Os pratos de arroz são vários tipos de caçarolas doces e salgadas, risotos, pilaf e muitos outros que podem ser preparados de forma rápida e fácil para a mesa da família, complementados com carnes, frango, vegetais e frutos do mar. O arroz é acessível, farto e com poucas calorias, além de enfatizar o sabor dos ingredientes adicionais, por isso os pratos com ele são muito apreciados. A gama de receitas de pratos de arroz é muito ampla e você pode escolhê-las de acordo com seu gosto.
- Mingau de arroz com leite e abóbora
- Caçarola de arroz no forno
- Pudim de arroz clássico no forno
- Pilaf quebradiço com frango em uma frigideira
- Risoto com frango e cogumelos
- Arroz frito com frango e legumes
- Pilaf doce com passas e damascos secos
- Bolinhos de arroz japonês
- Risoto de arroz com frutos do mar
- Ouriços picados com arroz em uma frigideira
Mingau de arroz com leite e abóbora
O mingau de arroz com leite e abóbora tem um sabor especial, textura delicada e viscosa, por isso, principalmente no outono, é muito adequado para um farto café da manhã ou jantar, além de ser muito saudável. Existem muitas variações deste mingau e nesta receita preparamos da forma mais simples. Usamos qualquer arroz para o mingau, e sua cor vai depender da intensidade da cor da abóbora.
- arroz branco ¾ (copos)
- Leite de vaca 1.5 (copos)
- Abóbora 300 (gramas)
- Sal ½ (colheres de chá)
- Mel 4 (colheres de sopa)
- Manteiga 50 (gramas)
-
Imediatamente, de acordo com a receita e a quantidade de porções necessárias, meça todos os ingredientes do mingau.
-
Descasque um pedaço de abóbora, retire a casca e as sementes, corte em pedaços médios e ferva até ficar macio por 15 minutos em fogo baixo. Ferva a abóbora imediatamente em uma panela especial para mingaus. Purê de abóbora cozida de qualquer maneira.
-
Ao mesmo tempo, ferva o arroz até ficar macio. Não é necessário enxaguar bem antes de cozinhar para deixar o mingau mais viscoso.
-
Adicione o arroz cozido ao purê de abóbora.
-
Despeje o leite quente sobre esses ingredientes, acrescente um pouco de sal e mexa.
-
Cozinhe o mingau por 15 minutos desde o início da fervura e também em fogo baixo. A textura do mingau vai depender do tempo de cozimento.
-
Adicione um pedaço de manteiga e mel ao mingau cozido para doçura e maiores benefícios, mas pode ser substituído por açúcar.
-
Mexa novamente o mingau, tire uma amostra e ajuste o sabor. Em seguida, coloque o mingau de arroz com abóbora nos pratos e sirva quente. Bom apetite!
Caçarola de arroz no forno
A caçarola de arroz no forno é preparada tanto salgada com adição de carne ou vegetais, quanto doce, como sobremesa. Nesta receita preparamos de acordo com a segunda opção. Sua base será arroz cozido e o recheio serão claras de ovo batidas. A caçarola ficará bem macia, parecida com um pão de ló e saudável, pois é preparada sem adição de óleo. Vamos complementar o sabor desta sobremesa com passas.
Tempo de cozimento: 50 minutos.
Tempo de cozimento: 10 minutos.
Porções: 2.
Ingredientes:
- Arroz – 1 colher de sopa.
- Leite – 1 colher de sopa.
- Ovo – 5 unid.
- Água – 1 colher de sopa.
- Açúcar – 100 gr.
- Passas – 50 gr.
- Vanilina – 1 gr.
- Sal - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Ferva o arroz lavado até ficar macio em leite e água, adicionando sal, mas você pode usar o restante do mingau de arroz para o prato. Divida os ovos em gemas e claras.Coloque as gemas em uma tigela separada e triture com o açúcar até formar uma massa branca. Adicione o arroz resfriado às gemas, adicione as passas pré-embebidas e lavadas, a vanilina e misture tudo bem.
Passo 2. Em outra tigela com a batedeira, bata as claras em neve frias com uma pitada de sal até formar picos firmes.
Passo 3. Coloque um terço das claras batidas na mistura de arroz e misture delicadamente com uma espátula.
Passo 4. Em seguida, adicione as claras restantes e misture novamente rapidamente até formar uma massa arejada e líquida.
Passo 5. Unte uma assadeira com manteiga, polvilhe com pão ralado ou semolina e despeje a mistura misturada. Asse a caçarola no forno a 200 graus por 35 minutos. Esfrie um pouco a caçarola de arroz preparada, retire com cuidado da forma, decore com açúcar de confeiteiro e pode servir no café da manhã ou jantar. Bom apetite!
Pudim de arroz clássico no forno
O clássico arroz doce no forno é uma versão sobremesa de pratos chamados “pudim” e possui uma tecnologia especial de preparo. Antes de cozinhar, o arroz é frito na manteiga, o que “sela” o amido dentro dos grãos e o arroz não fica pegajoso. O arroz é então coberto com ovos batidos, o que confere à textura assada uma textura macia, fofa e semelhante a um suflê. A composição e proporção dos ingredientes da receita correspondem ao clássico arroz doce inglês. O arroz para pudim é consumido redondo, pois é mais rico em amido.
Tempo de cozimento: 1 hora e 20 minutos.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Leite – 1,7 colheres de sopa.
- Açúcar – 50 gr.
- Arroz redondo – 100 gr.
- Manteiga – 50 gr.
- Passas – 50 gr.
- Limão – ½ un.
- Ovo – 4 unid.
- Sal – 1 pitada.
Processo de cozimento:
Passo 1.Aqueça a manteiga em uma panela e frite o arroz lavado até obter uma crosta fina e brilhante. Despeje o leite sobre o arroz frito, acrescente sal e as raspas de meio limão e cozinhe em fogo baixo até ficar cozido. O arroz não absorverá o leite.
Passo 2. Divida os ovos frios em gemas e claras. Despeje as gemas em uma tigela para misturar o pudim, acrescente o açúcar e bata na batedeira até formar uma espuma.
Passo 3. Despeje as gemas batidas na mistura fervente de arroz e leite e mexa até fermentar, como o creme inglês. Em seguida, desligue o fogo.
Passo 4. Misture as passas lavadas com o suco de meio limão, acrescente à mistura preparada e misture novamente.
Passo 5. Em outra tigela, bata as claras até formar picos firmes, como se fosse um pão de ló. Adicione as claras batidas à mistura principal e misture rapidamente com uma espátula.
Passo 6. Ligue o forno a 170°C. Unte uma assadeira com óleo. Despeje a mistura misturada e leve ao forno o pudim por 1 hora.
Passo 7. O pudim vai crescer bem no forno, mas vai cair um pouco depois de assado, o que é normal.
Passo 8. O clássico arroz doce assado pode ser servido quente ou frio. Bolos deliciosos e de sucesso!
Pilaf quebradiço com frango em uma frigideira
A opção de cozinhar o pilaf na frigideira com frango, em comparação com a carne de porco ou cordeiro, é mais leve e dietética. Uma frigideira, ou melhor ainda, uma wok, é muito conveniente para preparar pequenas porções. A tecnologia e os ingredientes são os mesmos do pilaf normal: fritam-se carnes e vegetais, prepara-se o zirvak e acrescenta-se arroz, que incha na água quente e ganha sabor no final do cozimento.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Carne de frango (pernas) – 1 kg.
- Arroz de grão longo – 3,5 colheres de sopa.
- Cebola – 2 unid.
- Cenouras – 3 unid.
- Alho – 6 dentes.
- Sal – 1 colher de sopa.
- Água fervente – 2 colheres de sopa.
- Coentro - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Pimenta vermelha moída - a gosto
- Salsa - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare todos os ingredientes do pilaf de acordo com a receita. Divida o frango em pedaços pequenos. Descasque os legumes. Lave o arroz várias vezes com água fria e deixe de molho um pouco.
Passo 2: Aqueça óleo vegetal suficiente em uma wok para cobrir o fundo em 1cm.
Passo 3. Pique a cebola em cubinhos e frite até dourar.
Passo 4. Adicione pedaços de frango. Polvilhe-os com sal e temperos indicados na receita ou selecionados a gosto e misture. Tampe a panela e cozinhe o frango em fogo baixo por 20 minutos.
Passo 5. Pique as cenouras no ralador grosso, acrescente ao frango estufado, mexa e cozinhe o prato por mais 10 minutos.
Passo 6. Após este tempo, espalhe o arroz preparado em uma camada uniforme sobre o zirvak. Dissolva ½ colher de sopa em dois copos de água fervente. colheres de sal e com cuidado, para não atrapalhar as camadas do pilaf, despeje sobre o arroz. O nível da água deve estar 1-2 cm acima da camada de arroz. Cozinhe o pilaf em fogo alto e sem tampa até que a água ferva na superfície do arroz. Em seguida, coloque os dentes de alho descascados no pilaf.
Passo 7. Feche a panela com uma tampa e cozinhe o pilaf em fogo baixo por 30 minutos.
Passo 8. Se você enrolar a tampa em uma toalha limpa e ferver embaixo dela, o pilaf na frigideira ficará muito quebradiço.
Etapa 9Misture o pilaf esfarelado e o frango cozido em uma frigideira, pegue uma amostra, polvilhe com salsa picada e sirva no jantar. Bom apetite!
Risoto com frango e cogumelos
O risoto com frango e cogumelos, embora seja preparado apenas com arroz, difere do pilaf e do mingau de arroz justamente no modo de preparo. Legumes e frango com cogumelos e temperos são fritos em óleo, depois acrescenta-se arroz e frita-se um pouco. O caldo para esses ingredientes é servido em porções e à medida que é absorvido pelo arroz, o que torna sua textura macia e cremosa e com agradável sabor cremoso. O arroz é da variedade Arborio ou especial para risoto, e os cogumelos complementam bem o prato.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Arroz arbóreo – 250 gr.
- Filé de frango – 300 gr.
- Champignons frescos – 150 gr.
- Cebola – 1 unid.
- Manteiga – 50 gr.
- Caldo de galinha – 500 ml.
- Creme 10-20% – 150 ml.
- “Parmesão” – 80 gr.
- Açafrão – 1 pitada.
- Sal - a gosto.
- Azeite – 50ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Pique a cebola em cubinhos. Numa frigideira derreta a manteiga, acrescente o azeite e frite as rodelas de cebola nesta mistura até ficarem transparentes.
Passo 2. Lave o filé de frango, seque com um guardanapo, corte em pedaços médios, acrescente à cebola frita e cozinhe por 5 minutos.
Passo 3. Corte os champignon em rodelas, acrescente ao restante dos ingredientes e frite por mais 2-3 minutos até que o suco do cogumelo evapore.
Passo 4. Em seguida, despeje o arroz lavado na frigideira, mexa e frite por alguns minutos para que os grãos fiquem saturados de óleo. Em uma tigela separada, misture o caldo de galinha com o creme.Despeje duas conchas de caldo cremoso em uma frigideira, acrescente o açafrão e cozinhe o risoto em fogo baixo até que o arroz absorva a maior parte do caldo. Em seguida, despeje o caldo novamente 5-6 vezes. Este método de cozinhar arroz levará de 20 a 25 minutos.
Passo 5. Quando o arroz tiver absorvido todo o caldo cremoso, polvilhe o risoto com parmesão ralado fino, misture tudo bem até o queijo derreter e desligue o fogo. Salgue o prato no final do cozimento.
Passo 6. Coloque o risoto preparado com frango e cogumelos em pratos, acrescente as ervas picadas e sirva no jantar. Bom apetite!
Arroz frito com frango e legumes
Arroz frito com frango e vegetais é um prato saboroso e aromático da culinária do Leste Asiático e recentemente se tornou popular entre nós. O prato é fácil de preparar e os ingredientes estão prontamente disponíveis. O arroz é fervido até ficar macio, resfriado e depois frito em fogo alto com frango, vegetais, ovos e temperos, e seu sabor muda drasticamente. Nesta receita, o conjunto de vegetais será cenoura com cebola e ervilha congelada.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Arroz – 2 colheres de sopa.
- Filé de frango – 300 gr.
- Cebola – 1 unid.
- Alho – 2 dentes.
- Cenouras – 1 unid.
- Ervilhas congeladas – 100 gr.
- Ovo – 2 unid.
- Molho de soja – 50 ml.
- Sal - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem o arroz e ferva até ficar macio (20 minutos) em água e sal na proporção de 1:2. Esfrie o arroz cozido, pois este é um momento importante deste prato.
Passo 2. Lave o filé de frango, seque com um guardanapo, corte em pedaços pequenos e misture com sal e pimenta.
Etapa 3.Em uma frigideira funda, ou de preferência wok, aqueça bem o óleo vegetal e frite os pedaços de filé em fogo alto até dourar. Em seguida, transfira os pedaços para um prato.
Passo 4. Descasque a cebola e o alho e pique finamente.
Passo 5. Corte as cenouras em cubos pequenos. No mesmo óleo e em fogo alto, frite a cebola picada com a cenoura e as ervilhas congeladas. Frite por 3-4 minutos.
Passo 6. Em seguida, adicione o alho aos legumes e frite por mais um minuto.
Passo 7. Com uma espátula, espalhe os legumes fritos na borda da panela, liberando espaço em seu interior.
Passo 8. Bata bem os ovos em uma xícara e despeje em um espaço livre entre os legumes.
Passo 9. Os ovos fritarão rapidamente. Misture-os com vegetais e acrescente um pouco mais de óleo vegetal.
Passo 10. Em seguida, coloque o arroz frio na panela.
Passo 11. Em seguida, transfira os pedaços de filé de frango frito e despeje o molho de soja.
Passo 12. Misture bem esses ingredientes novamente e frite até o arroz dourar.
Passo 13. Coloque o arroz frito cozido com frango e legumes quentes em pratos, acrescente ervas frescas e sirva no jantar ou almoço. Bom apetite!
Pilaf doce com passas e damascos secos
Uma versão sobremesa do pilaf tradicional com carne pode ser o pilaf doce com passas e damascos secos, preparado apenas com arroz e frutas secas. O prato é brilhante, saboroso, saudável e pode ser uma refeição completa, principalmente para crianças, sendo mais fácil de preparar do que o pilaf de carne. Nesta receita fritamos frutas secas, pegamos arroz de grão longo e acrescentamos temperos a gosto.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Tempo de cozimento: 10 minutos.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Arroz de grão longo – 600 gr.
- Água – 750ml.
- Damascos secos – 1 colher de sopa.
- Passas – 1 colher de sopa.
- Ameixas – 1 colher de sopa.
- Temperos - a gosto.
- Sal – 1 colher de sopa.
- Azeite – 50ml.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem os frutos secos para o pilaf em água corrente, retire o excesso de umidade com um guardanapo e corte os damascos secos e as ameixas em tiras. Aqueça o azeite numa frigideira. Frite os frutos secos por pelo menos 5 minutos para que todos os pedaços fiquem saturados de óleo.
Passo 2. Para cozinhar o pilaf, pegue um caldeirão. Coloque nele o arroz bem lavado e acrescente a quantidade de água indicada na receita. Depois de ferver, cozinhe o arroz em fogo baixo por 15 minutos sem tampar o caldeirão.
Passo 3. No final do cozimento, adicione sal e qualquer tempero ao arroz, o açafrão é ótimo para pilaf doce.
Passo 4. Em seguida, coloque os damascos secos fritos com passas e ameixas secas em uma camada uniforme sobre o arroz. Cubra o caldeirão com uma tampa e cozinhe o pilaf em fogo baixo por mais 10 minutos.
Passo 5. Misture delicadamente o pilaf doce preparado com damascos secos, ameixas e passas, pegue uma amostra e sirva quente. Bom apetite!
Bolinhos de arroz japonês
Bolinhos de arroz japoneses ou onigiri são pequenos bolos feitos de arroz cozido com recheio dentro. Os produtos são fartos, práticos e porcionados, podendo levá-los para o lanche ou dar às crianças na escola, e são muito simples de preparar. Nesta receita preparamos onigiri com salmão e cream cheese, mas você pode embrulhar qualquer alimento no arroz, basta picá-lo bem fininho. Usamos arroz redondo ou arroz de sushi para que as bolinhas mantenham a forma.
Tempo de cozimento: 1 hora.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 7 peças.
Ingredientes:
- Arroz para culinária japonesa – 500 gr.
- Água – 2 colheres de sopa.
- Salmão levemente salgado – 200 gr.
- Requeijão cremoso – 200 gr.
- Lençóis elevadores – 1 pacote.
- Molho de soja - para servir.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare imediatamente, de acordo com a receita e a quantidade de porções necessárias, todos os ingredientes do onigiri. Enxágue bem o arroz várias vezes e ferva em dois copos de água em fogo baixo por 20 minutos.
Passo 2. Para o recheio, corte o salmão em cubinhos e misture bem com o cream cheese.
Passo 3. Resfrie o arroz fervido até aquecer. Prepare imediatamente um prato com água salgada para molhar as palmas das mãos.
Passo 4. Coloque cerca de 80 gramas de arroz cozido na palma da mão e faça um bolo grosso.
Passo 5. Coloque o recheio preparado no meio do pão achatado.Passo 6. Em seguida, enrole as pontas do pão achatado e forme uma bola bem apertada, mas os produtos podem ter qualquer formato, já que o arroz molda bem.
Passo 7. Prenda pedaços de folha de nori nas bolas e decore ao seu gosto. Os bolinhos de arroz onigiri japoneses estão prontos. Como o arroz é sem graça, sirva o molho de soja com o onigiri. Bom apetite!
Risoto de arroz com frutos do mar
Para preparar risoto de arroz de frutos do mar em casa, você não precisa de nenhum conhecimento culinário especial e os ingredientes estão prontamente disponíveis. Para o risoto é importante o arroz certo: o arroz Arbório, redondo ou risoto, que tem uma textura cremosa especial quando cozido. A tecnologia é a mesma do risoto normal: o arroz é frito no óleo e o caldo é adicionado em porções.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Porções: 2.
Ingredientes:
- Arroz redondo – 150 gr.
- Frutos do mar (coquetel de mar) – 300 gr.
- Cebola – 1 unid.
- Alho – 1 dente.
- Vinho branco seco – 100 gr.
- Azeite – 4 colheres de sopa.
- Água ou caldo de peixe – 300 ml.
- Sal - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1.Prepare imediatamente, de acordo com a receita e a quantidade de porções necessárias, todos os ingredientes do risoto.
Passo 2. Descasque a cebola e pique em cubinhos.
Passo 3. Descasque o dente de alho e amasse-o com as costas de uma faca.
Passo 4. Numa frigideira aqueça três colheres de azeite, frite a cebola picada e acrescente o alho no final para dar sabor.
Passo 5. Em seguida, adicione o arroz seco às cebolas fritas, não há necessidade de enxaguar para não tirar o amido.
Passo 6: Frite o arroz até que mude de cor e fique translúcido. Em seguida, despeje o vinho seco e misture tudo.
Passo 7. Após a evaporação do vinho, adicione o coquetel de frutos do mar ao arroz e mexa novamente.
Passo 8. Despeje o caldo de peixe nesses ingredientes em porções e aos poucos. Cozinhe o risoto por 20 minutos, mexendo sempre, em fogo baixo, e depois que o arroz absorver o caldo, despeje a próxima porção.
Passo 9. Perto do final do cozimento, acrescente sal e pimenta-do-reino a seu gosto, acrescente uma colher de azeite e mexa uma última vez.
Passo 10. Sirva o risoto de arroz preparado com frutos do mar quente. Bom apetite!
Ouriços picados com arroz em uma frigideira
Almôndegas com arroz, engraçadas chamadas de “ouriços”, serão um prato simples e saboroso para o jantar ou almoço, e os refogados com molho na frigideira, que são rápidos de fazer, combinam bem com a mesa das crianças. Nesta receita preparamos “ouriços” a partir de qualquer carne picada, enrolamos no arroz, como empanados. Adicionaremos apenas creme de leite e vegetais ao molho.
Tempo de cozimento: 40 minutos.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 8 unid.
Ingredientes:
- Carne picada – 500 gr.
- Ovo – 1 unid.
- Cebola – 1 unid.
- Cenouras – 1 unid.
- Creme de leite 20% – 300 gr.
- Arroz – ½ colher de sopa.
- Sal - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Farinha – 1 colher de sopa.
- Óleo vegetal – 20 ml.
- Água – 1,5 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare imediatamente todos os ingredientes do prato de acordo com a receita.
Passo 2. Escolha arroz de grão longo para ouriços (Basmati ou Jasmim) e despeje água fervente com 1 hora de antecedência para que cozinhe rapidamente no prato.
Passo 3. Pique a cebola descascada bem fininha ou triture no liquidificador.
Passo 4. Coloque a carne picada em uma tigela separada. Quebre um ovo, acrescente a cebola picada, acrescente sal e pimenta-do-reino e amasse a carne picada com as mãos até obter uma textura viscosa e homogênea.
Passo 5. Escorra o arroz embebido em uma peneira e transfira para uma tigela. Com as mãos molhadas, forme 8 bolas idênticas com a carne picada e enrole-as bem no arroz.
Passo 6. Para o molho, pique as cenouras descascadas em um ralador grosso.
Passo 7. Em uma tigela separada, misture a farinha com sal e pimenta-do-reino.
Passo 8. Despeje o creme de leite integral nesta mistura e misture tudo para que não fiquem grumos de farinha.
Passo 9. Em seguida, despeje água limpa no creme de leite e misture novamente. O molho ficará líquido, mas ficará espesso à medida que ferve.
Passo 10. Aqueça o óleo vegetal em uma frigideira funda e frite as cenouras raladas.
Passo 11. Coloque os ouriços formados em cima das cenouras, a uma curta distância um do outro.
Passo 12. Despeje-os com o molho de creme de leite preparado e cozinhe em fogo baixo sob uma tampa tampada por 20 minutos a partir do início da fervura do molho.
Passo 13. Durante o cozimento, o arroz fica saturado de líquido e adquire formato curvo e em forma de agulha.
Passo 14. Divida os ouriços picados com o arroz cozido na frigideira em porções, regue com o molho e sirva quente. Bom apetite!