A Compota de Morango para o inverno é um preparo muito saboroso e simples. Para preparar a compota de morango, é necessário adicionar frutas mais densas e deixar os frutos pequenos inteiros, e cortar os grandes ao meio ou em quartos. É melhor deitar água a ferver sobre os morangos: não ferverão e permanecerão inteiros.
- Compota de morango para o inverno em jarra de 3 litros
- Como preparar a compota de morango sem esterilização para o inverno?
- Como preparar uma deliciosa compota de morango silvestre para o inverno?
- Deliciosa compota de morango com limão e hortelã
- Uma receita simples e deliciosa de compota de morango e laranja
- Compota de morango perfumada para o inverno com ácido cítrico
- Como preparar a compota de morango Victoria em potes de 3 litros?
- Receita passo a passo para fazer compota de morango e cereja
- Compota de morango e framboesa em potes de 3 litros para o inverno
- Uma receita muito saborosa e simples de compota de morango e cereja
Compota de morango para o inverno em jarra de 3 litros
Para que a compota de morango mantenha a sua frescura por muito tempo, os bagos devem estar inteiros e isentos de podridão. A quantidade de açúcar também pode ser aumentada se a família gosta de doces.
- Morango 450 (gramas)
- Açúcar granulado 300 (gramas)
- Ácido limão 6 (gramas)
- Água 2.8 (litros)
-
Como preparar compota de morango para o inverno em pote de 3 litros? Separamos as frutas: descartamos as verdes e estragadas. Enxágue várias vezes com água fria. Por fim, deixe os morangos na água para que os grãos de areia e terra afundem.
-
Removemos os talos. Escolhemos os bagos com maior densidade para que fiquem intactos na compota. É desejável que também sejam pequenos. Se os frutos forem grandes, corte-os em pedaços médios.
-
Coloque uma panela com água no fogão e deixe ferver.
-
Esterilize o frasco: limpe com refrigerante e enxágue com água. Coloque os morangos no fundo da jarra e encha completamente com água fervente. Deixe descansar por alguns minutos sob a tampa.
-
Coloque uma peneira fina em uma panela vazia e coe a compota. Despeje o açúcar e o ácido cítrico no líquido do morango. Misturar.
-
Mandamos as frutas de volta para a jarra e as enchemos com calda. Coletamos água em uma panela separada. Coloque uma toalha no fundo da panela e coloque o pote. No fogão, leve a água da panela para ferver.
-
Cubra o pote com uma tampa e ferva a compota de morango para o inverno por mais 15 minutos. Reduza o fogo.
-
Feche bem a tampa e vire o frasco de cabeça para baixo. Enrole em um cobertor e deixe esfriar. Com o tempo, a compota de morango vai adquirindo uma bela cor rica.
Bom apetite!
Como preparar a compota de morango sem esterilização para o inverno?
Como você sabe, quanto menos cozinharmos a compota, mais vitaminas ela reterá. Este resultado pode ser alcançado se não esterilizar a compota de morango.
Tempo de cozimento – 2 horas.
Tempo de cozimento – 1 hora e 30 minutos.
Número de porções: 1-2.
Ingredientes:
- Morangos – 400 gr.
- Açúcar – 250 gr.
- Água – 3 litros.
Processo de cozimento:
1. Em primeiro lugar, esterilizamos os frascos e as tampas em banho de vapor (devem ser lavados primeiro).
2. Espalhe uma toalha limpa sobre a mesa de trabalho e coloque os potes sobre ela, disponha as tampas.
3. Separamos os morangos. Nós nos livramos de itens danificados e estragados. Enxágue com água fria.Seque com papel toalha. Nós nos livramos dos talos.
4. Coloque as frutas em potes. Se desejar, eles podem ser cortados em pedaços. Certifique-se de que os potes estejam 1/3 cheios de morangos.
5. Despeje a água na panela e leve ao fogo. Ligue e espere a água ferver.
6. Despeje água fervente sobre os morangos nos potes e cubra com as tampas. Deixe a compota fermentar por 15 minutos.
7. Escorra a água na panela sem as frutas. Leve o líquido do morango para ferver e adicione o açúcar. Deixe ferver novamente.
8. Despeje a calda em potes com morangos. Enrole e coloque as tampas para baixo. Nós nos enrolamos em um cobertor. Após esfriar, guarde os potes de compota na despensa.
Bom apetite!
Como preparar uma deliciosa compota de morango silvestre para o inverno?
A bebida à base de morango silvestre é rica, com sabor agridoce. Se a compota for muito doce, pode ser diluída em água fervida.
Tempo de cozimento – 6 horas.
Tempo de cozimento – 1 hora e 40 minutos.
Número de porções: 10-12.
Ingredientes:
- Morangos silvestres – 4 kg.
- Açúcar – 1,3 kg.
- Água – 9-10 litros.
1. Primeiro prepare a calda de açúcar. Limpamos a água e colocamos na panela. Ligue o fogão e coloque um recipiente com água no queimador. Deixe ferver em fogo médio. Adicione o açúcar e mexa com uma colher até que o açúcar se dissolva (5 minutos).
2. Separamos os morangos. Removemos as caudas e selecionamos os frutos podres. Lave os morangos em água fria corrente em uma peneira. Deixe na pia por alguns minutos para retirar o excesso de umidade.
3. Pegue uma tigela funda e despeje as frutas vermelhas. Encha-os com calda de açúcar. Cubra bem com filme plástico e deixe por 3-4 horas. Durante esse tempo, os morangos terão tempo para liberar o suco.
4. Limpe os potes e tampas com refrigerante e enxágue bem com água.Coloque as tampas em um recipiente separado com água. Leve ao fogo e ferva por 15 minutos. Esterilizamos os potes no forno.
5. Após a esterilização, coloque os potes sobre uma bancada limpa e comece a preparar a calda de frutas vermelhas. Despeje a água em uma panela grande e aqueça em fogo alto. Transferimos os morangos para potes e colocamos a calda em uma panela. Esperamos até ferver e cozinhamos por mais 4 minutos.
6. Despeje a calda em potes com morangos e cubra com as tampas. Se a água em uma panela grande esquentou até 50 graus, coloque potes de compota ali. A água deve chegar aos “cabides”. Aqueça a água a 85 graus e reduza o fogo. Guarde os potes por 15-20 minutos.
7. Retiramos os potes de compota da frigideira e enrolamos. Viramos os potes e os cobrimos com um cobertor. Após 2-3 dias, quando os potes de compota esfriarem, transferimos-os para a adega.
Bom apetite!
Deliciosa compota de morango com limão e hortelã
Com limão e hortelã, a bebida de morango lembra um mojito, só que muito mais saudável. Será apreciado não só pelas crianças, mas também pelos adultos. Todos os ingredientes devem ser frescos e você pode ajustar a quantidade de açúcar a seu critério.
Tempo de cozimento – 2 horas e 40 minutos.
Tempo de cozimento – 1 hora e 10 minutos.
Número de porções: 1-2.
Ingredientes:
- Morangos – 400 gr.
- Água – 2,5-2,7 litros.
- Hortelã – 25 gr.
- Limão – 50 gr.
- Açúcar – 250 gr.
Processo de cozimento:
1. Primeiro limpe os potes com uma esponja e refrigerante e lave-os. Coloque um pequeno recipiente com água no fogão e deixe ferver. Despeje água fervida em potes até a metade. Também lavamos as tampas e colocamos água fervente em uma tigela separada por 5 minutos.
2. Separamos os morangos: eliminamos os frutos e caules danificados. Lave o limão e a hortelã.
3. Despeje a água resfriada das latas na pia.No fundo dos potes colocamos morangos, duas rodelas de limão e alguns raminhos de hortelã. Ferva água em uma panela e despeje em potes. Cubra-os com as tampas e deixe por 60 minutos.
4. Após uma hora, despeje a calda dos potes em uma panela (você pode usar uma peneira fina) e cubra os potes com as tampas. Despeje o açúcar. Depois que a água e o açúcar ferverem, cozinhe por mais 3 minutos.
5. Despeje a mistura doce de volta nos potes. Cubra com tampas e enrole. Vire os potes de cabeça para baixo com as tampas e deixe-os tampados por um dia. Posteriormente, guardamos a compota na despensa.
Bom apetite!
Uma receita simples e deliciosa de compota de morango e laranja
Se as laranjas forem leves e muito grandes, definitivamente não serão suculentas e saborosas. Para a bebida, é melhor escolher laranjas médias e mais pesadas. Os morangos devem ser variedades doces. Então a compota ficará ligeiramente azeda e não muito doce.
Tempo de cozimento – 1 hora e 50 minutos.
Tempo de cozimento – 1 hora e 10 minutos.
Número de porções: 1.
Ingredientes:
- Açúcar – 80-120 gr.
- Água – 3 litros.
- Morangos – 200-300 gr.
- Laranja – ½ un.
Processo de cozimento:
1. Primeiro prepare os morangos. Coloque em uma peneira e enxágue, deixando escorrer o excesso de líquido. Espalhe uma toalha de papel e disponha os morangos para absorver a umidade restante. Se os morangos forem muito grandes, corte-os em pedaços pequenos e retire os talos.
2. Lave a laranja e corte-a em duas partes iguais com uma faca. Limpamos a metade da casca e das sementes. Retiramos os veios brancos, senão a compota ficará amarga. Pique o mais finamente possível.
3. Esterilize o frasco e a tampa no forno. Você deve primeiro limpá-los com refrigerante e enxaguá-los em água corrente.Após a esterilização, coloque os morangos e a laranja fatiada no fundo do frasco.
4. Para acelerar o processo, ferva água em uma chaleira. E então despeje em um pequeno jato na jarra com morangos e rodelas de laranja. Cubra o frasco com uma tampa e deixe a compota fermentar por 10-15 minutos.
5. Após 15 minutos, despeje o líquido laranja-morango na panela. Ligue o fogão e acrescente açúcar ao líquido. Leve para ferver. Cubra o frasco com uma tampa e enrole. Vire o recipiente com a compota de cabeça para baixo, embrulhe e deixe esfriar por dois dias. Depois de dois dias colocamos em local fresco para armazenamento.
Bom apetite!
Compota de morango perfumada para o inverno com ácido cítrico
Se você adicionar um pouco de ácido cítrico a uma bebida de morango, ela adquirirá um sabor rico, mais fresco, levemente ácido. A compota de morango fica doce e a nota de limão a torna menos enjoativa.
Tempo de cozimento – 1 hora e 15 minutos.
Tempo de cozimento – 1 hora.
Número de porções: 1.
Ingredientes:
- Morangos – 300-350 gr.
- Açúcar – 300 gr.
- Ácido cítrico – 1 colher de chá.
- Água – 2,8 litros.
Processo de cozimento:
1. Primeiro você precisa separar os morangos. Eliminamos os frutos estragados e danificados, enxaguando-os com uma peneira. Deixe o escorredor com os morangos na pia para escorrer o excesso de água. Depois você pode secar um pouco os frutos com uma toalha de papel. Retire os talos dos morangos secos.
2. Leve a panela ao fogo e despeje a água. Precisamos disso para fazer xarope. Ligue o fogão em fogo médio e leve a água para ferver. Adicione o açúcar e ferva por mais 5 minutos. O açúcar deve dissolver. Um minuto antes de a calda estar completamente pronta, adicione ácido cítrico. Também deve dissolver.
3.Esterilizamos o pote e a tampa da futura compota no banho de vapor ou no forno.
4. Coloque os morangos no fundo da jarra e encha-os com calda fervente até o topo. Cubra o frasco com uma tampa e enrole imediatamente.
5. Para esfriar e fermentar, a compota precisa de cerca de 7 a 8 horas, por isso é melhor enrolar a compota durante a noite. Vire o frasco de cabeça para baixo e coloque-o em local fresco. Cubra o topo com um cobertor quente e embrulhe.
Bom apetite!
Como preparar a compota de morango Victoria em potes de 3 litros?
As bagas Victoria são muito frágeis, por isso devem ser manuseadas com muito cuidado. É melhor cozinhar a compota imediatamente após a coleta, caso contrário, perderão rapidamente a aparência e se deteriorarão.
Tempo de cozimento – 1 hora e 15 minutos.
Tempo de cozimento – 50 minutos.
Número de porções: 1.
Ingredientes:
- Bagas Victoria – 500 gr.
- Açúcar – 300 gr.
- Água – 2,5 litros.
Processo de cozimento:
1. Separamos as frutas Victoria. Bagas mais fortes, intactas e não muito maduras são mais adequadas para compotas, caso contrário, transbordarão em água fervente. Arrancamos as caudas e enxaguamos os morangos com água fria. A melhor maneira de fazer isso é com uma peneira.
2. Coloque toalhas de papel na bancada da cozinha e coloque os morangos sobre elas para secar completamente. Lavamos o pote e a tampa da compota com refrigerante e inspecionamos se há rachaduras e lascas (o pote deve estar intacto). Deixe o frasco e a tampa secarem.
3. Ligue o fogão e coloque uma panela com água no fogo. Estamos esperando ferver. Coloque o frasco em água fervente e esterilize. Colocamos a tampa lá. Em outro fogo, leve para ferver a água da compota.
4. Coloque os morangos em uma jarra. Normalmente é preenchido 1/3, mas você pode colocar mais. Despeje água fervente sobre as frutas.Feche o frasco com uma tampa e deixe por 10-15 minutos para a bebida fazer infusão.
5. Despeje o açúcar em uma panela e despeje o líquido de morango infundido em uma peneira. Devolva as frutas que caíram na peneira para a jarra e cubra-a com uma tampa. Leve a infusão de açúcar de morango para ferver. Despeje o líquido na jarra e feche a tampa.
6. Vire o frasco e coloque a tampa no chão em local fresco. Enrole em um cobertor e deixe por 1-2 dias. Depois colocamos na despensa ou adega.
Bom apetite!
Receita passo a passo para fazer compota de morango e cereja
Não é segredo que para a compota o melhor é escolher frutos silvestres inteiros e fortes. As cerejas devem ser sem caroço, pois são conhecidas por conterem ácido cianídrico. Por este motivo, a compota não pode ser armazenada por mais de um ano.
Tempo de cozimento – 1 hora e 45 minutos.
Tempo de cozimento – 1 hora.
Número de porções: 1.
Ingredientes:
- Cerejas doces – 0,6 kg.
- Morangos – 0,45 kg.
- Água – 2 litros.
- Açúcar – 0,3 kg.
- Ácido cítrico – 4 g.
Processo de cozimento:
1. Prepare as frutas para a compota. Lavamos em uma peneira e deixamos um pouco para tirar o excesso de umidade. Separamos os morangos e removemos os caules. Retire os caroços das cerejas. Despeje as frutas preparadas em recipientes diferentes.
2. Ligue o forno e coloque o pote dentro (de cabeça para baixo), tampe. Nós esterilizamos.
3. Enquanto o pote e a tampa estiverem no forno, teremos tempo de preparar a calda. Coloque uma panela com água no queimador. Ligue o fogão e leve a água para ferver em fogo médio. Adicione o açúcar e cozinhe a calda por mais 10 minutos. Alguns minutos antes de retirar a panela com a mistura do fogão, acrescente ácido cítrico.
4. Coloque as cerejas no fundo do frasco e depois os morangos.Encha-os com um líquido doce para que não fique nenhum espaço vazio. Cubra o frasco com uma tampa.
5. Coloque novamente a panela com água no fogão. Leve para ferver. Coloque um pote de compota em água fervente e esterilize por meia hora em fogo baixo.
6. Após 30 minutos, retire o jarro da água e enrole. Colocamos de cabeça para baixo em qualquer lugar fresco e enrolamos em um cobertor. Depois de um dia guardamos para guardar na despensa.
Bom apetite!
Compota de morango e framboesa em potes de 3 litros para o inverno
A compota de morango é muito útil, principalmente no inverno, quando o corpo carece de vitaminas. Para complementar esta bebida saudável com vitamina C, sugerimos adicionar framboesas frescas à compota.
Tempo de cozimento – 1 hora e 25 minutos.
Tempo de cozimento – 1 hora e 5 minutos.
Número de porções: 2.
Ingredientes:
- Morangos – 1kg.
- Framboesas – 1kg.
- Açúcar – 500-600 gr.
- Água – 4 litros.
Processo de cozimento:
1. Separamos os morangos e as framboesas. As framboesas geralmente contêm vermes, por isso atenção especial deve ser dada a elas. Retiramos os caules dos morangos. Revisamos os frutos para que fiquem inteiros e fortes. Enxágue em água morna corrente. Seque as frutas. Para isso usamos uma toalha de papel.
2. Coloque dois potes dentro do forno e coloque as tampas ao lado deles. Eles precisam ser esterilizados. Ligue o forno.
3. Despeje a água na panela e leve ao fogo. Ligue-o. Em fogo médio, leve a água para ferver.
4. Despeje as framboesas nos potes prontos e agite-as levemente para que fiquem uniformemente no fundo do pote. Em seguida adicione os morangos. Despeje água fervente sobre as frutas e cubra com as tampas. Deixe descansar por 5 minutos.
5. Drene o líquido de volta para a panela. Os bagos não devem ficar para trás, por isso é melhor fazê-lo através de uma peneira fina.Ligue o fogão e leve a calda de frutas vermelhas para ferver em fogo baixo. Adicione açúcar. Cozinhe por 10-15 minutos até dissolver.
6. Despeje a calda de volta nos potes e cubra-os com as tampas. Vamos enrolar. Vire os potes de cabeça para baixo e deixe-os em local escuro e fresco por 1 a 2 dias. Certifique-se de se envolver em um cobertor ou cobertor. Futuramente, guardaremos os potes de compota na adega na posição habitual (tampa levantada).
Bom apetite!
Uma receita muito saborosa e simples de compota de morango e cereja
A cereja tem aroma e sabor especiais. Até as folhas de cereja adicionadas ao chá conferem-lhe um cheiro expressivo, sem falar dos frutos silvestres. Além disso, a polpa da cereja contém vitamina C, grande quantidade de minerais e oligoelementos, como zinco e flúor.
Tempo de cozimento – 1 hora e 15 minutos.
Tempo de cozimento – 55 minutos.
Número de porções: 2.
Ingredientes:
- Morangos – 500 gr.
- Cereja – 500 gr.
- Açúcar – 2 colheres de sopa.
- Água – 6 litros.
Processo de cozimento:
1. Primeiro você precisa separar as cerejas e os morangos. Retiramos os caules e os frutos podres dos morangos e removemos os caroços das cerejas. Lave a mistura de frutas vermelhas em uma peneira, de preferência separadamente.
2. Coloque as frutas lavadas sobre uma toalha de papel para absorver o excesso de umidade. Coloque os morangos e as cerejas em tigelas separadas.
3. Pegue uma panela grande. Despeje as cerejas nele, seguidas dos morangos.
4. Encha as frutas com seis litros de água. Coloque a panela com a futura compota no fogo. Ligue o fogão e cozinhe a compota por 10 minutos.
5. Lave previamente os potes e tampas para costura com refrigerante. Garantimos que os frascos estejam intactos.
6. Coloque os potes e coloque as tampas sobre uma toalha limpa e seca e seque.
7. Vire os potes. Adicione o açúcar à compota fervente e mexa até dissolver completamente.
8.Despeje a bebida em potes e enrole. Vire os potes de cabeça para baixo e coloque-os em local fresco e seco para esfriar. Nós nos enrolamos em um cobertor. Depois de um dia, colocamos os potes na despensa para guardar.
Bom apetite!