A geléia de damasco para o inverno é uma iguaria perfumada que irá deliciar-se com seu sabor e cor brilhantes. O produto acabado pode ser servido com chá ou utilizado para fazer tortas e tortas caseiras. Para fazer geléias originais, observe passo a passo as receitas com fotos de nossa comprovada seleção culinária.
- Uma receita simples de geléia de damasco sem caroço para o inverno
- Geléia de damasco clássica sem sementes
- Geléia grossa de damasco com gelatina
- Geléia de damasco de cinco minutos para o inverno
- Geléia de damasco em moedor de carne para o inverno
- Uma receita simples de geléia de damasco com laranja
- Geléia aromatizada de damasco com limão
- Geléia espessa de damasco com ágar-ágar para o inverno
- Uma receita simples de geléia grossa de damasco com pectina
- Deliciosa geléia de damasco e pêssego
Uma receita simples de geléia de damasco sem caroço para o inverno
Uma receita simples de geléia de damasco sem sementes para o inverno difere de fazer geléia tanto no método de cozimento, pois não leva mais de 20 minutos, quanto na textura espessa e uniforme. Os damascos são cuidadosamente preparados e os frutos maduros são colhidos com uma pequena quantidade de esverdeados, por conterem mais pectina. Os damascos são esmagados com qualquer aparelho e a proporção de fruta e açúcar para um bom endurecimento da compota é sempre de 1:1, porque os damascos são doces. A receita é a mais simples.
- Damasco 2 (quilogramas)
- Açúcar granulado 1 (quilogramas)
-
Como fazer geléia de damasco para o inverno? Lave bem os damascos selecionados para fazer geléia em água corrente. Em seguida, corte-os em pedaços pequenos, retirando ao mesmo tempo as sementes.
-
Coloque os damascos picados no liquidificador ou processador de alimentos e triture em velocidade baixa até ficar homogêneo.
-
Para garantir a proporção correta dos ingredientes, pese a massa de damasco resultante. E meça a quantidade necessária de açúcar.
-
Despeje o açúcar na mistura em porções, mexendo imediatamente com uma espátula até dissolver bem.
-
Despeje o purê de damasco com o açúcar dissolvido em um recipiente especial para fazer geléia e leve para ferver em fogo médio.
-
Retire com cuidado a espuma da superfície e cozinhe a geléia por 20 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.
-
Esterilize potes e tampas do produto pelo método seco. Despeje a geléia de damasco sem caroço preparada em potes, feche-os imediatamente, deixe esfriar de cabeça para baixo e sob o “casaco de pele” e, em seguida, transfira-o para um local de armazenamento para conservas caseiras comuns. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia de damasco clássica sem sementes
A espessa geléia de damasco irá surpreendê-lo com sua tonalidade âmbar e agradável aroma fresco. A iguaria pode ser preparada para guardar e servida com chá em qualquer época do ano.
Tempo de cozimento: 5 horas
Tempo de cozimento: 40 minutos
Porções – 3 latas
Ingredientes:
- Damascos – 1,2 kg.
- Açúcar – 3 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
1. Mergulhe os damascos em água fria, enxágue bem, corte ao meio e retire os caroços.
2. Polvilhe as frutas preparadas com açúcar e deixe por 4 horas.
3. Quando os damascos soltarem suco, podem ser levados ao fogão.Deixe ferver e cozinhe em fogo moderado por 15-20 minutos. Deixe o conteúdo esfriar um pouco, depois triture no liquidificador e leve ao fogo novamente. Ferva por 5 minutos e pronto!
4. Despeje a geléia em potes esterilizados, feche as tampas e vire até esfriar completamente. Depois disso, a espessa iguaria de damasco pode ser transferida para armazenamento.
Geléia grossa de damasco com gelatina
Os damascos, por serem frutas com alto teor de pectina, não necessitam de espessantes na hora de fazer geléia, mas para os amantes de sobremesas grossas, nesta receita preparamos geléia espessa de damasco com gelatina como espessante natural. Esta geléia tem sabor e aroma especiais, pois não demora muito para cozinhar e a textura será semelhante a uma geleia de cor laranja brilhante. A gelatina para geléia é pré-embebida em água fria, e sua quantidade pode ser usada para regular a espessura da geléia, adicionando menos açúcar à geléia.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1 litro.
Ingredientes:
- Damascos sem caroço – 1 kg.
- Açúcar – 500 gr.
- Gelatina – 15 gr.
- Água para gelatina 90 ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Despeje a gelatina em um copo separado com água fria na proporção de 1:6 e deixe inchar. Seque e esterilize os frascos com tampa. Lave os damascos, corte em pedaços, retirando todas as sementes, transfira para uma tigela para fazer geléia e, no liquidificador de imersão, triture até obter um purê homogêneo.
Passo 2. Dissolva completamente a quantidade calculada de açúcar no purê preparado. Em seguida, coloque a tigela com o purê em fogo médio. Leve o purê para ferver mexendo sempre e retire a espuma da superfície.
Passo 3. Cozinhe a geléia por no máximo 5 minutos e desligue o fogo.Coloque a gelatina inchada na geléia quente e mexa bem com uma colher até dissolver completamente.
Passo 4. Despeje a geléia de damasco preparada com gelatina em potes estéreis, feche bem e, após esfriar completamente, leve para local fresco e escuro, mas é melhor guardar na geladeira. Boa sorte e deliciosos preparativos!
Geléia de damasco de cinco minutos para o inverno
O preparo da geléia de damasco pelo método dos “cinco minutos” permite preservar ao máximo a cor e o sabor naturais desta fruta. A geléia é preparada de duas maneiras: fervendo três vezes por 5 minutos cada, mas neste caso perde-se a bela cor, ou fervendo por 5 minutos com adição de espessante, e nesta receita usamos ágar- ágar.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 2,5 litros.
Ingredientes:
- Damascos sem caroço – 2 kg.
- Açúcar – 1kg.
- Suco de limão – 50 ml.
- Ágar-ágar – 20 gr.
- Água para embeber ágar-ágar – 50 ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Corte os damascos selecionados e bem lavados ao meio e retire os caroços. Transfira-os imediatamente para uma tigela para fazer geléia. Meça os ingredientes restantes de acordo com as proporções da receita. Despeje o ágar-ágar com água.
Passo 2. Moa os damascos fatiados, com adição de suco de limão para um sabor fresco e a quantidade calculada de açúcar, seja no liquidificador de imersão, mas se não tiver, triture-os no moedor de carne ou triture-os na tigela do processador de alimentos. Leve o purê de damasco com o açúcar para ferver em fogo médio, acrescente ágar-ágar, misture bem, retire a espuma e cozinhe a geléia em fogo baixo por exatos 5 minutos. Ao mesmo tempo, mexa constantemente a geléia com uma espátula para que não queime.
Etapa 3.Esterilize previamente pequenos potes com tampa para esta preparação usando um método quente. Embale cuidadosamente a geléia preparada em potes, feche bem e deixe esfriar em temperatura ambiente. Não há necessidade de cobrir a geléia com casaco de pele.
Passo 4. Coloque parte da geléia de damasco de cinco minutos em uma tigela para colher uma amostra. É aconselhável guardar a geléia somente em local fresco. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia de damasco em moedor de carne para o inverno
A delicada e aromática geléia de damasco é obtida moendo a fruta em um moedor de carne. Esta preparação servirá como uma sobremesa caseira original. Você também ficará satisfeito com a rapidez no preparo da iguaria.
Tempo de cozimento: 1 hora
Tempo de cozimento: 30 minutos
Porções – 1 pote
Ingredientes:
- Damascos – 700g.
- Açúcar – 150g.
Processo de cozimento:
1. Mergulhe os damascos em água fria e enxágue bem. Em seguida, corte os frutos ao meio, retirando as sementes.
2. Passe os damascos por um moedor de carne até virar polpa.
3. Despeje o purê resultante em uma panela, acrescente o açúcar, mexa e deixe por 10-1 minutos para que o ingrediente seco se dissolva um pouco. Em seguida, leve a panela ao fogo e ferva por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
4. Começamos a esterilizar o frasco com antecedência. Imediatamente despeje geléia quente e feche a tampa. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente e depois guarde. Preparar!
Uma receita simples de geléia de damasco com laranja
A receita de fazer geléia de damasco com laranja é simples e rápida. O conjunto dessas duas frutas na sobremesa cria um novo sabor. A geléia tem textura espessa e uma cor âmbar incrível.Uma laranja grande é suficiente para 1 kg de damascos, e a quantidade de açúcar pode ser reduzida guardando a geléia no frio. Usamos a laranja com casca e seu amargor não é sentido na geléia.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Tempo de cozimento: 30 minutos.
Porções: 1,5l.
Ingredientes:
- Damascos sem caroço – 1 kg.
- Açúcar – 0,8-1 kg.
- Laranja grande – 1 un.
Processo de cozimento:
Passo 1. Os damascos para geléia são lavados em água corrente, cortados em pedaços e retiradas as sementes. Os damascos picados são transferidos para um recipiente para fazer geléia e esmagados com um utensílio de cozinha até obter um purê homogêneo.
Passo 2. A laranja é bem lavada com um pincel para que todos os “produtos químicos” sejam removidos da superfície. Em seguida, a fruta, sem retirar a casca, é cortada em pedaços bem pequenos e as sementes são retiradas. As rodelas de laranja são colocadas em uma tigela com o purê de damasco.
Passo 3. Em seguida, a quantidade calculada de açúcar é colocada no purê. Os pratos são colocados em fogo médio. Mexendo constantemente com uma espátula, a geléia cozinha exatamente 15 minutos a partir do início da fervura. Para uma textura mais espessa da sobremesa, o calor durante o cozimento pode ser aumentado constantemente ao máximo, então parte do líquido irá evaporar. A espuma desaparece sozinha da superfície, mas os resíduos restantes podem ser removidos.
Passo 4. Os potes com tampa são esterilizados previamente pelo método a seco. A geléia quente de damasco com laranja é colocada em potes, hermeticamente fechados e resfriados por pelo menos 4 horas de cabeça para baixo e sob um cobertor. Após o resfriamento, a geléia ficará densa e poderá ser bem guardada em local escuro, até mesmo na despensa de casa. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia aromatizada de damasco com limão
A geléia de damasco com limão é fácil e rápida de preparar.O limão reduz a doçura enjoativa do damasco e torna a textura da sobremesa mais densa devido à sua pectina, que é conveniente não só para barrar torradas ou sanduíches, mas também para rechear assados caseiros. Nesta receita adicionamos apenas suco de limão à geléia, mas você pode usar a fruta inteira.
Tempo de cozimento: 50 minutos.
Tempo de cozimento: 15 minutos.
Porções: 1 litro.
Ingredientes:
- Damascos sem caroço – 600 gr.
- Açúcar – 600 gr.
- Limão – ½ un.
Processo de cozimento:
Passo 1. Meça imediatamente os ingredientes da geléia de acordo com as proporções da receita. Separe os damascos, retirando os frutos danificados.
Passo 2. Em seguida, enxágue bem os damascos com água fria e retire o excesso de líquido em uma peneira. Limão, se usar mais do que suco, enxágue com um pincel.
Passo 3. Retire os caroços dos damascos limpos e corte as frutas em pedaços.
Passo 4. Coloque os damascos picados junto com o suco ou limão fatiado no liquidificador.
Passo 5. Moa esses ingredientes em alta velocidade até ficar homogêneo e homogêneo.
Passo 6. Despeje a massa de frutas resultante em uma tigela para fazer geléia, acrescente a quantidade calculada de açúcar, mexa e leve ao fogo médio.
Passo 7. Cozinhe a geléia, mexendo de vez em quando com uma espátula, e por 30 minutos a partir do início da fervura em fogo baixo. Para uma consistência mais espessa, o tempo de cozimento pode ser ligeiramente aumentado.
Passo 8. Despeje a geléia preparada quente em um frasco pré-esterilizado e feche bem.
Passo 9. Em seguida, coloque o pote de geléia de damasco e limão sobre a tampa, cubra com uma toalha felpuda por um dia e, após esfriar, guarde em qualquer local escuro. Preparações deliciosas e de sucesso!
Geléia espessa de damasco com ágar-ágar para o inverno
As receitas modernas para preparar diversas sobremesas gelatinosas, junto com gelatina e pectina, incluem ágar-ágar, e geléia espessa de damasco com ele não será exceção. Este espessante vegetal natural apresenta vantagens significativas: reduz o tempo de cozedura e a quantidade de açúcar, preserva a cor e o aroma naturais dos damascos e as suas propriedades gelificantes são superiores às da gelatina. O ágar-ágar tem um conceito - “força de gel” e para geléia é melhor 900. Escolhemos damascos maduros e doces.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 25 minutos.
Porções: 1,2 litros.
Ingredientes:
- Damascos sem caroço – 1,2 kg.
- Açúcar – 500 gr.
- Ágar-ágar – 6 gr.
- Água – 150ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem os damascos selecionados para a geléia, corte ao meio e retire os caroços. Certifique-se de pesar as frutas descascadas.
Passo 2. Em seguida, triture os damascos de qualquer forma, no liquidificador, moedor de carne ou processador de alimentos, até obter um purê homogêneo.
Passo 3. Para obter uma textura mais delicada da sobremesa, passe o purê por uma peneira fina para retirar os restos de casca da fruta.
Passo 4. Despeje o purê em uma tigela para fazer geléia, acrescente metade da quantidade calculada de açúcar, mexa e leve para ferver em fogo baixo.
Passo 5. Despeje o ágar-ágar (6 g equivale a 3 colheres de chá rasas) em uma concha, cubra com água fria e deixe inchar por 10 minutos.
Passo 6. Em seguida, leve ao fogo baixo, acrescente o restante do açúcar e, mexendo sempre com uma colher, leve a solução para ferver.
Etapa 7. Despeje a solução de ágar-ágar com açúcar no purê de damasco fervido em um jato fino e mexendo vigorosamente. Cozinhe a geléia por 5 minutos desde o início da fervura. O ágar-ágar não perde sua propriedade gelificante quando cozido.
Etapa 8Em seguida, despeje a geléia quente em potes pré-esterilizados, feche bem e deixe esfriar sem embrulhar em casaco de pele.
Passo 9. A geléia de damasco resfriada com ágar-ágar adquirirá textura espessa e deve ser armazenada preferencialmente em local fresco e escuro. Preparações deliciosas e de sucesso!
Uma receita simples de geléia grossa de damasco com pectina
A geléia espessa de damasco com pectina é fácil de preparar e não requer muito tempo. A pectina (há um pouco no damasco), assim como o ágar-ágar, na geléia ajuda a preservar a cor e o sabor do damasco, além de deixar a textura brilhante, macia e ao mesmo tempo espessa. Para a geléia, opta-se pela pectina amarela ou de maçã e sua quantidade está relacionada à quantidade de açúcar da sobremesa; quanto mais açúcar, menos pectina é necessária. Esta receita deixará a geléia bem espessa.
Tempo de cozimento: 40 minutos
Tempo de cozimento: 25 minutos.
Porções: 1,2 litros.
Ingredientes:
- Damascos sem caroço – 1 kg.
- Açúcar – 400-600 gr.
- Pectina de maçã – 20 gr.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem os damascos em água corrente, corte ao meio e retire os caroços. Depois pese-os. Meça a quantidade de açúcar e pectina de acordo com a receita. Coloque os damascos fatiados em uma tigela de plástico e leve ao microondas na potência máxima por 7 a 10 minutos.
Passo 2. Moa os damascos moles usando qualquer método até formar um purê homogêneo, que é imediatamente colocado em um recipiente para fazer geléia. Adicione a quantidade calculada de açúcar ao purê, deixando duas colheres para a pectina. Em fogo médio e mexendo sempre, leve a massa de damasco para ferver e cozinhe a geléia por no máximo 5 minutos.
Passo 3. Em uma tigela, misture bem a pectina e o açúcar restante.“Despeje” a mistura para que a pectina não forme grumos, despeje na geléia fervente, mexendo ativamente a mistura com uma colher. Cozinhe a geléia com pectina por 2 minutos e desligue o fogo.
Passo 4. Esterilize frascos e tampas com antecedência. Despeje a geléia de damasco preparada com pectina em potes, feche bem e deixe esfriar. Só ficará espesso depois de um dia. É melhor guardar esta geléia em local escuro e fresco. Preparações deliciosas e de sucesso!
Deliciosa geléia de damasco e pêssego
Damascos tardios e pêssegos precoces combinam bem, e a sua geléia deles será uma verdadeira iguaria - espessa, muito saborosa e de cor viva. Você pode escolher a proporção da fruta de acordo com sua preferência. Nesta receita, adicione um pouco de ácido cítrico para dar acidez e manjericão fresco para dar sabor variado.
Tempo de cozimento: 50 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 1,7l.
Ingredientes:
- Manjericão limão – 3 raminhos.
- Ácido cítrico – 1 colher de chá.
- Damascos – 900 gr.
- Pêssegos – 650 gr.
- Açúcar – 1,4 kg.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem os pêssegos e os damascos em água corrente, corte-os ao meio ao longo da ranhura e retire os caroços.
Passo 2. Em seguida, triture as frutas até formar um purê homogêneo no liquidificador ou moedor de carne com grelha fina.
Passo 3. Despeje o purê resultante em uma panela para fazer geléia, acrescente a quantidade de açúcar indicada na receita e leve ao fogo alto. Mexendo com uma espátula de madeira, leve o purê à fervura e o açúcar se dissolva completamente. Assim que começar a ferver, leve o fogo para médio e cozinhe a geléia por 15 minutos.
Passo 4. Em seguida, adicione ácido cítrico à geléia e adicione folhas de manjericão. Cozinhe a geléia por mais 15 minutos.
Etapa 5.Ao final do cozimento, a consistência da geléia ficará mais espessa e a cor ficará bonita e brilhante devido ao ácido cítrico.
Passo 6. Despeje a geléia de damasco e pêssego preparada em potes pré-esterilizados e feche hermeticamente com tampas fervidas.
Passo 7. Deixe os potes de geléia esfriarem completamente, depois de esfriar a sobremesa ficará mais espessa e a cor será âmbar. Transferimos a geléia para qualquer local fresco para armazenamento. Preparações deliciosas e de sucesso!