Pepinos em conserva para o inverno são o preparo mais popular, saboroso e simples. A temporada de vegetais está chegando. Portanto, falaremos sobre pepinos em conserva em potes para o próximo inverno. Existem muitas receitas, mas nem sempre você consegue pepinos crocantes. É melhor conhecer os segredos e nuances de receitas comprovadas para conservar deliciosos pepinos em potes.
- Pepinos em conserva: receita para um pote de litro de vinagre
- Pepinos em conserva em uma jarra sem esterilização
- Pepinos doces em conserva por frasco de 3 litros
- Pepinos em conserva búlgaros
- Pepinos em conserva com groselha
- Pepinos em conserva crocantes com ácido cítrico
- Pepinos em conserva crocantes com ketchup de pimenta
- Pepinos em conserva crocantes com mostarda
- Pepinos e tomates em conserva variados
- Pepinos em conserva crocantes com cebola e cenoura
Pepinos em conserva: receita para um pote de litro de vinagre
Esta receita destina-se a donas de casa jovens e experientes. Isso foi comprovado por muitos anos de experiência. Pepinos em conserva ficarão crocantes e muito saborosos, basta levar frutas pequenas que não tenham espaços vazios em seu interior.
Tempo de cozimento – 1 hora.
Porções – 1 litro.
- Pepino 700 (gramas)
- Água ½ (litros)
- Sal 1 (colheres de sopa)
- Açúcar granulado 1 (colheres de sopa)
- Essência de vinagre 70% 1 (colheres de chá)
- Guarda-chuvas de endro, folhas de groselha, raiz-forte. cerejas gosto
- Alho 3 (partes)
-
Como preparar pepinos em conserva crocantes para o inverno? Lave bem os pepinos em água fria corrente e retire as pontas dos dois lados com uma faca. Coloque as frutas preparadas em uma tigela e cubra com água bem fria, de preferência gelada, por 2 horas.
-
Lave um pote de litro com bicarbonato de sódio e esterilize no micro-ondas ou de outra forma. Ferva a tampa com costura. Lave bem as folhas e o endro, descasque o alho. Coloque os temperos preparados e o alho no fundo da jarra.
-
Ferva água limpa e despeje água fervente no pote de pepinos, enchendo-o até o topo. Cubra o frasco com uma tampa e deixe por 10–15 minutos.
-
Após esse tempo, despeje a água da jarra através de uma tampa especial (com furos) em uma panela pequena e leve ao fogo médio. Despeje a quantidade de sal e açúcar indicada na receita em uma panela e cozinhe a marinada por alguns minutos. Desligue o fogo e despeje a essência de vinagre na marinada.
-
Despeje a marinada preparada sobre os pepinos em uma jarra e enrole bem. Em seguida, vire sobre a tampa e cubra com um pano de prato por 2 horas. Não há necessidade de embrulhar os pepinos bem quente, caso contrário eles ficarão macios. Transfira o frasco para o local onde guarda os preparativos.
Coma pela sua saúde!
Pepinos em conserva em uma jarra sem esterilização
Pepinos crocantes maravilhosos para a mesa de inverno podem ser preparados sem esterilizar os potes. Eles são preparados despejando duas vezes água fervente e depois marinando. Esses potes conservam-se bem por muito tempo. Todos os produtos desta receita são indicados para um pote de 1,5 litro. Este método pode ser usado para preparar qualquer quantidade de pepinos para o inverno.
Ingredientes:
- Pepinos – 1kg.
- Alho – 4 dentes.
- Folha de louro – 2 unid.
- Groselha, cereja, folhas de raiz-forte, guarda-chuva de endro e pimenta da Jamaica - a gosto.
Marinada para 1 litro de água:
- Sal – 1,3 colheres de sopa.
- Açúcar – 5 colheres de sopa. eu.
- Vinagre de mesa 9% – 100 ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Coloque os pepinos lavados em uma bacia ou tigela funda e cubra com água fria por 5 horas. Você pode salgar um pouco a água.
Passo 2. Lave bem o número necessário de potes e tampas de metal com bicarbonato de sódio. Lave também todos os temperos verdes.
Etapa 3. Coloque uniformemente as folhas verdes (2-3 peças por frasco), guarda-chuvas de endro, ervilhas-da-jamaica, folhas de louro e alho descascado cortado em fatias em frascos limpos.
Passo 4. Lave novamente os pepinos embebidos e retire as pontas dos dois lados com uma faca.
Passo 5. Coloque os pepinos preparados de forma compacta em potes, colocando os frutos grandes na vertical e os pequenos na segunda camada por cima.
Passo 6. Ferva água limpa (de preferência sem cloro) em uma chaleira. Despeje cuidadosamente água fervente sobre os pepinos, enchendo os potes até o topo. Cubra os pepinos com as tampas e deixe-os por 10–15 minutos. Leve outra porção de água para ferver.
Passo 7. Após este tempo, despeje a água dos potes e volte a encher os pepinos com água fervente, cubra com as tampas. Você pode cobrir os frascos com uma toalha por 15 a 20 minutos.
Passo 8: Escorra os pepinos novamente. Prepare uma marinada com os ingredientes indicados. Despeje rapidamente a marinada fervente em potes de pepino.
Passo 9. Mergulhe as tampas de vedação em água fervente e feche imediatamente os frascos. Em seguida, coloque os potes na tampa. Após o resfriamento completo, transfira os pepinos para armazenamento junto com o restante dos preparativos de inverno.
Coma pela sua saúde!
Pepinos doces em conserva por frasco de 3 litros
Encontrar uma receita de pepino em conserva para o inverno que se adapte ao seu gosto às vezes pode ser bastante difícil. É-lhe oferecida uma receita para fazer pepinos crocantes e doces que não deixará nenhum membro da sua família indiferente. Preparamos pepinos pelo método de recheio duplo.
Ingredientes (para uma jarra de 3 litros):
- Pepinos – 2,5 kg.
- Vinagre 9% – 50 ml.
- Açúcar – 6 colheres de sopa. eu.
- Sal – 1,5 colheres de sopa. eu.
- Alho – 4 dentes.
- Especiarias (guarda-chuvas de endro, folhas de cereja, groselha e louro, pimenta preta e botões de cravo) - a gosto.
- Água – 1,5 litros.
Processo de cozimento:
Passo 1: Primeiro, certifique-se de mergulhar os pepinos em água bem fria, o que os deixará firmes, crocantes e sem lacunas no interior.
Passo 2. Em seguida, enxágue bem os pepinos encharcados com água corrente e retire as pontas dos dois lados.
Passo 3. Lave os potes de 3 litros com água morna e bicarbonato de sódio. Coloque todos os temperos indicados na receita no fundo dos potes. Para melhorar o sabor crocante dos pepinos, você pode adicionar folhas de carvalho e raiz de raiz-forte picada aos potes.
Passo 4. Coloque os pepinos preparados de forma compacta em potes. Faça a primeira camada vertical e coloque os pepinos restantes horizontalmente sobre ela. Coloque o alho fatiado entre os pepinos. Você pode colocar um guarda-chuva de endro em cima dos pepinos.
Passo 5. Ferva água limpa em uma panela e despeje água fervente sobre os pepinos. Despeje água fervente em um jato fino para que a jarra não estoure.
Passo 6. Cubra os potes com tampas lacradas e deixe por 20 minutos. Encha com água fervente duas vezes.
Passo 7. Após esse tempo, despeje a água das latas após o segundo enchimento em uma panela e despeje sal e açúcar, seguindo rigorosamente o cálculo indicado na receita.Mexa a marinada até que o sal e o açúcar estejam completamente dissolvidos, deixe ferver e despeje a quantidade necessária de vinagre.
Passo 8. Despeje a marinada fervente preparada sobre os pepinos, enchendo os potes até o topo.
Passo 9. Sele os pepinos hermeticamente e deixe-os de cabeça para baixo na cozinha até esfriarem completamente. Transfira os potes de pepino resfriados para um local fresco para armazenamento.
Passo 10. Seu maravilhoso aperitivo de inverno está pronto.
Bom apetite!
Pepinos em conserva búlgaros
“Pepinos à búlgara” é uma receita recentemente popular para quem quer encontrar algo novo e interessante no mar de receitas culinárias. Até os gourmets irão apreciar o sabor destes pepinos. Para obter o sabor mais requintado e delicado dos “pepinos búlgaros”, é importante combinar corretamente a proporção de sal, vinagre, açúcar e água sem alterá-los. Os ingredientes são para pote de um litro. Marinar pepinos com cebola e alho.
Ingredientes:
- Pepinos – 700g.
- Cebola – 0,5 unid.
- Alho – 3 dentes.
- Folha de louro – 2 unid.
- Sal – 2 colheres de chá.
- Açúcar – 4 colheres de chá.
- Vinagre de mesa 9% – 4 colheres de chá.
- Água – 0,5 l.
Processo de cozimento:
Passo 1. Para a decapagem, selecione pepinos pequenos e firmes, de preferência frescos. Enxágue bem, coloque em uma tigela, cubra com água fria e deixe durante a noite.
Passo 2. Na manhã seguinte, os pepinos podem ser conservados em conserva. Prepare potes para pepinos, lave-os e esterilize-os de qualquer forma. Ferva as tampas em água por alguns minutos.
Passo 3. Descasque metade da cebola e os dentes de alho, pique a cebola em rodelas finas e o alho em rodelas.
Passo 4. Coloque a cebola picada e o alho em potes e adicione as folhas de louro.
Passo 5. Lave novamente os pepinos encharcados.Em seguida, coloque bem os pepinos preparados em potes.
Passo 6. Ferva água limpa em uma panela separada e despeje sobre os pepinos em potes.
Passo 7. Cubra os potes com as tampas e deixe por 15–20 minutos. Em seguida, repita o recheio novamente.
Passo 8. Após o segundo recheio, despeje a água das latas em uma panela, despeje nela a quantidade calculada de sal e açúcar, mexa e ferva. Adicione vinagre à marinada fervente e mexa novamente.
Passo 9. Despeje a marinada preparada sobre os pepinos e feche imediatamente os frascos. Coloque os potes enrolados nas tampas. Não há necessidade de cobrir com cobertor quente.
Etapa 10. Transfira os pepinos “búlgaros” resfriados para um local fresco de armazenamento.
Coma pela sua saúde!
Pepinos em conserva com groselha
Apresentamos a sua atenção uma receita incomum de torcer pepinos para o inverno. Eles são enrolados em potes com groselhas. Os frutos silvestres contêm ácido natural, por isso não há necessidade de adicionar vinagre à marinada. E essa conservação parece muito impressionante. As groselhas podem ser usadas frescas e congeladas. Para garantir o armazenamento confiável desses pepinos, é necessária a esterilização. Propõe-se conservar pepinos em potes de 1,5 litros. Ocupam menos espaço na geladeira e são consumidos mais rápido.
Ingredientes:
- Pepinos – 1kg.
- Groselha – 1 colher de sopa.
- Folhas de groselha preta – 3 unid.
- Guarda-chuva de endro – 1 unid.
- Alho a gosto.
- Água – 750ml.
- Sal – 1 colher de sopa. eu.
- Açúcar – 2 colheres de sopa. eu.
Processo de cozimento:
Passo 1. Mergulhe previamente os pepinos pequenos e fortes por 2 horas em água fria. Em seguida, enxágue bem e retire as pontas dos dois lados.
Passo 2. Lave bem as groselhas e retire as frutas danificadas. Bagas congeladas não precisam ser descongeladas.Os frutos não precisam ser separados dos galhos, não há diferença para a decapagem.
Passo 3. Lave os potes com água e refrigerante e esterilize de qualquer forma. Ferva as tampas com costura.
Passo 4. Coloque as folhas de groselha lavadas, o alho descascado cortado em pedaços grandes e um guarda-chuva de endro no fundo dos potes preparados.
Passo 5. Em seguida, coloque os pepinos preparados de forma compacta nos potes. Preencha imediatamente os espaços entre os pepinos com frutas vermelhas e polvilhe-as por cima dos pepinos.
Passo 6. Ferva água limpa em uma tigela separada (o volume de água depende da quantidade de latas), despeje nela a quantidade de açúcar e sal indicada na receita, mexa e ferva por alguns minutos. Despeje a marinada preparada sobre os pepinos.
Passo 7. Em seguida, esterilize os pepinos. Para fazer isso, pegue uma panela grande, cubra o fundo com uma toalha e coloque nela potes de pepino. Encha a panela com água quente (afinal os potes com a marinada estão quentes) até o nível dos cabides dos potes. Esterilize os pepinos em fogo médio por 6 minutos a partir do momento em que a água da panela começar a ferver.
Passo 8. Em seguida, enrole bem os frascos e verifique imediatamente a estanqueidade do lacre. Inverta-os sobre as tampas e cubra com uma manta para pasteurização adicional.
Etapa 9. Transfira os frascos resfriados para um local de armazenamento específico.
Coma pela sua saúde!
Pepinos em conserva crocantes com ácido cítrico
Nesta receita, você está convidado a fazer picles de pepino para a mesa de inverno, substituindo o vinagre por ácido cítrico na marinada. Pepinos com limão ficam sempre crocantes, aromáticos e incrivelmente saborosos. São preparados sem esterilização e ficam perfeitamente armazenados em temperatura ambiente normal.
Ingredientes (para um frasco de 3 litros):
- Pepinos – 2kg.
- Ácido cítrico – 1 colher de chá.
- Alho – 6 dentes.
- Raiz ou folha de raiz-forte – 1 unid.
- Guarda-chuva de endro – 3 unid.
- Sementes de mostarda – 3 colheres de chá.
- Água – 1,5 litros.
- Açúcar – 5 colheres de sopa. eu.
- Sal-gema – 2 colheres de sopa. eu.
- Folha de louro – 3 unid.
- Ervilhas pretas e pimenta da Jamaica – 5 unid.
Processo de cozimento:
Passo 1. Para a decapagem, selecione pepinos pequenos, macios e fortes. Coloque-os numa bacia e cubra com água fria durante várias horas.
Passo 2. Lave o pote (ou potes) com água e refrigerante e esterilize de qualquer forma. Ferva as tampas em água.
Passo 3. Enxágue as ervas picantes e despeje água fervente sobre elas. Descasque o alho e a raiz de raiz-forte. Coloque este conjunto de temperos e todos os temperos em uma jarra.
Passo 4. Lave bem os pepinos encharcados e corte as pontas. Coloque bem e bem as frutas preparadas em potes.
Passo 5. Ferva a água em uma panela e despeje a água fervente sobre os pepinos. Cubra os potes com as tampas e deixe por 20 minutos. Durante este tempo, ferva a segunda porção de água.
Passo 6. Após 20 minutos, despeje a água dos potes através de uma tampa especial e imediatamente, como os pepinos escaldados não ficam sem água, despeje novamente a água fervente nos potes e deixe novamente por 20 minutos. Após 20 minutos, escorra o água fervente e despeje ácido cítrico na jarra.
Passo 7. Em uma panela separada, cozinhe a marinada com a quantidade necessária de água, sal e açúcar. Ferva a marinada por alguns minutos.
Passo 8. Despeje a marinada quente (pode-se usar um funil) sobre os pepinos, enchendo os potes até o topo.
Passo 9. Enrole imediatamente os frascos e verifique se há vazamentos. Em seguida, vire-os sobre as tampas, cubra-os com uma manta e, após esfriar completamente, transfira-os para um local para armazenamento por longo prazo.
Coma pela sua saúde!
Pepinos em conserva crocantes com ketchup de pimenta
Aqui está uma receita básica para conservar pepinos com ketchup de pimenta.Para esta conservação, escolha pepinos pequenos, um pouco mais curtos que a altura do pote, fortes e enrole-os em potes pequenos para que dêem o suficiente para uma vez. O conjunto de temperos para esses pepinos pode ser diferente, mas devem incluir alho, endro e pimenta verde para tornar o aperitivo picante e picante.
Ingredientes (para 4 potes de 750 ml):
- Pepinos pequenos – 2 kg.
- Água – 6 colheres de sopa.
- Açúcar – 1 colher de sopa.
- Vinagre de mesa 9% – 150 ml.
- Sal-gema – 2 colheres de sopa. eu.
- Ketchup “Chili” – 350 g.
- Dentes de alho e folhas de louro – 8 unidades cada.
- Folha de raiz-forte – 2 unid.
- Sementes de endro – 4 colheres de chá.
- Pimenta em grão – 20 unid.
- Pimenta – 1 unid.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave os pepinos, retire as pontas e deixe de molho em água gelada por algumas horas.
Passo 2. Lave e esterilize os potes por 1 minuto e na potência máxima do micro-ondas, despejando um pouco de água neles. Depois despeje a água. Enxágue as tampas e escalde com água fervente ou ferva em uma panela.
Passo 3. Descasque o alho e amasse os dentes com uma faca para liberar mais sabor de alho. Corte a pimenta em 4 partes. Para um sabor mais delicado, a pimenta pode ser omitida. Coloque pimentões picados, alho e outros temperos no fundo de cada frasco.
Passo 4. Coloque os pepinos preparados de forma compacta em potes esterilizados.
Passo 5. Despeje água fervente sobre os pepinos. Cubra os frascos com tampas estéreis e deixe por 30 minutos.
Passo 6. Durante este tempo, prepare a marinada de tomate do “Chile” para os pepinos. Despeje a água em uma panela separada, acrescente sal, açúcar, vinagre e ketchup, misture bem e ferva. Despeje a marinada fervente sobre os pepinos nos potes, enchendo-os até o topo.
Passo 7. Feche bem os potes, vire-os sobre as tampas e cubra com uma toalha.Depois de esfriar completamente, guarde-os.
Coma pela sua saúde!
Pepinos em conserva crocantes com mostarda
Esta receita pede que você adicione grãos de mostarda à marinada de pepino. A mostarda dará aos pepinos um sabor especial, picante e rico. Estes pepinos são preparados sem esterilização.
Ingredientes (para potes de 3 litros):
- Pepinos – 2kg.
- Guarda-chuvas de endro – 6 unid.
- Folhas de groselha – 6 unid.
- Folhas de cereja – 6 unid.
- Alho – 6 dentes.
- Grãos de mostarda – 3 colheres de chá.
- Sal – 3 colheres de sopa. l. (1 colher de sopa por frasco)
- Açúcar – 3 colheres de sopa (1 colher de sopa por frasco)
- Vinagre de mesa 9% – 6 colheres de sopa. l. (2 colheres de sopa por frasco)
- Pimenta preta – 9 unid.
- Água – 1,5 litros.
Processo de cozimento:
Passo 1. Corte as pontas dos pepinos, pois eles contêm principalmente nitratos. Mergulhe os pepinos por 2 horas em água fria.
Passo 2. Enxágue os potes de três litros e esterilize de qualquer forma.
Passo 3. Lave as folhas de cereja, groselha e guarda-chuvas de endro e despeje água fervente sobre eles. Em seguida, coloque-os em frascos esterilizados. Adicione-lhes o alho descascado e picado.
Passo 4. Coloque bem os pepinos preparados nos potes.
Passo 5. Ferva água limpa em uma panela e despeje água fervente sobre os pepinos em potes. Deixe-os por 15–20 minutos.
Passo 6. Após este tempo, despeje a água dos potes através de uma tampa especial na mesma panela, ferva e despeje novamente os pepinos por 10 minutos.
Passo 7. Após 10 minutos, despeje a água novamente na mesma panela.
Passo 8. Despeje uma colher de sopa de sal e açúcar em cada frasco, adicione uma colher de chá de sementes de mostarda e despeje o vinagre. Despeje água fervente sobre os pepinos até o topo.
Passo 9. Enrole os potes com tampas fervidas.
Passo 10. Em seguida, vire-os de cabeça para baixo e cubra-os com um cobertor quente.Transfira os pepinos resfriados para um local fresco para armazenamento.
Coma pela sua saúde!
Pepinos e tomates em conserva variados
Uma preparação muito interessante é obtida marinando tomates e pepinos em uma jarra ao mesmo tempo. Este lindo picles irá deliciar o paladar e os olhos na mesa festiva. A marinada doce e picante deixará os pepinos crocantes e os tomates permanecerão intactos. Marinamos usando o método de vazamento duplo.
Ingredientes (para frasco de 1 litro):
- Pepinos – 400g.
- Tomates – 300g.
- Guarda-chuva de endro e folha de louro - 1 un.
- Ervilhas pretas e pimenta da Jamaica – 5 unid.
- Alho – 6 dentes.
- Folha de estragão e raiz-forte - a gosto.
- Vinagre de mesa 9% - 2 colheres de sopa em cada frasco.
Para a marinada (por 1 litro de água):
- Sal – 2 colheres de sopa. eu.
- Açúcar – 4 colheres de sopa. eu.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave os potes com bicarbonato de sódio e esterilize-os de qualquer forma. Coloque todos os temperos indicados na receita em potes.
Passo 2. Lave bem os pepinos e os tomates com água corrente. Remova as pontas dos pepinos. Coloque os pepinos preparados nos potes na primeira camada e de preferência na vertical.
Passo 3. Pique os tomates com uma agulha ou palito em vários lugares próximos ao pedúnculo para mantê-los intactos.
Passo 4. Coloque um guarda-chuva de endro e um pedaço de folha de raiz-forte por cima dos vegetais.
Passo 5. Despeje água fervente sobre os legumes em potes até o topo, cubra-os com tampas fervidas e deixe por meia hora.
Passo 6. Após esse tempo, despeje a água dos potes na panela através de uma tampa especial.
Passo 7. Coloque uma panela com água em fogo médio. Despeje a quantidade calculada de sal e açúcar na marinada, mexa e cozinhe por 1-2 minutos.
Passo 8. Despeje a marinada quente preparada sobre os vegetais em potes e despeje 2 colheres de sopa de vinagre em cada frasco.
Etapa 9Enrole os potes, verifique o aperto da vedação e, virando-os sobre a tampa, deixe esfriar completamente.
Etapa 10. Sua maravilhosa variedade de pepinos e tomates está pronta.
Coma para sua saúde e bons preparativos!
Pepinos em conserva crocantes com cebola e cenoura
Ao conservar pepinos com adição de cebola e cenoura em uma jarra, você preparará um aperitivo único e aromático para a mesa de inverno. Esses vegetais trocam sabores e se complementam perfeitamente. Para este preparo, pegue pepinos pequenos (pepinos) e feche-os em potes pequenos.
Ingredientes (para potes de 6 litros):
- Pepinos – 5kg.
- Cenouras e cebolas – 3 unid.
- Pimenta da Jamaica, guarda-chuvas de endro, folhas de raiz-forte e louro - a gosto.
Para a marinada (por 1 litro de água):
- Sal-gema – 1 colher de sopa. eu.
- Açúcar – 2 colheres de sopa. eu.
- Vinagre 9% – 4 colheres de sopa. eu.
Processo de cozimento:
Passo 1. Primeiro, prepare os pepinos para a decapagem. Enxágue, retire as pontas e deixe de molho em água fria por 2–6 horas.
Passo 2. Descasque e enxágue as cebolas, as cenouras e as folhas de raiz-forte.
Passo 3. Lave bem os potes de bicarbonato de sódio e esterilize-os da maneira que lhe for conveniente.
Passo 4. Pique as cenouras e as cebolas em rodelas finas.
Passo 5. Coloque todos os temperos em potes esterilizados e, a seguir, coloque os pepinos preparados de forma compacta e de preferência na vertical. Coloque as cenouras e as cebolas picadas por cima dos pepinos.
Passo 6. Ferva a água em um recipiente separado e despeje água fervente sobre os pepinos nos potes. Cubra os potes com as tampas fervidas e deixe por 20 minutos.
Passo 7. Após esse tempo, despeje a água dos potes no mesmo recipiente, despeje nele a quantidade calculada de açúcar e sal e cozinhe por 1-2 minutos. Despeje o vinagre diretamente nos potes.
Etapa 8Despeje a marinada quente preparada sobre os pepinos, enchendo os potes até o topo. Em seguida, enrole-os e verifique o aperto da vedação. Vire os potes sobre as tampas, cubra com uma manta e deixe esfriar completamente.
Etapa 9. Transfira os pepinos resfriados para um local fresco para armazenamento.
Bom apetite!