Este método de cozinhar tomates será um ótimo complemento para qualquer mesa. Eles se distinguem pelo seu sabor rico e suculência. Oferecemos 7 receitas para seu preparo.
- Tomates em conserva para o inverno em potes para guardar no apartamento
- Tomates verdes em conserva para o inverno
- Tomates em conserva para o inverno sem vinagre
- Tomates em conserva em um balde como barris
- Como preparar tomates em conserva com mostarda para o inverno?
- Uma receita simples de tomate em conserva para o inverno com aspirina
- Tomates em conserva fria para o inverno
Tomates em conserva para o inverno em potes para guardar no apartamento
Os tomates são colocados em uma jarra junto com aipo picado, guarda-chuvas de endro e alho. Em seguida, tudo é despejado com salmoura contendo açúcar e sal, coberto com um pires e deixado por três dias. A peça de trabalho é armazenada na geladeira ou freezer.
- Tomate 1 (quilogramas)
- Salsão 1 (coisas)
- Guarda-chuvas de endro 3 (coisas)
- Alho 3 (partes)
- Água 1 (litros)
- Sal 2 (colheres de sopa)
- Açúcar granulado 2 (colheres de sopa)
-
Como preparar tomates em conserva em potes para o inverno? Primeiro, enxágue bem os tomates em água corrente e seque-os em papel toalha. A seguir, recortamos o miolo para que a salmoura penetre mais facilmente em seu interior.
-
Também lavamos bem os guarda-chuvas de endro e aipo. Descasque os dentes de alho e corte o aipo em pedaços pequenos.
-
Lave bem os potes onde os tomates serão fermentados em água corrente e despeje água fervente sobre eles.No fundo colocamos um guarda-chuva de endro, alho e parte do aipo.
-
Em seguida, coloque os tomates com os furos voltados para cima. Assim, alternamos com endro, alho e aipo até encher o pote.
-
Despeje a água em uma panela, acrescente o açúcar granulado e o sal e leve ao fogo. Deixe ferver e cozinhe por 1-2 minutos, mexendo ocasionalmente. Encha o conteúdo do frasco com a salmoura resultante, cubra com um pires e deixe fermentar três dias.
-
Após este tempo, os tomates em conserva estarão prontos. Nós os guardamos na geladeira por um mês. Sirva à mesa junto com o prato principal. Bom apetite!
Tomates verdes em conserva para o inverno
Tomates com alho, pimenta, folhas de groselha, cerejas e ervas são colocados na jarra, um por um. Tudo é enchido com salmoura com água, sal, ácido cítrico, coberto com uma tampa e enviado para a adega por 15 dias.
Tempo de cozimento: 15 dias.
Tempo de cozimento: 25 minutos.
Porções – 10.
Ingredientes:
- Tomates verdes – 1 kg.
- Água potável – 1 l.
- Sal – 2 colheres de sopa. eu.
- Ácido cítrico – 0,5 colher de chá.
- Alho – 3 dentes.
- Pimenta - a gosto.
- Folhas de groselha - a gosto.
- Folhas de cereja - 1 punhado.
- Ervas aromáticas - a gosto.
Processo de cozimento:
1. Primeiro, enxágue bem os tomates e os temperos em água corrente. Descasque o alho e corte em rodelas finas.
2. Lave o frasco onde fermentaremos os tomates em água quente e esterilize-o da maneira que lhe for conveniente. No fundo colocamos 1/3 das folhas de cereja e groselha, alho, pimenta e outras ervas favoritas.
3. Coloque uma camada de tomates verdes por cima.
4. Em seguida, adicione novamente todos os temperos. Assim, alternamos todos os ingredientes até acabarem.
5.Despeje a água em uma panela, adicione sal e leve ao fogo. Deixe ferver e cozinhe por 1-2 minutos, mexendo ocasionalmente. Por fim, adicione o ácido cítrico e retire do fogo. Despeje a salmoura resultante sobre os tomates e temperos e cubra os potes com as tampas. Deixe em temperatura ambiente até esfriar, depois coloque na adega por 15 dias, onde os tomates fermentarão. Servimos à mesa o aperitivo aromático junto com o prato principal. Bom apetite!
Tomates em conserva para o inverno sem vinagre
Ramos de salsa, alho e tomate são colocados em potes esterilizados. Em seguida, tudo é enchido com salmoura com água, sal e açúcar granulado, após o que é coberto com tampas e esterilizado. Acontece que é um lanche muito saboroso que vai deliciar com sua cor no inverno.
Tempo de cozimento: 12 horas.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções – 4.
Ingredientes:
- Tomates – 500 gr.
- Água potável – 1 l.
- Açúcar granulado – 4 colheres de sopa. eu.
- Sal – 1,5 colheres de sopa. eu.
- Alho – 2 dentes.
- Ramos de salsa – 10 gr.
Processo de cozimento:
1. Antes de começar a cozinhar, prepare os ingredientes necessários. Lave bem os tomates e a salsa em água corrente e seque-os em papel toalha. Lave os potes onde serão guardados os tomates em água quente e refrigerante e esterilize-os no vapor por 5 minutos. Ferva as tampas em água por 3 minutos.
2. Descasque o alho e corte-o em vários pedaços. Coloque os ramos de salsa e o alho picado no fundo dos potes esterilizados.
3. Agora coloque os tomates em potes até os ombros.
4. Em seguida, prepare a salmoura. Para fazer isso, coloque água, açúcar granulado e sal em uma panela ou caçarola.Leve o recipiente ao fogo, leve o conteúdo para ferver e cozinhe por 1-2 minutos, mexendo de vez em quando.
5. Encha os tomates com salmoura quente até o topo e cubra-os com as tampas. Agora pegue uma panela, coloque uma toalha no fundo e coloque os potes sobre ela. Encha tudo com água quente, leve ao fogo, leve para ferver e esterilize por 10 minutos. Em seguida, aperte bem as tampas, vire os potes de cabeça para baixo, embrulhe-os em uma manta ou manta e deixe-os em temperatura ambiente até esfriarem completamente.
6. Armazenamos tomates em conserva prontos na adega. Sirva à mesa junto com outros pratos favoritos. Bom apetite!
Tomates em conserva em um balde como barris
Os tomates são colocados em um balde junto com folhas de endro, alho, raiz-forte e groselha. Em seguida, tudo é enchido com salmoura contendo água, sal, pimenta e louro. Os tomates são tapados com tampas e deixados 3-4 dias à temperatura ambiente, após os quais são retirados para local fresco.
Tempo de cozimento: 10 dias.
Tempo de cozimento: 35 minutos.
Porções – 5.
Ingredientes:
- Tomates – 1kg.
- Verduras de endro – 10 gr.
- Alho – 3 dentes.
- Pimenta preta – 5 unid.
- Ervilhas pimenta da Jamaica – 5 unid.
- Folha de louro – 2 unid.
- Folhas de raiz-forte – 1 unid.
- Folhas de groselha – 3 unid.
- Sal – 1-2 colheres de sopa. eu.
- Água – 1 litro.
Processo de cozimento:
1. Primeiro prepare a salmoura para os tomates. Para isso, coloque a água em uma panela adequada, leve ao fogo e leve para ferver. Em seguida, adicione sal, louro e pimenta preta com pimenta da Jamaica. Cozinhe por mais alguns minutos, retire do fogo e leve para esfriar em local frio.
2. Lave bem os baldes de plástico onde os tomates vão fermentar em água quente e seque-os com uma toalha.Também lavamos os tomates junto com as ervas.
3. No fundo do balde colocamos uma folha de raiz-forte, folhas de groselha, endro, bem como alho descascado e picado.
4. Em seguida, fure os tomates na base do pedúnculo para que fiquem salgados de maneira mais uniforme. Agora colocamos em um balde e colocamos alho e ervas nos espaços livres. Despeje a salmoura resfriada sobre os tomates.
5. Agora feche os baldes com as tampas e deixe em temperatura ambiente por 3-4 dias até que a salmoura fique turva. Nos primeiros dois dias, você pode instalar a opressão de cima. Após o tempo necessário, leve os tomates para local frio. Eles estarão prontos em uma semana e meia. Servimos deliciosos tomates à mesa junto com seus pratos favoritos. Bom apetite!
Como preparar tomates em conserva com mostarda para o inverno?
Uma folha de raiz-forte, louro, ramos de endro e tomate são colocados em uma jarra. Em seguida, adiciona-se mostarda em pó e pimenta em grão e tudo é enchido com salmoura contendo água, sal, açúcar e vinagre. Os potes são lacrados e tudo fica em temperatura ambiente até esfriar.
Tempo de cozimento: 1 mês.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções – 6.
Ingredientes:
- Tomates – 1kg.
- Mostarda em pó – 2 colheres de sopa. eu.
- Endro - a gosto.
- Alho – 4 dentes.
- Pimenta preta – 10 unid.
- Folhas de raiz-forte – 2 unid.
- Sal – 2 colheres de sopa. eu.
- Açúcar granulado – 1 colher de sopa. eu.
- Vinagre 25% – 1 colher de chá.
- Folha de louro – 2 unid.
- Água – 1 litro.
Processo de cozimento:
1. Primeiro, lave bem os tomates, o endro e as folhas de raiz-forte em água corrente. Descasque o alho. A seguir, pegue os tomates e fure-os várias vezes com um palito ou espeto de madeira para que mantenham a aparência no futuro.
2. Lave bem os potes onde serão armazenados os tomates em água quente e refrigerante e, a seguir, esterilize-os da maneira que lhe for conveniente.Agora coloque uma folha de raiz-forte, alho, louro e endro no fundo.
3. Coloque os tomates por cima.
4. Agora prepare a salmoura. Para isso, coloque a água em uma panela ou caçarola adequada, acrescente sal, açúcar granulado e leve ao fogo. Deixe ferver e cozinhe por um minuto, mexendo ocasionalmente. Em seguida, coloque o vinagre e desligue o fogo.
5. Despeje a mostarda em pó junto com a pimenta-do-reino em um pote de tomates. Em seguida, agite suavemente o frasco para que a mostarda fique bem distribuída.
6. Agora despeje a salmoura preparada em potes e cubra tudo com tampas estéreis. Vire-os de cabeça para baixo, embrulhe-os em uma toalha ou cobertor e deixe esfriar completamente. Depois mandamos os tomates para a adega ou geladeira, onde deverão repousar por pelo menos um mês até ficarem prontos. Sirva tomates em conserva à mesa junto com seus pratos favoritos. Bom apetite!
Uma receita simples de tomate em conserva para o inverno com aspirina
Pimenta, alho, louro, endro e salsa são colocados em potes limpos. Em seguida, colocam-se os tomates por cima, acrescenta-se aspirina e enche-se tudo com salmoura contendo água, sal, açúcar e vinagre. Os potes são enrolados e deixados em temperatura ambiente até esfriarem completamente.
Tempo de cozimento: 1 mês.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções – 8.
Ingredientes:
- Tomates – 1,6-1,8 kg.
- Salsa – 4 ramos.
- Endro – 4 ramos.
- Folha de louro – 2 unid.
- Água potável – 1,5 l.
- Aspirina – 3 unid.
- Vinagre de mesa 9% – 75 ml.
- Açúcar granulado – 75 gr.
- Sal – 40 gr.
- Alho – 4 dentes.
- Pimenta preta – 3 unid.
- Ervilhas pimenta da Jamaica – 3 unid.
Processo de cozimento:
1. Primeiro prepare os potes. Para fazer isso, lavamos bem com água quente e refrigerante e depois esterilizamos da maneira que for conveniente.Agora coloque no fundo ervilhas pretas e pimenta da Jamaica, alho descascado, louro, salsa e endro.
2. Lave bem os tomates em água corrente, retire os talos e seque-os em papel toalha. O melhor é escolher frutas ligeiramente verdes. Em seguida, coloque bem os tomates em potes com ervas até o topo.
3. Agora prepare a salmoura. Para fazer isso, pegue uma panela ou caçarola adequada, despeje água, vinagre e adicione sal e açúcar granulado. Misture e leve ao fogo. Cozinhe, sem ferver, até que o sal e o açúcar estejam completamente dissolvidos.
4. Coloque comprimidos de aspirina por cima dos tomates e encha tudo com a salmoura preparada para cobrir completamente as frutas.
5. Feche os frascos com as tampas e agite-os até que os comprimidos estejam completamente dissolvidos. Deixe o conteúdo esfriar completamente em temperatura ambiente e depois coloque tudo na adega ou na geladeira. Depois de um mês você terá tomates em conserva muito saborosos. Servimos à mesa junto com seus pratos preferidos. Bom apetite!
Tomates em conserva fria para o inverno
Endro, raiz-forte, alho, pimentão, salsa e tomate são colocados em potes limpos. Tudo é enchido com salmoura fria e sal, coberto com uma tampa e deixado em temperatura ambiente por 7 a 10 dias. Em seguida, os tomates são levados ao frio por um mês.
Tempo de cozimento: 1 mês.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções – 10.
Ingredientes:
- Tomates – 1kg.
- Sal – 70 gr.
- Verduras de endro - a gosto.
- Folhas de raiz-forte – 1-2 unid.
- Raiz de raiz-forte – 7-8 cm.
- Alho – 1 cabeça.
- Pimenta malagueta – 1 unid.
- Salsa - a gosto.
- Água potável – 1-1,5 l.
Processo de cozimento:
1. Limpe os potes onde serão guardados os tomates com uma esponja e lave bem em água quente.No fundo colocamos endro, raiz-forte, alho descascado, salsa e pimenta picada.
2. Lave bem os tomates e coloque-os bem em potes, alternando com as restantes ervas, alho e pimenta.
3. Agora prepare a salmoura. Despeje água potável fria em uma panela adequada, adicione sal e misture tudo bem até que os cristais de sal estejam completamente dissolvidos.
4. Despeje a salmoura resultante sobre os tomates e as ervas até que estejam completamente cobertos.
5. Em seguida, cubra o frasco com uma tampa de náilon e deixe em temperatura ambiente por 7 a 10 dias. Após este tempo, a salmoura ficará turva e haverá bolhas na superfície. Agora colocamos os potes de tomate na adega ou na geladeira, onde fermentarão por um mês.
6. Os tomates em conserva prontos ficam vigorosos e muito saborosos. Servimos à mesa junto com seus pratos preferidos. Bom apetite!