Os pepinos georgianos para o inverno são uma variante de uma popular preparação de salada da culinária caucasiana à base de pepinos frescos fatiados cozidos em molho de tomate, cujo sabor é complementado por uma grande quantidade de ervas picantes, alho e pimenta. São selecionados tomates maduros, com cor e aroma ricos. Todos os ingredientes são frescos e de alta qualidade. O vinagre é usado para preservação. Pepinos georgianos são um complemento ideal para qualquer prato de carne.
Pepinos georgianos para o inverno em potes
Pepinos georgianos em potes para o inverno são preparados de forma simples e rápida. Este preparado de pepino será um aperitivo brilhante e chique na sua mesa de inverno. Nesta receita fazemos recheio de tomate com tomate fresco. Dos temperos tiramos alho, lúpulo suneli e pimenta. Cozinhamos sem esterilização. Mergulhe previamente os pepinos por algumas horas em água bem fria.
- Pepino 1 (quilogramas)
- Tomates 600 (gramas)
- Alho 6 (partes)
- Sal 25 (gramas)
- Tempero "Khmeli-Suneli" 5 (gramas)
- Pimenta vermelha moída gosto
- Vinagre de mesa 9% 60 (mililitros)
-
É muito fácil preparar pepinos georgianos para o inverno. Pepinos pré-embebidos, de preferência pequenos, enxágue bem em água corrente, seque com guardanapo e corte em rodelas finas.
-
Corte os tomates em cruz, escalde com água a ferver, retire a casca e corte a polpa em cubos.
-
Em seguida, bata os tomates no liquidificador ou moedor de carne.
-
Despeje o purê de tomate em uma panela especial para refogar, dissolva nela a quantidade de sal indicada na receita, acrescente o lúpulo suneli e a pimenta, mexa e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.
-
Em seguida, adicione os pepinos fatiados ao molho de tomate, mexa e cozinhe por exatos 5 minutos desde o início da fervura.
-
Adicione os dentes de alho picados aos pepinos e despeje o vinagre de mesa. Mexa novamente e desligue o fogo.
-
Esterilize potes pequenos com antecedência de qualquer forma e ferva as tampas. Coloque os pepinos em potes, recheie-os completamente com molho de tomate e feche imediatamente bem os potes.
-
Coloque nas tampas os pepinos georgianos preparados em potes para o inverno, cubra-os com um “casaco de pele” e, depois de esfriar completamente, transfira-os para um local onde possa guardar as conservas caseiras. Boa sorte e deliciosos preparativos!
Pepinos georgianos com pasta de tomate para o inverno
Na versão clássica, os pepinos georgianos são cozidos em molho de tomate fresco, mas podem ser substituídos por pasta de tomate ou molho de tomate, o que será mais fácil. Os pepinos georgianos diferem daqueles em conserva com pasta de tomate, tendo um sabor picante mais acentuado. Nesta receita, pegamos dois tipos de ketchup (normal e picante, e o simples pode ser substituído por pasta de tomate) e adicionamos muito alho. Preparamos um lanche sem esterilização.
Tempo de cozimento: 1 hora e 15 minutos.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 3,2 litros.
Ingredientes:
- Pepinos – 3kg.
- Óleo vegetal – 250 ml.
- Pasta de tomate/ketchup – 250 gr.
- Ketchup picante – 250 gr.
- Alho – 2 cabeças.
- Sal – 1,5 colheres de sopa.
- Açúcar – 180 gr.
- Vinagre 9% – 100 ml.
- Água – 125 ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Despeje água limpa com óleo vegetal em um recipiente especial para estufar, conforme as proporções da receita, acrescente sal e açúcar e misture bem.
Passo 2. Adicione ketchup quente e regular ou pasta de tomate a esta mistura.
Passo 3. Usando uma colher, misture esses ingredientes até obter uma massa homogênea.
Passo 4. Enxágue bem os pepinos e corte cada um em 4 rodelas longitudinais, embora o formato do corte possa ser diferente.
Passo 5. Coloque os pepinos fatiados em uma panela com o molho de tomate e leve ao fogo médio.
Passo 6. Leve esta mistura para ferver, mexendo sempre.
Passo 7. Em seguida, tampe a panela e cozinhe os pepinos em fogo baixo por 25 minutos.
Passo 8. Durante esse tempo, mexa os pepinos periodicamente para evitar que queimem.
Passo 9. Descasque os dentes de alho e pique num espremedor de alho.
Passo 10. Perto do final da cozedura, junte o alho picado aos pepinos do tomate, mexa novamente a massa e desligue o lume após 7 a 10 minutos.Um minuto antes do final da cozedura, deite o vinagre.
Passo 11. Durante o cozimento, os pepinos darão bastante suco e a marinada os cobrirá completamente.
Passo 12. Esterilize potes pequenos com tampa de qualquer forma e meça o volume a seu critério.
Passo 13. Coloque os pepinos quentes em potes e preencha completamente com o restante da marinada.
Passo 14. Em seguida, o esquema padrão: feche hermeticamente os potes, coloque-os nas tampas e deixe esfriar sob o “casaco de pele”.
Passo 15. Transfira os pepinos ao estilo georgiano com pasta de tomate preparados em potes para o inverno para o local de armazenamento de suas conservas caseiras. Boa sorte e deliciosos preparativos!
Pepinos georgianos com tempero khmeli-suneli para o inverno
Os pepinos georgianos são preparados da mesma forma que todas as saladas de pepino com molho de tomate, mas distinguem-se por um verdadeiro sabor picante georgiano devido à adição de lúpulo suneli com alho e pimenta. O lanche fica picante, aromático e crocante.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Tempo de cozimento: 15 minutos.
Porções: 0,5l.
Ingredientes:
- Pepinos – 500 gr.
- Tomates – 300 gr.
- Khmeli-suneli – 1 colher de chá.
- Pimenta vermelha moída – ½ colher de chá.
- Alho – 4 dentes.
- Sal – 1/2 colher de sopa.
- Açúcar – 2 colheres de sopa.
- Vinagre 9% – 25 ml.
- Óleo vegetal – 3 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare imediatamente, de acordo com as proporções da receita e o volume da peça que necessita, legumes e um conjunto de temperos.
Passo 2. Lave os tomates e corte-os em pedaços. Descasque o alho. Moa esses vegetais no liquidificador ou moedor de carne até obter uma massa homogênea. Despeje a quantidade necessária de óleo vegetal e vinagre e adicione sal, açúcar, lúpulo suneli e pimenta. Misture bem esta massa.
Passo 3. Lave os pepinos, seque com um guardanapo e corte em cubos.
Passo 4. Despeje o molho de tomate preparado em uma panela, leve para ferver e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos para engrossar.
Passo 5. Coloque os pepinos fatiados no molho fervente e cozinhe em fogo baixo, mexendo por 7 minutos.
Passo 6. Esterilize a seco um frasco de meio litro com tampa, pois da quantidade especificada de ingredientes você obterá 0,5 litro do produto. Coloque os pepinos em uma jarra, despeje o recheio, feche bem e deixe esfriar de cabeça para baixo, cobrindo com uma toalha. Você pode armazenar pepinos ao estilo georgiano preparados para o inverno com tempero de lúpulo suneli em seu apartamento. Boa sorte e deliciosos preparativos!
Pepinos georgianos para o inverno com tomate e alho
Pepinos georgianos para o inverno com tomate e alho são reconhecidos como a versão clássica e mais deliciosa deste preparo. Pepinos pequenos e tomates carnudos maduros são selecionados para isso. Esta receita mostra a proporção de vegetais, temperos, azeite e vinagre para um grande volume de preparo, sendo que o conjunto de temperos é levado de acordo com o gosto pessoal. Para esses pepinos, costuma-se adicionar uma mistura de coentro, lúpulo suneli e pimentão moído.
Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 5 litros.
Ingredientes:
- Pepinos – 5kg.
- Tomates – 2kg.
- Alho – 300 gr.
- Sal – 3 colheres de sopa.
- Açúcar – 1 colher de sopa.
- Óleo vegetal – 1 colher de sopa.
- Vinagre 9% – 250 ml.
- Temperos - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare imediatamente os legumes para este preparo e sua quantidade pode ser reduzida, mantendo a proporção da receita. Lave os pepinos e os tomates em água corrente e retire o excesso de umidade com um guardanapo.
Passo 2. Corte os tomates em pedaços pequenos.
Passo 3. Em seguida, torça-os em um moedor de carne com grelha média. Você pode fazer um purê no liquidificador, mas a massa ficará mais líquida.
Passo 4. Despeje a massa de tomate em uma panela para refogar. Despeje óleo vegetal nele, adicione a quantidade calculada de sal e açúcar e misture bem.
Passo 5. Leve o tomate para ferver em fogo alto, depois reduza o fogo ao mínimo, tampe a panela e cozinhe a mistura por 20 minutos até engrossar.
Passo 6. Durante este tempo, corte os pepinos em círculos com pelo menos 0,5 cm de espessura, para que o sabor crocante fique retido na peça de trabalho.
Passo 7. Adicione o alho picado através de um espremedor de alho à massa de tomate fervida, despeje o vinagre e mexa.
Passo 8. Coloque os pepinos fatiados nesta mistura.
Etapa 9Em seguida, despeje os temperos selecionados, cujo conjunto e quantidade podem ser determinados a seu critério.
Passo 10. Misture bem os pepinos no molho de tomate, leve para ferver em fogo alto e cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente por 10-15 minutos.
Passo 11. Esterilize previamente os frascos com tampa. Coloque os pepinos quentes em potes, recheie completamente com o molho de tomate e feche bem imediatamente.
Passo 12. Coloque os potes nas tampas e cubra com uma manta quente até esfriar completamente.
Passo 13. Pepinos georgianos com tomate e alho preparados para o inverno também podem ser guardados em casa, apenas em local escuro. Boa sorte e deliciosos preparativos!