Enfeite – 10 receitas simples e deliciosas

Enfeite – 10 receitas simples e deliciosas

O acompanhamento é um complemento importante ao prato principal, conferindo-lhe um sabor adicional e contrastante. Mingaus, massas e legumes são considerados acompanhamentos. Suas receitas são escolhidas com o objetivo de tornar o prato mais farto ou menos calórico. Neste tópico, você verá uma seleção de receitas simples de acompanhamentos caseiros à base de diversos grãos.

Arroz crocante em uma panela como acompanhamento

O arroz crocante é o acompanhamento ideal para qualquer prato quente caseiro de carne, peixe ou vegetais. Existem diferentes variedades de arroz, e o arroz de grão longo é mais adequado para um acompanhamento quebradiço, pois tem menos amido. Independentemente da variedade, o arroz é bem lavado antes de ser cozido. Nesta receita, cozinhamos o arroz em uma panela em uma determinada sequência.

Enfeite – 10 receitas simples e deliciosas

Ingredientes
+2 (porções)
  • Arroz de grão longo 1 (copos)
  • Água 2 (copos)
  • Sal ½ (colheres de chá)
  • Manteiga  gosto
Passos
30 minutos.
  1. Despeje o arroz de grão longo, conforme a receita e a quantidade de porções necessárias, em qualquer tigela e enxágue com água fria até ficar limpo. Isso pode ser visto claramente se você comparar a primeira e a última água após a lavagem.
    Despeje o arroz de grão longo, conforme a receita e a quantidade de porções necessárias, em qualquer tigela e enxágue com água fria até ficar limpo. Isso pode ser visto claramente se você comparar a primeira e a última água após a lavagem.
  2. Em uma panela de arroz, leve 2 xícaras de água limpa para ferver. Despeje o arroz lavado em água fervente, acrescente sal, misture tudo e cozinhe em fogo baixo por 15-17 minutos desde o início da fervura. Teste o cozimento do arroz e cozinhe por mais 5 minutos, coberto, mexendo ocasionalmente. Coloque o arroz cozido em uma peneira e enxágue com água fervente.
    Em uma panela de arroz, leve 2 xícaras de água limpa para ferver. Despeje o arroz lavado em água fervente, acrescente sal, misture tudo e cozinhe em fogo baixo por 15-17 minutos desde o início da fervura. Teste o cozimento do arroz e cozinhe por mais 5 minutos, coberto, mexendo ocasionalmente. Coloque o arroz cozido em uma peneira e enxágue com água fervente.
  3. Em seguida, despeje o arroz fervido na mesma panela.
    Em seguida, despeje o arroz fervido na mesma panela.
  4. Adicione um pouco de manteiga ao arroz ao seu gosto, mexa e deixe o acompanhamento em infusão por 15 minutos. Após este tempo, o arroz fofo cozido pode ser servido como acompanhamento de qualquer prato. Bom apetite!
    Adicione um pouco de manteiga ao arroz ao seu gosto, mexa e deixe o acompanhamento em infusão por 15 minutos. Após este tempo, o arroz fofo cozido pode ser servido como acompanhamento de qualquer prato. Bom apetite!

Delicioso bulgur como acompanhamento

O Bulgur, por ser o grão de trigo mais saudável, pode ser um acompanhamento delicioso para qualquer prato. Uma opção simples de preparo seria cozinhá-lo em uma panela com certa proporção de cereal e água. Esta receita convida você a preparar um delicioso bulgur com adição de limão, ervas e pepino fresco.

Tempo de cozimento: 40 minutos.

Tempo de cozimento: 15 minutos.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Bulgur – 200 gr.
  • Água – 400ml.
  • Óleo vegetal – 4 colheres de sopa.
  • Limão/limão – 1 unid.
  • Hortelã – 3 raminhos.
  • Salsa/coentro – 3 raminhos.
  • Pepino fresco – 180 gr.
  • Sal – 1 colher de chá.

Processo de cozimento:

Passo 1. Prepare imediatamente, conforme a receita, todos os ingredientes do acompanhamento. É permitido substituir o limão por limão, mas o sabor do acompanhamento será diferente.

Passo 2. Lave o bulgur várias vezes com água fria até ficar transparente.

Passo 3. Aqueça duas colheres de sopa de óleo vegetal em uma panela de fundo grosso. Despeje o bulgur no óleo e frite um pouco o cereal em fogo médio, mexendo sempre.

Passo 4.Em seguida, despeje 400 ml de água limpa sobre o bulgur frito, adicione sal e cozinhe por 15 minutos desde o início da fervura, com tampa tampada e em fogo baixo. Após a evaporação completa da água, desligue o fogo e deixe o bulgur por 5 minutos.

Etapa 5: enxágue o limão. Retire com cuidado as raspas e esprema o suco.

Passo 6. Lave as verduras, seque com um guardanapo, retire os caules densos e pique as folhas finamente. É aceitável substituir a salsa por coentro.

Passo 7. Corte o pepino lavado e seco em cubinhos.

Passo 8. Coloque o bulgur cozido em uma tigela separada, despeje mais duas colheres de sopa de óleo vegetal com suco de limão, adicione as raspas de limão e misture bem para deixar o bulgur quebradiço.

Etapa 9. Em seguida, adicione o pepino picado e as ervas ao bulgur e misture novamente. O delicioso bulgur preparado pode ser servido imediatamente com um prato de carne ou peixe.

Passo 10. Este acompanhamento, principalmente em dias quentes ou para uma refeição rápida, pode ser servido como prato à parte. Bom apetite!

Cevada como acompanhamento sem deixar de molho

A cevada como acompanhamento sem imersão tem diferentes opções de cozimento expresso. Para isso, costumam ser usados ​​​​utensílios de cozinha, mas a receita mais simples é tratar o cereal com água fervente antes do cozimento principal. Você terá essa cevada pérola pronta em 30 minutos, mas esse tempo depende da qualidade do cereal e do seu prazo de validade. Para um acompanhamento quebradiço, é importante a proporção de água e cereais indicada na receita.

Tempo de cozimento: 1 hora e 15 minutos.

Tempo de cozimento: 15 minutos.

Porções: 4.

Ingredientes:

  • Cevada pérola – 180 gr.
  • Água – 900ml.
  • Sal - a gosto.
  • Pimenta preta moída - a gosto.
  • Óleo vegetal – 1 colher de sopa.

Processo de cozimento:

Passo 1. Meça imediatamente a quantidade de ingredientes indicada na receita.

Passo 2. Separe com cuidado a cevada pérola selecionada, removendo pequenos detritos e grãos danificados, enxágue bem com água fria e deixe em uma peneira para escorrer o excesso de líquido.

Passo 3. Em seguida, transfira a cevada para uma panela, despeje 600 ml de água limpa, leve para ferver em fogo alto e cozinhe por 5-6 minutos.

Passo 4. Coloque o cereal em uma peneira para retirar a água restante.

Passo 5. Enxágue a mesma panela e despeje 300 ml de água limpa. Coloque a cevada semi-fervida em água fervente, adicione sal com uma colher de óleo vegetal e cozinhe por 20-30 minutos até ficar totalmente cozido. Não tampe a panela, mexa o cereal periodicamente.

Passo 6. Durante esse tempo, a cevada pérola absorverá completamente toda a água e ficará quebradiça. Adicione um pouco de óleo à cevada cozida, mexa e deixe em infusão por 10-15 minutos, enrolada em uma toalha felpuda. A cevada, preparada sem imersão, pode ser servida imediatamente como acompanhamento de qualquer prato. Ainda pode ser bem guardado no freezer e utilizado em outros pratos. Bom apetite!

Lentilhas vermelhas como acompanhamento

As lentilhas vermelhas, como uma das variedades destas leguminosas, raramente estão na nossa mesa, mas com elas pode preparar de forma rápida e fácil um acompanhamento saboroso e saudável, especialmente para pratos de carne. A proporção de lentilhas para água é de 1:2, ela é cozida por no máximo 20 minutos para que o feijão mantenha a forma e não vire mingau. Nesta receita complementaremos o sabor do acompanhamento com cebola frita e alho.

Tempo de cozimento: 25 minutos.

Tempo de cozimento: 10 minutos.

Porções: 2.

Ingredientes:

  • Lentilhas vermelhas – 1 colher de sopa.
  • Água – 2 colheres de sopa.
  • Cebola – 1 unid.
  • Alho – 2 dentes.
  • Sal - a gosto.
  • Pimenta preta moída - a gosto.
  • Azeite – 4 colheres de sopa.

Processo de cozimento:

Passo 1. Em primeiro lugar, prepare os ingredientes para este acompanhamento de acordo com a receita e a quantidade de porções que necessita.

Passo 2. Separe as lentilhas e enxágue bem. Ferva a quantidade necessária de água limpa em uma panela, acrescente as lentilhas e cozinhe por 15-20 minutos desde o início da fervura, em fogo baixo e tampado. Não adicione sal ao cozinhar.

Passo 3. Enquanto as lentilhas cozinham, pique a cebola em cubinhos.

Passo 4. Corte os dentes de alho em rodelas.

Passo 5: Numa frigideira aqueça o azeite e frite a cebola picada até dourar.

Passo 6. Adicione as rodelas de alho à cebola e frite por mais 1 minuto.

Passo 7. Durante o cozimento com tampa fechada, as lentilhas absorvem completamente a água.

Passo 8. Polvilhe as lentilhas cozidas com sal e pimenta-do-reino a seu gosto.

Passo 9. Adicione o assado às lentilhas e misture tudo com cuidado.

Passo 10. Prove o prato e coloque-o em travessas.

Passo 11. O acompanhamento preparado de lentilhas vermelhas pode ser servido com qualquer prato de carne e, na Quaresma, com prato de peixe. Bom apetite!

Delicioso trigo sarraceno cozido em uma panela

Para preparar um delicioso e quebradiço trigo sarraceno cozido em uma panela, dois pontos são importantes: a proporção correta de água e cereal, fritar o cereal em fogo alto antes de cozinhar, o que evita que os grãos fervam e seu aroma seja melhor revelado. O trigo sarraceno é cozido rapidamente e a variedade Yadritsa é escolhida como acompanhamento.

Tempo de cozimento: 25 minutos.

Tempo de cozimento: 10 minutos.

Porções: 2.

Ingredientes:

  • Trigo sarraceno – 1 colher de sopa.
  • Água – 2 colheres de sopa.
  • Manteiga – 20 gr.
  • Sal - a gosto.

Processo de cozimento:

Passo 1. Prepare imediatamente os ingredientes de acordo com a receita e a quantidade de porções necessárias.

Passo 2.Separe o trigo sarraceno e remova todos os pequenos detritos, embora recentemente o grão tenha sido vendido bastante limpo.

Passo 3. Aqueça uma frigideira seca, coloque o trigo sarraceno nela e frite o cereal em fogo médio, mexendo por 5 minutos.

Passo 4. Lave bem o trigo sarraceno frito em uma peneira em água corrente.

Passo 5. Despeje o trigo sarraceno preparado em uma panela de fundo grosso, adicione a quantidade calculada de água limpa e leve para ferver em fogo alto.

Passo 6. Cozinhe o trigo sarraceno por 15 minutos em fogo baixo e com a tampa fechada.

Passo 7. No meio do cozimento, acrescente um pedaço de manteiga ao trigo sarraceno.

Etapa 8. Em um quarto de hora, o trigo sarraceno absorverá completamente a água. Polvilhe com sal a seu gosto, mexa e desligue o fogo. Cubra a panela com uma toalha felpuda por 5 a 10 minutos, o que deixará o trigo sarraceno muito quebradiço.

Passo 9. Sirva um delicioso trigo sarraceno cozido em uma panela como acompanhamento para um prato de carne ou peixe. Bom apetite!

Como cozinhar deliciosamente o feijão vermelho como acompanhamento

O acompanhamento de feijão vermelho tem um sabor rico e bom, mas raramente é preparado, pois essas leguminosas precisam de tempo para ficar de molho e cozinhar. De todos os tipos de feijão, o feijão vermelho cozinha mais rápido e é mais macio. O sal é adicionado ao feijão somente no final do cozimento, caso contrário o feijão não ferverá. Nesta receita cozinhamos o feijão em uma panela no fogão.

Tempo de cozimento: 8 horas.

Tempo de cozimento: 5 minutos.

Porções: 2.

Ingredientes:

  • Feijão vermelho – 1 colher de sopa.
  • Sal – 1 colher de chá.
  • Água para imersão - 2 colheres de sopa.
  • Água para cozinhar – 3 colheres de sopa.

Processo de cozimento:

Passo 1. Meça imediatamente o feijão vermelho, calculando o número necessário de porções.

Passo 2. Separe os grãos, removendo pequenos detritos e grãos danificados.Em seguida, enxágue em uma peneira ou peneira com água corrente.Passo 3. Em uma tigela separada, despeje dois copos de água fria sobre o feijão por 6 horas.

Passo 4. Troque a água a cada 2 horas para evitar que o feijão fermente.

Passo 5. Após esse tempo, enxágue novamente o feijão em água corrente e transfira-o para uma panela grande, lembrando que o volume do feijão aumentará 2 a 3 vezes. Despeje 3 xícaras de água limpa sobre o feijão e leve para ferver em fogo alto. Cozinhe o feijão por 2 horas em fogo baixo, cobrindo levemente com uma tampa para evitar que escureça.

Passo 6. Perto do final do cozimento, salgue o feijão e mexa. Teste alguns feijões para ver se estão cozidos; eles devem estar macios. Se algum feijão permanecer duro, continue cozinhando. Coloque o feijão vermelho cozido em uma peneira e pode servir como acompanhamento de qualquer prato. Bom apetite!

Enfeite de cuscuz

Um acompanhamento feito de cuscuz, como uma espécie de produto semiacabado à base de trigo duro triturado, cevada ou arroz, é denominado cuscuz e seu preparo é o mais simples e rápido de todos os acompanhamentos: o cuscuz é servido com água quente e simplesmente infundido. Este acompanhamento tem um sabor agradável e muitas substâncias úteis. Não se pode adicionar sal ao cuscuz, mas tempere com azeite e acrescente, se desejar, temperos diversos.

Tempo de cozimento: 15 minutos.

Tempo de cozimento: 2 minutos.

Porções: 2.

Ingredientes:

  • Cuscuz – 180 gr.
  • Água fervente – 200 ml.
  • Manteiga – 40 gr.
  • Sal - a gosto.
  • Especiarias - a gosto.

Processo de cozimento:

Passo 1. Meça imediatamente os ingredientes do acompanhamento, de acordo com as proporções da receita e a quantidade de porções necessárias. Ferver água.

Passo 2.Cuscuz, mas não há necessidade de separar e enxaguar, despeje em uma panela e adicione um pouco de sal se desejar.

Passo 3. Despeje água fervente sobre o cuscuz na proporção de 1:1 com água para deixar o acompanhamento quebradiço.

Passo 4. Tampe bem a panela e deixe o cuscuz em infusão por 10 minutos. É semelhante ao macarrão instantâneo.

Passo 5. Após esse tempo, adicione manteiga e temperos ao cuscuz conforme desejar. Em seguida, misture tudo com uma colher e tire uma amostra.

Passo 6. Acompanhamento simples e rápido, o cuscuz pode ser servido imediatamente junto com o prato principal. Bom apetite!

Milho em pó cozido em água

O painço, por ser um cereal de bom sabor e com uma grande variedade de substâncias úteis, é mais frequentemente utilizado na papinha de bebê para mingaus, mas é um acompanhamento maravilhoso para pratos de carne e peixe. Para evitar que o cereal fique amargo e quebradiço, ele possui algumas peculiaridades no preparo, que estão indicadas na receita. Como acompanhamento nesta receita, adicione milho com cebola frita.

Tempo de cozimento: 30 minutos.

Tempo de cozimento: 10 minutos.

Porções: 2.

Ingredientes:

  • Painço – 1 colher de sopa.
  • Água – 3 colheres de sopa.
  • Cebola – 1 unid.
  • Óleo vegetal – 2 colheres de sopa.
  • Sal - a gosto.

Processo de cozimento:

Passo 1. Inspecione o milho para enfeitar e remova quaisquer pequenos detritos visíveis.

Passo 2. Despeje em uma panela para cozinhar o mingau e encha com um copo de água.

Passo 3. Deixe ferver tudo, não é necessário cozinhar ainda. Isso livrará o milho do amargor e de pequenas impurezas.

Passo 4. Escorra a água quente e transfira o milho para outra tigela.

Passo 5: Em seguida, enxágue com água fria várias vezes até que fique transparente.

Passo 6. Coloque o milho lavado em uma panela, acrescente dois copos de água limpa, acrescente um pouco de sal e leve ao fogo baixo. Não cubra a panela com tampa.

Etapa 7Cozinhe o milho até que a água tenha evaporado quase completamente e não mexa durante o cozimento. Em seguida, desligue o fogo. Cubra bem a panela com uma tampa e deixe o milho por 15 minutos.

Passo 8. Descasque a cebola e pique em rodelas finas.

Passo 9. Frite a cebola picada em óleo vegetal quente até dourar.

Passo 10. Após 15 minutos de infusão, o milho absorverá o restante da água e ficará quebradiço e macio.

Passo 11. Coloque o acompanhamento de milho preparado em pratos porcionados para o prato principal, acrescente a cebola frita e sirva. Bom apetite!

Como preparar uma deliciosa quinoa como acompanhamento

O acompanhamento de quinoa, cereal denominado superalimento pela quantidade de nutrientes, será uma alternativa aos acompanhamentos feitos com trigo sarraceno e arroz. O sabor da quinoa é algo herbáceo com notas de nozes, por isso para enfeitar é complementado com vegetais, cogumelos e outros ingredientes, optando-se pela quinoa vermelha ou branca, que não é amarga. Nesta receita preparamos imediatamente o acompanhamento de quinoa com molho de cogumelos, o que é conveniente para o prato principal de carne. A proporção de cereal e água é de 1:2.

Tempo de cozimento: 30 minutos.

Tempo de cozimento: 10 minutos.

Porções: 6.

Ingredientes:

  • Quinua – 200 gr.
  • Água – 400ml.
  • Cebola – 2 unid.
  • Óleo vegetal – 2 colheres de sopa.
  • Cogumelos – 400 gr.
  • Farinha – 1,5 colheres de sopa.
  • Noz-moscada moída – 0,5 colher de chá.
  • Creme 20% – 175 ml.
  • Verdes - a gosto.
  • Sal - a gosto.
  • Pimenta preta moída - a gosto.

Processo de cozimento:

Passo 1: Prepare imediatamente todos os ingredientes para o acompanhamento do molho de cogumelos. Lave a quinoa em uma peneira em água corrente. Descasque as cebolas e os cogumelos.

Passo 2. Coloque a quinoa lavada em uma panela para cozinhar o mingau, acrescente 400 ml de água limpa, acrescente sal e leve para ferver em fogo médio.Em seguida, tampe a panela e cozinhe a quinoa em fogo baixo por 15 minutos. Durante este tempo, o cereal absorverá completamente todo o líquido. Desligue o fogo. Mexa a quinoa com um garfo e deixe em infusão por 5 minutos.

Passo 3. Pique a cebola em meias argolas finas e frite em uma panela até ficar transparente.

Passo 4. Corte os cogumelos em rodelas pequenas, coloque-os numa frigideira e frite até que o sumo do cogumelo evapore completamente.

Passo 5. Adicione a farinha, o sal, a noz-moscada e a pimenta-do-reino aos cogumelos fritos, despeje o creme de leite, misture bem, leve para ferver e leve ao fogo.

Passo 6. Coloque a quinoa preparada em pratos porcionados, regue com o molho cremoso de cogumelos, acrescente as ervas picadas e sirva como acompanhamento para pratos principais de carne ou peixe. Bom apetite!

Couve-flor como acompanhamento

O sabor da couve-flor é diferente do sabor do repolho normal e a textura é diferente, por isso faz deliciosos acompanhamentos para pratos de carne e peixe. A couve-flor como acompanhamento pode ser preparada de diferentes maneiras, mas nesta receita vamos fazer um purê. Este acompanhamento tenro e saboroso acompanha bem pratos de frango ou peixe.

Tempo de cozimento: 25 minutos.

Tempo de cozimento: 15 minutos.

Porções: 3.

Ingredientes:

  • Corte inflorescências de couve-flor – 700-800 gr.
  • Manteiga – 20 gr.
  • Pão ralado – 1 colher de chá.
  • Queijo semiduro – 60 gr.
  • Tomilho/salsa - a gosto.
  • Sal - a gosto.

Processo de cozimento:

Passo 1. Prepare os ingredientes do acompanhamento de acordo com a receita e a quantidade de porções necessárias.

Passo 2. Desmonte a cabeça da couve-flor em pequenas inflorescências separadas, enxágue e coloque em uma panela, cubra com água limpa e cozinhe por 10 minutos desde o início da fervura em fogo médio.

Etapa 3.Escorra completamente o repolho cozido. Depois de ferver a água, retire algumas inflorescências para fazer migalhas.

Passo 4. Enquanto o repolho cozinha, pique as inflorescências removidas em pequenas migalhas.

Passo 5. Numa frigideira aqueça a manteiga, acrescente as migalhas de repolho, polvilhe com o pão ralado e frite tudo até dourar.

Passo 6. Moa o queijo semiduro em um ralador fino para que derreta rapidamente e vire um purê.

Passo 7. Adicione o queijo picado ao repolho cozido e bata esses ingredientes com um espremedor de batatas.

Passo 8. Coloque o purê de couve-flor preparado como acompanhamento em pratos porcionados para o prato principal de carne, frite e sirva. Bom apetite!

( 243 notas, média 5 de 5 )
culinary-pt.techinfus.com

Peixe

Carne

Sobremesa