Na hora de enlatar pepinos, o ácido cítrico atua como ingrediente que confere ao vegetal uma acidez mais agradável que o vinagre e preserva a bela cor verde do produto e sua crocância. Este preparo, ao contrário da receita tradicional, pode ser guardado em temperatura ambiente.
- Pepinos em conserva com ácido cítrico sem esterilização
- Pepinos com ácido cítrico e mostarda em potes de 1 litro
- Como preparar pepinos com ácido cítrico e vodka?
- Pepinos em conserva com ácido cítrico e aspirina
- Pepinos crocantes com ácido cítrico e cebola
- Pepinos em conserva com ácido cítrico e alho
- Como preparar pepinos com ácido cítrico e ervas para o inverno?
Pepinos em conserva com ácido cítrico sem esterilização
Endro, raiz de raiz-forte e sementes de mostarda nesta receita adicionam sabor picante à marinada de pepino e tornam os pepinos mais crocantes. Para quem gosta de um tempero característico em legumes em conserva, pode adicionar mais alho e pimenta.
Para potes de 4 litros:
- Pepino 2 (quilogramas)
- Alho 8 (partes)
- Raiz de rábano purificada 1 (coisas)
- aneto 4 (coisas)
- Mostarda 4 (colheres de chá)
- Água potável água fervente - para despejar
- Para a marinada:
- Água 1.5 (litros)
- Açúcar granulado 5 (colheres de sopa)
- Sal 2 (colheres de sopa)
- Folha de louro 3 (coisas)
- Pimenta preta 6 (coisas)
- Pimenta da Jamaica 5 (coisas)
- Ácido limão 2 (colheres de chá)
-
Como preparar pepinos em conserva com ácido cítrico para o inverno em potes sem esterilização? Encha os pepinos com água e deixe por cerca de 2 horas.
-
Lave e esterilize potes de 1 litro. No fundo colocamos alho descascado, raiz de raiz-forte picada e guarda-chuvas de endro.
-
Coloque os pepinos em potes, despeje água fervente sobre eles e cubra com as tampas e deixe por 10 minutos. Em seguida, escorra a água e encha novamente com água fervente por 10 minutos. Depois disso, retire a água novamente e coloque uma colher de chá de sementes de mostarda nos potes.
-
Numa panela com água a ferver, onde foram previamente infundidos os pepinos, junte os ingredientes da marinada e leve ao lume brando cerca de 5 minutos, para depois deitar os pepinos.
-
Selamos os potes, viramos de cabeça para baixo e, cobrindo-os com uma manta, deixamos esfriar. Depois disso, você pode armazenar pepinos crocantes em qualquer temperatura.
Pepinos com ácido cítrico e mostarda em potes de 1 litro
As sementes de mostarda são frequentemente usadas para conservar pepinos, o que os torna mais crocantes, e a combinação de pimenta preta e rosa com cravo e endro aumenta seu brilho e sabor picante.
Tempo de cozimento: 3 horas e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções – frasco de 1 litro.
Ingredientes:
- Pepino pequeno – 800 gr.
- Alho – 10 gr.
- Pimenta preta – 2 gr.
- Pimenta rosa – 1 gr.
- Cravo – 1 gr.
- Mostarda (sementes) – 1 g.
- Endro – 10 gr.
- Água – 500ml
- Sal – 20 gr.
- Açúcar granulado – 40 gr.
- Ácido cítrico – 6 g.
Processo de cozimento:
1. Lave os pepinos, corte as pontas e deixe de molho em água por 3 horas.
2. Esterilize um frasco de 1 litro, coloque dentro dele dentes de alho descascados, ervas e temperos.
3. Coloque bem os pepinos na jarra, adicionando raminhos de endro.Ferva a água e encha a jarra com pepinos até o topo e, cobrindo com uma tampa, deixe descansar por 5 minutos.
4. Escorra a água do pepino em um recipiente refratário adequado, adicione a quantidade necessária de açúcar, sal e ácido cítrico e deixe ferver.
5. Despeje a marinada sobre os pepinos preparados em uma jarra e feche. Deixe esfriar, cubra com uma manta e guarde em qualquer temperatura.
Como preparar pepinos com ácido cítrico e vodka?
Na hora de enlatar pepinos, muitas pessoas aconselham adicionar um pouco de vodka 40% à marinada, o que dá aos vegetais uma crocância especial, atua como conservante adicional e lhes confere um apetitoso tom verde.
Tempo de cozimento: 40 min.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções – 1 pote de três litros.
Ingredientes:
- Pepino pequeno – 1,5 kg.
- Açúcar granulado – 3 colheres de sopa.
- Sal – 1 colher de sopa.
- Ácido cítrico – ¾ colher de chá.
- Vodka 40% - 1 colher de sopa.
- Especiarias (sementes de endro, coentro, mostarda) - a gosto.
Processo de cozimento:
1. Lave bem os pepinos e corte as pontas.
2. Esterilize o frasco no vapor ou no forno.
3. Coloque os pepinos em uma jarra, adicione a quantidade desejada de temperos e despeje água fervente sobre eles. Cubra com uma tampa esterilizada e deixe descansar por 15 minutos até que a água fique impregnada com o aroma de pepino.
4. Escorra a água para uma panela de tamanho adequado, acrescente o açúcar, o sal e o ácido cítrico, ferva e regue com os legumes.
5. Despeje a quantidade especificada de vodka diretamente no frasco e feche com uma tampa de metal esterilizada. Sirva com pratos quentes ou use como ingrediente de saladas.
Pepinos em conserva com ácido cítrico e aspirina
O ácido cítrico e a aspirina são usados como conservantes nesta receita.Folhas de uva, raiz-forte, cerejas e groselhas dão sabor à marinada, e pimenta e alho os tornam moderadamente picantes. Se quiser pepinos com sabor mais suave, você pode reduzir a quantidade de ingredientes quentes.
Tempo de cozimento: 40 min.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções – 1 pote de três litros.
Ingredientes:
- Pepino – 2kg.
- Alho – 5 dentes.
- Endro – ½ cacho.
- Folhas de groselha – 5 unid.
- Folhas de uva – 5 unid.
- Folhas de cereja – 5 unid.
- Folhas de raiz-forte – 1 unid.
- Aipo (verduras) – 2 raminhos.
- Pimenta – ½ un.
- Sal – 2 colheres de sopa.
- Açúcar – 2 colheres de sopa.
- Ácido cítrico – 2 colheres de chá.
- Água – 1 l
- Aspirina (comprimidos) – 3 unid.
Processo de cozimento:
1. Coloque os pepinos em um recipiente de volume adequado e encha com água por várias horas. Isto é necessário para que após a conservação os vegetais não absorvam o excesso de líquido e os vegetais da parte superior não fiquem sem marinada.
2. Corte as pontas dos pepinos e seque-os ligeiramente, leve à fervura 1,2 litros de água.
3. Num frasco esterilizado colocamos folhas de groselha e cereja, bem como uma folha de raiz-forte, ramos de aipo picados e alho picado - grosseiramente - e - finamente - pimenta.
4. Coloque os pepinos na jarra, mas tente não encher muito o recipiente. Despeje água fervente, cubra com uma tampa e deixe em infusão por meia hora.
5. Despeje a água do pepino em uma panela, acrescente a quantidade necessária de sal, açúcar e ácido cítrico, leve a marinada para ferver, desligue o fogo e deixe fermentar por cerca de 2 minutos. Coloque comprimidos de aspirina triturados em uma jarra com pepino e encha com a marinada.
6. Feche o frasco com uma tampa e, virando-o, cubra-o com uma manta até esfriar completamente. Esses pepinos em conserva podem ser armazenados em qualquer temperatura.
Pepinos crocantes com ácido cítrico e cebola
Nesta receita, o pepino é marinado com cebola, que adquire sabor agradável e mantém a crocância. Este produto pode ser servido com outros picles na mesa festiva ou adicionado a saladas.
Tempo de cozimento: 40 min.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções – 5 potes de um litro e meio.
Ingredientes:
- Pepino – 5kg
- Endro (inflorescências com sementes) – 8 unid.
- Cebola – 400 gr.
- Rábano (raiz) – 10 gr.
- Alho – 2 cabeças.
Para a marinada:
- Água – 5 l
- Sal – 6,5 colheres de sopa.
- Açúcar granulado – 2,5 colheres de sopa.
- Ácido cítrico – 2 colheres de sopa.
- Pimenta preta – 12 unid.
- Mostarda branca (sementes) – 12 gr.
- Folha de louro – 8 unid.
Processo de cozimento:
1. Lave os pepinos, corte as pontas e coloque-os bem em potes preparados.
2. Pique a cebola grosseiramente, pique a raiz-forte, descasque o alho e deixe os dentes inteiros.
3. Em cada pote de pepino adicionamos dentes de alho inteiros, cebola picada, pequenos pedaços de raiz de raiz-forte e vários guarda-chuvas de endro.
4. Em uma panela pequena, misture os grãos de pimenta, o louro e as sementes de mostarda, adicione água para cobrir apenas os temperos e ferva por alguns minutos. Despeje em potes.
5. Em outra panela, adicione a quantidade necessária de açúcar, sal e ácido cítrico à água fervente e leve ao fogo por cerca de 2 minutos. Despeje a marinada resultante sobre os pepinos e feche com uma tampa esterilizada. Colocamos os potes de cabeça para baixo, tapamos e esperamos esfriar. Eles podem ser armazenados em qualquer temperatura.
Pepinos em conserva com ácido cítrico e alho
Uma receita simples para conservar pepinos sem usar vinagre. Folhas de alho e groselha e raiz-forte tornam o produto mais aromático e crocante, e até um cozinheiro sem experiência pode fazer esse preparo para o inverno.
Tempo de cozimento: 3 horas.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções – potes de 3 litros.
Ingredientes:
- Pepino – 3kg
- Sal – 2 colheres de sopa.
- Açúcar – 5 colheres de sopa.
- Ácido cítrico – 1,5 colher de chá.
- Água – 2,5 l
- Alho – 9 dentes.
- Pimenta preta – 9 unid.
- Endro (guarda-chuva) – 3 unid.
- Folha de raiz-forte – 3 unid.
- Folha de groselha – 3 unid.
- Folha de louro – 6 unid.
Processo de cozimento:
1. Cubra os pepinos com água e deixe de molho por várias horas para que fiquem crocantes após a marinada e, em seguida, retire os talos.
2. Esterilize os potes no vapor, aqueça no forno ou no microondas na potência máxima.
3. Em cada frasco, coloque um guarda-chuva de endro, vários dentes de alho não cortados, pimenta e folhas de groselha, bem como folhas de raiz-forte e louro.
4. Encha os potes com pepinos até que se encaixem perfeitamente. Despeje água fervente sobre os legumes e deixe em infusão por 10 minutos. Escorra a água e repita o procedimento novamente.
5. Adicione açúcar, a quantidade especificada de sal e ácido cítrico à segunda porção de água de pepino e deixe ferver e, em seguida, despeje imediatamente a marinada resultante sobre os pepinos. Feche os potes, coloque-os de cabeça para baixo e cubra-os para que esfriem completamente. Esta preparação não requer necessariamente armazenamento refrigerado.
Como preparar pepinos com ácido cítrico e ervas para o inverno?
Verduras em frasco adicionam um toque de cor e sabor aos picles. Se quiser um sabor mais picante, pode adicionar mais alho e raiz de raiz-forte.
Tempo de cozimento: 3 horas e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 15 min.
Porções – 1 pote de três litros.
Ingredientes:
- Pepino – 1,7 kg
- Alho – 1 dente.
- Folha de cereja – 1 un.
- Folha de groselha – 1 un.
- Folha de louro – 2 unid.
- Endro (guarda-chuva) – 1 unid.
- Coentro – 2 raminhos.
- Estragão – 2 raminhos.
- Pimentão – ¼ un.
- Ervilhas pimenta da Jamaica – 3 unid.
- Pimenta preta – 8 unid.
Para a salmoura:
- Água – 1,5 l
- Sal – 4 colheres de chá.
- Açúcar – 8 colheres de chá.
- Ácido cítrico – 1 colher de chá.
Processo de cozimento:
1. Encha os pepinos com água fria e deixe por 3-4 horas, depois corte as pontas de cada um.
2. Esterilize os potes segurando-os sobre o vapor ou aqueça-os no forno.
3. Em cada recipiente para costura colocamos folhas de cereja e groselha, endro, coentro e estragão picados grosseiramente, pimenta em grão e pedaços de pimentão. Coloque bem os pepinos por cima e, depois de encher tudo com água fervida, deixe por meia hora.
4. Escorra a água para uma panela de volume adequado, acrescente os ingredientes da marinada e leve para ferver. Ferva por cerca de 5 minutos e despeje em potes com pepinos.
5. Em seguida, é necessário lacrar os potes e, virando-os, deixar esfriar embaixo da manta. Sirva como complemento de pratos principais ou como ingrediente de saladas de carne.