguida, coloque as cabeças de alho no meio do pilaf. Cubra o caldeirão com uma tampa.Deixe apenas brasas por baixo. Cozinhe o pilaf por mais 30-40 minutos.
Passo 18. Após esse tempo, transfira o pilaf com rabo gordo cozido no fogo para um prato grande e sirva. Bom apetite!
Pilaf de verdade pegando fogo com bérberis
O verdadeiro pilaf no fogo com bérberis, como tempero clássico uzbeque, que confere ao pilaf notas frutadas e agradável acidez, é um prato preferido da linha de guloseimas para uma grande companhia na natureza. A bérberis costuma ser usada inteira e colocada no zirvak junto com outras especiarias. Nesta receita preparamos o verdadeiro pilaf de cordeiro. Comemos carne, arroz, cebola e cenoura em quantidades iguais. Suplementaremos a bérberis com cominho e açafrão na quantidade de meio copo, como os vendedores do mercado.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Porções: 10.
Ingredientes:
- Cordeiro – 1kg.
- Arroz – 1kg.
- Cenouras – 1kg.
- Cebola – 1kg.
- Alho – 4 cabeças.
- Óleo vegetal – 0,5 l.
- Bérberis – ½ xícara.
- Zira – ½ xícara.
- Açafrão (não moído) – ½ xícara.
- Sal – 1,5 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
Passo 1. Pegue o cordeiro desossado para o pilaf. Enxágue a carne, seque com guardanapo e corte em pedaços médios. Se não houver cordeiro, ele pode ser substituído por carne de porco ou boi jovem.
Passo 2. Descasque a cebola e corte um quarto em rodelas.
Passo 3. Descasque as cenouras, enxágue e corte em cubos. Lave o arroz várias vezes e cubra com água fria com uma colher de sal.
Passo 4. Acenda uma fogueira (fogueira). Coloque um caldeirão sobre ele e aqueça.
Passo 5. Despeje o óleo vegetal em um caldeirão quente e aqueça bem também.
Passo 6. Com cuidado, para não se queimar, coloque os pedaços de carne no óleo quente e mexa imediatamente.É importante que os pedaços fiquem imediatamente cobertos com uma crosta castanha dourada e permaneçam suculentos por dentro.
Passo 7. Adicione a cebola picada à carne frita.
Passo 8. Misture a carne e a cebola e frite até que a cebola também fique dourada.
Passo 9. Em seguida, coloque as cenouras picadas no caldeirão.
Passo 10. Frite mexendo até ficar macio.
Passo 11. Adicione sal aos ingredientes fritos com os temperos indicados na receita: cominho, açafrão e bérberis seca.
Etapa 12. Em seguida, despeje um pouco de água no caldeirão e cozinhe o zirvak por 5 a 10 minutos.
Passo 13. Coloque o arroz preparado em uma camada uniforme sobre o zirvak, apenas para que não toque nas paredes do caldeirão.
Passo 14. Coloque as cabeças de alho descascadas na camada de arroz. Em seguida, despeje água limpa e de preferência quente ao longo da parede do caldeirão ou através de uma escumadeira para que cubra apenas a camada de arroz, pois estamos encharcados. Feche o caldeirão com uma tampa. Cozinhe o pilaf por 40-50 minutos, mantendo o fogo médio sob o caldeirão.
Passo 15. Após esse tempo, abra o caldeirão e fure o arroz com uma faca em vários lugares. Se sobrar líquido no fundo do caldeirão, mantenha o pilaf no mesmo fogo por mais 5 a 10 minutos sem tampa.
Passo 16. Retire do fogo o verdadeiro pilaf preparado com bérberis, retire o alho, misture tudo com cuidado e o prato pode ser servido. Bom apetite!
Pilaf com pato em um caldeirão no fogo
A carne de pato, ao contrário de outras variedades, tem um aroma especial e agradável e um teor de gordura suficiente, o que permite preparar um pilaf incrivelmente saboroso com pato em um caldeirão no fogo. Os ingredientes do pilaf são os mesmos do pilaf tradicional. O pilaf de pato, como a carne de pato cozinha rapidamente, não requer o preparo do zirvak e o pilaf é imediatamente cozido no caldeirão. A maior parte do tempo é gasta no abate da carcaça do pato.
Tempo de cozimento: 1 hora e 40 minutos.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Arroz – 500 gr.
- Pato – 1kg.
- Cenouras – 1kg.
- Cebola – 2 unid.
- Alho – 1 cabeça.
- Óleo vegetal – 1 colher de sopa.
- Bérberis - a gosto.
- Manjericão seco - a gosto.
- Cúrcuma - a gosto.
- Folha de louro – 1 unid.
- Água – 1-1,5 litros.
- Sal - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare imediatamente todos os ingredientes para o pilaf. Corte a carcaça do pato em pedaços pequenos. Descasque e enxágue os legumes. Corte uma cebola descascada em pedaços grandes. Corte a segunda cebola ao meio rodelas e as cenouras em tiras finas.
Passo 2. Coloque o caldeirão sobre fogo aberto (fogueira) e aqueça bem um copo de óleo vegetal.
Passo 3. Frite a cebola cortada em pedaços grandes em óleo bem quente até dourar e retire com uma escumadeira.
Passo 4. Coloque os pedaços de pato, as cebolas picadas e as cenouras em meias argolas neste óleo aromático e frite tudo mexendo com uma escumadeira por 15 minutos.
Passo 5. Lave bem o arroz em água corrente, trocando a água várias vezes.
Passo 6. Coloque o arroz preparado em uma camada uniforme sobre os ingredientes fritos. Coloque uma cabeça de alho com casca no arroz e encha-o cuidadosamente com água 1 cm acima da camada de arroz.
Passo 7. Em seguida polvilhe tudo com sal temperado. Feche a tampa do caldeirão e cozinhe o pilaf por 40 minutos.
Passo 8. Após este tempo, abra o caldeirão, acrescente a folha de louro e continue cozinhando por mais 10 minutos.
Passo 9. Retire do fogo o pilaf com pato e cozinhe no caldeirão, mexa delicadamente e sirva. Bom apetite!
Pilaf com passas no fogo
Qualquer pilaf, com ou sem carne, complementado com quaisquer frutos secos, obtém-se com aroma e sabor especiais, e o pilaf com passas no fogo não foge à regra. As passas para pilaf são claras ou quase pretas e de preferência sem sementes. Nesta receita preparamos o pilaf sem carne, acrescentamos damascos secos às passas e usamos vegetais com temperos, como no pilaf clássico. Para o pilaf, escolha arroz de grão longo ou cozido no vapor e deixe de molho em água fria por 2 horas. O prato será leve e pode ser um bom acompanhamento para qualquer carne.
Tempo de cozimento: 1 hora e 15 minutos.
Tempo de cozimento: 15 minutos.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Arroz – 350 gr.
- Cebola – 1 unid.
- Cenouras – 1 unid.
- Passas – 1 colher de sopa.
- Damascos secos – 1 colher de sopa.
- Bérberis – 3 colheres de sopa.
- Sal - a gosto.
- Coentro – 1/3 colher de chá.
- Pimenta preta moída – ¼ colher de chá.
- Tempero para pilaf - a gosto.
- Óleo vegetal – 100 ml.
- Manteiga – 50 gr.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare os ingredientes do pilaf de acordo com a receita e tenha tudo à mão. Lave os frutos secos, corte os damascos secos em pedaços e cubra com água fria.
Passo 2. Descasque a cebola e corte em cubinhos.
Passo 3. Descasque as cenouras, enxágue e corte em tiras finas.
Etapa 4: acenda uma fogueira. Coloque um caldeirão sobre ele e aqueça bem o óleo vegetal. Em seguida, frite a cebola picada em óleo bem quente até dourar levemente.
Passo 5. Adicione os palitos de cenoura à cebola e frite, mexendo até o vegetal ficar macio.
Passo 6. Polvilhe os legumes fritos com os temperos indicados na receita e acrescente um pouco de manteiga.
Etapa 7. Em seguida, despeje 3 colheres de sopa de bérberis seca no caldeirão.
Passo 8. Frite os legumes temperados por um minuto para que os temperos liberem o aroma.
Etapa 9Adicione as passas preparadas e os damascos secos aos ingredientes fritos, escoando a água.
Passo 10. Despeje um pouco de água no caldeirão e salgue tudo pela primeira vez. Cozinhe esses ingredientes por 10-15 minutos. Reduza ligeiramente o fogo sob o caldeirão.
Passo 11. Lave bem o arroz em várias águas com antecedência e coloque-o por cima do zirvak vegetal com frutas secas.
Passo 12: Usando uma escumadeira, espalhe o arroz em uma camada uniforme. Em seguida, coloque um pouco de água no caldeirão em um jato fino de modo que fique 2 cm acima da camada de arroz e polvilhe novamente o arroz com sal.
Passo 13. Cozinhe o pilaf em brasa e sem tampa até que o líquido evapore.
Passo 14. Quando a água estiver abaixo da camada de arroz, use uma colher ou faca para fazer vários furos no pilaf para que o líquido evapore mais rápido. O arroz estará quase pronto a essa altura.
Passo 15. Quando não houver líquido no caldeirão, feche-o com uma tampa, abaixe o fogo ao máximo e cozinhe o pilaf por mais 10 minutos. Em seguida, retire o caldeirão do fogo. Misture delicadamente o pilaf preparado com as passas e o prato pode ser servido. Bom apetite!