A geléia de cereja é uma forma simples e muito saborosa de preparar frutas vermelhas para o inverno.
- Geléia de cereja para o inverno sem sementes
- Como preparar geléia de cereja com caroço para o inverno?
- Geléia grossa de cereja com gelatina
- Uma receita simples e deliciosa de geléia de cereja com pectina
- Geléia espessa de cereja com ágar-ágar
- Como fazer uma deliciosa geléia grossa de cereja com Jellyfix?
- Geléia de cereja para o inverno no liquidificador
- Receita passo a passo para fazer geléia de cereja em um moedor de carne
Geléia de cereja para o inverno sem sementes
Esta receita de geléia de cereja não pode ser chamada de receita expressa, pois o cozimento se estende por dois dias. Mas quão brilhante e espessa será a geléia. Será sem caroço e com cerejas inteiras. Ideal para assar e panquecas.
- Cereja 1 (quilogramas)
- Açúcar granulado 800 (gramas)
-
Como fazer geléia grossa de cereja para o inverno? Pese as cerejas com caroços. Enxágue bem os bagos, retire os caules e as sementes. Faça isso da maneira que mais lhe convier. Algumas pessoas removem as sementes manualmente, outras usam um alfinete e outras usam máquinas especiais. O principal é o resultado final, frutos sem sementes. Como resultado, as cerejas preparadas terão aproximadamente o mesmo peso que precisamos do açúcar para fazer a geléia.
-
Coloque as frutas em uma tigela ou panela grande e leve ao fogo.
-
Leve as cerejas para ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e deixe as cerejas repousar até amanhã.
-
No dia seguinte, bata a mistura de cereja no liquidificador de imersão até ficar homogêneo. Leve o purê de frutas vermelhas ao fogo, deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 40 minutos. Deixe esfriar completamente. Coloque a cereja de volta no fogão e leve ao fogo médio. Deixe ferver e cozinhe por 20 minutos. Mexa a futura geléia de vez em quando, então, como no terceiro cozimento, ela já estará bem grossa. Desligue o fogo e deixe as frutas esfriarem.
-
Depois que os bagos esfriarem, acrescente o açúcar e cozinhe a geléia por mais meia hora, mexendo sempre. Enquanto a geléia cozinha, esterilize os potes. Em seguida, despeje neles a geléia preparada e feche as tampas. Deixe os potes na bancada até que esfriem completamente e depois coloque-os em local fresco e escuro.
-
Esta é a geléia espessa que você obterá com uma cor rica.
Bom apetite!
Como preparar geléia de cereja com caroço para o inverno?
A geléia de cereja com caroço é muito fácil e rápida de preparar. Não é necessário ferver as cerejas várias vezes a cada três ou quatro horas. Apenas 30-40 minutos e você terá uma deliciosa geléia de cereja aromática pronta. Claro, você não poderá usá-lo para assar, mas é perfeito para chá.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Cereja – 2kg.
- Açúcar – 750 gr.
- Água – 150ml.
Processo de cozimento:
1. Pese as cerejas. Enxágue.
2. Remova as hastes. Não há necessidade de retirar as sementes desta geléia, o que simplifica e agiliza muito o processo de preparo.
3. Despeje as cerejas preparadas em uma panela ou bacia, acrescente o açúcar e encha com água. Coloque o recipiente com as cerejas no fogo. As cerejas com açúcar devem ferver e soltar muito suco.
4. Coloque o fogo no mínimo e cozinhe por 30-40 minutos.Para geléias e conservas de cereja, este é um tempo de tratamento térmico bastante curto e, com um curto tempo de tratamento térmico, são preservadas substâncias benéficas contidas nas cerejas, como o aminoácido triptofano (ajuda a melhorar o sono), ácido ascórbico, caroteno e vitaminas.
5. Se, após o tempo de cozimento indicado, a consistência da geléia parecer ainda líquida, ferva novamente. Gostaria de ressaltar que o tempo pode variar dependendo do volume que você está preparando e pode chegar no máximo a 2 horas.
6. Quando a geléia estiver pronta, coloque-a em potes esterilizados e feche bem as tampas. Esterilize os potes da maneira que lhe for mais conveniente (no vapor, no forno ou no micro-ondas). Após esfriar completamente, transfira os potes de geléia para local adequado para armazenamento. E nas noites tranquilas de inverno, saboreie uma deliciosa geléia de cereja regada com chá quente.
Bom apetite!
Geléia grossa de cereja com gelatina
A geléia de cereja com gelatina não requer tratamento térmico prolongado, pois a gelatina engrossa e estabiliza devido às suas propriedades químicas. Porém, para prepará-lo, será necessário reservar dois dias, pois os frutos ficarão em infusão de açúcar por doze horas.
Tempo de cozimento: 15 horas.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Cereja – 2kg
- Açúcar – 1,4 kg
- Gelatina – 40 gr.
- Água – 240ml
Processo de cozimento:
1. Lave as cerejas e deixe-as de molho em água fria por 2 horas. Durante esse período, as pragas surgirão. Remova caules e sementes. Para retirar as sementes, use um dispositivo especial ou faça-o apenas com as mãos.Se retirar as sementes manualmente, é muito cómodo fazê-lo em água, pois com este método de retirada o sumo não espirra em tudo.
2. Coloque as cerejas preparadas em uma panela ou bacia funda e cubra com açúcar. Mexa para que o açúcar fique bem distribuído pelos bagos. Coloque o recipiente com frutas vermelhas na geladeira ou outro local fresco e deixe por 12 horas.
3. Após 12 horas, comece a preparar o tratamento térmico dos bagos. Primeiro, mergulhe a gelatina em água fria. Normalmente a gelatina é embebida em água na proporção de 1 para 6, ou seja, por 1 grama. a gelatina deve ser medida em 6 ml. água. Esta receita usa gelatina em pó, mas você também pode usar gelatina em folha ou granulada para fazer geléia de cereja. A única ressalva é o recálculo do peso necessário de gelatina, já que cada tipo tem sua dosagem (de 120 a 240 bloom).
4. Leve ao lume o recipiente com os frutos silvestres e leve à fervura em lume médio. Cozinhe por apenas 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo. Esfrie um pouco a futura geléia e adicione a gelatina inchada. Misture bem para que a massa de gelatina fique completamente dispersa na geléia.
. Coloque a geléia pronta em potes pré-esterilizados de maneira conveniente para você e feche as tampas. Coloque sobre a mesa e cubra os potes de geléia com uma toalha ou cobertor. Mantenha-os cobertos até esfriarem completamente.
Bom apetite!
Uma receita simples e deliciosa de geléia de cereja com pectina
Para estabilizar a geléia, esta receita utiliza pectina, substância natural encontrada em muitas frutas e bagas.É pelas suas propriedades gelificantes que a pectina é frequentemente utilizada na preparação de compotas, confeitos, geleias, marshmallows e marmeladas com marshmallows.
Tempo de cozimento: 36 horas.
Tempo de cozimento: 1 hora e 20 minutos.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Cereja – 1kg
- Açúcar – 1kg
- Pectina – 9 gr.
Processo de cozimento:
1. Lave as cerejas em água corrente, retire os caules e as sementes dos frutos. Retire as sementes sobre um prato, pois esse processo libera suco, que será útil na hora de fazer geléia.
2. Coloque as cerejas preparadas em uma panela ou bacia, despeje o suco que foi coletado na descaroçamento e acrescente o açúcar, reservando 2 colheres de sopa do quilo desejado. Não há necessidade de mexer, o açúcar só precisa cobrir a parte superior dos bagos. Coloque o recipiente com frutas vermelhas e açúcar em local fresco durante a noite. Durante esse tempo, as cerejas vão liberar suco.
3. No dia seguinte, misture bem todos os ingredientes e leve ao fogo, ligando em fogo baixo. Precisamos que o açúcar se dissolva lentamente. Quando não houver grãos de açúcar visíveis ao mexer, aumente o fogo e cozinhe a geléia por 20 minutos, lembrando de mexer e retirar a espuma. Desligue o fogo e deixe a geléia descansar até o dia seguinte.
4. No dia seguinte é necessário introduzir a pectina e ferver a geléia por no máximo 3 minutos. A pectina é um auxiliar universal na preparação de geléias e confeitos. Possui propriedades gelificantes e estabilizantes, é espessante e retentor de umidade. No preparo da geléia deve-se orientar pela quantidade de pectina indicada na receita e não aumentá-la, pois em pequenas quantidades engrossa a mistura e em grandes quantidades gelifica.Na hora de comprar pectina preste atenção ao que está escrito na embalagem, pois existe uma grande quantidade de pectinas diferentes (maçã, cítricas, NH e outras) e todas possuem propriedades diferentes. A mais universal e frequentemente encontrada à venda é a pectina de maçã, mas também se divide em pectina para marshmallows e pectina para geléias e conservas.
5. Antes de introduzir a pectina na massa da baga, ela deve ser preparada. Se você simplesmente derramar o pó nas frutas, acabará com um caroço grosso que não consegue mexer. Existem várias maneiras de preparar a pectina. No primeiro caso, deve-se misturar o açúcar previamente reservado com a pectina e diluí-los em uma pequena quantidade da calda formada no cozimento dos frutos silvestres. No segundo caso, a pectina é dissolvida em água fervente e, se necessário, batida no liquidificador. A proporção de pectina e água é de 1 para 12. Você pode usar qualquer uma dessas opções. Quando a pectina estiver preparada, aqueça a geléia a 50-60°C e só então adicione-a à massa da fruta em um fio fino. Mexa a geléia enquanto faz isso. Ferva a geléia quase pronta por no máximo 3 minutos.
6. Despeje a geléia de cereja pronta em potes esterilizados e feche bem as tampas. Compotas feitas com pectina são melhor armazenadas em potes pequenos e em local fresco.
Bom apetite!
Geléia espessa de cereja com ágar-ágar
A geléia espessa de cereja com ágar-ágar é uma opção ideal para vegetarianos, porque o ágar-ágar não é feito de proteínas animais, mas de algas marrons especiais. Além disso, as suas propriedades gelificantes e estabilizantes são muitas vezes superiores às da gelatina.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 40 min.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Cereja – 1kg
- Açúcar – 0,5 kg
- Ágar-ágar – 20 gr.
- Água – 100ml
Processo de cozimento:
1. Separe as cerejas, lave e retire os caroços. Faça como você se sentir confortável. Basta com as mãos, um alfinete ou uma máquina especializada. Coloque as frutas preparadas em uma panela funda, de preferência se tiver fundo grosso. Adicione o açúcar e bata todos os ingredientes no liquidificador de imersão.
2. Pese 100 g. do purê de cereja resultante e coloque-o em uma panela pequena separada. Adicione ágar-ágar, misture bem e deixe inchar.
3. Leve a panela com o purê de cerejas ao fogo médio e leve para ferver. Depois deixe a geléia ferver por cerca de 5 minutos, não se esqueça de mexer.
4. Retire do fogo a panela com a geléia e coloque a mistura de ágar-ágar. Reduza o fogo e aqueça lentamente, mexendo sempre. Assim que a massa engrossar, despeje água nela e aqueça novamente, mexendo vigorosamente.
5. Assim que a mistura de ágar-ágar ficar homogênea, despeje-a em um jato fino na geléia e mexa. Em seguida, deixe ferver e cozinhe por mais 5 minutos. Não se esqueça de mexer.
6. Despeje a geléia pronta em potes esterilizados e enrole as tampas. A geléia deve ser servida quente, pois ficará muito espessa após o resfriamento. Vire os potes de cabeça para baixo, embrulhe-os em uma toalha ou cobertor e deixe esfriar completamente.
7. A geléia fica rica em cor e sabor. Ao mesmo tempo, mantém perfeitamente a sua consistência mesmo a altas temperaturas.
Bom apetite!
Como fazer uma deliciosa geléia grossa de cereja com Jellyfix?
As cerejas não contêm muitos agentes gelificantes, por isso é melhor preparar geléia com a adição de vários agentes gelificantes.Um deles é o zhelfix. Pó especial contendo pectina. Com ele você preparará rapidamente geléias espessas e saborosas.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Cereja – 1kg
- Açúcar – 0,5 kg
- Zelfix (2:1) – 25 gr.
Processo de cozimento:
1. Lave e separe as cerejas, retirando as folhas e os caules.
2. Retire as sementes das cerejas da maneira que lhe for conveniente. Observe que o peso das cerejas na receita é indicado sem sementes.
3. Coloque as cerejas preparadas em uma panela e bata no liquidificador de imersão.
4. Abra o pacote do Zhelfix. Observe que deve ser “2:1”, pois existem três variedades de yellowfix “1:1”, “2:1” e “3:1”. Esta designação caracteriza a proporção de frutas vermelhas e açúcar necessária para fazer geléia. Como o zhelfix consiste em ácido cítrico, açúcar de confeiteiro, ácido sórbico e pectina, ele pode ser usado como alimento para vegetarianos.
5. Misture 2 colheres de açúcar e um sachê (25 g) de gelfix em uma tigela separada.
6. Despeje o açúcar e o gelfix no purê de cerejas. Homogeneizar. Coloque a panela no fogo e deixe ferver. Não se esqueça de mexer enquanto faz isso.
7. Quando a geléia ferver, acrescente o açúcar restante e deixe ferver novamente. Após ferver, cozinhe por no máximo 5 minutos.
8. Desligue o fogo, misture bem a geléia e coloque em potes esterilizados (devem estar secos). Aperte bem as tampas e vire de cabeça para baixo. Nesta posição, basta segurar a geléia por 10 minutos e depois retorná-la à posição normal. Transfira os frascos resfriados para um depósito.
9. A geléia espessa com um rico sabor de cereja está pronta.
Bom apetite!
Geléia de cereja para o inverno no liquidificador
A geléia de cereja preparada no liquidificador pode ser fervida, como a geléia com frutas inteiras, ou simplesmente congelar e depois consumir com sorvete, iogurte caseiro, kefir e assados. Ao mesmo tempo, todas as vitaminas e microelementos contidos nas cerejas permanecerão sãos e salvos.
Tempo de cozimento: 50 min.
Tempo de cozimento: 30 min.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Cereja – 1kg
- Açúcar – 0,5 kg
Processo de cozimento:
1. Separe as cerejas, retirando os talos, lave e deixe secar.
2. Retire as sementes das bagas. Faça isso da maneira que for conveniente para você.
3. Despeje as frutas preparadas em um recipiente adequado para fazer purê e cubra-as com açúcar.
4. Bata os frutos silvestres com o açúcar no liquidificador de imersão.
. Se você armazenar purê de cerejas no freezer, a geléia não poderá ser processada termicamente, mas neste estado, transfira-a para recipientes e congele. É preferível usar recipientes pequenos para não ter que descongelar um grande volume de cerejas de cada vez.
6. Se você armazenar em potes fechados em temperatura ambiente, ferva a massa de cereja 3 vezes por 5 minutos. Ao mesmo tempo, não se esqueça de mexer e retirar a espuma.
7. Despeje a geléia quente em potes esterilizados e feche as tampas. Você pode esterilizar os frascos da maneira que for conveniente para você. Para cozinhar no vapor, utilizo um aparelho especial que é colocado na panela, no forno ou mesmo no micro-ondas, após colocar um pouco de água dentro da jarra. Quando quente, a geléia fica um pouco líquida, mas depois de esfriar ela vai engrossar bastante.
Bom apetite!
Receita passo a passo para fazer geléia de cereja em um moedor de carne
Esta receita de geléia de cereja é muito antiga.Antes as donas de casa esfregavam os frutos na peneira, mas agora facilitam o trabalho com um moedor de carne. Pequenos pedaços de cerejas permanecerão na geléia, porque o moedor de carne não transforma os frutos em purê, como faz um liquidificador de imersão.
Tempo de cozimento: 3 horas.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Porções: 8.
Ingredientes:
- Cereja – 3kg
- Açúcar – 1kg
- Refrigerante – 1 colher de chá.
Processo de cozimento:
1. Pese a fruta junto com as sementes e os talos. Separe-os e lave-os.
2. Em seguida, retire as sementes. Como existem muitos frutos silvestres, é conveniente usar uma máquina especial. Se você remover as sementes manualmente com agulha ou alfinete, é melhor usar luvas. Afinal, o suco de cereja mancha a pele e as unhas.
3. Em seguida, passe as cerejas preparadas por um moedor de carne. Basta fazer isso uma vez. Os pedaços de cereja que sobraram após a moagem não prejudicarão em nada o sabor e a consistência da futura compota.
4. Coloque as cerejas picadas em um recipiente onde irá cozinhar a geléia. Leve ao lume e deixe ferver. Em seguida, reduza o fogo e cozinhe as cerejas por 40 minutos. Mexa constantemente e retire a espuma caso ela se forme. Retire o recipiente do fogo e despeje o refrigerante na mistura quente de cereja. Mexa rapidamente. Surgirá instantaneamente um grande volume de espuma, o que indicará que o ácido contido na cereja se extinguiu. É exatamente para isso que o bicarbonato de sódio é usado nesta receita. Depois que a espuma diminuir completamente, acrescente o açúcar e leve ao fogo. Deixe ferver novamente e cozinhe por mais 40 minutos, mexendo sempre.
5. O resultado será uma geléia espessa, de cor rica e brilhante, que o refrigerante também ajuda a conservar.
6.A geléia finalizada deve ser imediatamente despejada em potes secos esterilizados, fechados com tampa e deixados esfriar, enrolados em uma manta ou toalha felpuda. Depois que a geléia nos potes esfriar completamente, transfira-os para um local escuro. A geléia de cereja segundo esta receita fica perfeitamente armazenada em temperatura ambiente.
Bom apetite!