Compota de damascos com caroço é um preparo simples e muito saboroso para o inverno. Se você já está cansado de beber água, mas ainda não tem vontade de tomar chá quente, nada melhor do que compota caseira. Além de saboroso, também é saudável: até porque você mesmo pode regular a quantidade de açúcar adicionado. E não levará muito tempo para se preparar.
Compota de damascos com caroços para o inverno - uma receita real
Vitamina A, potássio, magnésio, fósforo e outros oligoelementos estão contidos na compota de damasco. Não é difícil de preparar e, claro, muito mais barato do que comprar vitaminas na farmácia, então não tenha preguiça e aproveite rapidamente os benefícios para o inverno, até porque a compota também mata a sede.
- Damasco 400 (gramas)
- Açúcar granulado 100 (gramas)
- Água 1 (litros)
-
Como preparar a compota de damasco com caroço para o inverno? Primeiro, esterilize o frasco e ferva a tampa. Para que a compota dure todo o inverno, é melhor levar uma tampa de metal, pois é mais hermética.
-
Escolhemos os damascos e reservamos imediatamente os estragados. É importante deixar frutas maduras e não maduras demais. Lave bem os damascos e deixe escorrer em papel toalha ou guardanapos.Coloque os damascos selecionados em uma jarra esterilizada.
-
Ferva a água e despeje em uma jarra onde já estão os damascos. Para evitar mudanças bruscas de temperatura, você pode colocar uma lâmina de faca sob o fundo do frasco, caso contrário, o frasco poderá romper. Cubra com uma tampa limpa e deixe repousar por cerca de 20 minutos, durante esse tempo a fruta vai esquentar.
-
Depois disso, despeje o líquido de damasco da jarra na panela. Adicione açúcar e misture. Leve a calda resultante para ferver e cozinhe por 5 minutos.
-
Despeje a calda sobre os damascos e enrole o pote. Cobrimos com uma manta ou manta, ou seja, criamos condições para um banho de vapor: assim a compota passará por mais uma etapa de esterilização e ficará melhor armazenada. O melhor é guardar a compota em local fresco e com temperatura não superior a 18 graus. Pode durar cerca de um ano.
Compota de damascos com caroços para pote de 3 litros sem esterilização
Não há rolos de litro suficientes para uma família numerosa, por isso sugerimos escolher imediatamente um recipiente adequado - um pote de três litros - e enrolar nele a compota de damasco. Isso pode ser feito de forma rápida e fácil, já que não é necessário esterilizar o pote, mas o resultado vai agradar tanto pelo sabor quanto pelo conjunto de vitaminas.
Tempo de cozimento: 50 min.
Tempo de cozimento: 20 min.
Porções – 15.
Ingredientes:
- Damascos – 1kg.
- Açúcar – 300 gr.
- Água – 3 litros.
Processo de cozimento:
1. Lave e seque os frascos. Selecione damascos maduros, mas descarte os que estiverem maduros demais ou machucados. Enxágue bem e reserve por enquanto.
2. Pegue um pote de três litros e coloque nele os damascos de forma que ocupem aproximadamente um terço de toda a altura do recipiente. São cerca de 20 damascos de tamanho médio.
3. Despeje a água em uma panela e deixe ferver. Despeje água fervente sobre os damascos da jarra até o gargalo.Para evitar mudanças bruscas de temperatura, você pode colocar uma lâmina de faca, uma tábua de madeira ou uma toalha sob o fundo do frasco, caso contrário o frasco pode romper. Cubra frouxamente com uma tampa limpa e deixe repousar por cerca de 30 minutos, durante esse tempo a fruta vai esquentar.
4. Depois disso, escorra a água do damasco da jarra para a panela. Adicione açúcar e misture. Leve a calda resultante para ferver. Cozinhe até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
5. Despeje a calda em uma jarra com damascos, feche bem uma tampa limpa e vire. Cubra com uma manta ou manta, ou seja, crie condições para um banho de vapor: assim a compota passará por mais uma etapa de esterilização e ficará melhor armazenada. O melhor é guardar a compota em local fresco e com temperatura não superior a 18 graus, mas se adicionar muito açúcar à compota ela pode resistir mesmo em temperatura ambiente.
Deliciosa compota de damasco com caroço para o inverno com laranja
As compotas são tradicionalmente consideradas o mais útil para matar a sede. A variedade de gostos permite que você escolha aquele que mais se adapta às suas preferências individuais. Esta receita é indicada para quem quer sentir notas interessantes e saborosas na sua compota. Esta tarefa é melhor realizada com uma laranja.
Tempo de cozimento: 40 min.
Tempo de cozimento: 20 min.
Porções – 5.
Ingredientes:
- Damascos – 400 gr.
- Laranja – 1 unid.
- Açúcar – 100 gr.
- Água – 1 litro.
Processo de cozimento:
1. Primeiro, esterilize o frasco e ferva a tampa. Para que a compota dure todo o inverno, é melhor levar uma tampa de metal, pois é mais hermética.
2. Escolha os damascos, reserve imediatamente os estragados. É importante deixar frutas maduras e não maduras demais. Lave bem os damascos e deixe escorrer em papel toalha ou guardanapos. Coloque os damascos selecionados em uma jarra esterilizada.
3.Lave a laranja e corte-a em quartos. Adicione-os ao pote com os damascos.
4. Ferva a água e despeje em uma jarra onde já existem damascos e laranjas. Para evitar mudanças bruscas de temperatura, você pode colocar uma lâmina de faca sob o fundo do frasco, caso contrário, o frasco poderá romper. Cubra com uma tampa limpa e deixe repousar por cerca de 20 minutos, durante esse tempo a fruta vai esquentar.
5. Depois disso, despeje o líquido de damasco da jarra na panela. Adicione açúcar e misture. Leve a calda resultante para ferver e cozinhe por 5 minutos.
6. Encha os damascos com calda e enrole o pote. Cobrimos com uma manta ou manta, ou seja, criamos condições para um banho de vapor: assim a compota passará por mais uma etapa de esterilização e ficará melhor armazenada. O melhor é guardar a compota em local fresco e com temperatura não superior a 18 graus. Pode durar cerca de um ano.
Compota de damasco simples e saborosa para o inverno com ácido cítrico
É muito simples regular a doçura da compota caseira: basta monitorar a quantidade de açúcar adicionado. No entanto, muitos não querem compota doce, mas preferem um leve sabor azedo. Você vai gostar desta receita se for o segundo tipo de pessoa.
Tempo de cozimento: 40 min.
Tempo de cozimento: 20 min.
Porções – 5.
Ingredientes:
- Damascos – 400 gr.
- Açúcar – 100 gr.
- Água – 1 litro.
- Ácido cítrico – 5 g.
Processo de cozimento:
1. Primeiro, esterilize o frasco e ferva a tampa. Para que a compota dure todo o inverno, é melhor levar uma tampa de metal, pois é mais hermética.
2. Escolha os damascos, reserve imediatamente os estragados. É importante deixar frutas maduras e não maduras demais. Lave bem os damascos e deixe escorrer em papel toalha ou guardanapos.Coloque os damascos selecionados em uma jarra esterilizada, cubra-os com açúcar e adicione ácido cítrico.
3. Ferva a água e despeje em uma jarra onde já estão os damascos. Para evitar mudanças bruscas de temperatura, você pode colocar uma lâmina de faca sob o fundo do frasco, caso contrário, o frasco poderá romper. Cubra com uma tampa limpa e deixe descansar por cerca de 20 minutos, durante esse tempo a fruta vai esquentar e a água esfriar um pouco.
4. Depois disso, despeje o líquido de damasco da jarra na panela. Leve a calda resultante para ferver e despeje sobre os damascos.
5. Enrole o frasco. Cobrimos com uma manta ou manta, ou seja, criamos condições para um banho de vapor: assim a compota passará por mais uma etapa de esterilização e ficará melhor armazenada. O melhor é guardar a compota em local fresco e com temperatura não superior a 18 graus. Porém, a compota com adição de ácido cítrico pode resistir mesmo à temperatura ambiente. Pode durar cerca de um ano.