A geléia de uva para o inverno é uma sobremesa deliciosa que pode ser comida com pãozinho e servida com chá, além de servir como recheio de assados ou adicionada em mingaus, pratos lácteos ou sorvetes. Tem um sabor delicado, mas brilhante, e também contém muitos microelementos e vitaminas úteis.
Uma receita simples de geléia de uva sem sementes para o inverno
A geléia sem sementes é especialmente macia, simplesmente derrete na boca e pode ser consumida até por crianças pequenas. É verdade que neste caso é importante não exagerar na quantidade de açúcar no preparo, principalmente se os próprios frutos forem bastante doces.
- Uva 2 (quilogramas)
- Açúcar gelatinoso 1 (quilogramas)
- Água 1 (copos)
-
Como fazer geléia de uva para o inverno? Retire as uvas dos galhos e coloque em uma panela, acrescentando um copo de água limpa.
-
Cozinhe as frutas por cerca de meia hora em fogo médio, removendo regularmente a espuma que se formar.
-
Passe a massa resultante por uma peneira para retirar as sementes e a casca.
-
Leve o suco resultante para ferver novamente e cozinhe por cerca de 20 minutos, depois adicione o açúcar gelificante e continue aquecendo por 10 minutos, mexendo.
-
Geléia de uva quente, despeje em potes e enrole.Após o resfriamento completo, o produto é armazenado refrigerado e pode ser utilizado durante todo o ano.
Como fazer uma deliciosa geléia de uva com sementes?
O preparo da geléia com sementes difere na tecnologia e no teor de açúcar, e também acaba tendo um sabor mais ácido por conta das sementes. Ao mesmo tempo, retém mais substâncias úteis.
Tempo de cozimento: 50 min.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções – 2.
Ingredientes:
- Uvas – 1,5 kg
- Açúcar granulado – 1 kg
Processo de cozimento:
1. Separe as uvas dos ramos, retire a casca de cada fruto e coloque a polpa numa tigela resistente ao calor.
2. Leve a polpa da uva para ferver e cozinhe por no máximo 10 minutos, mas espere até que os bagos formem uma massa homogênea.
3. Adicione a casca e ferva por mais 10 minutos até amolecer.
4. Adicione o açúcar, mexa e continue cozinhando até a massa engrossar e adquirir a consistência que a dona de casa deseja. Para geléia de espessura média, leve a mistura ao fogo baixo por até 20 minutos.
5. Distribua a sobremesa pronta em potes e enrole. Quando fechado, fica bem guardado em uma adega fria, mas é melhor guardar um pote aberto na geladeira.
Geléia de uva Isabella para o inverno
As uvas Isabella são ideais para preparar diversos preparos para o inverno, inclusive geléias. O aroma brilhante e o sabor especial da uva ficam perfeitamente preservados na sobremesa. Pode ser servido como lanche independente para o chá, ou adicionado ao assar tortas ou para embeber bolos.
Tempo de cozimento: 50 min.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções – 2.
Ingredientes:
- Uvas – 1kg
- Açúcar granulado – 500 gr.
Processo de cozimento:
1. Retire as uvas dos pincéis e pique no liquidificador de imersão.
2.Coloque a mistura de frutas vermelhas em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.
3. Moa a mistura em uma peneira e esprema o bolo resultante com uma gaze.
4. Adicione açúcar ao suco resultante, misture e cozinhe por meia hora. É importante mexer periodicamente a geléia e retirar a espuma.
5. Transfira a geléia espessa acabada para potes e feche bem. Aproveitar!
Geléia de uva azul espessa com ágar-ágar para o inverno
Para esta versão de geléia são utilizados temperos que dão picante às uvas azuis azedas e tornam a sobremesa incrivelmente saborosa. Tanto adultos como crianças vão gostar desta preparação porque se assemelha a um doce.
Tempo de cozimento: 50 min.
Tempo de cozimento: 10 min.
Porções – 1.
Ingredientes:
- Uvas – 500 gr.
- Açúcar granulado – 100 gr.
- Água – 500ml
- Ágar-ágar – 2 colheres de chá.
- Canela em pó – 1 colher de chá.
- Anis – ¼ colher de chá.
- Cravo – ¼ colher de chá.
Processo de cozimento:
1. Retire as uvas das uvas, coloque-as numa assadeira resistente ao calor e com laterais altas, acrescente água, açúcar e temperos.
2. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno a 180 graus.
3. Decorrido o tempo indicado, verifique se na frigideira se formou xarope de açúcar com aroma de uva. Retire a panela do forno e coe com uma peneira.
4. Despeje o suco coado em uma panela e adicione ágar-ágar. Mexa e deixe ferver.
5. Distribua a massa resultante em potes e feche. A geléia começará a endurecer a uma temperatura de 40 graus, então é preciso espalhá-la rapidamente. Sirva a geléia com ágar-ágar gelado.