O milho para o inverno é um produto caseiro muito procurado tanto no cardápio do dia a dia quanto nos feriados. O milho comprado nem sempre agrada pelas suas qualidades, mas quando preparado em casa e de acordo com receitas comprovadas, tem um sabor delicioso e sem conservantes ou aditivos. A escolha correta do milho é importante para a conservação.
Milho enlatado em casa para o inverno bancos
Você pode conservar o milho em casa para o inverno na espiga ou em potes, e a segunda opção é mais aceitável e conveniente. Para a conservação, seleciona-se o milho doce, que se distingue pela doçura e textura delicada, enquanto as variedades forrageiras não produzem uma boa colheita. Nesta receita, primeiro fervemos o milho e depois esterilizamos na marinada e em potes.
- Grãos de milho 2 kg (para 4 latas de 0,5 l.)
- Açúcar granulado 3 (colheres de chá)
- Sal 1 (colheres de sopa)
- Água 1 (litros)
-
Como preparar um delicioso preparo de milho para o inverno? Ferva as espigas de milho selecionadas para enlatamento em água sem adição de sal por 30-40 minutos, dependendo do grau de maturidade dos grãos.Em seguida, esfrie o milho em água corrente em uma peneira. Usando uma faca, separe cuidadosamente os grãos das espigas.
-
Enxágue bem os potes de preparo com refrigerante e esterilize-os junto com as tampas por qualquer método. Coloque os grãos de milho em potes preparados.
-
Em uma panela separada, cozinhe a marinada com 1 litro de água limpa ou caldo de milho coado com adição de sal e açúcar conforme as proporções da receita. Despeje a marinada quente sobre os grãos dos potes.
-
Cubra os potes com as tampas e coloque-os em uma panela grande para esterilização, cobrindo o fundo com uma toalha. Encha os potes com água quente até o nível dos cabides e leve para ferver em fogo médio.
-
Esterilize o milho enlatado 40 minutos após a água começar a ferver na panela.
-
Ao final desse tempo, feche hermeticamente os potes de milho, coloque-os nas tampas e deixe esfriar sob o “casaco de pele”. O milho enlatado pode ser armazenado bem por muito tempo em um ambiente fresco e escuro. Preparações deliciosas e de sucesso!
Como congelar uma espiga de milho para o inverno
Esta receita oferece a opção de congelar a espiga de milho para o inverno. O congelamento é a forma mais cómoda de conservar este vegetal saudável e saboroso. Congelamos o milho com branqueamento, o que preserva ao máximo todas as propriedades do milho, permite seu uso imediatamente após o descongelamento e prolonga o prazo de validade para 12 meses.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: qualquer quantidade.
Ingredientes:
- Milho - 1 espiga.
Processo de cozimento:
Passo 1. Remova com cuidado as camadas de casca das espigas de milho selecionadas para congelar manualmente.
Passo 2. Prepare uma tigela funda para resfriar o milho escaldado, de forma que caibam todas as espigas.Para obter água gelada, prepare vários cubos de gelo.
Passo 3. Despeje a água limpa em outra panela, enchendo 2/3 do volume, leve ao fogo, dissolva o açúcar na água na proporção de 2 colheres de sopa. eu. por litro de água e leve para ferver.
Passo 4. Coloque as espigas preparadas na solução fervente.
Passo 5. Escalde as espigas por vários minutos desde o início da fervura e o cálculo aproximado do tempo depende do tamanho das espigas: escalde por 7 minutos até 15 cm de comprimento, 9 minutos até 20 cm de comprimento.
Passo 6. Em seguida, transfira as espigas para água gelada e deixe esfriar completamente.
Passo 7. Transfira as espigas resfriadas para um pano de prato para remover o líquido.
Passo 8. Enrole cada espiga em um pedaço de papel alumínio, prendendo bem as bordas.
Passo 9. Transfira as espigas embrulhadas para sacos especiais para congelamento e, após retirar o ar, feche-os bem.
Etapa 10. Coloque as espigas para armazenamento no freezer. Para comer milho, coloque-o junto com papel alumínio em água fervente e cozinhe por alguns minutos até esquentar. Bom apetite!
Milho em conserva para o inverno
Milho em conserva caseiro para o inverno permite à dona de casa complementar qualquer prato: salada, aperitivo, sopa ou acompanhamento. As receitas de decapagem costumam ser simples e com o mínimo de ingredientes, mas nesta receita prepararemos milho em conserva com pimentão e temperos. Ele adicionará novos sabores a qualquer salada.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 10 minutos.
Porções: 0,5l.
Ingredientes:
- Milho de leite – 310 gr.
- Pimentão – 1 unid.
- Alho – 1 dente.
- Guarda-chuva de endro – 1 unid.
- Folha de raiz-forte – 1 unid.
- Sementes de mostarda – 4 gr.
- Sementes de coentro – 4 gr.
- Vinagre 9% – 11 ml.
- Açúcar – 4 gr.
- Sal – 7 gr.
- Água – 1 colher de sopa.
Processo de cozimento:
Passo 1. Descasque as espigas de milho da camada de casca com fibras, corte ao meio e ferva por 35 minutos em água sem sal.
Passo 2. Esfrie as espigas cozidas e corte cuidadosamente as fileiras de grãos com uma faca fina.
Passo 3. Separe o milho em grãos individuais. Descasque os pimentões das sementes com divisórias, enxágue e corte em cubos pequenos.
Passo 4. Coloque um guarda-chuva de endro, uma pequena folha de raiz-forte e um dente de alho em uma jarra estéril de meio litro.
Passo 5: Em seguida, adicione sementes de mostarda e coentro.
Passo 6. Coloque os grãos de milho compactamente sobre os temperos, alternando com os pimentões picados.
Passo 7. Despeje um copo de água limpa em uma panela pequena, dissolva o sal e o açúcar e leve o líquido para ferver, coloque o vinagre e desligue o fogo. Despeje a marinada quente sobre o milho em uma jarra, cubra com uma tampa fervida e esterilize por 17 minutos, contando a partir do início da fervura da água na panela.
Passo 8. Feche hermeticamente o pote de milho em conserva e, após esfriar, guarde no porão ou na geladeira. Preparações deliciosas e de sucesso!
Milho enlatado sem vinagre para o inverno
O milho enlatado, mesmo de variedades de açúcar, não terá o verdadeiro sabor de conserva sem vinagre e é mais difícil de conservar. Nesta receita podemos fazer o milho substituindo o vinagre por ácido cítrico. Fervemos os grãos e depois esterilizamos na marinada, colocando-os em potes.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 2 litros.
Ingredientes:
- Milho – 2kg.
Para a marinada:
- Água – 1 litro.
- Açúcar – 2 colheres de sopa.
- Sal – 2 colheres de sopa.
- Ácido cítrico – 1 colher de chá.
Processo de cozimento:
Passo 1.Descasque e fibras as espigas de milho, coloque-as em uma panela funda e ferva por 40 minutos, no máximo, para que os grãos não fiquem muito macios. Para doçura, você pode adicionar à água uma colher de açúcar por litro de água.
Passo 2. Resfrie as espigas fervidas e use uma faca afiada para separá-las em grãos individuais.
Passo 3. Em seguida, enxágue bem os grãos com água fervente, o que reduzirá a probabilidade de os potes explodirem e também removerá pequenos detritos da base dos grãos.
Passo 4. Em uma panela, cozinhe a marinada com a quantidade de água indicada na receita com sal, açúcar e ácido cítrico.
Passo 5. Coloque os grãos preparados em potes pré-esterilizados, enchendo-os apenas 2/3 do volume para que o preparo não exploda.
Passo 6. Coloque os potes em uma panela grande forrada com uma toalha. Despeje a marinada fervente sobre o milho nos potes, também sem adicionar na borda do pote, mas 1 a 2 cm abaixo.
Passo 7. Cubra os potes com as tampas e esterilize por 40 minutos - milho de leite e 1 hora - milho maduro, contando a partir do início da fervura da água na panela.
Passo 8. Em seguida, feche os potes de milho enlatado sem vinagre, coloque-os nas tampas, deixe esfriar sob o “casaco de pele” e coloque-os em local fresco para armazenamento, mas é possível armazená-los por alguns meses em um apartamento. Preparações deliciosas e de sucesso!
Espiga de milho em potes
Ao armazenar grandes volumes de milho para o inverno, uma forma conveniente é conservar as espigas em potes inteiras ou cortadas em pedaços. O sabor do produto e o bom armazenamento dependem do preparo adequado do milho para enlatamento. Cozinhar com esterilização.
Tempo de cozimento: 1 hora e 40 minutos.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 3 litros.
Ingredientes:
- Milho – 9 unid.
- Açúcar – 4 colheres de sopa.
- Sal – 2 colheres de sopa.
- Vinagre 70% – 1 colher de chá.
Processo de cozimento:
Passo 1. Para enlatar em uma jarra, selecione espigas de milho maduras e de tamanho uniforme. Retire-os da camada de casca com fibras. Coloque as espigas em uma panela grande e cubra completamente com água fria.
Passo 2. Cozinhe as espigas em fogo baixo, sem adicionar sal, por 40-60 minutos.
Passo 3. Coloque o milho cozido em uma peneira e enxágue bem com água fria corrente.
Passo 4. Esterilize previamente um frasco limpo de três litros e ferva a tampa. Coloque as espigas de milho resfriadas compactamente em uma jarra inteira ou corte em 2-3 pedaços.
Passo 5. Em seguida, despeje na jarra a quantidade de sal e açúcar indicada na receita, despeje água fervente sobre as espigas e tampe com uma tampa.
Passo 6. Coloque a lata de milho em uma panela grande com uma toalha no fundo. Despeje água morna na panela até o nível dos cabides das latas e leve ao fogo médio. Esterilize a espiga de milho em uma jarra dentro de 40 minutos após a água começar a ferver em uma panela em fogo baixo.
Passo 7. Em seguida, coloque uma colher de chá de essência de vinagre no pote, feche bem, vire várias vezes para que o sal e o açúcar se dissolvam completamente. Em seguida, coloque o pote na tampa, cubra-o com um “casaco de pele” e, após esfriar completamente, transfira-o para o porão para armazenamento. Preparações deliciosas e de sucesso!
Milho enlatado com manteiga
Para complementar diversas saladas e pratos principais, você pode preparar em casa milho em lata. A opção de enlatar com óleo vegetal é utilizada principalmente no preparo de milho em conserva picante, em que o óleo revela melhor o aroma das especiarias e contribui para a confiabilidade da conservação. Escolhemos espigas jovens de vegetais.Preparamo-lo cozinhando 4 vezes numa marinada com períodos de infusão.
Tempo de cozimento: 3 dias.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Porções: conforme desejado.
Ingredientes:
- Espigas de milho jovem.
Para a marinada:
- Água – 2 litros.
- Vinagre 6% – 2 colheres de sopa.
- Açúcar – 4 colheres de sopa.
- Sal – 4 colheres de sopa.
- Cravo – 8 botões.
- Folha de louro – 4 unid.
- Canela – 2 paus.
- Óleo vegetal – 2 colheres de sopa por frasco.
Processo de cozimento:
Passo 1. Remova as folhas externas e as fibras das espigas de milho doce jovem selecionado para colheita. Em seguida, enxágue bem as espigas em água corrente.
Passo 2. Em uma panela grande, cozinhe a marinada em água limpa com a adição da quantidade de sal, açúcar, vinagre e temperos indicados na receita. O cálculo da quantidade de marinada depende do volume da peça e em média são necessários 0,5 litros por litro da peça.
Passo 3. Coloque as espigas preparadas na marinada fervente e cozinhe o milho até que os grãos estejam macios. Desligue o fogo. Tampe a panela e deixe o milho na marinada durante a noite.
Passo 4. No dia seguinte, retire as espigas da marinada. Deixe a marinada ferver novamente e cozinhe o milho por 10 minutos. Repita o cozimento no terceiro dia com período de infusão.
Passo 5. Cozinhe o milho na marinada pela quarta vez por mais 10 minutos. Esterilize previamente potes de qualquer tamanho e ferva as tampas. Em uma frigideira ou qualquer recipiente de metal, aqueça o óleo vegetal bem o suficiente para acomodar a quantidade de latas.
Passo 6. Coloque as espigas cozidas em potes preparados, encha-os com a marinada e despeje óleo vegetal quente em cada pote. Feche bem os potes, coloque-os sobre as tampas, cubra-os com qualquer “casaco de pele” e, após esfriar completamente, transfira-os para armazenamento em local fresco e escuro. Preparações deliciosas e de sucesso!
Milho cozido para o inverno
Na época da colheita, são procuradas receitas de preparação de milho cozido para o inverno, para que possa ser servido imediatamente à mesa, como complemento de vários pratos ou como acompanhamento. O milho cozido é congelado ou enlatado em potes. Nesta receita cortamos as espigas em grãos e cozinhamos em potes com um simples conjunto de temperos (sal e açúcar) e sem adição de vinagre.
Tempo de cozimento: 4 horas.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Porções: 3 litros.
Ingredientes:
- Feijão de milho - para 6 potes de meio litro.
- Água – 1,5 litros.
- Açúcar – 5 colheres de chá.
- Sal – 1,5 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
Passo 1. Para esse preparo, selecione as espigas de milho na fase de maturação do leite, para que ao pressionar o grão haja suco leitoso. Descasque as espigas da camada de casca e das fibras finas.
Passo 2. Coloque as espigas descascadas em uma panela grande, cubra completamente com água fervente e cozinhe por 15 minutos. Cozinhe espigas mais maduras por mais tempo.
Passo 3. Enquanto o milho cozinha, lave os potes de meio litro e as tampas com bicarbonato de sódio. Não é necessário esterilizá-los.
Passo 4. Resfrie as espigas cozidas em água fria.
Passo 5. Em seguida, com uma faca afiada, separe cuidadosamente os grãos das espigas e enxágue-os com água fervida.
Passo 6. Utilizando a quantidade de água, sal e açúcar indicada na receita, cozinhe o recheio de milho. Coloque os grãos em potes preparados, enchendo-os apenas até o nível dos cabides, e despeje o recheio quente sobre eles. Cubra os potes com as tampas e coloque em uma panela grande para esterilização, cobrindo o fundo com uma toalha. Encha os potes com água morna e esterilize a peça em fogo baixo por 3 horas.
Etapa 7Após esse tempo, feche hermeticamente os potes com milho cozido, deixe esfriar sem embrulhá-los em “casaco de pele” e transfira-os para armazenamento até o inverno em local fresco e escuro. Preparações deliciosas e de sucesso!
Como congelar grãos de milho para o inverno
O freezer permite que a dona de casa congele facilmente o milho junto com outros vegetais para o inverno, e congelar grãos ocupa menos volume na câmara em comparação com espigas inteiras. Nesta receita fervemos o milho até ficar macio, podendo ser bem guardado por 8 meses sem perder o sabor ou as propriedades benéficas. Para congelar, utilizam-se sacos zip ou recipientes com tampa hermética para evitar a entrada de ar.
Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: conforme desejado.
Ingredientes:
- Milho - em qualquer quantidade.
Processo de cozimento:
Passo 1. As espigas de milho para congelar devem estar inteiras, maduras e frescas. O milho é completamente limpo de folhas contendo fibras.
Passo 2. As espigas são colocadas em uma panela grande, cheia de água fria, adiciona-se um pouco de sal e o milho é cozido até ficar macio por 40-60 minutos, o que depende do grau de maturação.
Passo 3. As espigas cozidas são resfriadas em água gelada. Nesta fase, podem ser secos e acondicionados em sacos ou recipientes, retirando-lhes o máximo de ar possível.
Passo 4. Para congelar os grãos, eles são separados das espigas com uma faca afiada e desmontados em grãos individuais. Em seguida, os grãos são lavados com água fria e secos um pouco. Uma espiga de milho rende em média 200 gramas de grãos.
Etapa 5: Os grãos de milho são colocados em sacos ziplock após a retirada do ar. Em seguida, são armazenados no freezer em uma prateleira separada para que não haja carne ou peixe por perto.Boas preparações!