A compota de ameixa é um preparo maravilhoso e simples para o inverno. Como as ameixas começam a fermentar muito rapidamente, é melhor não armazená-las, mas sim colhê-las imediatamente. Entre as dez receitas propostas, você encontrará facilmente aquela que mais lhe agrada.
- Compota de ameixa sem esterilização para frasco de 3 litros
- Compota de ameixas para o inverno com caroços
- Compota de ameixa amarela em potes
- Uma compota simples e saborosa de ameixas e maçãs para o inverno
- Receita passo a passo de compota de ameixa e pêra
- Compota de ameixas e pêssegos em potes para o inverno
- Receita de compota de ameixa e damasco
- Compota de ameixa com ácido cítrico para o inverno
- Deliciosa compota de ameixa silvestre
- Compota de ameixa dietética sem adição de açúcar
Compota de ameixa sem esterilização para frasco de 3 litros
Qualquer compota pode ser preparada sem esterilização posterior. O método de cozimento descrito na receita certamente ajudará a conservar a compota durante todo o inverno. Os ingredientes da receita são para um pote de 3 litros, para sua comodidade.
Tempo de cozimento – 30 minutos
Tempo de cozimento – 10 minutos
Número de porções – 3 litros
- Ameixa 500 (gramas)
- Açúcar granulado 250 (gramas)
-
Como preparar compota de ameixa para pote de 3 litros para o inverno? Primeiro, separe as frutas, removendo todas as ameixas machucadas e podres. Enxágue-os bem, tomando cuidado para não danificá-los. Depois disso, coloque as ameixas em uma jarra estéril e despeje água fervente sobre elas, cubra com uma tampa. As frutas na jarra devem ser infundidas.
-
Após cerca de vinte minutos, você precisa drenar a infusão do frasco de volta para a panela e adicionar açúcar granulado. Leve a calda da panela para ferver e certifique-se de que todo o açúcar esteja completamente dissolvido nela.
-
Depois disso, despeje a calda no pote de ameixas até o gargalo e enrole imediatamente o pote com uma tampa estéril.
-
Resfrie os potes de compota de ameixa preparados de acordo com esta receita de cabeça para baixo e embrulhe-os em uma manta quente até esfriar completamente. A compota esfriará completamente em cerca de um dia, após o qual você precisará armazenar a peça em local fresco e escuro.
Compota de ameixas para o inverno com caroços
Compota de ameixa com ameixas inteiras com caroço é muito rica. Você só precisa selecionar ameixas fortes e boas para a compota e enxaguar bem. A receita mostra a proporção para uma jarra de três litros, mas você pode ajustar a proporção dos ingredientes para um recipiente que seja conveniente para você.
Tempo de cozimento – 30 minutos
Tempo de cozimento – 10 minutos
Número de porções – 3 litros
Ingredientes:
- Ameixa – 1kg.
- Açúcar granulado – 300 gr.
- Água purificada – 2 l.
Processo de cozimento:
1. Coloque a água para ferver com antecedência e, neste momento, coloque as ameixas tratadas em uma jarra estéril. Eles ocuparão cerca de metade de um frasco.
2. Encha o pote de ameixas até o topo com água fervente, faça isso com cuidado para que o pote não quebre. Cubra o pote de compota com uma tampa estéril e deixe por quinze ou vinte minutos.
3. Despeje a infusão do pote de ameixas de volta na panela, acrescente o açúcar e cozinhe a calda. Deve ferver e o açúcar deve dissolver-se completamente na água.
4. A seguir, é necessário encher as ameixas do pote com a calda resultante e enrolar imediatamente na máquina.Não se esqueça de levar uma tampa esterilizada para a sua compota.
5. Vire o pote de compota de cabeça para baixo até que o produto esfrie completamente e, em seguida, retire a compota do ralo e coloque-a na adega ou despensa para armazenamento por longo prazo.
Compota de ameixa amarela em potes
A compota de ameixa amarela costuma ser um pouco mais doce. Na verdade, a diferença na cor da ameixa não é significativa. Se você tem ameixas amarelas, prepare com elas uma compota perfumada, que em nada tem sabor inferior à compota de ameixa azul.
Tempo de cozimento – 30 minutos
Tempo de cozimento – 10 minutos
Número de porções – 6 litros
Ingredientes:
- Ameixas amarelas – 1 kg.
- Açúcar granulado – 0,6 kg.
- Água purificada – 5 l.
Processo de cozimento:
1. Primeiro, esterilize os potes onde vai enrolar a compota. A maneira mais fácil de fazer isso é a maneira antiga - no banho de vapor.
2. Certifique-se de separar as frutas, lembrando de retirar os caules. Depois disso, enxágue bem as ameixas em água corrente.
3. Divida todas as ameixas ao meio e coloque a mesma quantidade de ameixas em cada frasco. Eles ocuparão cerca de um terço de um frasco.
4. Em uma panela grande, leve para ferver cinco litros de água, na proporção de 2,5 litros por jarra. Quando a água da panela começar a ferver, acrescente todo o açúcar e espere até que se dissolva. Cozinhe a calda em compota por cerca de cinco minutos.
5. Em seguida, despeje cuidadosamente a calda nos potes de ameixas, de modo que chegue até o gargalo dos potes. Enrole os frascos com tampas estéreis e vire-os de cabeça para baixo. Enrole os frascos em um cobertor ou manta até que a peça esfrie completamente e guarde-os em local escuro.
Uma compota simples e saborosa de ameixas e maçãs para o inverno
As compotas compostas, que contêm mais de um ingrediente principal, adquirem aroma e sabor adicionais. A combinação de maçãs e ameixas foi testada por muitas donas de casa e nunca falhou. Esta preparação fica perfeitamente armazenada por mais de um ano, portanto, em uma boa época, você pode preparar com segurança um grande número de latas.
Tempo de cozimento – 40 minutos
Tempo de cozimento – 20 minutos
Número de porções – 3 litros
Ingredientes:
- Maçã – 250 gr.
- Ameixa – 450 gr.
- Açúcar granulado – 300 gr.
- Água – 2,5 litros.
Processo de cozimento:
1. Primeiro prepare a fruta. É preciso separar as maçãs e as ameixas e depois lavá-las em água corrente ou em uma bacia grande, trocando a água.
2. Divida as ameixas ao meio, retire todas as sementes e descasque as maçãs dos caroços e caules.
3. Coloque as frutas cortadas ao meio em uma jarra estéril e despeje água fervente sobre elas. Cubra o frasco com uma tampa e deixe em infusão por quinze minutos.
4. Após o tempo previsto, despeje cuidadosamente a infusão em uma panela adequada.
5. Despeje o açúcar em uma panela com o líquido e leve ao fogo. Quando a calda ferver e o açúcar estiver completamente dissolvido, pode-se iniciar a última etapa do preparo.
6. Despeje cuidadosamente a calda da panela no pote de frutas e enrole imediatamente o pote com uma tampa estéril. Resfrie a peça de trabalho no “casaco de pele” virando o frasco de cabeça para baixo. Em seguida, guarde a peça de trabalho em um local escuro.
Receita passo a passo de compota de ameixa e pêra
Uma apetitosa compota de ameixa e pêra é fácil de preparar para o inverno. A combinação destas frutas confere ao preparo um sabor doce, fresco e com leve acidez. A receita contém ingredientes para uma jarra padrão de três litros, facilitando o cálculo dos ingredientes.
Tempo de cozimento – 30 minutos
Tempo de cozimento – 30 minutos
Número de porções – 3 litros
Ingredientes:
- Peras – 250 gr.
- Ameixas – 400 gr.
- Açúcar granulado – 1 colher de sopa.
Processo de cozimento:
1. Separe as peras e lave-as bem. Em seguida, retire os caules das frutas e corte-as em fatias arbitrárias. Não se esqueça de remover a vagem.
2. As ameixas também precisam ser separadas e lavadas. Depois disso, cada fruta deve ser dividida ao meio e as sementes retiradas.
3. Leve ao lume uma panela com água, cerca de dois litros e meio. Neste momento, esterilize um pote de três litros e coloque as frutas nele. Quando a água ferver na panela, acrescente o açúcar granulado e cozinhe a calda - isso levará cerca de três minutos.
4. Despeje a calda pronta no pote com peras e ameixas até o pescoço, enrole imediatamente a compota no pote com tampa estéril e vire de cabeça para baixo. Depois disso, o frasco deve ser bem embrulhado em uma manta e deixado esfriar completamente nesta posição.
Compota de ameixas e pêssegos em potes para o inverno
Compotas variadas são sempre muito apreciadas pela variedade de sabores. Todos os anos, dependendo da variedade, maturação e quantidade de determinadas frutas, você terá um preparo um pouco diferente. Preste atenção na combinação de pêssego e ameixa, a compota dessas frutas ficará bem macia e aromática.
Tempo de cozimento – 30 minutos
Tempo de cozimento – 30 minutos
Número de porções – 3 litros
Ingredientes:
- Pêssego – 250 gr.
- Ameixa – 400 gr.
- Açúcar granulado – 1 colher de sopa.
- Água purificada – 2,5 l.
Processo de cozimento:
1. Separe e lave bem as frutas. Retire os talos, retire os frutos danificados ou podres. Divida os pêssegos e as ameixas ao meio, retirando os caroços de cada fruta.
2. Depois disso, coloque uma panela com água no fogão e leve para ferver.
3.Adicione o açúcar granulado à água fervente em uma panela e prepare a calda. Deve ferver e cozinhar por alguns minutos.
4. Despeje a calda de açúcar em uma jarra estéril onde colocou a fruta preparada. Despeje a calda até o gargalo, aos poucos, para que o pote não quebre. Em seguida, feche o frasco de compota com uma tampa estéril e uma máquina de costura. A peça de trabalho deve esfriar de cabeça para baixo em um “casaco de pele” xadrez ou cobertor por pelo menos um dia.
Receita de compota de ameixa e damasco
Uma perfumada compota de ameixas e damascos é fácil de conservar para o inverno. Graças ao ácido natural da ameixa, esta compota pode ser bem conservada e permanece intacta até a próxima safra. Não deixe de experimentar fazer esta deliciosa bebida usando a receita abaixo.
Tempo de cozimento – 30 minutos
Tempo de cozimento – 30 minutos
Quantidade de porções – 1 litro
Ingredientes:
- Ameixa – 150 gr.
- Damasco – 150 gr.
- Açúcar granulado – 1/3 colher de sopa.
- Água purificada – 0,7 l.
Processo de cozimento:
1. Colete ameixas e damascos frescos e descarte todas as frutas danificadas. Para a compota é preciso levar frutas boas, nas quais não haja indícios de deterioração.
2. Depois de lavar as ameixas e os damascos em água corrente, divida todas as frutas ao meio e retire as sementes. Descarte as sementes e coloque a própria fruta em uma jarra de litro estéril.
3. Coloque uma panela com água no fogão e adicione açúcar à água. Quando o líquido ferver, ferva por alguns minutos até que o açúcar granulado esteja completamente dissolvido na água.
4. Em seguida, você precisa despejar cuidadosamente a calda resultante em uma jarra de frutas e enrolar a jarra. Se você está preocupado com a segurança da compota, antes de selar, pode esterilizar o preparo em uma panela com água por cerca de quinze minutos e depois enrolar o pote.
Compota de ameixa com ácido cítrico para o inverno
A compota de ameixa perfumada pode ser facilmente preservada sem esterilização se você adicionar ácido cítrico. O ácido ajudará a preservar melhor a peça e economizará o tempo que você gastaria na posterior esterilização da compota.
Tempo de cozimento – 40 minutos
Tempo de cozimento – 20 minutos
Quantidade de porções – 1 litro
Ingredientes:
- Ameixas – 0,3 kg.
- Ácido cítrico - pitada
- Açúcar granulado – 2-3 colheres de sopa. eu.
- Água purificada – 0,7 l.
Processo de cozimento:
1. Separe e enxágue as ameixas, após retirar todos os frutos moles e de aspecto questionável.
2. Esterilize bem o frasco da sua compota, primeiro lave-o com refrigerante ou mostarda em pó. Coloque bem as ameixas inteiras em uma jarra; você pode remover as sementes primeiro, se quiser.
3. Ferva água em uma chaleira ou panela e despeje em uma jarra de frutas. Despeje a água até o gargalo da jarra e cubra com uma tampa. Além disso, você pode embrulhar o frasco com uma toalha e deixar o recipiente por literalmente quinze minutos.
4. Despeje a água da jarra na panela e deixe ferver novamente. Repita o processo de tintura em compota.
5. Escorra a água novamente e ferva. Adicione o açúcar granulado e o ácido cítrico, ferva a calda. Quando ferver, despeje cuidadosamente a calda na jarra até o gargalo.
6. O produto acabado deve ser imediatamente aparafusado com tampa estéril ou enrolado e depois deixado esfriar por 24 horas de cabeça para baixo. Depois disso, a compota deve ser armazenada em local fresco e escuro.
Deliciosa compota de ameixa silvestre
A compota de ameixa selvagem é bastante invulgar, com aroma e sabor especiais. A ameixa selvagem em si é uma fruta muito azeda, então você não deve economizar açúcar para a compota.Este preparo conserva-se bem durante todo o inverno e ainda mais se preparar bem a compota.
Tempo de cozimento – 40 minutos
Tempo de cozimento – 20 minutos
Quantidade de porções – 1 litro
Ingredientes:
- Ameixas – 300 gr.
- Açúcar – 1/2 colher de sopa.
- Água purificada – 0,7 l.
Processo de cozimento:
1. Separe as ameixas e lave-as em água corrente, e a seguir retire o caroço de cada fruta, dividindo as ameixas ao meio.
2. Esterilize os potes lacrados com vapor ou no forno e, antes, enxágue bem os recipientes com refrigerante em pó ou mostarda.
3. Coloque água purificada em uma panela e deixe ferver. Em seguida, adicione o açúcar granulado e prepare a calda para a compota. Coloque as frutas em potes lacrados e despeje a calda até o pescoço.
4. Em seguida, cubra os potes de compota com as tampas e esterilize a peça em uma panela com água por quinze minutos a partir do momento em que a água ferver. Enrole imediatamente os frascos e deixe esfriar de cabeça para baixo, depois guarde em local escuro, longe da luz solar direta.
Compota de ameixa dietética sem adição de açúcar
Se todos na sua família têm uma ideia diferente sobre a quantidade de açúcar na compota, então você pode fazer compota sem açúcar. Este concentrado pode então ser usado para diversos fins, diluído ou adicionado de açúcar diretamente na caneca. Tente!
Tempo de cozimento – 40 minutos
Tempo de cozimento – 20 minutos
Número de porções – 2 litros
Ingredientes:
- Ameixas – 500 gr.
- Água purificada – 1,5 l.
Processo de cozimento:
1. Separe as ameixas, lave-as e pique-as com um espeto para que não rebentem durante a preparação da compota.
2. Esterilize potes de litro em água fervente, vapor ou no forno.
3. Em seguida, distribua uma quantidade igual de ameixas nos potes, distribuindo-as frouxamente dentro dos potes.
4.Despeje água fervente em cada pote até o gargalo e cubra os potes com as tampas sem enrolá-los. Deixe as ameixas em infusão um pouco para obter uma infusão colorida.
5. Escorra a água do ralo para a panela e deixe ferver novamente.
6. Quando a água da panela ferver. Despeje o líquido fervente de volta nos potes de ameixas. Depois disso, aperte imediatamente os frascos com tampas estéreis e vire-os de cabeça para baixo. Cubra a peça de trabalho com um cobertor ou toalha para que o resfriamento seja mais lento e deixe os potes assim por um dia. Depois disso, você pode guardar a compota para guardar na adega ou despensa.