O patê de fígado bovino caseiro é uma guloseima muito macia, saborosa e nutritiva. Espalhe o produto acabado no pão e sirva como um delicioso lanche. Para concretizar a sua ideia culinária, recomendamos a utilização de receitas comprovadas com fotografias passo a passo e uma descrição detalhada do processo.
- Patê de fígado bovino clássico caseiro
- Patê de fígado bovino tenro com cenoura e manteiga
- Uma receita simples e deliciosa de patê cremoso de fígado bovino
- Como preparar um delicioso patê de fígado bovino no forno?
- Patê de fígado bovino dietético em casa
- Receita passo a passo para fazer patê de fígado bovino com ovo
- Uma receita simples e rápida de patê de fígado bovino em panela elétrica
- Farto patê de fígado bovino com banha
Patê de fígado bovino clássico caseiro
O patê de fígado bovino é muito nutritivo e saudável. É útil quando você precisa preparar rapidamente um farto café da manhã. O patê pode ser servido com qualquer pão, torrada, panqueca, bolacha - isso facilita muito a vida pela manhã. Existem muitas maneiras de preparar o patê: desde o método de processamento do fígado até os ingredientes. Nesta receita consideraremos o método clássico.
- Bife de fígado 500 (gramas)
- Leite de vaca para imersão
- Cenoura 2 PC. tamanho médio
- Cebola bulbo 2 PC. tamanho médio
- Manteiga 120 (gramas)
- Pimenta preta da terra gosto
- Sal gosto
- Óleo vegetal para fritar
-
Como fazer patê de fígado bovino em casa? Se o fígado estiver escuro, provavelmente de um animal mais velho, é melhor mergulhá-lo primeiro em leite por várias horas - isso removerá qualquer possível amargor. Lavamos o fígado, retiramos todas as películas e retiramos as veias, cortamos em pedaços. Encha o fígado com leite para cobrir todos os pedaços. Coloque na geladeira por três a quatro horas. Em seguida, enxágue o fígado com água corrente e deixe escorrer o excesso de líquido.
-
Descasque as cenouras da casca, enxágue e rale em um ralador grosso. Descasque as cebolas, lave, seque e pique em cubinhos com uma faca. Aqueça uma pequena quantidade de óleo vegetal em uma frigideira e despeje a cebola picada. Frite em temperatura média até ficar translúcido e, em seguida, adicione as cenouras raladas. Mexa e continue fritando por mais cinco a seis minutos até que as cenouras comecem a dourar levemente. Retire o assado da assadeira e deixe esfriar um pouco.
-
Na mesma frigideira onde foram fritas as cebolas e as cenouras, acrescente um pouco mais de azeite e disponha os pedaços de fígado preparado. Frite até dourar por todos os lados. O produto frita muito rapidamente - literalmente alguns minutos de cada lado. No final do cozimento adicione sal e pimenta a gosto.
-
Coloque as cebolas e cenouras fritas, o fígado frito e a manteiga amolecida em uma tigela.
-
No liquidificador de imersão, bata os ingredientes até obter uma massa homogênea e lisa. Prove o patê e adicione mais sal e pimenta-do-reino moída, se necessário.
-
Transfira o patê pronto para uma jarra de armazenamento e coloque-o na geladeira por no máximo três dias. Bom apetite!
Bom apetite!
Patê de fígado bovino tenro com cenoura e manteiga
Quando você tem planos de fazer patê de fígado bovino, mas não quer ficar muito tempo na cozinha, sugerimos que preste atenção a esta receita. Ferva os ingredientes em uma panela e bata com a manteiga da maneira usual. Esse patê será mais leve e menos calórico quando comparado com as opções em que o fígado é frito. Também é mais rápido em termos de tempo. E o lanche tem um sabor igualmente delicioso.
Tempo de cozimento: 25 min.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 600 gr.
- Cenouras – 2 unid. tamanho médio.
- Cebola – 1 unid. tamanho médio.
- Manteiga – 200 gr.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Sal – 2 colheres de chá.
- Ervilhas pimenta da Jamaica – 6 unid.
- Folha de louro – 1 unid.
- Conhaque – 1 colher de sopa.
Processo de cozimento:
1. Lave o fígado, retire todas as películas e veias, corte em pedaços pequenos. Encha o fígado com água fria para cobri-lo completamente. Deixe agir por meia hora, depois enxágue novamente o fígado com água corrente e deixe escorrer o excesso de líquido.
2. Descasque as cenouras, lave e corte em pedaços pequenos. Descascamos as cebolas, lavamos, secamos e cortamos em meias argolas. Coloque os legumes em uma panela e adicione água suficiente para cobrir os pedaços. Adicione a folha de louro, a ervilha-da-jamaica e o sal. Deixe ferver e cozinhe por dez minutos em fogo baixo. Em seguida, adicione o fígado lavado.Se necessário, adicione um pouco mais de água quente. Deixe ferver e continue cozinhando por mais quinze minutos. No final do cozimento, acrescente mais sal e pimenta-do-reino moída.
3. Com uma escumadeira, retire todos os pedaços de fígado, cenoura e cebola do caldo, transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente. Depois disso, bata no liquidificador até obter uma massa lisa. Durante a moagem, adicione manteiga e conhaque ao fígado. Se o patê parecer muito grosso, você pode adicionar algumas colheres de sopa do caldo restante.
4. Transfira o patê acabado para uma jarra ou recipiente e feche bem a tampa. Ele vai engrossar quando resfriado na geladeira.
5. O patê é guardado por três dias na geladeira. Se precisar prolongar o prazo de validade, você pode congelá-lo diretamente na jarra. Graças ao conhaque incluído na composição, não se formarão cristais de gelo no patê.
Bom apetite!
Uma receita simples e deliciosa de patê cremoso de fígado bovino
O fígado ajuda a aumentar a hemoglobina, por isso é especialmente valioso na nutrição de pessoas que sofrem de anemia. Um dos pratos de fígado simples e populares é o patê. É conveniente para barrar no pão, torradas ou pão crocante - e é uma ótima opção saudável para um café da manhã ou lanche rápido e nutritivo. Segundo esta receita prepararemos patê com adição de creme - isso garantirá um sabor agradável e delicado da massa.
Tempo de cozimento: 35 min.
Tempo de cozimento: 20 min.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 300 gr.
- Cenouras – 1 unid. tamanho médio.
- Cebola – 1 unid. tamanho médio.
- Creme 10% - 150 ml.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Coentro - a gosto.
- Sal - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
1.Descasque as cebolas, lave, seque e pique em cubinhos com uma faca. Em uma frigideira, aqueça uma ou duas colheres de sopa de óleo vegetal inodoro e coloque cubos de cebola. Frite até ficar translúcido, mexendo de vez em quando.
2. Descasque as cenouras, enxágue e rale num ralador grosso. Adicione as cenouras raladas às cebolas, misture e continue fritando por mais três a quatro minutos. As cenouras devem ficar macias e começar a dourar levemente.
3. Lavamos o fígado, retiramos todas as películas, veias e vasos. Corte o produto em pequenos pedaços.
4. Em uma frigideira separada, aqueça o óleo vegetal e coloque o fígado. Frite em temperatura média por alguns minutos de cada lado até dourar.
5. Transfira o fígado frito para a cenoura e a cebola, misture e despeje o creme de leite. Adicione sal, coentro e pimenta preta moída a gosto. Feche a tampa e cozinhe por cinco minutos.
6. Transfira o fígado, as natas e os vegetais fritos para uma tigela, deixe esfriar e bata no liquidificador. Você também pode passá-lo por um moedor de carne com grade fina.
7. Transfira o patê para uma jarra ou recipiente pequeno, feche bem a tampa e leve à geladeira. Esse patê não pode ser armazenado por mais de três dias.
Bom apetite!
Como preparar um delicioso patê de fígado bovino no forno?
Este patê evoca um clima festivo - parece muito apetitoso e promissor. Recomendamos assar em pequenas formas de cerâmica, você pode servir diretamente nelas. Após o cozimento, mantenha o patê na geladeira por seis a sete horas. Durante esse tempo, sua consistência ficará mais densa e menos quebradiça.O patê pode ser facilmente cortado em fatias iguais - você obterá ótimos sanduíches!
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 35 min.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 500 gr.
- Leite para imersão – 1 colher de sopa.
- Cenouras – 80 gr.
- Cebola – 110 gr.
- Ovos – 2 unid.
- Leite para patê – 50 ml.
- Champignon – 150 gr.
- Manteiga – 80 gr.
- Gordura de porco – 30 gr.
- Páprica doce moída – 2 colheres de chá.
- Tomilho seco – 1 colher de chá.
- Alecrim – 2 ramos.
- Sal - a gosto.
- Grãos de milho - 1 colher de sopa.
Processo de cozimento:
1. Lavamos o fígado, limpamos todas as películas, veias e vasos. Corte o produto em pedaços pequenos, coloque em uma tigela e despeje o leite frio. É melhor mergulhar o fígado em leite por três a quatro horas. Se não houver tempo, deixe de molho por pelo menos trinta minutos.
2. Descasque as cebolas, lave, seque e corte em cubinhos. Numa frigideira aqueça a gordura de porco e coloque nela as cebolas preparadas. Frite até ficar translúcido. Descasque as cenouras, enxágue e rale no ralador grosso. Adicione as cenouras raladas às cebolas, misture e continue fritando por mais três a quatro minutos. As cenouras devem ficar mais macias.
3. Limpe os champignon com um pano úmido e corte em rodelas finas. Adicione os cogumelos à cebola e à cenoura frita, misture e cozinhe por mais dois a três minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
4. Escorra o leite do fígado, acrescente os ovos e a quantidade indicada de leite.
5. Usando um liquidificador de imersão, triture tudo até obter uma massa completamente homogênea e lisa.Adicione metade da quantidade especificada de manteiga derretida, sal a gosto, páprica doce moída, tomilho e misture tudo bem.
6. Unte a assadeira com o restante da manteiga. Em seguida, polvilhe com grãos de milho. Alternativamente, você pode usar semolina.
7. Coloque as cebolas fritas, as cenouras e os cogumelos na frigideira preparada e nivele. Retiramos as folhas dos raminhos de alecrim, cortamos e polvilhamos por cima do assado na assadeira.
8. Encha o assado com a mistura de fígado. Bata levemente o fundo da panela na superfície da mesa para que a massa líquida fique uniformemente distribuída sobre os vegetais.
9. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque a forma com o patê em uma assadeira ou qualquer outro recipiente resistente ao calor de tamanho maior, no qual deitamos água em quantidade tal que seu nível atinja dois terços da altura da forma com o patê. Coloque o patê no forno. Asse em banho-maria por cerca de uma hora. No final do cozimento, coloque pequenos pedaços de manteiga na superfície. Deixe derreter e retire o patê do forno.
10. Deixe o prato esfriar e leve à geladeira por várias horas para desenvolver a textura ideal.
Bom apetite!
Patê de fígado bovino dietético em casa
Outra opção de preparo de patê de fígado, que se diferencia pela leveza e composição com baixo teor de gordura. Isso porque não fritamos o fígado antes de fazer purê, mas fervemos. Refogue as cebolas em uma quantidade mínima de óleo vegetal e use cenouras cozidas. Este patê é perfeito para nutrição dietética.
Tempo de cozimento: 35 min.
Tempo de cozimento: 25 min.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 1 kg.
- Cenouras – 1 unid. tamanho grande.
- Cebolas – 3 unid. tamanho médio.
- Azeite – 2 colheres de chá.
- Manteiga – 10 gr.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Noz-moscada moída – ½ colher de chá.
- Sal - a gosto.
- Folha de louro – 3 unid.
- Endro – 2 ramos.
Processo de cozimento:
1. Lave bem o fígado, corte todos os vasos, retire películas e veias. Corte o produto em pedaços. Numa panela, leve para ferver dois litros e meio de água, acrescente sal, uma cebola descascada e uma folha de louro. Em seguida, coloque o fígado preparado. Deixe ferver novamente e cozinhe por vinte minutos. Após o cozimento, retire os pedaços de fígado com uma escumadeira e deixe esfriar um pouco. Guarde o caldo por enquanto: pode ser necessário durante o preparo do patê.
2. Descasque as cebolas, lave, seque e pique em cubinhos com uma faca. Numa frigideira aqueça uma colher de chá de azeite e acrescente a cebola preparada. Frite em fogo médio-baixo, lembrando de mexer sempre. Você também pode adicionar algumas colheres do caldo em que o fígado foi cozido - isso permitirá que a cebola cozinhe ainda mais.
3. Descasque as cenouras, enxágue e ferva em água ou no vapor. O vegetal deve ficar macio.
4. Moa as folhas de louro restantes. É conveniente fazer isso em um moedor elétrico de café ou em um picador fino.
5. Coloque o fígado fervido no liquidificador, acrescente a cenoura cozida, a cebola salteada, a pimenta-do-reino moída, a noz-moscada ralada, o sal a gosto, o louro picado, o endro, uma colher de chá de azeite e a manteiga. Moa tudo até formar uma pasta.Se o patê parecer muito grosso, pode-se adicionar um pouco de caldo com que o fígado foi cozido.
6. Transfira o patê pronto para uma jarra ou recipiente, feche bem a tampa e leve à geladeira. A massa pode ser consumida imediatamente após o preparo, sendo recomendado armazenar no máximo três dias.
Bom apetite!
Receita passo a passo para fazer patê de fígado bovino com ovo
Este patê contém um mínimo de temperos, é preparado sem fritar e fica muito macio, nutritivo e ao mesmo tempo bastante leve. Adequado para alimentação de crianças e idosos. O patê não deve ser guardado na geladeira por mais de três dias. E se precisar de um armazenamento mais longo, você pode congelar a massa.
Tempo de cozimento: 40 min.
Tempo de cozimento: 25 min.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 700 gr.
- Ovos – 2 unid.
- Cenouras – 2 unid. tamanho pequeno.
- Cebola – 1 unid. tamanho médio.
- Manteiga – 100 gr.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Sal - a gosto.
- Salsa - 2-3 ramos.
Processo de cozimento:
1. Lave bem o fígado, remova todos os vasos e películas. Corte o produto em pedaços. Coloque o fígado picado em uma frigideira ou caçarola, acrescente algumas colheres de água e leve ao fogo. Em temperatura média-alta do fogão, cozinhe o fígado por aproximadamente dez minutos, até que mude completamente de cor e pare de liberar suco rosado. No final do cozimento polvilhe os pedaços com sal e pimenta-do-reino moída, misture e retire do fogo. Transfira o fígado para uma tigela e deixe esfriar um pouco.
2. Ferva os ovos até a gema ficar firme por dez a doze minutos. Legal, limpo.
3. Descasque as cebolas, lave e seque. Lave as cenouras com um pincel até descascá-las.Você pode ferver vegetais em água por quinze minutos ou usar o micro-ondas. Coloque os legumes em um recipiente adequado e cozinhe na potência máxima por dez minutos.
4. Descasque as cenouras cozidas da casca.
5. Coloque o fígado quente, as cenouras e cebolas preparadas, os ovos cozidos e picados e alguns raminhos de salsa no liquidificador. Bata em alta velocidade até obter uma massa lisa e homogênea.
6. Transfira o patê para uma tigela, acrescente a manteiga bem amolecida e misture.
7. Prove o patê. Via de regra, nesta fase é necessário adicionar sal e temperos. Sugerimos usar pimenta preta moída, mas você também pode adicionar quaisquer temperos, se desejar.
8. Adicione especiarias e sal e misture bem. Transfira o patê pronto para uma jarra de armazenamento e deixe esfriar na geladeira.
9. Sirva o patê pronto com torradas, biscoitos, pão sírio ou qualquer pão. Usamos qualquer folhagem para decoração.
Bom apetite!
Uma receita simples e rápida de patê de fígado bovino em panela elétrica
O arado de fígado é muito fácil de preparar. E preparado com antecedência, facilita muito a vida na hora de um lanche rápido e farto. Ao mesmo tempo, este patê é útil pelo seu alto teor de ferro e pelo seu valor nutricional geral. O patê não só pode ser espalhado no pão, mas também é adequado para rechear panquecas, temperar massas, como recheio de pão sírio ou pão sírio.
Tempo de cozimento: 35 min.
Tempo de cozimento: 20 min.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 500 gr.
- Alho – 1 dente.
- Cenouras – 2 unid. tamanho pequeno.
- Cebola – 2 unid. tamanho médio.
- Manteiga – 1 colher de sopa.
- Leite – 180ml.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Sal - a gosto.
- Verdura - para decoração.
Processo de cozimento:
1. Lavamos o fígado em água corrente, retiramos todos os vasos e películas. Corte em pedaços pequenos. Coloque o fígado picado na tigela multicooker. Descasque as cebolas, lave e seque. Corte ao meio rodelas e despeje em uma tigela perto do fígado. Limpamos as cenouras, lavamos e ralamos no ralador grosso, e mandamos depois da cebola. Retire as cascas do alho e corte em rodelas finas. Coloque em uma tigela. Adicione também manteiga, leite e sal a gosto.
2. Coloque a tigela na multicozinha, feche a tampa e selecione o modo “Extinção” por trinta minutos. Decorrido o tempo do programa, desligue o aparelho, retire a tigela e transfira o conteúdo para outra tigela. Deixe esfriar um pouco para não se queimar durante o corte subsequente.
3. Usando um liquidificador de imersão, triture o fígado estufado com legumes até obter um purê homogêneo e homogêneo. Ao moer, adicione pimenta preta moída para dar sabor e picante.
4. Transfira a massa resultante para qualquer recipiente de armazenamento adequado. Cubra com uma tampa e coloque na geladeira para guardar. Não é recomendável guardar o patê por mais de três dias. Sirva o patê com pão, bolachas, pão crocante e decore a superfície dos sanduíches prontos com ervas frescas.
Bom apetite!
Farto patê de fígado bovino com banha
Normalmente, a manteiga é adicionada ao patê de fígado - ela confere um certo toque cremoso ao sabor e ajuda o patê a manter bem sua forma. Como alternativa, sugerimos experimentar banha. Também forma a textura do patê e afeta a riqueza do sabor. Este patê acabou sendo muito satisfatório.
Tempo de cozimento: 45 min.
Tempo de cozimento: 35 min.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Fígado bovino – 1 kg.
- Banha de porco – 50 gr.
- Cenouras – 2 unid. tamanho pequeno.
- Cebola – 1 unid. tamanho médio.
- Leite – 150ml.
- Manteiga – 20 gr.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Sal - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
1. Lave bem o fígado, remova todos os vasos e películas. Corte o produto em pedaços. Coloque-os em uma tigela e encha com água fria. Deixe de molho por meia hora. Neste momento, descasque e lave as cenouras e as cebolas.
2. Corte a banha em pedaços pequenos. Você pode usar gordura de porco ou peito. Se houver camadas de carne, o patê adquirirá notas pronunciadas de carne - muito saboroso.
3. Em uma frigideira seca, frite os pedaços de banha até dourar.
4. Retire a banha frita para um recipiente separado e deixe a gordura derretida na frigideira.
5. Rale as cenouras em um ralador grosso. Corte a cebola em cubos pequenos.
6. Despeje as cebolas e cenouras preparadas em uma frigideira com a gordura derretida e frite em temperatura média até ficarem macias e levemente douradas.
7. Drene a água do fígado.
8. Em uma frigideira separada, aqueça uma pequena quantidade de óleo vegetal e frite o fígado. Este processo é muito rápido - literalmente alguns minutos de cada lado. Assim que os pedaços de fígado pararem de liberar suco rosado, adicione um pouco de sal e pimenta-do-reino moída.
9. Despeje o leite, mexa e leve para ferver. Retire do fogão.
10. Neste ponto a cenoura e a cebola já estão prontas.
11. Coloque os legumes assados sobre o fígado.
12. Mexa e adicione sal a gosto. Deixe esfriar até aquecer.
13.Moa o fígado junto com a banha frita no processador ou no moedor de carne. Aliás, ajuste a quantidade de banha ao seu gosto, de acordo com o teor de gordura desejado do patê acabado.
14. Se você gosta de uma consistência delicada, bata adicionalmente a massa com um liquidificador submersível.
15. Adicione a manteiga amolecida ao patê e misture.
16. Coloque o patê acabado nas formas.
17. Coloque na geladeira para guardar. Da quantidade especificada de produtos, obtêm-se aproximadamente 800 gramas de patê acabado.
Bom apetite!