O kvass feito com farinha difere daquele preparado com pão ralado, tanto na cor quanto no sabor, mas quase sempre precisa de um starter para que o processo de fermentação prossiga corretamente. O ideal é combinar massa fermentada com passas, para obter um verdadeiro kvass de dupla fermentação: ácido láctico e álcool.
- Kvass de farinha de centeio com massa fermentada sem fermento
- Kvass de farinha de centeio com fermento em casa
- Como fazer kvass caseiro com farinha de centeio e malte?
- Receita passo a passo para fazer kvass de farinha de centeio com passas
- Uma receita simples e saborosa de kvass feito de farinha de centeio com mel
Kvass de farinha de centeio com massa fermentada sem fermento
O Sourdough dá ao kvass um sabor de pão mais rico e um leve azedume, tornando-o mais recheado.
- Água 8 eu
- Farinha de centeio 400 (gramas)
- Açúcar granulado 200 (gramas)
- Fermento 2 colher de sopa pão
-
Como fazer kvass com farinha de centeio em casa? Encha uma panela de paredes grossas com 3 litros de água, leve ao fogo e leve para ferver.
-
Despeje a farinha de centeio peneirada em água fervente. É melhor despejar em partes para facilitar a agitação e não formar grumos grandes.
-
Misture bem a farinha e a água, é mais conveniente fazer isso com um batedor. É improvável que você consiga quebrar todos os pedaços, mas seria melhor minimizar seu número tanto quanto possível. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar e infundir por 10 horas.
-
Durante o processo de resfriamento, quando o líquido atingir a temperatura de 36-38 graus, introduza a entrada de pão. Você mesmo pode fazer e ele amadurecerá em uma semana. Para isso, misture 50 gramas de farinha e 50 mililitros de água e deixe por um dia. No dia seguinte, jogue fora metade da mistura, acrescente mais 50 gramas de farinha e 50 mililitros de água. Repita este algoritmo um total de 5 vezes; no sexto dia não há necessidade de tocar no starter. As migalhas de pão embebidas que sobraram depois de fazer kvass caseiro no pão também são perfeitas como entrada.
-
Depois de adicionar o starter, a mistura precisa descansar por mais um dia. Após 12 horas do início da fermentação, acrescente mais 3 litros de água, acrescente metade do açúcar e misture bem. Deixe por mais 12 horas. Escorra cerca de 2,5 litros da mistura sedimentada, acrescente 2 litros de água doce e acrescente o açúcar restante. Se desejar, adicione mel e passas para deixar a bebida mais gaseificada. Deixe em infusão por mais 6 horas.
-
Coe a bebida em 4-6 camadas de gaze, de preferência várias vezes. Guarde o sedimento espesso em uma jarra separada como entrada para posterior preparação de kvass caseiro. Despeje o kvass em garrafas, não atingindo cerca de 1/8 do gargalo, feche bem a tampa e leve à geladeira.
Bom apetite!
Kvass de farinha de centeio com fermento em casa
O Kvass feito com fermento acaba sendo mais gaseificado, farto e com sabor e aroma ricos e agradáveis.
Tempo de cozimento: 5 dias
Tempo de cozimento: 60 minutos
Porções – 2
Ingredientes:
- Água – 3,2 litros.
- Farinha de centeio – 250 gr.
- Malte de centeio – 250 gr.
- Fermento inicial – 1 colher de chá.
- Hortelã seca - a gosto;
- Passas – 10 unid.
Para massa fermentada:
- Água – 250ml.
- Farinha de trigo – 4 colheres de sopa.
- Levedura – 5 gr.
Processo de cozimento:
1. Para preparar o fermento inicial, com base no qual será preparado o kvass, misture água morna com farinha, tentando quebrar todos os grumos. Adicione o fermento, mexa e deixe fermentar por várias horas em temperatura ambiente. Esta entrada pode ser armazenada na geladeira por até 2 semanas.
2. Em uma tigela funda, misture a farinha e o malte moído. Despeje a mistura com 1 litro de água fervida morna e misture bem com um batedor, desfazendo os grumos. Para facilitar a agitação, recomenda-se despejar a água em partes. Despeje o mosto resultante em um recipiente resistente ao calor, de preferência com tampa. Pré-aqueça o forno a 100-120 °C e retire o recipiente por 5-6 horas.
3. Passado o tempo, retire o mosto do forno e deixe esfriar a 40 graus. Adicione mais 1 litro de água na mesma temperatura, fermento inicial e misture tudo bem. Deixe fermentar por 24 horas.
4. Depois de um dia, adicione o litro restante de água fria. Se você decidir adicionar hortelã, isso também deve ser feito nesta fase. Para isso, despeje 200 ml de água fervente e deixe por 20 minutos. Após este tempo, despeje no kvass junto com as passas.
5. Deixe a bebida amadurecer em temperatura ambiente. A cada poucas horas, experimente a acidez e, quando estiver satisfeito com o sabor, passe a mistura por uma peneira. É melhor coar a bebida várias vezes com gaze para peneirar todas as pequenas partículas.
6. Despeje o kvass pronto em garrafas sem enchê-las completamente, feche bem as tampas e deixe na geladeira por mais 2 a 3 dias para que a bebida finalmente amadureça.
Bom apetite!
Como fazer kvass caseiro com farinha de centeio e malte?
O uso de malte torna o kvass caseiro o mais próximo possível do kvass comprado em loja ou, para ser mais específico, do kvass em barril. Esta bebida tem um ligeiro azedume e mata perfeitamente a sede nos dias quentes.
Tempo de cozimento: 3 dias
Tempo de cozimento: 60 minutos
Porções – 2
Ingredientes:
- Água – 4,5 litros.
- Farinha de centeio – 200 gr.
- Açúcar granulado – 4 colheres de sopa.
- Massa fermentada de centeio – 3 colheres de sopa.
- Malte de centeio – 3 colheres de sopa.
- Passas – 1 colher de sopa.
Processo de cozimento:
1. Em uma panela de fundo grosso, misture o malte, o açúcar e a farinha.
2. Meça 11 colheres de sopa de água fervente e despeje na mistura seca. Misture tudo bem com uma colher ou batedor, tentando tirar os grumos. A consistência deve lembrar creme de leite líquido. Cubra a panela com uma tampa e embrulhe-a cuidadosamente com um cobertor ou uma toalha grande e grossa. Deixe a base de malte esfriar nesta forma por várias horas até a temperatura ambiente. Em seguida, despeje a mistura em uma jarra de três litros e adicione as passas.
3. Em uma tigela separada, misture a quantidade necessária de fermento com 100 mililitros de água morna até ficar homogêneo e adicione o líquido resultante ao frasco com o malte.
4. Coloque água morna no topo do frasco, misture o conteúdo, feche o gargalo com uma gaze dobrada ao meio e deixe em infusão em temperatura ambiente por 24 horas.
5. Após o tempo especificado, o kvass escurecerá um pouco e ficará menos turvo, e o fermento assentará. Escorra cuidadosamente a bebida por uma peneira com gaze, deixando o sedimento em uma jarra de três litros. Pode ser usado como starter no futuro. Despeje o kvass em potes menores, feche bem a tampa e deixe na geladeira por um dia.
6. Se desejar, coe o kvass infundido novamente através de várias camadas de gaze para obter um kvass mais puro e leve.
Bom apetite!
Receita passo a passo para fazer kvass de farinha de centeio com passas
Se o starter é responsável pela fermentação do ácido láctico, então as passas contribuem para a fermentação alcoólica, fazendo com que o kvass adquira um sabor lupulado e também fique muito mais gaseificado.
Tempo de cozimento: 3 dias
Tempo de cozimento: 60 minutos
Porções – 2
Ingredientes:
- Água – 6 litros.
- Farinha de centeio – 150 gr.
- Açúcar granulado – 100 gr.
- Levedura prensada – 3 gr.
- Passas – 10 unid.
Processo de cozimento:
1. Despeje 100 gramas de farinha em uma frigideira ou wok de paredes grossas e leve ao fogo médio.
2. Mexendo sempre, frite a farinha até ficar com uma cor bege-creme. Este processo será acompanhado por um cheiro que lembra pipoca. O processo de torra levará em média de 5 a 10 minutos. Você pode segurar mais se quiser um kvass mais escuro e rico, mas neste caso é melhor diminuir um pouco o fogo para que a farinha não comece a queimar e, com isso, fique muito amarga.
3. Despeje a farinha em uma tigela funda e adicione um pouco de água morna.
4. Com um batedor ou liquidificador em velocidade baixa, bata a mistura até ficar homogêneo, tentando quebrar todos os grumos. Por conveniência, você pode adicionar água em várias passagens.
5. Despeje o líquido resultante em uma jarra de três litros, acrescente o fermento, as passas e 80 gramas de açúcar, misture tudo bem. Adicione água quase até o topo da jarra, misture tudo novamente e cubra com uma tampa de plástico ou gaze dobrada em várias camadas. Este líquido deve amadurecer em 24 horas.
6. Após 24 horas você receberá kvass, mas não exatamente o mesmo. Será bem gaseificado, mas de sabor ligeiramente aguado.Para obter um kvass mais rico, é necessário reaproveitar o pó em que esta bebida foi infundida, adicionar os 20 gramas restantes de açúcar e 50 gramas de farinha recém frita, adicionar água doce e deixar por 24-36 horas. Em seguida, passe por uma peneira com gaze, despeje em garrafas e deixe na geladeira por mais um dia até amadurecer completamente.
Bom apetite!
Uma receita simples e saborosa de kvass feito de farinha de centeio com mel
Este kvass irá agradar aos amantes de bebidas picantes. A bebida tem sabor suave de mel combinado com especiarias e leve acidez proveniente da fermentação.
Tempo de cozimento: 3 dias
Tempo de cozimento: 60 minutos
Porções – 1
Ingredientes:
- Água – 2,5 litros.
- Farinha de trigo – 50 gr.
- Farinha de centeio – 100 gr.
- Açúcar granulado – 100 gr.
- Mel – 50 gr.
- Anis estrelado – 2 unid.
- Vanilina – 10 gr.
- Passas – 50 gr.
- Levedura – 10 gr.
Para massa fermentada:
- Água – 250ml.
- Farinha de trigo – 4 colheres de sopa.
- Levedura – 5 gr.
Processo de cozimento:
1. Primeiro você precisa preparar o starter. Misture a farinha com a água morna, mexa até ficar homogêneo, desfazendo os grumos com um batedor, e acrescente o fermento. Misture tudo novamente e deixe em infusão em temperatura ambiente por várias horas.
2. Dilua a quantidade necessária de fermento em 1 litro de água morna, acrescente as passas e deixe fermentar por dois dias. A mistura deve ser infundida em local escuro e quente com a tampa bem fechada. Se você não tiver a oportunidade de colocar o recipiente em tal local, pode envolvê-lo em uma toalha ou cobertor grosso e quente e deixá-lo próximo ao radiador.
3. Decorrido o tempo especificado, prepare todos os outros ingredientes e retire o starter. Em uma panela pequena, ferva 500 mililitros de água junto com o anis estrelado e a baunilha.Adicione o mel à água fervente, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco a mistura. Despeje o líquido resultante com especiarias e massa fermentada em uma jarra de três litros. Adicione água quase até o topo da jarra, misture o conteúdo e deixe amadurecer no calor e na escuridão por mais um dia.
4. Coe a bebida resultante em uma peneira com várias camadas de gaze e despeje em garrafas, sem adicionar cerca de 1/8 ao final. Cubra bem e deixe amadurecer na geladeira por mais algumas horas.
5. Se necessário, o kvass acabado pode ser filtrado novamente em gaze para que fique o mais limpo, leve e transparente possível.
Bom apetite!
Obrigado!