Geléia de framboesa de cinco minutos para o inverno

Geléia de framboesa de cinco minutos para o inverno

A geléia de framboesa de cinco minutos para o inverno é uma ótima maneira de preservar ao máximo todas as propriedades benéficas e medicinais da fruta com o mínimo de tratamento térmico, e é preparada de forma rápida e simples. Fizemos uma seleção das 9 receitas passo a passo mais interessantes desta geléia para atender a qualquer preferência. Afinal, no mundo moderno cada minuto conta.

Geléia de framboesa de cinco minutos para o inverno - uma receita clássica

A geléia segundo esta receita não será espessa, mas incrivelmente saborosa. Não usamos aditivos, espessantes e usamos um pouco menos de açúcar na proporção geralmente aceita de 1:1, e as framboesas não têm tanta pectina natural para ter propriedades gelificantes. Mas a compota mantém as melhores propriedades e sabor dos frutos silvestres frescos.

Geléia de framboesa de cinco minutos para o inverno

Ingredientes
+1 (porções)
  • Framboesas 1 (quilogramas)
  • Açúcar granulado 600 (gramas)
Por porção
Calorias: 273 calorias
Proteínas: 0.6 G
Gorduras: 0.2 G
Carboidratos: 70.4 G
Passos
20 minutos.
  1. Para preparar geléia de framboesa de cinco minutos para o inverno, vamos preparar as frutas vermelhas.Procuramos detritos; se houver insetos no fruto, é melhor mergulhá-lo em solução salina (1 colher de sopa de sal para 1 litro de água) por 10 minutos, só então lave bem o fruto várias vezes, e se a baga estiver boa, limpa e caseira, não é preciso lavá-la. Em qualquer caso, o fruto deve ser manuseado com cuidado para não danificá-lo.
    Para preparar geléia de framboesa de cinco minutos para o inverno, vamos preparar as frutas vermelhas. Procuramos detritos, se houver insetos nas bagas, é melhor mergulhá-las em solução salina (1 colher de sopa. l de sal por 1 l.água) por 10 minutos, só então lave bem o fruto várias vezes, e se o fruto estiver bom, limpo e caseiro, não é necessário lavá-lo. Em qualquer caso, o fruto deve ser manuseado com cuidado para não danificá-lo.
  2. Colocamos punhados de framboesas em uma tigela onde depois cozinharemos as nossas por cinco minutos e polvilharemos com açúcar. Não misture! Cubra com uma toalha ou gaze e deixe as framboesas no ambiente por 4 horas. Esse tempo é suficiente para que a fruta produza suco, mas você pode deixá-la na geladeira durante a noite. O açúcar ficará saturado de suco e começará a derreter.
    Colocamos punhados de framboesas em uma tigela onde depois cozinharemos nossos “cinco minutos” e polvilharemos com açúcar. Não misture! Cubra com uma toalha ou gaze e deixe as framboesas no ambiente por 4 horas. Esse tempo é suficiente para que a fruta produza suco, mas você pode deixá-la na geladeira durante a noite. O açúcar ficará saturado de suco e começará a derreter.
  3. Leve a panela ao fogo e leve para ferver em fogo baixo. Os grãos de açúcar restantes irão se dissolver gradualmente. A geléia deve ferver bem delicadamente, quase imperceptivelmente. É preciso misturar com muito cuidado para não esmagar os frutos.
    Leve a panela ao fogo e leve para ferver em fogo baixo. Os grãos de açúcar restantes irão se dissolver gradualmente. A geléia deve ferver bem delicadamente, quase imperceptivelmente. É preciso misturar com muito cuidado para não esmagar os frutos.
  4. Após ferver, cozinhe por 5 minutos. Removemos constantemente a delicada espuma rosa. Assim que a geléia parar de borbulhar, coloque-a em potes preparados, esterilizados e secos. Viramos os potes sobre as tampas e os deixamos debaixo de um cobertor, isso é importante para que o resfriamento dure o máximo possível e a geléia fique ainda mais rica. Depois você pode levar a geléia para a despensa para guardar ou colocar na geladeira.
    Após ferver, cozinhe por 5 minutos. Removemos constantemente a delicada espuma rosa. Assim que a geléia parar de borbulhar, coloque-a em potes preparados, esterilizados e secos. Viramos os potes sobre as tampas e os deixamos debaixo de um cobertor, isso é importante para que o resfriamento dure o máximo possível e a geléia fique ainda mais rica. Depois você pode levar a geléia para a despensa para guardar ou colocar na geladeira.

Receita de geléia de framboesa com frutas inteiras


Nesta receita, é aconselhável usar frutos silvestres densos, inteiros e bonitos, que não estejam muito maduros, para preservar melhor a consistência dos frutos silvestres. Também usaremos quantidades iguais de açúcar e frutas vermelhas, o que dará espessura à geléia.

Ingredientes:

  • Framboesa – 1 kg.
  • Açúcar granulado – 1 kg. 

Processo de cozimento:

1. É aconselhável não lavar as framboesas para esta receita, para preservar a integridade dos frutos basta separar com cuidado quaisquer detritos e insetos.Fazemos isso com muito cuidado para não danificar os frutos. Mas, se ainda precisar enxaguar, coloque os bagos em uma peneira e mergulhe-os em soro fisiológico ou apenas em água por alguns minutos. Este método de imersão nos ajudará a preservar a integridade dos frutos.

2. Coloque as framboesas numa tigela e polvilhe com açúcar em várias camadas. Cubra com uma toalha e deixe em temperatura ambiente por 5 horas até que os frutos liberem bastante suco, ou em local fresco durante a noite.

3. Leve a geléia ao fogo baixo até que os grãos de açúcar se dissolvam. Mexa com muito cuidado algumas vezes nesta fase. Assim que a mistura de framboesa ferver, aumente o fogo e cozinhe por 5 minutos. Durante este período não é aconselhável mexer a geléia. Para evitar que a geléia queime, sacuda levemente a panela durante o período de fervura. Se ainda quiser misturar, pode, mas com muito cuidado e apenas com uma espátula de madeira. Não se esqueça de retirar a espuma, pois pode oxidar a geléia.

4. Despeje a geléia ainda quente nas bordas dos potes esterilizados, enrole, vire de cabeça para baixo e embrulhe em um “casaco de pele” para esfriar lentamente e saturar a geléia.

5. Uma delícia nos dias de inverno!

Geléia espessa de framboesa com gelatina


Nesta receita adicionaremos um ingrediente original - conhaque. Se quiser, você pode simplesmente excluí-lo, mas não reconhecerá o sabor da geléia única. Todo o álcool irá evaporar durante o cozimento, deixando um toque picante. A gelatina dará à geléia uma consistência espessa de forma rápida e sem muitos problemas. A geléia é preparada rapidamente e parece marmelada.

Ingredientes:

  • Framboesas frescas – 1 kg.
  • Açúcar - granulado - 0,8 kg.
  • Gelatina – 1 colher de sopa. eu.
  • Conhaque – 50g. 

Processo de cozimento:

1.Separamos as framboesas, removemos frutas estragadas e verdes, lixo e criaturas vivas. Se necessário, enxágue os bagos, coloque-os em uma peneira e deixe a água escorrer e secar os bagos.

2. Coloque as frutas vermelhas em uma tigela de esmalte onde iremos cozinhar. Como vamos cozinhar em banho-maria, precisamos levar uma panela. Cubra as framboesas com açúcar granulado e amasse no liquidificador ou empurrador de madeira. Despeje o conhaque nas framboesas e mexa.

3. Misture a gelatina com a água, conforme indicado na receita da embalagem, em um prato separado e deixe inchar.

4. Faça um banho-maria. Coloque uma panela grande cheia de água no fogo. Para determinar a quantidade de água necessária, pode-se encher um terço da panela e medir o recipiente com as framboesas, colocando-as dentro. Lembre-se que a água sobe um pouco mais ao ferver, por isso não deve ultrapassar ¾ da altura da panela com framboesas. Ferva a água e coloque a mistura de framboesa em banho-maria.

5. Leve a geléia para ferver e cozinhe por 5 minutos, retirando regularmente a espuma que aparecer e mexendo com uma espátula de madeira.

6. No final do cozimento, adicione a gelatina dissolvida, misture e aqueça por 1 minuto. Coloque a geléia quente em potes quentes estéreis pré-preparados, cubra com as tampas e deixe esfriar um pouco. Isso é necessário para que não se forme condensação sob a tampa e a geléia fique bem durante todo o inverno.

7. Enrole os potes com as tampas pré-fervidas, vire-os e cubra com uma toalha. Após o resfriamento completo, guarde-o para armazenamento em local fresco.

Geléia de framboesa com pectina


Devido ao teor de pectina, você pode reduzir com segurança a quantidade de açúcar na geléia.A geléia ficará espessa e saudável, pois a pectina é uma espécie de agente fitossanitário que remove as toxinas do corpo e mantém a saúde.

Ingredientes:

  • Framboesas frescas – 2 kg.
  • Açúcar - granulado - 1,2 kg.
  • Pectina – 30g. 

Processo de cozimento:

1. Combine a pectina e o açúcar em uma tigela seca e misture. Isso é muito importante para que a pectina não forme grumos ao ser adicionada à geléia.

2. Separamos as framboesas em busca de detritos, enxáguamos e secamos se necessário. Se houver insetos, despeje o fruto em uma peneira e coloque-o em solução salina por 5 minutos; retire os que flutuam na superfície e enxágue o fruto várias vezes em água limpa usando o mesmo método de “imersão”. Isso evitará danos às bagas.

3. Coloque as frutas vermelhas em uma tigela esmaltada e amasse no liquidificador ou espremedor de batatas. Adicione uma mistura de açúcar e pectina à polpa de framboesa resultante, mexa, leve para ferver em fogo baixo e cozinhe em fogo moderado por 10 minutos, mexendo com uma colher de pau e retirando a espuma regularmente.

4. Retire do fogo, despeje em frascos estéreis, cubra com as tampas e aperte. Após esfriar, guarde a geléia em local fresco.

Geléia de framboesa com ágar-ágar


Geléia de framboesa - cinco minutos é uma ótima maneira de preparar a sobremesa para o inverno, gastando um pouco de tempo e preservando ao máximo os benefícios das frutas frescas. Esta receita vai agradar a quem gosta da consistência gelatinosa da geléia, ficará espessa e aromática.

Ingredientes:

  • Framboesas – 800 g.
  • Açúcar – 400g.
  • Ágar-ágar – 20g.
  • Ácido cítrico – 0,3 colher de chá. 

Processo de cozimento:

1. Separe as framboesas com cuidado, limpe todo o excesso, lave-as e deixe-as secar.Coloque todas as frutas em uma tigela para fazer geléia. Despeje o açúcar granulado e o ácido cítrico por cima - isso ajudará a preservar a bela cor da iguaria e servirá como conservante adicional.

2. Coloque os pratos em fogo moderado. Depois de alguns minutos, o suco de framboesa começará a se separar. Não deixe a geléia sem vigilância, mexendo de vez em quando. Quando aparecerem bolhas significativas na superfície, indicando que a geléia está fervendo, adicione o ágar-ágar e ferva as framboesas por 5 minutos em fogo baixo.

3. Embora a geléia esteja bem líquida, ela vai engrossar - quando esfriar já estará em potes. Despeje a geléia quente em potes pequenos preparados, enrole e vire. Deixe assim até que esfrie completamente, depois você pode transferi-lo para um local de armazenamento.

4. Desfrute de geléias maravilhosas no inverno!

Geléia de Framboesa com Ácido Cítrico


Esta é uma das receitas antigas, as nossas avós usavam-na para preparar compota de framboesa. Contém muito açúcar e por isso dura muito tempo, enquanto o ácido cítrico confere à geléia uma cor viva e atua como conservante.

Ingredientes:

  • Framboesas – 1kg.
  • Açúcar – 1kg.
  • Água – 1 litro.
  • Ácido cítrico – 2 colheres de chá. 

Processo de cozimento:

1. Primeiro prepare a calda, para isso dilua o açúcar em água e cozinhe até que o açúcar esteja completamente dissolvido em uma bacia esmaltada.

2. Separamos as framboesas para retirar os resíduos, enxaguamos e damos tempo para que a água escorra e os frutos sequem. Coloque as framboesas na calda, cubra com uma toalha fina e reserve por 1 hora.

3. Coloque a bacia em fogo baixo e, após ferver, cozinhe por 5 a 10 minutos. Retire regularmente a espuma e misture bem a geléia para que não comece a queimar. 3 minutos antes de estar pronto, adicione ácido cítrico.

4.Você pode verificar se a geléia está pronta colocando um pouco da geléia em um pires previamente colocado na geladeira e deixando por um minuto - não deve espalhar, mas deve endurecer - o que significa que a geléia está pronta e você pode despejá-la em potes estéreis . Fechamos a geléia e guardamos para o inverno.

5. Que gostoso abrir um pote e saborear essa doçura vitamínica!

Geléia de Framboesa com Limão


A geléia de limão e framboesa é uma combinação das vitaminas mais importantes do inverno. É ótimo comer quando você está resfriado ou para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças no inverno. Uma receita bem inusitada pela adição de ervas aromáticas, mas se você não gosta de manjericão pode deixar só hortelã, fica tudo ao seu gosto!

Ingredientes:

  • Framboesas – 1000 g.
  • Limão grande - 1 peça.
  • Açúcar – 500g.
  • Hortelã fresca e manjericão - 7 folhas cada. 

Processo de cozimento:

1. Limpe os detritos das framboesas e remova os talos. Despeje em uma tigela esmaltada onde prepararemos a geléia. É importante que os pratos tenham fundo largo. Adicione água e açúcar granulado. Misture tudo e deixe por algumas horas, coberto com uma toalha ou gaze, para que as framboesas liberem o suco.

2. Leve a bacia ao lume e leve ao lume brando para ferver e mexendo de vez em quando, cozinhe durante 5 minutos. Retire a geléia do fogo e deixe esfriar.

3. Lave bem o limão, seque, retire as raspas com um ralador especial ou simplesmente corte com uma faca. Pegue um pedaço de gaze, dobre ao meio e coloque raspas de limão, hortelã e folhas de manjericão, previamente lavadas e secas. Dê um nó, deixando uma longa “cauda” de gaze. Mergulhe na geléia com a “cauda” voltada para fora. Esprema o suco de meio limão e coloque na geléia, mexa delicadamente, segurando o nó.

4.Leve a bacia novamente ao fogo, ferva por 5 minutos, após ferver. Retire o pacote com os temperos, despeje a geléia em potes esterilizados e enrole sob as tampas de lata. Vire os potes de cabeça para baixo e cubra com uma manta até esfriar completamente.

5. Guarde em local fresco e escuro.

Geléia de Framboesa com Cerejas


Prepararemos a compota em várias etapas, os frutos silvestres são preparados de diferentes formas, mas a sua combinação numa só receita é simplesmente deliciosa! As cerejas permanecem inteiras, a compota é espessa, tem sabor a cereja e final de boca a framboesa.

Ingredientes:

  • Framboesas maduras – 300 g.
  • Cerejas suculentas sem caroço – 500 g.
  • Açúcar – 600g. 

Processo de cozimento:

1. Separamos as frutas, deixando apenas as boas, frescas e não podres, e limpamos os detritos. Lavamos as cerejas e retiramos os caroços, o peso dos bagos na receita é indicado sem caroço.

2. Pegue dois recipientes. Coloque a cereja em uma e despeje 400g de açúcar por cima, cubra com uma toalha e deixe por 6 horas ou durante a noite na geladeira.

3. Coloque as framboesas no segundo recipiente, polvilhe com 200 g de açúcar, deixe no ambiente por 2 a 3 horas para liberar o suco e depois coloque também na geladeira.

4. Para que as cerejas soltem mais suco e todo o açúcar se dissolva, mexa algumas vezes. Despeje as cerejas em uma tigela para fazer geléia e leve ao fogo médio. Quando aparecer, retire a espuma. Após a fervura, reduza ligeiramente a temperatura para que as cerejas cozinhem com calma e cozinhe por 5 minutos. Desligue o fogão, a cereja em branco deve esfriar em temperatura ambiente e repousar por 3 horas.

5. Leve novamente ao fogo baixo. Retire a espuma de cima, sem tocar nos bagos, e leve à fervura. Adicione as framboesas e aumente o fogo para moderado. Assim que ferver, cozinhe por 5 minutos em fogo baixo.

6.Assim que a geléia estiver pronta, despeje-a em potes estéreis quentes e pré-preparados até o topo e enrole imediatamente. Vire sobre a tampa e, depois de esfriar completamente, coloque-o no porão ou na despensa.

Geléia de framboesa em panela elétrica


Uma geléia incrível e muito rápida com aroma de menta fresca que deixará qualquer dia chato de inverno brilhante e colorido. Se desejar, a hortelã pode ser substituída por erva-cidreira. É fácil e simples de preparar, todas as vitaminas são preservadas, pois cozinhamos apenas 5 minutos.

Ingredientes:

  • Framboesas – 1kg.
  • Um raminho de hortelã fresca.
  • Açúcar granulado – 1 kg.

Processo de cozimento:

1. Separe e enxágue cuidadosamente as framboesas e deixe a água escorrer. Coloque as framboesas em uma tigela, polvilhe açúcar por cima, cubra com um guardanapo e deixe durante a noite para formar o suco.

2. Transfira o suco para a tigela multicooker, ligue o programa “Ensopado” ou “Sopa” (dependendo do modelo do aparelho) e cozinhe por 10 minutos até engrossar. Transfira cuidadosamente os frutos silvestres para a tigela multicooker e continue cozinhando no mesmo programa por 5 minutos. Remova qualquer espuma que tenha se formado e coloque um recipiente fumegante na tigela. Aqui esterilizaremos potes com tampas previamente lavadas com bicarbonato de sódio.

3. Coloque a geléia em potes e feche para o inverno. Vire-os e deixe esfriar. Nossa deliciosa geléia está pronta.

Bom apetite!

( 3 notas, média 5 de 5 )
culinary-pt.techinfus.com

Peixe

Carne

Sobremesa