Panquecas de fígado feitas de fígado bovino são uma delícia muito satisfatória e saborosa para o seu almoço ou lanche. Sirva deliciosas panquecas simples ou com creme de leite. Existem muitas opções para fazer este prato. Para encontrar o caminho certo para você, use receitas passo a passo comprovadas de nossa seleção.
- Panquecas clássicas de fígado bovino em casa
- Exuberantes panquecas de fígado bovino com farinha em uma frigideira
- Delicadas panquecas de fígado bovino com semolina em uma frigideira
- Como preparar deliciosas panquecas de fígado bovino com cebola e cenoura?
- Uma receita simples e deliciosa de panquecas de fígado bovino no forno
- Receita passo a passo para fazer panquecas de fígado bovino com arroz
- Deliciosas panquecas de fígado bovino PP
- Delicadas panquecas de fígado de fígado bovino para crianças
Panquecas clássicas de fígado bovino em casa
O fígado bovino contém grande quantidade de ferro e é por isso que é recomendado para consumo por pessoas que sofrem de anemia. O sabor do produto natural é bastante específico e nem todo mundo gosta. Mas esse problema é facilmente resolvido se você fizer panquecas com fígado. O sabor característico do fígado é equilibrado por cebola e especiarias, e os benefícios do valioso subproduto ainda são preservados.
- Bife de fígado 700 (gramas)
- Cebola bulbo 1 (coisas)
- Ovo de galinha 1 (coisas)
- Farinha de trigo 100 (gramas)
- Pimenta preta da terra 1 pitada
- Sal gosto
- Óleo vegetal para fritar
-
Para preparar panquecas de fígado de fígado bovino, enxágue bem com água corrente.Cortamos as veias e películas do produto e recortamos grandes vasos. Cortamos o fígado preparado em pequenos pedaços para que seja conveniente colocá-los no moedor de carne.
-
Descasque as cebolas e pique-as grosseiramente. Moa o fígado preparado junto com a cebola em um moedor de carne com grelha fina - obtém-se uma massa líquida quase homogênea.
-
Quebre o ovo na massa resultante e mexa bem.
-
Adicione sal e pimenta-do-reino moída, acrescente a farinha e mexa até ficar homogêneo. Fritaremos panquecas com a “massa” resultante.
-
Despeje óleo vegetal inodoro na frigideira em uma quantidade que cubra o fundo com uma fina camada de alguns milímetros. Aqueça até ficar bem quente. Com uma colher de sopa, coloque a massa de fígado no óleo quente em pequenas porções em forma de panquecas. Frite em temperatura média até dourar por cerca de três a quatro minutos. Não fechamos a tampa.
-
Vire as panquecas e continue fritando por mais dois a três minutos. Assim, frite as panquecas com a massa inteira, colocando óleo vegetal na frigideira se necessário.
-
Transfira as panquecas prontas da panela para uma toalha de papel para remover o excesso de óleo. Em seguida, coloque-os em um prato e sirva quente. Legumes frescos e ervas vão bem como acompanhamento.
Bom apetite!
Exuberantes panquecas de fígado bovino com farinha em uma frigideira
Se você “conjurar” um pouco o fígado, pode fazer com ele panquecas que ficam lindas e saborosas, o que vai agradar a toda a família. Mesmo quem não gosta dessas miudezas. O segredo desta receita é que, em primeiro lugar, preparamos fígado picado de forma absolutamente lisa. É melhor usar um liquidificador para essa finalidade do que um moedor de carne.E em segundo lugar, adicione refrigerante à massa de fígado resultante. Isso deixará as panquecas fofas, macias e porosas. Mesmo frias, essas panquecas ficam muito saborosas!
Tempo de cozimento: 40 min.
Tempo de cozimento: 20 min.
Porções – 6.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 1 kg.
- Cebola – 2 unid. tamanho médio.
- Ovos – 2 unid.
- Farinha de trigo – 5 colheres de sopa.
- Refrigerante – 1 colher de chá.
- Pimenta preta moída - uma pitada.
- Uma mistura de especiarias para o fígado - a gosto.
- Sal - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
1. O fígado deve ser bem enxaguado em água corrente. Em seguida, cortamos as veias e filmes e removemos grandes vasos. Cortamos o fígado preparado em pedaços pequenos para que seja conveniente triturá-los até obter uma carne picada lisa. Descasque as cebolas e corte-as também em pedaços.
2. Para moer o fígado, você pode usar um moedor de carne ou um liquidificador estacionário ou de imersão. No primeiro caso, a massa conterá pedaços pequenos e tangíveis de fígado e, no segundo, terá uma consistência mais lisa e purê, o que é preferível. Pique a cebola junto com o fígado. Adicione os ovos à massa homogênea resultante e misture.
3. Em seguida, adicione sal, uma mistura de temperos para o fígado ou outros temperos favoritos. Adicione farinha.
4. Usando uma colher ou batedor, misture a massa. Procuramos quebrar todos os torrões de farinha e obter uma consistência lisa. Por último, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem novamente.
5. Despeje o óleo vegetal refinado na frigideira em uma quantidade que cubra o fundo com uma camada fina. Aqueça até ficar bem quente. Coloque pequenas porções de massa na assadeira e forme panquecas redondas.Frite com a tampa aberta em fogo médio até dourar, aproximadamente dois a três minutos.
6. Vire as panquecas do outro lado e frite por mais um ou dois minutos. Ao fritar a próxima porção de panquecas, coloque aos poucos óleo vegetal na frigideira, pois os produtos irão absorvê-lo.
7. Coloque as panquecas prontas em um prato. Depois de utilizada a massa, coloque todas as panquecas fritas de volta na frigideira e tampe. Cozinhe as panquecas em fogo baixo por sete a dez minutos para torná-las mais suculentas. Servir quente. O acompanhamento ideal para estas panquecas é puré de batata e salada de legumes frescos.
Bom apetite!
Delicadas panquecas de fígado bovino com semolina em uma frigideira
Panquecas de fígado bovino sempre dão certo se você adicionar semolina a elas. Incha na carne picada líquida e proporciona maciez e estrutura delicada. Para ficar suculento, adicione também cebola e creme de leite. Depois de preparar a massa, é preciso deixar descansar um pouco antes de fritar para que o cereal amoleça. As panquecas acabadas ficam muito macias e saborosas.
Tempo de cozimento: 35 min. excluindo o tempo de infusão.
Tempo de cozimento: 20 min.
Porções – 4.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 300 gr.
- Cebola – 1 unid. tamanho médio.
- Ovos – 1 unid.
- Sêmola – 60 gr.
- Creme de leite – 2 colheres de sopa.
- Pimenta preta moída - uma pitada.
- Sal - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
1. Prepare o fígado. Lavamos bem em água corrente, cortamos o excesso de veias e películas e removemos vasos grandes. O produto processado é cortado em pedaços para posterior moagem. Descasque as cebolas e corte-as também em pedaços arbitrários.
2.Moa o fígado preparado de qualquer forma. É importante saber que se você usar um moedor de carne, notará pequenos pedaços de fígado nas panquecas acabadas. Ao usar o liquidificador, a textura das panquecas ficará mais lisa e uniforme. Junto com o fígado, cortamos também as cebolas. Adicione o creme de leite à massa líquida resultante e misture.
3. Em seguida, adicione sal, pimenta-do-reino moída e ovo. Mexa bem com uma colher ou batedor.
4. Por último, adicione a semolina e misture. A princípio pode parecer que a massa está líquida. Mas depois de descansar por quinze a vinte minutos, a consistência vai engrossar.
5. Deixe a massa descansar - a semolina vai inchar e as panquecas prontas ficarão mais macias.
6. Aqueça uma pequena quantidade de óleo vegetal inodoro em uma frigideira. Divida a massa preparada em pequenas porções em forma de panquecas redondas. Frite com a tampa aberta em fogo médio até ficar crocante por aproximadamente dois a três minutos.
7. Vire os produtos do outro lado e frite por mais alguns minutos até dourar. Ao fritar panquecas com o restante da massa, acrescente mais óleo vegetal, se necessário.
8. Coloque as panquecas prontas em um prato forrado com papel toalha. Absorverá o excesso de óleo após a fritura. Sirva as panquecas quentes. O acompanhamento ideal é purê de batata e salada de legumes frescos.
Bom apetite!
Como preparar deliciosas panquecas de fígado bovino com cebola e cenoura?
Fígado de boi vai bem com cebola e cenoura. Esses vegetais fornecem a suculência que falta e um toque de sabor apropriado. E, claro, acrescentam vitaminas e fibras.Para garantir que a textura das panquecas acabadas seja macia e uniforme, recomendamos picar o próprio fígado e os vegetais o mais fino possível. Você pode fazer isso usando um moedor de carne ou um liquidificador.
Tempo de cozimento: 40 min.
Tempo de cozimento: 25 min.
Porções – 6.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 1 kg.
- Cebola – 150 gr.
- Cenouras – 150 gr.
- Ovos – 2 unid.
- Sêmola – 3 colheres de sopa.
- Farinha de trigo – 2-3 colheres de sopa.
- Pimenta preta moída - uma pitada.
- Sal - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
1. Lave bem o fígado. Cortamos veias e filmes em excesso e removemos vasos grandes, se houver. Corte as miudezas em pedaços de tamanho conveniente. Descasque as cebolas e corte-as também em pedaços arbitrários. Lave as cenouras, retire a casca e corte em pedaços arbitrários. Moa o fígado junto com as cebolas e as cenouras o mais finamente possível, usando qualquer eletrodoméstico disponível: moedor de carne, liquidificador, picador, ralador.
2. Quebre os ovos na massa líquida resultante, adicione sal e pimenta-do-reino moída. Mexa até ficar homogêneo.
3. Em seguida adicione a semolina e misture bem.
4. Por último, adicione a farinha de trigo e misture novamente. A massa deve ser de espessura média e despejar com uma colher.
5. Aqueça uma pequena quantidade de óleo vegetal refinado em uma frigideira. Coloque a massa preparada em panquecas redondas. Frite-os, descobertos, até dourar, quatro a cinco minutos de um lado. A temperatura do fogão é média-baixa.
6. Vire as costeletas do outro lado e continue cozinhando por mais três a quatro minutos. Assim fritamos panquecas com todo o volume da massa.
7.Coloque as panquecas prontas em um prato plano com papel toalha para que absorva o excesso de óleo da superfície após a fritura. Sirva as panquecas quentes. Um acompanhamento adequado é purê de batata, arroz e salada de legumes frescos. Além disso, você pode servir creme de leite.
Bom apetite!
Uma receita simples e deliciosa de panquecas de fígado bovino no forno
Cozinhar panquecas de fígado no forno é uma ótima ideia. Desta forma você pode eliminar completamente o óleo ou qualquer outra gordura usada para fritar. As panquecas prontas serão leves e nutritivas - este prato é perfeito para uma alimentação adequada. Para dar sabor, adicione cebola, alho e um pouco de ervas; para fofura, adicione bicarbonato de sódio.
Tempo de cozimento: 25 min.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções – 4.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 600 gr.
- Cebola – 1 unid. tamanho médio.
- Alho – 2 dentes.
- Ovos – 2 unid.
- Refrigerante – 1 colher de chá.
- Cebola verde - 2 penas.
- Farinha de trigo – 3-4 colheres de sopa.
- Pimenta preta moída - uma pitada.
- Sal - a gosto.
Processo de cozimento:
1. Antes de iniciar o cozimento, o fígado deve ser bem lavado e retiradas veias grossas, películas e vasos grandes. Após o processamento, cortamos o produto em pequenos pedaços de formato arbitrário. Descasque a cebola e corte em pedaços. Lave e seque as penas da cebola verde. Tiramos o alho da casca.
2. Coloque pedaços de fígado, cebola, ervas e alho no liquidificador. Moa todos os produtos até obter uma massa líquida homogênea.
3. Quebre os ovos na mistura líquida resultante, adicione sal, pimenta-do-reino moída, refrigerante e farinha na quantidade indicada. Aliás, em vez de farinha você pode colocar aveia picada - também fica uma delícia.
4.Usando um liquidificador de imersão, rompemos adicionalmente a massa, misturando simultaneamente todos os ingredientes. A consistência da massa não deve ser muito líquida, nem muito espessa. Ao colocar a mistura em uma assadeira, as panquecas não devem espalhar.
5. Cubra a assadeira com pergaminho untado com óleo.
6. Com uma colher de sopa, coloque a massa preparada em forma de panquecas arredondadas sobre papel manteiga, a uma curta distância umas das outras. Pré-aqueça o forno a 190 graus. Coloque a assadeira no forno já quente em nível médio e asse as panquecas por vinte a vinte e cinco minutos. É importante não expor demais ou secar demais. Você pode verificar a prontidão quebrando uma panqueca ao meio. Se não houver coloração rosada do fígado no intervalo, os produtos estão prontos.
7. Retire as panquecas prontas do forno e transfira-as para um prato de servir. Sirva imediatamente após o cozimento, enquanto estiverem quentes. Como acompanhamento você pode oferecer purê de batata tenro, arroz, salada de legumes frescos e ervas. Para ficar mais suculento, você pode servir creme de leite.
Bom apetite!
Receita passo a passo para fazer panquecas de fígado bovino com arroz
As panquecas de fígado de boi com arroz não são apenas um prato saboroso e satisfatório, mas também muito saudáveis. O fígado contém ferro e vitaminas vitais, e as costeletas feitas com esse produto são, na verdade, um concentrado nutricional para nutrição terapêutica. É importante não fritar as panquecas até que estejam bem douradas. Em primeiro lugar, eles simplesmente secarão e não serão mais tão saborosos. Em segundo lugar, uma crosta bem cozinhada é cancerígena. Portanto, frite as panquecas em fogo moderado até obter uma crosta clara com uma quantidade mínima de óleo vegetal.
Tempo de cozimento: 40 min.
Tempo de cozimento: 20 min.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 700 gr.
- Cebolas – 3 unid. tamanho médio.
- Arroz – 200 gr.
- Ovos – 2 unid.
- Pimenta preta moída - uma pitada.
- Sal - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
1. Lave bem o fígado em água corrente. Cortamos dele veias grossas, filmes e grandes vasos. Se houver gordura superficial, corte-a também. Após esse preparo, cortamos as miudezas em pequenos pedaços de formato arbitrário. Descasque a cebola e corte em pedaços.
2. Lave o arroz até a água ficar límpida e coloque numa panela. Encha com água, adicione um pouco de sal e leve ao fogo. Depois de ferver, cozinhe por vinte a vinte e cinco minutos até ficar totalmente cozido. Após o cozimento, coloque o cereal pronto em uma peneira e enxágue com água fria. Deixe o líquido escorrer completamente.
3. Passe o fígado e as cebolas preparadas por um moedor de carne de grelha fina. Adicione os ovos, o arroz cozido resfriado, o sal e a pimenta-do-reino moída à massa líquida resultante. Misture tudo bem.
4. Deite uma pequena quantidade de óleo vegetal na frigideira. Aqueça até ficar bem quente. Coloque a mistura preparada de fígado e arroz em uma colher de sopa e coloque-a em uma frigideira em forma de panquecas redondas. Frite-os em temperatura média-baixa por três a quatro minutos de cada lado, sem tampa.
5. Transfira as panquecas prontas da frigideira para um prato de servir. Sirva imediatamente após o cozimento, enquanto estiverem quentes. Uma salada de legumes frescos vai bem como acompanhamento.
Bom apetite!
Deliciosas panquecas de fígado bovino PP
Para garantir que as panquecas de fígado bovino tragam o máximo benefício, adicionamos aveia em vez da tradicional semolina ou farinha de trigo.Para ficar mais suculento, usamos cebola como padrão. Para maciez – clara de ovo batida. Seguindo as regras da alimentação adequada, substituiremos a fritura pelo cozimento no forno. Isso livrará o prato do excesso de gordura e permitirá que ele se encaixe em qualquer dieta. Quanto aos temperos, recomendamos experimentar o coentro: combina muito bem com fígado e confere às panquecas um aroma sutil.
Tempo de cozimento: 25 min.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 300 gr.
- Cebola – 1 unid. tamanho médio.
- Flocos de aveia instantâneos – 30 gr.
- Clara de ovo – 1 unid.
- Coentro – ½ colher de chá.
- Pimenta preta moída - uma pitada.
- Sal - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
1. Lavamos bem o fígado, removemos películas, veias, coágulos sanguíneos e vasos, se houver. O produto processado é cortado em pedaços e triturado de qualquer forma disponível. Você pode fazer isso usando um moedor de carne, processador de alimentos, liquidificador submersível ou estacionário. Você deve obter uma massa homogênea bastante líquida.
2. Descasque as cebolas, lave-as e pique-as em cubinhos com uma faca. Se não quiser que pedaços de cebola sejam sentidos nas panquecas prontas, você pode cortá-las da mesma forma que o fígado. Adicione a cebola à massa de fígado, adicione sal, pimenta preta moída e coentro, misture.
3. O próximo passo é adicionar aveia instantânea. Misture bem os flocos com a massa principal.
4. Bata a clara de ovo com uma batedeira até formar picos estáveis em um recipiente separado. Misture a espuma forte resultante na massa de fígado e aveia.
5. Agora vamos decorar as panquecas. Você pode simplesmente colocar a massa de fígado preparada em uma assadeira forrada com pergaminho untado com óleo na forma de panquecas redondas.Você pode usar uma forma de cupcake ou muffin. Neste caso, o formato das panquecas será, obviamente, mais preciso. Leve as panquecas decoradas ao forno pré-aquecido a 190 graus em nível médio. Asse por vinte a vinte e cinco minutos. Para verificar se está pronto, você pode cortar uma das panquecas. Se não houver áreas rosadas no corte, os produtos podem ser considerados prontos.
6. Retire as panquecas prontas do forno e coloque-as num prato de servir. Sirva imediatamente após o cozimento, quente, com qualquer acompanhamento.
Bom apetite!
Delicadas panquecas de fígado de fígado bovino para crianças
O fígado é o produto alimentar mais valioso. O teor de ferro nele contido é talvez o mais alto em comparação com outros alimentos do dia a dia. O cardápio infantil definitivamente deve incluir pratos de fígado. Se na sua forma pura os pequenos comedores nem sempre preferem este produto, então na forma de panquecas tenras, via de regra, o fígado é consumido com prazer.
Tempo de cozimento: 30 min. excluindo o tempo de imersão e infusão.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 500 gr.
- Leite – 400-500 ml.
- Cebola – 2 unid. tamanho médio.
- Farinha de trigo – ½ colher de sopa.
- Ovos – 2 unid.
- Creme de leite – 2 colheres de sopa.
- Sal - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
- Endro - para servir.
Processo de cozimento:
1. O fígado deve ser bem enxaguado em água corrente. Após a lavagem, corte vasos grandes com uma faca e remova as películas grossas. Corte o produto em pedaços pequenos e coloque em uma tigela funda. Despeje o leite frio para cobrir completamente todas as peças. Deixe em temperatura ambiente por trinta a quarenta minutos - assim o fígado se livrará do cheiro específico e ficará mais macio no sabor.
2.Após a imersão no leite, coloque os pedaços de fígado em uma peneira, deixe escorrer o leite e enxágue novamente com água. Usando um liquidificador, triture as miudezas até formar um purê líquido. Descasque a cebola e corte em pedaços. Moa no liquidificador da mesma forma que o fígado. Adicione a cebola à massa de fígado, acrescente também a farinha, o sal a gosto e os ovos. Usando um batedor, misture tudo até ficar completamente homogêneo.
3. Deixe a massa de fígado pronta na geladeira por vinte a trinta minutos. A massa ficará mais viscosa e será mais fácil fritar panquecas tenras.
4. Aqueça uma pequena quantidade de óleo vegetal inodoro em uma frigideira. Use uma colher para pegar a massa de fígado e coloque-a no óleo quente em forma de pequenas panquecas. Frite até dourar por alguns minutos de cada lado. É importante não cozinhar demais os produtos delicados no fogão para que não se forme uma crosta muito áspera e o miolo não seque. Assim que a cor da massa deixar de ser vermelha e a superfície começar a dourar, as panquecas podem ser consideradas prontas.
5. Coloque as panquecas prontas em um prato de servir. Sirva imediatamente após o cozimento, quente, polvilhado com endro picado.
Bom apetite!