O adjika clássico sem cozinhar tomate é um lanche tradicional do Cáucaso originário da Abkhazia. Este produto é tão saboroso e saudável que o adjika é hoje bastante popular em todo o mundo. Um aperitivo picante à base de alho e pimenta fortalece o sistema imunológico e complementa perfeitamente os pratos de carne com seu sabor. Reunimos para você 8 receitas para preparar o clássico adjika sem cozinhar para o inverno com fotos passo a passo.
- Receita clássica de adjika sem cozinhar para o inverno
- Adjika com tomate, alho e pimenta
- Receita passo a passo para fazer adjika com pimentão
- Muito saboroso adjika picante com raiz-forte para o inverno
- Uma receita simples e deliciosa de adjika com maçãs
- Adjika crua com cenoura para o inverno
- Uma receita simples para fazer adjika sem vinagre
- Adjika doce de tomate e alho para o inverno
Receita clássica de adjika sem cozinhar para o inverno
Adjika quente, picante e ardente é um clássico da culinária caucasiana. Pelo fato deste prato ser preparado sem tratamento térmico, todas as substâncias benéficas do alimento ficarão preservadas no pote. Não deixe de tentar fazer adjika aromático usando esta receita se você gosta de comida picante e escaldante.
- Pimenta Doce 2 (quilogramas)
- Pimenta 5 (coisas)
- Açúcar granulado 6 (colheres de sopa)
- Vinagre de mesa 9% 100 (mililitros)
- Sal 2 (colheres de sopa)
- Alho 3 cabeças
- Aspirina ½ pílulas
-
Como preparar adjika sem cozinhar para o inverno com tomate e alho segundo a receita clássica? Antes de começar a preparar adjika crua picante, é necessário preparar todos os produtos necessários para isso. Meça o vinagre, o açúcar e o sal; Descasque o alho, pese o pimentão.
-
Lave o pimentão vermelho, retire as sementes e as membranas e corte em rodelas ou pedaços. Manuseie pimentas com luvas; As sementes podem ser deixadas para deixar o prato mais picante.
-
Moa o alho e o pimentão em um moedor de carne; Em vez de um moedor de carne, um processador de alimentos ou talvez um liquidificador servirá. Moa os alimentos até que você goste e se sinta confortável comendo o tempero.
-
Despeje açúcar granulado, sal e vinagre na mistura de alho e pimenta e misture bem os ingredientes. Observe que a tigela com adjika deve ser de plástico ou vidro, mas não de metal. Deixe o adjika em infusão por cerca de uma hora e durante esse tempo prepare os potes com tampa.
-
Os pratos para costurar o adjika devem ser bem esterilizados de maneira conveniente e as tampas também devem ser fervidas. Coloque o adjika infundido em frascos estéreis secos, em cada um dos quais coloque 0,5 comprimidos de aspirina, diretamente sobre o adjika. Aperte bem as tampas estéreis nos frascos.
-
O adjika pronto feito de alho e pimenta sem cozinhar pode ser guardado na geladeira ou em uma boa adega por um ano. No inverno, as prateleiras da loggia são adequadas para armazenamento. Pode servir o aperitivo sozinho, com pão, ou na companhia de carnes, batatas ou sopas diversas.
Bom apetite!
Adjika com tomate, alho e pimenta
Picante, mas ao mesmo tempo de consistência delicada, o adjika é feito de tomate com pimenta e alho. Este lanche incrível, originário do Cáucaso, não deixará ninguém indiferente num dia frio de inverno ou outono.
Ingredientes:
- Tomates maduros – 1,5 kg.
- Pimenta vermelha picante – 6 unid.
- Alho – 4 cabeças
- Vinagre de mesa 9% – 100 ml.
- Coentro – ½ maço
- Manjericão – ½ cacho
- Aipo (folhas) – 1 cacho
- Sal de cozinha – 3 colheres de sopa.
- Açúcar granulado - ¼ colher de sopa.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare e coloque sobre a mesa todos os produtos necessários para preparar o adjika. Meça imediatamente o sal, o açúcar e o vinagre de mesa na quantidade necessária e descasque o alho. Lave as verduras e deixe secar.
Passo 2: Faça cortes rasos em cada tomate para estourar a casca do tomate. Ferva água em uma chaleira, escalde e descasque as frutas. Reserve os tomates e trabalhe nos pimentões.
Etapa 3: use luvas finas e lave cuidadosamente as pimentas. Retire os caules das frutas, mas não é necessário retirar as sementes - isso deixará o lanche mais picante. Corte os pimentões em pedaços arbitrários e passe por um moedor de carne junto com o alho e as ervas.
Passo 4. Você pode bater os tomates no liquidificador ou triturá-los no moedor de carne até obter um purê. Coloque a massa de tomate em qualquer tigela funda não metálica e comece a misturar o adjika.
Passo 5. Adicione o alho picado e a pimenta com ervas a um recipiente com tomates e, em seguida, adicione sal de cozinha, açúcar granulado e vinagre. Misture os ingredientes e deixe a mistura descansar por uma hora na cozinha.
Passo 6. Enquanto seu adjika picante de tomate e alho é infundido em uma tigela, esterilize os potes de vidro e suas tampas.Distribua o adjika em recipientes estéreis e completamente secos e feche rapidamente as tampas.
Passo 7. Um lanche assim preparado pode ser guardado na geladeira ou em uma cave fria por até um ano. O aperitivo pode ser servido sozinho ou acompanhado de pratos de carne e batata.
Receita passo a passo para fazer adjika com pimentão
O Adjika adquire uma textura mais macia quando são adicionados tomates à sua composição. O adjika moderadamente picante e aromático agradará até mesmo aqueles que não conseguem comer muitos petiscos picantes. Adjika crua em potes protegerá sua imunidade durante a estação fria melhor do que qualquer vitamina.
Ingredientes:
- Tomates maduros – 1 kg.
- Pimentão doce – 1 kg.
- Alho – 4 cabeças
- Vinagre de mesa 9% – 100 ml.
- Coentro – ½ maço
- Manjericão – ½ cacho
- Sal de cozinha – 3 colheres de sopa.
- Açúcar granulado - ¼ colher de sopa.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare todos os produtos necessários ao preparo do adjika e coloque-os sobre a mesa. Meça o sal, o açúcar e o vinagre de mesa, descasque e enxágue o alho. Lave os legumes.
Passo 2. Faça cortes transversais em cada tomate. Ferva água em uma chaleira e escalde os tomates para remover facilmente a casca. Reserve os tomates e trabalhe nos pimentões.
Passo 3. Lave os pimentões em água corrente, retire as sementes e as membranas e retire os talos. Corte os pimentões em pedaços de qualquer tamanho. Passe a pimenta e o alho por um moedor de carne ou processador de alimentos.
Passo 4. Você pode bater os tomates no liquidificador ou passá-los no moedor de carne para fazer um purê. Em seguida, pique finamente o coentro e o manjericão (necessariamente lavados) e misture com o purê de tomate.
Etapa 5.Adicione o alho picado e a pimenta a um recipiente com os tomates e as ervas e, em seguida, adicione todo o sal, o açúcar granulado e o vinagre. Misture os ingredientes e deixe a mistura fermentar por uma hora na sala.
Passo 6. Enquanto o adjika é infundido em uma tigela, esterilize os potes de vidro e suas tampas. O recipiente deve estar estéril e completamente seco. Distribua o adjika pelos potes e feche rapidamente as tampas.
Passo 7. Guarde o lanche pronto na geladeira ou em um porão frio por até um ano, longe do calor e da luz solar. O aperitivo pode ser servido sozinho ou acompanhado de pratos de carne e batata.
Muito saboroso adjika picante com raiz-forte para o inverno
Adjika com raiz-forte distingue-se pela sua acidez e picante, sendo preparado de forma muito fácil e simples. Um delicioso lanche picante sem cozimento ou esterilização fica perfeitamente guardado na geladeira ou na adega. Este aperitivo lembra um pouco a raiz-forte, mas ainda difere nos detalhes e ingredientes.
Ingredientes:
- Tomates – 0,5 kg.
- Pimentão – 0,2 kg.
- Pimenta – 50-70 gr.
- Alho fresco – 1 cabeça
- Rábano (raiz) – 50-70 gr.
- Manjericão – ½ cacho
- Coentro – ½ maço
- Açúcar granulado – 2 colheres de sopa.
- Sal de cozinha – 1 colher de sopa.
- Vinagre de mesa 9% - 50 ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave todos os vegetais, ervas e raízes em água corrente, descasque a raiz da raiz-forte, descasque o alho e faça cortes em forma de cruz nos tomates.
Passo 2. Escalde os tomates com água fervente, descasque-os e coloque as frutas descascadas no moedor de carne ou no liquidificador. Corte a raiz de raiz-forte em pedaços arbitrários. Retire os caules e as sementes da pimenta e corte-a também em pedaços.
Etapa 3.Moa o pimentão junto com o alho, a raiz-forte, o manjericão e o coentro em um liquidificador especial ou no processador de alimentos. Controle o grau de moagem dos produtos a seu critério para que goste da consistência do adjika.
Passo 4. Coloque os ingredientes triturados do processador de alimentos ou liquidificador em um recipiente com os tomates triturados até formar um purê. Adicione açúcar granulado, sal e vinagre ao recipiente com todos os ingredientes. Todos os componentes do adjika precisam ser bem misturados e começar a preparar os pratos para armazenamento.
Passo 5. Esterilize os potes bem lavados em água quente no micro-ondas ou forno, e ferva também as tampas de rosca. Coloque o adjika cru em potes quentes e secos e feche rapidamente as tampas. O lanche pode ser guardado na geladeira ou na adega por cerca de um ano.
Bom apetite e sucesso culinário!
Uma receita simples e deliciosa de adjika com maçãs
Adjika com maçãs na sua composição distingue-se pela sua frescura e ligeiro azedume no sabor. Como existem infinitas receitas para preparar adjika, este método também tem o direito de existir. Se a estação for maçã, então é bem possível usar a fruta nesse prato.
Ingredientes:
- Tomates – 1kg.
- Pimentão – 350 gr.
- Maçãs – 250 gr.
- Pimenta – 2 unid.
- Alho – 1 cabeça
- Qualquer verdura – 1 cacho
- Vinagre 9% – 100 ml.
- Sal – 2 colheres de sopa.
- Açúcar – 3 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave os tomates e faça cortes em forma de cruz para retirar a casca. Escalde as frutas com água fervente e retire com cuidado a casca. Lave os pimentões e retire as sementes e as membranas, retire também os talos.
Passo 2.Descasque o alho, enxágue as verduras e deixe escorrer e secar. Usando luvas finas, enxágue e descasque as pimentas, você pode deixar ou retirar as sementes - a seu critério.
Passo 3. Em um moedor de carne, moa os pimentões picantes e doces com alho e ervas. Em seguida, pique os tomates e as maçãs descascadas. Você também pode bater as maçãs e os tomates no liquidificador para deixar a base do adjika o mais cremosa possível.
Passo 4. Em um recipiente não metálico, misture o purê de tomate e maçã e uma mistura de pimentão, ervas e alho. Despeje açúcar, sal e vinagre em um recipiente. Envie a mistura de ingredientes para infundir na geladeira por três horas para saturar o sabor do lanche.
Passo 5. Antes de selar o adjika cru em potes, os pratos devem ser bem esterilizados. O método ideal é um micro-ondas ou forno. Adjika precisa ser distribuído em recipientes ainda quentes e completamente secos e aparafusados com tampas estéreis.
Passo 6. Coloque o aperitivo caucasiano pronto na geladeira ou na adega para armazenamento por longo prazo, mas lembre-se de que ele não pode ser armazenado por mais de um ano.
Adjika crua com cenoura para o inverno
Você pode adicionar quase tudo ao adjika, dependendo de suas preferências pessoais. A cenoura combina bem com os ingredientes principais do lanche e confere uma textura mais interessante. Tente!
Ingredientes:
- Tomates – 1kg.
- Pimentão – 350 gr.
- Cenouras frescas – 250 gr.
- Pimenta – 2 unid.
- Alho – 1 cabeça
- Qualquer verdura – 1 cacho
- Vinagre 9% – 100 ml.
- Sal – 2 colheres de sopa.
- Açúcar – 3 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave os tomates e, depois de fazer cortes em cruz, retire a casca após escaldar os frutos com água fervente.Lave os pimentões e as cenouras; Descasque a pimenta das sementes e das membranas, retire também os talos. Simplesmente descasque as cenouras.
Passo 2. Descasque o alho, enxágue suas ervas favoritas, deixe escorrer e secar bem. Lave e descasque as pimentas, colocando primeiro as luvas nas mãos. Se você não tirar as sementes da pimenta, o adjika ficará ainda mais quente.
Etapa 3. Em um moedor de carne, moa pimentões e pimentões, cenouras com alho e ervas. Em seguida, pique os tomates ou triture-os no liquidificador para dar ao adjika uma consistência mais cremosa.
Passo 4. Em um recipiente não metálico, misture o purê de tomate e uma mistura de pimentão, cenoura, ervas e alho. Despeje açúcar, sal e vinagre no recipiente com todos os produtos. Coloque o adjika na geladeira por pelo menos duas a três horas para permitir que o prato infunda e fique saturado de sabor.
Passo 5: A forma ideal de esterilizar potes de salgadinhos crus é esterilizá-los no micro-ondas ou forno. O adjika fresco deve ser distribuído em recipientes ainda quentes e completamente secos e aparafusados com tampas estéreis.
Passo 6. Guarde o lanche na geladeira, na adega ou (no inverno) no armário da varanda. O prazo de validade do produto é de um ano, sujeito a todas as condições de armazenamento e preparo.
Uma receita simples para fazer adjika sem vinagre
Por um motivo ou outro, pode haver necessidade de preparar preparações sem usar vinagre. A opinião de que sem vinagre os produtos se deterioram rapidamente e ficam mal armazenados é um mito. Basta seguir atentamente as instruções de cozimento e qualquer preparação sem vinagre, inclusive adjika, ficará perfeitamente armazenada.
Ingredientes:
- Tomates – 2,5kg.
- Pimentão – 0,5 kg.
- Pimenta – 7-8 unid.
- Alho – 250 gr.
- Sal de cozinha – 3 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem todos os vegetais em água quente corrente e corte-os em pedaços de qualquer tamanho. Pré-limpe os pimentões doces e amargos das sementes e membranas. Liberte o alho da casca.
Passo 2. Coloque todos os ingredientes do adjika cru em um moedor, como um moedor de carne, liquidificador ou processador de alimentos. Dependendo de quão cremoso ou texturizado você gosta do adjika, você pode picar todos os ingredientes do prato várias vezes.
Passo 3. Adicione sal de cozinha ao adjika, misture bem e deixe em infusão, e neste momento esterilize os potes e as tampas da maneira que lhe for mais conveniente. Os frascos devem estar secos e estéreis.
Passo 4. Coloque o adjika em recipientes, cubra com as tampas e coloque os frascos em uma tigela larga para pasteurização. Encha com água morna até os cabides dos potes e coloque o recipiente com os potes no fogo. Pasteurize potes de meio litro por literalmente quinze minutos e feche rapidamente as tampas.
Passo 5. Deixe os potes de adjika esfriarem sob um cobertor ou tapete e guarde-os na geladeira. Esse preparo não dura muito tempo, mas dura cerca de seis meses na geladeira.
Bom apetite!
Adjika doce de tomate e alho para o inverno
Um apetitoso petisco picante-doce que combina perfeitamente com qualquer prato de carne. A simplicidade de preparar este prato reside no facto de não haver necessidade de cozinhar adjika para esta receita. A preparação não levará mais de meia hora no total.
Ingredientes:
- Tomates – 2kg.
- Pimenta malagueta – 5 unid.
- Vinagre de mesa 9% - 100 ml.
- Sal – 2 colheres de sopa.
- Açúcar granulado – 4 colheres de sopa.
- Alho – 4 cabeças
Processo de cozimento:
Passo 1.Antes de começar a preparar o adjika cru doce, é necessário preparar todos os produtos necessários para isso. Vinagre, açúcar e sal precisam ser medidos e depois descasque o alho.
Passo 2. A pimenta malagueta precisa ser lavada (manuseie com luvas) e as sementes retiradas para que o adjika não fique muito picante.
Passo 3. Moa o alho e a pimenta em um moedor de carne; Em vez de um moedor de carne, um processador de alimentos ou liquidificador também é perfeito. Moa os produtos até obter uma consistência que você goste e se sinta confortável ao comer o tempero.
Passo 4. Lave bem os tomates em água quente e depois triture com um liquidificador ou moedor de carne até obter uma consistência aceitável para você. Em seguida, adicione o purê de tomate aos demais ingredientes.
Passo 5. Despeje açúcar granulado, sal e vinagre em um recipiente com adjika e misture bem os ingredientes. Deixe o aperitivo em infusão por cerca de uma hora e durante esse tempo prepare potes com tampa.
Passo 6. Esterilize bem os potes para selar o adjika cru de maneira conveniente para você e ferva também as tampas. Coloque o adjika pronto em frascos estéreis secos e aperte bem as tampas estéreis nos frascos.
Passo 7. O adjika doce e picante pronto feito de alho e tomate sem cozinhar pode ser armazenado na geladeira ou em uma adega fria por um ano. O aperitivo acompanha bem pão ou batata, mas também acompanha bem carne.