As costeletas de fígado de porco são um produto muito valioso pelas suas propriedades biológicas. Devido à presença de proteínas específicas de ferro no fígado, como a ferritina, tem efeito positivo no processo de formação de hemoglobina. Se você comer fígado uma vez por semana, não saberá sobre anemia.
- Costeletas clássicas de fígado de porco em uma frigideira
- Costeletas de fígado de porco exuberantes no forno
- Deliciosas costeletas de fígado de porco com sêmola
- Receita passo a passo para fazer costeletas de fígado de porco com cenoura
- Costeletas tenras de fígado de porco picado
- Costeletas de fígado em um moedor de carne com cebola
- Costeletas de fígado de porco com arroz
Costeletas clássicas de fígado de porco em uma frigideira
Esta receita segue todos os cânones do preparo de costeletas de fígado, por isso pode ser considerada um clássico com segurança. Além do ingrediente principal - fígado de porco, a receita leva cebola, farinha, creme de leite e leite.
- Fígado de porco 500 (gramas)
- Ovo de galinha 1 (coisas)
- Cebola bulbo 1 (coisas)
- Farinha de trigo 2 (colheres de sopa)
- Nata 1 (colheres de sopa)
- Pimenta preta da terra gosto
- Sal gosto
- Açúcar granulado 1 (colheres de chá)
- Leite de vaca 150 (mililitros)
- Óleo de girassol para fritar
-
Como preparar suculentas costeletas de fígado de porco? O sabor do futuro prato depende diretamente da qualidade e frescura do fígado. Se escolher miudezas inteiras, elas devem pesar no mínimo 2 kg.Isso indica que o animal estava saudável. Muitas vezes o fígado tem um sabor ligeiramente amargo. Para tirar esse gosto, dissolva o açúcar granulado no leite.
-
Mergulhe o fígado de porco na solução resultante, depois de retirar a película e cortar os vasos. Após 20-25 minutos, retire os pedaços de fígado da solução de leite e açúcar granulado e, se desejar, enxágue em água corrente.
-
Descasque a cebola, enxágue e corte em pedaços grandes.
-
Moa os pedaços de fígado e cebola em um moedor de carne. Neste caso, use um bico com malha grande.
-
O fígado picado não ficará muito líquido, mas terá uma certa estrutura, pois foi torcido com cebola e num bico grande, o que permitirá que as futuras costeletas mantenham melhor a sua forma.
-
Bata um ovo na carne picada resultante. Sal e pimenta a gosto. Para deixar as costeletas macias, adicione também o creme de leite. Misture bem todos os ingredientes.
-
Em seguida, adicione farinha de trigo à massa resultante. Misture bem a massa de fígado novamente e coloque em local fresco por 20-30 minutos.
-
Numa frigideira aqueça o óleo de girassol e coloque sobre ele as costeletas de fígado, formando-as com uma colher. Coloque costeletas bem grossas afastadas umas das outras e frite-as por 2-3 minutos de cada lado.
-
Depois de fritar todas as costeletas, transfira-as para uma tigela funda (frigideira de ferro fundido, panela de pato) e adicione 2-3 colheres de sopa. água e cozinhe coberto por 10 minutos.
-
Costeletas de fígado não são apenas um excelente prato quente, mas também um excelente aperitivo frio que faz deliciosos sanduíches.
Bom apetite!
Costeletas de fígado de porco exuberantes no forno
Costeletas de fígado no forno são um prato dietético que vai agradar não só aos adeptos de uma alimentação adequada, mas também aos verdadeiros gourmets.
Tempo de cozimento: 1 hora e 15 minutos.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Fígado de porco – 600 gr.
- Farinha de trigo – 2 colheres de chá.
- Ovo – 1 unid.
- Sêmola – 30 gr.
- Cebola – 2 unid.
- Creme de leite – 20 gr.
- Sal - a gosto
- Pimenta preta moída - a gosto
- Óleo vegetal - para untar pergaminho
Processo de cozimento:
1. Em primeiro lugar, examinamos o fígado. Retiramos a película e cortamos todas as veias para que o seu amargor não estrague o sabor das costeletas. Depois de retirado todo o excesso, enxágue bem o fígado em água corrente, seque com papel toalha para tirar a umidade e corte em pedaços pequenos (determine o tamanho adequado ao seu moedor de carne).
2. Passe os pedaços de fígado por um moedor de carne. Para isso, utilizamos um bico com malha grande.
3. Descasque as cebolas, enxágue e corte em cubinhos. Você pode picar a cebola junto com o fígado em um moedor de carne, mas cortar em cubinhos deixará a carne picada menos aguada.
4. Adicione a cebola picada à carne picada, acrescente um ovo de galinha e acrescente a semolina. Adicione sal e pimenta preta moída a gosto. Misture os ingredientes até ficar homogêneo e deixe por pelo menos 30 minutos. Durante esse tempo, a semolina absorverá o excesso de umidade e as costeletas de fígado manterão sua forma perfeita.
5. Neste momento, pré-aqueça o forno a 180°C, cubra a assadeira com papel manteiga e unte com um pouco de óleo vegetal. Se estiver usando um tapete de silicone ou antiaderente, não há necessidade de lubrificar a superfície com óleo vegetal.Coloque a massa de fígado pronta em uma assadeira usando uma colher e forme costeletas ovais perfeitas. Deixe espaços de 1,5 a 2 cm entre as costeletas, isso é necessário para que as costeletas não grudem umas nas outras. Coloque a assadeira com as costeletas no nível médio do forno pré-aquecido e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Durante esse tempo, forma-se uma crosta marrom dourada nas costeletas. Retire a assadeira, unte a superfície das costeletas com creme de leite e leve ao forno por mais 5 minutos.
6. Costeletas saudáveis e satisfatórias estão prontas. Um excelente acompanhamento para eles seria purê de batata e mingau de trigo sarraceno.
Bom apetite!
Deliciosas costeletas de fígado de porco com sêmola
Costeletas de fígado muito saborosas e suculentas podem ser preparadas com adição de sêmola e banha. Experimente, com certeza você vai gostar dessas costeletas deliciosas!
Tempo de cozimento: 1 hora e 50 minutos.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções: 5.
Ingredientes:
- Fígado de porco – 500 gr.
- Leite (água) – 150 ml.
- Banha – 120 gr.
- Cebola – 1 unid.
- Sal - a gosto
- Pimenta preta moída - a gosto
- Ovo – 1 unid.
- Alho – 1 dente
- Sêmola – 3 colheres de sopa.
- Farinha de trigo – 2 colheres de sopa.
- Salsa – 1 cacho
- Óleo vegetal - para fritar
Processo de cozimento:
1. Lave o fígado de porco, retire a película transparente e as veias, corte em pedaços. Coloque o fígado picado em uma tigela e despeje o leite. Se não houver leite, água pura servirá. Deixe por 1 hora. Este tempo é suficiente para que o sabor amargo do fígado desapareça e não estrague o sabor do prato acabado. Em seguida, enxágue o fígado em água corrente e seque com papel toalha. Também cortamos banha fresca em pequenos pedaços.
2. Coloque pedaços de fígado embebido no liquidificador e bata até ficar picado.Se você não tiver liquidificador, pode usar um moedor de carne. Isso não afetará o formato e o sabor das costeletas de fígado.
3. Transfira o fígado picado para uma tigela funda. Descasque as cebolas, lave-as e corte-as em pedaços pequenos. Coloque a banha e a cebola no liquidificador e triture até ficar homogêneo.
4. Adicione a massa resultante ao fígado picado. Adicione sal e pimenta preta a gosto.
5. Descasque o dente de alho, passe numa prensa e junte à carne picada. Bata o ovo ali e acrescente a semolina. Misture bem a massa.
6. Lave a salsa em água corrente e pique finamente. Adicione à carne picada.
7. Misture novamente a mistura e deixe repousar por 10 minutos.
8. Adicione farinha. Nós nos concentramos na consistência da massa do fígado. Se não estiver aguado e a semolina precisar absorver o excesso de umidade, basta 1 colher de sopa de farinha. Misture a carne picada novamente.
9. Aqueça a frigideira e coloque o óleo vegetal. Formamos costeletas colocando-as numa frigideira com uma colher de sopa. Frite por 2-3 minutos de cada lado. Assim, fritamos costeletas de toda a carne picada resultante.
10. Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as costeletas fritas em um prato adequado para ir ao forno (de preferência com tampa) e cozinhe por mais 10-15 minutos.
11. Sirva costeletas fofas e suculentas quentes, acrescentando um acompanhamento de vegetais.
Bom apetite!
Receita passo a passo para fazer costeletas de fígado de porco com cenoura
Legumes como cenoura, cebola e alho não só tornam as costeletas de fígado de porco mais saborosas e suculentas, mas também ajudam a absorver melhor todos os microelementos, vitaminas e aminoácidos contidos no fígado.
Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções: 10.
Ingredientes:
- Fígado de porco – 1 kg
- Farinha de trigo – 150-200 gr.
- Cebola – 2 unid.
- Cenouras – 2 unid.
- Água – 250ml.
- Óleo vegetal - para fritar
- Sal – 1 colher de chá.
- Refrigerante – 0,5 colher de chá.
Processo de cozimento:
1. Lave o fígado de porco, retire a película e as veias, se houver. Corte em pedaços e coloque em uma tigela com água por 1 hora para tirar o gosto amargo.
2. Nesta hora, descasque a cebola, a cenoura e o alho. Lave os legumes. Corte a cebola e o alho em pedaços grandes se for picá-los, ou em pedaços pequenos se for usar vegetais não picados. Rale as cenouras.
3. Passe o fígado, a cenoura, a cebola e o alho por um moedor de carne usando um acessório de malha grossa. Misture os ingredientes secos (farinha, refrigerante, sal) para que o refrigerante e o sal fiquem uniformemente distribuídos na farinha e despeje-os na massa de fígado resultante. Homogeneizar. Como resultado, você deve obter carne picada com consistência de aveia espessa. Se sair mais líquido, fique à vontade para adicionar mais farinha.
4. Despeje o óleo vegetal na frigideira e espere aquecer. Coloque as costeletas de fígado na frigideira, modelando-as com uma colher de sopa. Em seguida, cubra a panela com uma tampa.
5. Após 2-3 minutos, retire a tampa e vire as costeletas. Cubra a panela novamente com uma tampa e espere mais 2-3 minutos, depois verifique se as costeletas estão prontas (se furar com um garfo, não deve haver vestígios de carne picada).
6. Costeletas de fígado suculentas e saborosas com legumes estão prontas.
Bom apetite!
Costeletas tenras de fígado de porco picado
Nesta receita você não precisará de auxiliares de cozinha como moedor de carne ou liquidificador, pois simplesmente cortaremos o fígado de porco com uma faca. Adicione sabor e suculência com cebola e sele as costeletas com uma mistura de fécula de batata, maionese e ovos.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções: 5.
Ingredientes:
- Fígado de porco – 500 gr.
- Cebola – 1 unid.
- Suco de limão – 0,5 colher de chá.
- Ovo – 1 unid.
- Maionese – 2 colheres de sopa.
- Amido de batata – 1 colher de sopa.
- Sal - a gosto
- Pimenta preta moída - a gosto
Processo de cozimento:
1. Enxágue bem o fígado de porco, remova películas, veias e coágulos sanguíneos de sua superfície. Coloque o fígado preparado em um saco e leve ao freezer por 25 minutos para congelar um pouco. Isso tornará muito mais fácil cortar o fígado em pedaços pequenos. Passado o tempo, pique finamente o fígado congelado com uma faca e coloque em uma tigela funda.
2. Descasque as cebolas, lave-as e corte-as em pedaços pequenos. Transfira para um recipiente com fígado picado. Esprema meia colher de chá de suco de limão. Misture bem.
3. Em um recipiente separado, bata o ovo, a fécula de batata e a maionese.
4. A mistura deve ficar homogênea, sem grumos.
5. Salgue e apimente o fígado e as cebolas a gosto. Em seguida, preencha com a mistura líquida resultante. Misture tudo bem. Cubra a tigela com a carne picada com uma tampa ou filme plástico e leve à geladeira por uma hora.
6. Depois de uma hora, aqueça a frigideira, coloque óleo de girassol e aqueça bem. Com uma colher de sopa, forme hambúrgueres redondos e coloque-os na panela.
7. Costeletas de fígado de porco picadas devem ser fritas até dourar de cada lado (aproximadamente 3-4 minutos de cada lado)
8.As costeletas estão prontas. Sirva-os com legumes frescos.
Bom apetite!
Costeletas de fígado em um moedor de carne com cebola
Para ficar mais suculento e com sabor mais brilhante, geralmente adiciona-se cebola às costeletas de fígado. Na mesma receita, será usada uma quantidade bastante grande de alho, o que adicionará um sabor picante às nossas costeletas.
Tempo de cozimento: 60 min.
Tempo de cozimento: 25 min.
Porções: 8.
Ingredientes:
- Fígado de porco – 800 gr.
- Ovo – 2 unid.
- Cebola – 1 unid.
- Alho – 4 dentes
- Sal - a gosto
- Pimenta preta moída - a gosto
- Farinha – 100 gr.
- Óleo vegetal - para fritar
Processo de cozimento:
1. O processo de preparação de qualquer prato começa com a seleção e compra do ingrediente principal. No nosso caso, é fígado de porco. O fígado de porco de alta qualidade deve ser ligeiramente brilhante e de cor rica. Se o fígado estiver leve, escorregadio e com cheiro azedo, já está estragado. Antes de cozinhar, enxágue e seque com papel toalha. Remova filmes e coágulos sanguíneos. Para facilitar a retirada da película, recomenda-se congelar um pouco o fígado, colocando-o no freezer por 15-20 minutos. Corte o fígado preparado em pedaços. Descasque as cebolas, enxágue e corte em pedaços grandes. Descasque os dentes de alho e enxágue.
2. Moa pedaços de fígado, cebola e dentes de alho em um moedor de carne usando um acessório de grade fina.
3. Bata os ovos em um recipiente com o fígado picado e os vegetais. Adicione sal e pimenta-do-reino moída a gosto, bem como a farinha de trigo peneirada. Misture tudo bem até ficar homogêneo e deixe em temperatura ambiente por meia hora.
4. Quando a carne picada para as costeletas de fígado estiver infundida, aqueça o óleo de girassol em uma frigideira.Com uma colher, coloque as costeletas na superfície da panela.
5. Frite as costeletas em bastante óleo dos dois lados até dourar.
6. Costeletas fáceis de preparar e muito saborosas estão prontas. Eles vão muito bem com qualquer acompanhamento.
Bom apetite!
Costeletas de fígado de porco com arroz
O fígado de porco é mais gordo do que o fígado de vaca ou de galinha. Para deixar as costeletas menos calóricas, pode-se adicionar arroz cozido à carne picada. Para costeletas de fígado com adição de arroz, não se pode cozinhar o acompanhamento, mas substituí-lo por vegetais de milho.
Tempo de cozimento: 60 min.
Tempo de cozimento: 40 min.
Porções: 5.
Ingredientes:
- Fígado de porco – 0,5 kg
- Arroz – 100 gr.
- Ovo – 1 unid.
- Farinha de trigo – 80 gr.
- Cebola – 1 unid.
- Sal - a gosto
- Pimenta preta moída - a gosto
- Ervas provençais – opcional
- Óleo vegetal - para fritar
Processo de cozimento:
1. Deixe cozinhar o arroz (a receita indica o peso em matéria seca). Para isso, encha uma panela com água e salgue. Como precisamos de arroz cru na carne picada para fazer costeletas, é melhor despejá-lo em água fria e cozinhar até ficar macio em fogo baixo com a tampa entreaberta.
2. Coloque o arroz cozido em uma peneira e deixe esfriar.
3. Enquanto o arroz esfria, lave o fígado, retire a película e corte as veias. Cortado em pedacos. Descasque a cebola, lave e corte também em pedaços. Coloque o fígado e a cebola no liquidificador, adicione sal e pimenta-do-reino moída a gosto e ervas provençais se desejar.
4. Moa até ficar homogêneo e coloque em uma tigela funda. Graças à cebola, a massa do fígado ficará significativamente mais leve.
5. Bata um ovo na massa de fígado esmagada e adicione o arroz cozido. Misture bem.
6.Em seguida adicione a farinha de trigo. Adicione em partes, ajustando a espessura da carne picada.
7. Como resultado, a massa ficará grossa e as costeletas de fígado serão altas e não parecidas com panquecas.
8. Coloque as costeletas limpas em uma frigideira aquecida com óleo vegetal usando uma colher de sopa. Frite em fogo baixo dos dois lados, até dourar.
9. Estas são as verdadeiras costeletas que você obtém com esta receita.
Bom apetite!