Bolo de Páscoa com fermento vivo é a opção mais deliciosa no preparo do tradicional bolo de Páscoa para a mesa de Páscoa, pois o fermento vivo deixa a massa fofa e macia. A massa é misturada com leite ou creme de leite, e os restantes ingredientes (ovos, manteiga, nozes e frutos secos) são adicionados de acordo com a receita escolhida, mas todos devem ser frescos e de elevada qualidade.
- Bolo de Páscoa clássico feito com fermento vivo no forno
- Bolo de Páscoa feito com fermento vivo e creme de leite
- Bolo de Páscoa com leite e fermento fresco
- Bolo de Páscoa com fermento vivo na máquina de fazer pão
- Bolo de Páscoa com fermento fresco e passas
- Bolo de Páscoa feito com fermento vivo e conhaque
Bolo de Páscoa clássico feito com fermento vivo no forno
Um clássico bolo de Páscoa feito com fermento vivo envolve amassar a massa com leite, gemas e manteiga. O conhaque é adicionado à massa e os produtos assados são complementados com nozes ou frutas secas. E nesta receita amassamos a massa com as mãos, no método da esponja, e deixamos a massa crescer três vezes por 50 minutos.
- Farinha 1 (quilogramas)
- Fermento fresco 70 (gramas)
- Leite de vaca 500 (mililitros)
- Gemas 8 (coisas)
- Manteiga 250 (gramas)
- Açúcar granulado 1 (copos)
- Sal 1 (colheres de chá)
- Conhaque 1 (colheres de sopa)
- Vanilina 4 (gramas)
- Nozes 1 (copos)
- Óleo vegetal para lubrificação
- Para o Glaze:
- Esquilos 3 (coisas)
- Açúcar em pó 1 (copos)
- Suco de limão 2 (colheres de chá)
-
O bolo de Páscoa feito com fermento vivo é bastante fácil de preparar.Despeje o leite aquecido na tigela para amassar a massa. Adicione uma colher de açúcar, esmigalhe o fermento vivo e misture tudo bem com um batedor.
-
Peneire toda a farinha várias vezes em uma peneira grossa. Despeje metade na mistura de leite e fermento, mexa até ficar homogêneo e, coberto com um guardanapo, coloque em local aquecido e sem correntes de ar para levedar por 50 minutos.
-
Separe cuidadosamente os ovos em gemas e claras. Deixe três claras para esmalte. Coloque as gemas em uma tigela separada, acrescente o açúcar e o sal e bata na batedeira até obter uma massa branca.
-
Em seguida, adicione uma colher de conhaque, vanilina e manteiga amolecida de qualquer forma à massa de gema e misture.
-
Despeje o restante da farinha nesta massa rica e misture novamente. Adicione nozes/frutas secas e mexa uma última vez.
-
Transfira a mistura de manteiga preparada para a massa crescida.
-
Com as mãos, sove a massa do bolo de Páscoa por 20 minutos até que a textura fique lisa, homogênea e não grude nas palmas.
-
Cubra a massa amassada com um guardanapo e coloque em local aquecido por 50 minutos para a primeira levedação. Sove a massa e deixe por mais 50 minutos para uma segunda levedação. Faça o mesmo pela terceira vez.
-
Prepare formas de papel para assar bolos de Páscoa e unte-as com óleo vegetal. Após a terceira levedação, sove a massa e coloque-a nas formas, enchendo-as apenas 1/3. Deixe os bolos por mais 40 minutos para fermentar.
-
Ligue o forno a 180 graus. Asse os bolos por 30-40 minutos.
-
Prepare a cobertura com os ingredientes indicados na receita. Aplique com uma tampa nos bolos de Páscoa assados e deixe esfriar completamente.
-
Os bolos de Páscoa preparados no forno segundo a receita clássica com fermento vivo podem ser decorados com qualquer granulado e servidos à mesa de Páscoa.Bolos deliciosos e de sucesso!
Bolo de Páscoa feito com fermento vivo e creme de leite
Uma boa opção para amassar massa para bolos de Páscoa seria cozinhá-la com fermento vivo e creme de leite, o que deixará os produtos assados mais aromáticos, suculentos e ricos em sabor. Esses bolos permanecem frescos por vários dias. Nesta receita vamos amassar a massa com leite, a massa com creme de leite, ovos e manteiga, e adicionar passas e laranja a gosto.
Tempo de cozimento: 3 horas e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Porções: 10.
Ingredientes:
- Farinha – 1,5 kg.
- Ovo C1 – 7 unid.
- Levedura viva – 75 gr.
- Leite – 500ml.
- Manteiga amolecida – 250 gr.
- Açúcar – 300 gr.
- Creme de leite – 500 gr.
- Sal – 1 colher de chá.
- Conhaque – 1 colher de sopa.
- Açúcar baunilha – 3 sachês.
- Passas – 300 gr.
- Laranja – 1 unid.
Processo de cozimento:
Passo 1. Para a massa, despeje o leite aquecido em uma tigela separada e esmigalhe o fermento vivo.
Passo 2. Despeje duas colheres de açúcar, duas colheres de farinha, misture com um batedor e deixe a massa em local aquecido por 15 minutos para que o fermento comece a “trabalhar” e formar uma capa espumosa na superfície.
Passo 3. Lave as passas e a laranja. Usando um ralador fino, retire com cuidado as raspas da laranja.
Passo 4. Coloque as passas lavadas em uma tigela, despeje o suco de laranja, acrescente as raspas, mexa e deixe de molho.
Passo 5. Quebre os ovos de galinha em uma tigela grande para amassar a massa, despeje dois tipos de açúcar com ½ colher de chá de sal. Basta misturar esses ingredientes até ficar homogêneo e sem bater.
Passo 6. Adicione o creme de leite com manteiga amolecida à mistura de ovos, regue com a mistura e misture novamente.
Passo 7. Peneire a farinha em uma peneira. Despeje em porções na base líquida e amasse primeiro com uma espátula e depois com as mãos até obter uma massa macia e homogênea.A massa não deve ficar apertada, caso contrário o cozimento ficará duro.
Passo 8. Quando a massa tiver absorvido toda a farinha, continue amassando por mais 10 minutos para que o glúten se desenvolva. A massa amassada ainda grudará nas palmas das mãos, então você pode untá-las com óleo vegetal.
Passo 9. Cubra a tigela com a massa com um guardanapo ou filme e coloque em local aquecido por 40 minutos, ou em outra tigela com água morna. Com fermento vivo, a massa dobrará de volume nesse período.
Passo 10. Em seguida, misture as passas embebidas na massa crescida, que também irá amassá-las.
Passo 11. Cubra novamente a massa de passas e deixe em local aquecido para uma segunda levedação por 40 minutos.
Passo 12. Sove a massa crescida uma segunda vez e coloque-a nas formas preparadas, enchendo-as apenas 1/3 da sua capacidade.
Passo 13. Deixe a massa nas formas por 30 minutos para fermentar. Ligue o forno a 180°C.
Passo 14. Asse bolos de Páscoa com fermento vivo e creme de leite por 40 minutos, verificando o cozimento com um espeto de madeira. Decore os bolos de Páscoa macios e porosos preparados com qualquer cobertura com granulado e, após esfriar, sirva na mesa festiva. Bolos deliciosos e de sucesso!
Bolo de Páscoa com leite e fermento fresco
O Kulich feito com leite e fermento fresco é reconhecido por muitas donas de casa como o mais delicioso assado para a mesa da Páscoa, embora exija tempo e trabalho. Nesta receita, misturamos a massa do bolo de Páscoa no método esponjoso, utilizando gemas com manteiga, acrescentando as tradicionais passas e damascos secos e decorando com cobertura de clara de ovo.
Tempo de cozimento: 4 horas.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Porções: 6.
Ingredientes:
Para a massa:
- Farinha – 160 gr.
- Leite – 250ml.
- Açúcar – 3 colheres de chá.
- Levedura fresca – 30 gr.
Para o teste:
- Ovo – 3 unid.
- Gema – 3 unid.
- Farinha – 600-700 gr.
- Manteiga – 100 gr.
- Açúcar – 200 gr.
- Sal – 1/3 colher de chá.
- Passas e damascos secos – 150 gr.
- Laranja (raspas) – 1 unid.
Para o Glaze:
- Proteína – 3 unid.
- Açúcar – 150 gr.
Processo de cozimento:
Passo 1. Mergulhe as frutas secas em conhaque ou rum um dia antes de assar os bolos de Páscoa para maximizar seu sabor. Em seguida, seque-os com um guardanapo.
Passo 2. Despeje o leite aquecido a 40 graus na tigela de esponja, esmigalhe o fermento fresco, acrescente o açúcar e a farinha e misture.
Passo 3. Cubra o prato com um guardanapo ou filme, fure e coloque em qualquer local aquecido por 40 minutos para crescer.
Passo 4. Durante esse tempo, a massa dobrará de volume.
Passo 5. Quebre três ovos de galinha em uma tigela para amassar a massa, acrescente três gemas e deixe as claras para glacear. Adicione o açúcar e o sal aos ovos e bata na batedeira até ficar cremoso.
Passo 6. Adicione a mistura aos ovos batidos e misture bem com uma espátula.
Passo 7. Peneire a farinha em uma peneira 2 a 3 vezes, despeje em porções na base de massa líquida e misture tudo com uma espátula após cada porção.
Passo 8. Em seguida, transfira a massa para uma bancada enfarinhada, acrescente o restante da farinha e sove a massa com as mãos por 15 minutos até ficar lisa e homogênea.
Passo 9. Misture a manteiga amolecida em temperatura ambiente nesta massa.
Passo 10. Unte uma tigela funda com óleo vegetal, transfira a massa amassada para ela, cubra com um guardanapo e coloque em local aquecido por algumas horas.
Passo 11. A massa deve aumentar de volume de 2 a 2,5 vezes.
Passo 12. Sove a massa, transfira para a bancada e misture uniformemente os frutos secos preparados.
Passo 13. Prepare as formas de bolo. Espalhe sobre eles a massa amassada, preenchendo apenas 1/3 do volume.Deixe a massa nas formas por 40 minutos para levedar.
Passo 14. Ligue o forno a 180°C. Asse os bolos por 30-50 minutos.
Etapa 15. Usando um espeto de madeira, verifique se os produtos assados estão cozidos.
Passo 16. Para preparar a cobertura, coloque uma tigela separada em banho-maria e coloque três claras de ovo com açúcar.
Passo 17. Usando uma batedeira em fogo baixo, bata esses ingredientes até formar uma massa fofa.
Passo 18. Retire das formas os bolos assados com leite e fermento fresco, deixe esfriar e cubra uniformemente com cobertura.
Passo 19. Usando a chama de um isqueiro ou queimador de gás, flambe lindamente a superfície do esmalte. Além disso, decore os bolos com papel artesanal e barbante e você poderá presentear a todos com esses produtos assados no feriado. Bom apetite!
Bolo de Páscoa com fermento vivo na máquina de fazer pão
Uma máquina de fazer pão de qualquer modelo reduz significativamente o esforço culinário da dona de casa ao assar o bolo de Páscoa, mas a maioria das receitas envolve o uso de fermento seco, mas nesta receita usamos fermento vivo, que ficará muito mais saboroso. Sove a massa com leite, ovos e manteiga. Coloque o fermento vivo diretamente no balde do gadget. Complementaremos o sabor do bolo com passas e especiarias. A receita é a mais simples.
Tempo de cozimento: 3 horas e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 10 minutos.
Porções: 800 gr.
Ingredientes:
- Farinha – 500 gr.
- Ovo – 4 unid.
- Leite – 100ml.
- Manteiga – 100 gr.
- Levedura viva – 20 gr.
- Açúcar – 1 colher de sopa.
- Sal – 1/2 colher de chá.
- Passas – 100 gr.
- Vanilina – 2 gr.
- Canela - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Divida os ovos em claras e gemas e coloque em recipientes diferentes. Moa as gemas com o açúcar e bata as claras na batedeira até formar picos firmes.
Passo 2. Prepare a máquina de fazer pão. Coloque primeiro os ingredientes líquidos no balde.Despeje o leite aquecido a 40-50 graus. Transfira as misturas de clara de ovo e gema. Adicione a manteiga amolecida em temperatura ambiente.
Passo 3. Peneire a farinha algumas vezes em uma peneira e despeje em um balde. Adicione sal temperado. Faça um buraco no meio da farinha e esmigalhe o fermento vivo.
Passo 4. Coloque o balde na máquina de fazer pão e feche a tampa. Ligue o programa “Pão Francês”, tempo de cozimento – 3 horas e 20 minutos, cor da crosta – clara. Lave as passas e coloque-as num dispensador.
Passo 5. Após o sinal de término do programa, retire do balde o bolo de Páscoa assado na máquina de fazer pão com fermento vivo, deixe esfriar e decore com qualquer glacê e granulado. Bolos felizes e deliciosos!
Bolo de Páscoa com fermento fresco e passas
A versão de fazer bolo de Páscoa com fermento fresco com passas é considerada a mais simples e pertence aos bons e velhos clássicos. A massa do bolo de Páscoa é amassada em uma assadeira, fica bem pesada e por isso o fermento fresco é mais adequado. As passas podem ser previamente embebidas em rum ou conhaque.
Tempo de cozimento: 6 horas.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Porções: 10.
Ingredientes:
Para a massa:
- Levedura fresca – 50 gr.
- Leite – ½ colher de sopa.
- Farinha – 1 colher de sopa.
- Açúcar – 1 colher de chá.
Para o teste:
- Gemas – 8 unid.
- Ovo – 2 unid.
- Farinha – 950 gr.
- Manteiga – 200 gr.
- Creme de leite – 200 gr.
- Açúcar – 1 colher de sopa.
- Passas – 2 punhados.
- Óleo vegetal – 4 colheres de sopa.
- Sal – ¼ colher de chá.
Para fundente:
- Clara de ovo – 2 unid.
- Açúcar em pó – 150 gr.
- Granulado de confeitaria – 50 gr.
Processo de cozimento:
Passo 1. Despeje um pouco de leite aquecido em uma tigela funda, adicione a farinha e o açúcar e esmigalhe o fermento fresco.
Passo 2. Usando uma espátula, misture bem esses ingredientes.Cubra o prato com um guardanapo e coloque-o em qualquer local aquecido por meia hora para que o fermento comece a “funcionar” e dobre o volume da massa.
Passo 3. Separe com cuidado os ovos em claras e gemas e coloque estas últimas em uma tigela separada, acrescente dois ovos e misture bem com um batedor.
Passo 4. Transfira a mistura de gemas para uma massa adequada, acrescente o creme de leite e o açúcar.
Passo 5. Peneire a farinha em uma peneira. 600 gr. Despeje a farinha peneirada nos ingredientes líquidos em porções e ao mesmo tempo sove a massa com uma espátula até obter uma textura lisa e uniforme. Em seguida, cubra a massa com um guardanapo e coloque no mesmo local aquecido por 2 horas até dobrar de volume.
Passo 6. Após este tempo, sove a massa, acrescente as passas preparadas e o restante da farinha.
Passo 7. Sove a massa com as mãos e deixe em local aquecido por mais 1,5 horas até dobrar de volume.
Passo 8. Após a segunda levedação, sove novamente a massa e coloque-a nas formas para bolo de Páscoa, enchendo-as até 1/3. Deixe a massa nas formas por 15 minutos para levedar. Ligue o forno a 180 graus. Asse os bolos por 1 hora, o que também depende do tamanho das formas.
Passo 9. Em uma tigela separada, bata as claras até obter uma massa estável e misture, sem parar de bater, com o açúcar de confeiteiro.
Passo 10. Retire das formas os bolos de Páscoa assados com passas, unte uniformemente com a cobertura preparada, decore com granulado e, depois de esfriar completamente, sirva na mesa festiva. Bolos deliciosos e de sucesso!
Bolo de Páscoa feito com fermento vivo e conhaque
O bolo de Páscoa feito com fermento vivo e conhaque tem um sabor interessante e incomum e costuma ser chamado de “Tsarsky”. O conhaque é adicionado à massa ou as passas são embebidas nela.Nesta receita, misture a massa esponjosa com fermento fresco, leite, ovos e manteiga e despeje o conhaque sobre as passas por 15 minutos. A proporção dos ingredientes nesta receita é projetada para uma massa macia e crescerá rapidamente com fermento vivo.
Tempo de cozimento: 1 hora e 50 minutos.
Tempo de cozimento: 10 minutos.
Porções: 2.
Ingredientes:
- Farinha – 500-550 gr.
- Levedura fresca – 20 gr.
- Leite – 150ml.
- Ovo – 2 unid.
- Açúcar – 150 gr.
- Manteiga – 70 gr.
- Conhaque – 1 colher de sopa.
- Passas – 40 gr.
- Açúcar de baunilha – 1 colher de chá.
- Sal – 1 pitada.
Processo de cozimento:
Passo 1. Em primeiro lugar, meça todos os ingredientes do bolo de conhaque de acordo com as proporções da receita.
Passo 2. Despeje um pouco de leite aquecido na tigela para amassar a massa e esmigalhe o fermento fresco, que será a massa.
Passo 3. Despeje uma colher de açúcar na massa.
Passo 4. Adicione uma colher de farinha.
Passo 5. Misture bem esses ingredientes. Cubra o prato com um guardanapo e coloque a massa em local aquecido por 20 minutos.
Passo 6. Enquanto a massa cresce, quebre dois ovos em outra tigela, acrescente o restante do açúcar e bata até ficar branco.
Passo 7. Derreta a manteiga no micro-ondas, deixe esfriar um pouco, despeje na mistura de ovos e mexa.
Passo 8. Em 20 minutos a massa aumentará de volume e ficará fofa.
Passo 9. Despeje a mistura de óleo de ovo e misture bem.
Passo 10. Enxágue as passas, despeje o conhaque por 15 minutos, transfira para a massa e misture novamente.
Passo 11. Em seguida, adicione o restante da farinha a esta mistura, de preferência peneirada em uma peneira.
Passo 12: Use uma colher para amassar a massa macia até obter uma textura lisa e uniforme. Cubra a louça com uma toalha e coloque em local aquecido por 40 minutos.
Passo 13. Durante este tempo, a massa macia e leve crescerá bem e aumentará de volume 2 a 3 vezes.
Etapa 14Perfure a massa crescida e transfira-a para formas de papel de qualquer tamanho. Deste volume de massa você pode obter duas formas com volume de 300 g cada.
Passo 15. Ligue o forno a 180 graus. Asse os bolos por 35-40 minutos.
Passo 16. Retire das formas os bolos de Páscoa assados com fermento vivo e conhaque, deixe esfriar, decore a seu gosto com glacê e granulado e sirva na mesa festiva. Bolos felizes e deliciosos!