Costela de cordeiro são pratos elaborados com carnes dietéticas de sabor único, preparadas em diferentes versões e de diferentes formas. As costelas podem ser assadas no forno, cozidas com legumes, transformadas em sopa, shish kebab e pilaf. Executando corretamente a tecnologia, de acordo com as receitas selecionadas, estes pratos irão deliciar-se com um sabor delicado e excelente aroma.
- Costelas de cordeiro assadas em papel alumínio
- Costelinha de borrego com batata no forno
- Costelinha de cordeiro assada na manga
- Costelinha de cordeiro com cebola na frigideira
- Pilaf com costela de cordeiro
- Sopa de costela de cordeiro
- Costelinha de cordeiro com legumes no caldeirão
- Shish kebab de costela de cordeiro na grelha
- Costelinha de cordeiro ao molho de soja
- Costelinha de cordeiro com mel no forno
Costelas de cordeiro assadas em papel alumínio
Costelas de cordeiro assadas em papel alumínio serão a opção mais fácil para preparar costelas, principalmente de cordeiro jovem ou cordeiro. A carne tenra não precisa ser marinada por muito tempo e as costelas assam rapidamente, e o papel alumínio as mantém suculentas. Nesta receita cozinhamos costela com molho de soja e ervas secas picantes.
- Costelas de cordeiro 7 (coisas)
- Sal 1 (colheres de chá)
- Pimenta preta da terra 1 (colheres de chá)
- Alecrim gosto
- Manjericão seco gosto
- Orégano gosto
- Tomilho gosto
- Molho de soja 3 (colheres de sopa)
-
Como preparar deliciosas costelas de cordeiro? Prepare, conforme a receita, costela de borrego e temperos, cujo conjunto pode ser alterado ao seu gosto.
-
Lave as costelas em água fria e corte com uma faca ao longo dos espaços intercostais.
-
Despeje o molho de soja em uma tigela, adicione sal, pimenta-do-reino e temperos selecionados. Em seguida, misture bem esses ingredientes.
-
É bom untar as costelas de todos os lados com esta marinada. Se possível, dê um tempo para as costelas marinarem, cobrindo-as com filme, mas você pode assá-las imediatamente.
-
Dobre o papel alumínio em várias camadas e coloque as costelas sobre ele, regando com o restante da marinada.
-
Ligue o forno a 200°C. Embrulhe bem as costelas em papel alumínio e leve ao forno por 25 minutos. Sirva as costelas de cordeiro cozidas quentes, complementadas com legumes frescos. Bom apetite!
Costelinha de borrego com batata no forno
Costelinha de borrego com batata no forno proporcionará um almoço ou jantar quente e farto, e o prato é preparado de forma simples e com um pequeno conjunto de ingredientes. Podem ser assados em assadeira, em manga ou papel alumínio e sempre ficarão deliciosos. Nesta receita, frite as costelas e as batatas e leve ao forno. Escolhemos cordeiro jovem para o prato para que não haja cheiro específico.
Tempo de cozimento: 1 hora e 45 minutos.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 2.
Ingredientes:
- Costelas de cordeiro – 600 gr.
- Batatas – 6 unid.
- Sal – 1 colher de chá.
- Ervilhas doces – 5 unid.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Folha de louro – 3 unid.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
Passo 1. Em primeiro lugar, prepare todos os ingredientes do prato de acordo com a receita.
Passo 2. Lave as costelas de cordeiro com água fria, seque um pouco com um guardanapo e corte em pedaços, osso por osso.
Passo 3. Descasque e enxágue as batatas. Corte em cubos médios.
Passo 4.Para preparar, pegue qualquer prato, frigideira, caldeirão ou caçarola de fundo grosso, aqueça algumas colheres de óleo vegetal, coloque as costelas enfileiradas e frite em fogo alto até dourar por todos os lados.
Passo 5. Em seguida, adicione as rodelas de batata às costelas, mexa e frite as batatas em fogo médio até dourar.
Passo 6. Polvilhe as costelas fritas com batatas com sal e pimenta preta e adicione uma folha de louro com ervilhas de pimenta da Jamaica.
Passo 7. Despeje água quente sobre esses ingredientes apenas até cobri-los e deixe ferver. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Asse as costelas de cordeiro no forno por 1-1,5 horas sem tampar o prato. Sirva o prato preparado quente. Bom apetite!
Costelinha de cordeiro assada na manga
Costelas de cordeiro assadas na manga são fáceis de preparar, embora exijam algum tempo de cozimento. O sabor desta carne tenra é complementado com marinada e especiarias, sendo que o alecrim e o alho são muito indicados para o borrego. Nesta receita, marinamos brevemente as costelas em creme de leite (maionese) com especiarias, o que torna até o cordeiro congelado macio e suculento.
Tempo de cozimento: 2 horas e 40 minutos.
Tempo de cozimento: 15 minutos.
Porções: 5.
Ingredientes:
- Costela de cordeiro – 1,5 kg.
- Alho – 6 dentes.
- Alecrim seco – 7 gr.
- Creme de leite/maionese – 100 gr.
- Sal - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare imediatamente, conforme a receita, todos os ingredientes do prato.
Passo 2. Lave a camada de costela de cordeiro com água fria e seque bem com um guardanapo. Em seguida, corte-o ao longo dos espaços intercostais em porções de 3 costelas cada.
Etapa 3.Coloque o creme de leite/maionese em uma tigela e adicione o alho picado, o alecrim seco e sal e pimenta a seu gosto.
Passo 4. Misture esses ingredientes com uma espátula de madeira até ficar homogêneo.
Passo 5. Em seguida, esfregue bem as costelas de todos os lados com a mistura preparada e deixe marinar por 40 minutos.
Passo 6. Após esse tempo, transfira as costelas para uma manga, cujas pontas ficam bem presas com clipes, e transfira para uma assadeira.
Passo 7. Pré-aqueça o forno a 220 graus e asse as costelas por 15 minutos. Em seguida, reduza o fogo para 160°C e continue assando por mais 1 hora e 15 minutos. 15 minutos antes do final do cozimento, corte cuidadosamente a parte superior da manga e abra-a para criar uma crosta dourada por cima.
Passo 8. Transfira as costelas de cordeiro assadas em manga no forno para um prato e decore como desejar.
Passo 9. Sirva as costelas assadas quentes, acrescentando legumes, acompanhamento e qualquer molho. Bom apetite!
Costelinha de cordeiro com cebola na frigideira
Costela de cordeiro com cebola na frigideira será uma iguaria de carne, de sabor não inferior ao kebab. Costelas de cordeiro jovens são selecionadas para fritar e são melhor resfriadas, para que fiquem suculentas. Esta receita não fornece um cálculo exato dos ingredientes, que são escolhidos de acordo com o gosto, mas normalmente são consumidos pelo menos 700 gramas para 1 kg de costela de cordeiro. cebola e meia colher de chá de temperos. Para fritar são necessários 150 gr. gordura da cauda ou a mesma quantidade de óleo vegetal.
Tempo de cozimento: 2 horas e 40 minutos.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Costela de cordeiro – 1kg.
- Cebola grande - a gosto.
- Zira - a gosto.
- Coentro - a gosto.
- Sal - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Cauda gorda/óleo vegetal – a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave bem as costelas de cordeiro em água corrente e seque com uma toalha.
Passo 2. Em seguida, corte-os em pedaços ao longo dos espaços intercostais.
Passo 3: Meça os temperos de acordo com seu gosto. Seu conjunto pode ser alterado ou complementado.
Passo 4. Coloque as costelas em uma tigela separada, polvilhe com sal e temperos, misture bem e deixe marinar um pouco.
Passo 5. Em uma frigideira funda de ferro fundido ou wok, derreta a gordura da cauda, retire os torresmos ou aqueça o óleo vegetal.
Passo 6. Frite as costelas em fogo alto até dourar por todos os lados.
Passo 7. Descasque a cebola e corte em rodelas. Despeje um pouco de água fria sobre as costelas fritas para diminuir o fogo, abaixe o fogo e acrescente todas as rodelas de cebola. Salgue um pouco a cebola.
Passo 8. Feche a panela com uma tampa e cozinhe as costelas por 1 hora.
Passo 9. Durante esse tempo, a cebola ficará macia e transparente. Misture delicadamente as costelas com a cebola e frite em fogo alto por alguns minutos.
Passo 10. Coloque as costelas de cordeiro com cebola cozida em uma frigideira em pratos porcionados e adicione um acompanhamento ou pão.
Passo 11. Sirva o prato quente. Bom apetite!
Pilaf com costela de cordeiro
O pilaf com costela de cordeiro é preparado com a mesma tecnologia do pilaf clássico com qualquer carne. As costelas são suculentas e macias por si só, e o pilaf baseado nelas não requer muito tempo. Nesta receita cozinhamos o pilaf em uma frigideira funda e adicionamos cominho, bérberis e alho como temperos. É melhor cozinhar com gordura da cauda, mas você também pode usar óleo vegetal.
Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 15 minutos.
Porções: 6.
Ingredientes:
- Costelas de cordeiro – 600 gr.
- Arroz – 500 gr.
- Cenouras – 500 gr.
- Cebola – 1 unid.
- Alho – 2 cabeças.
- Pimenta – 1 vagem.
- Gordura da cauda – 200 gr.
- Zira – 1 colher de chá.
- Bérberis – 1 colher de chá.
- Sal - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare imediatamente todos os ingredientes para o pilaf. Lave as costelas de cordeiro e corte-as em pedaços pequenos ao longo do osso. Descasque os legumes, enxágue e corte em tiras finas. Corte a gordura da cauda em pedaços, derreta em uma frigideira funda de ferro fundido ou caldeirão e retire os torresmos.
Passo 2. Em fogo alto, frite a cebola picada na gordura até dourar.
Passo 3. Adicione as cenouras picadas às cebolas e frite levemente.
Passo 4. Em seguida, adicione costelas de cordeiro a esses vegetais, frite por 15 minutos, reduza o fogo para médio e adicione bérberis e cominho. Despeje água quente sobre esses ingredientes 1,5-2 cm acima deles, adicione sal e pimenta a seu gosto e cozinhe as costelas por 30 minutos sem tampar o prato. Durante esse tempo, o caldo irá ferver.
Passo 5. Lave o arroz para pilaf várias vezes com água fria.
Passo 6. Coloque em uma camada uniforme sobre as costelas com legumes, despeje com cuidado água quente 2 cm acima desta camada, coloque 2 cabeças de alho meio descascadas e cozinhe o pilaf em fogo baixo, tampado, por 20 minutos, até o arroz está cozido. Em seguida, misture cuidadosamente o pilaf. Cubra os pratos com uma toalha por 20-30 minutos, o que deixará o arroz quebradiço. Sirva o pilaf preparado com costela de cordeiro quente. Bom apetite!
Sopa de costela de cordeiro
Costelas de cordeiro podem ser uma boa base para sopa, porque cozinham mais rápido do que outros tipos de carne e o caldo fica rico.As opções de sopas de costela são muitas, dependendo da composição dos ingredientes e da tecnologia, e possuem nomes próprios: “shurpa, shulyum, kharcho, sorpa, bozbash e outros”. Nesta receita preparamos uma sopa simples de costela de cordeiro com batata, macarrão e legumes fritos.
Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos.
Tempo de cozimento: 15 minutos.
Porções: 8.
Ingredientes:
- Costela de cordeiro – 1,5 kg.
- Batatas – 5 unid.
- Cenouras – 1 unid.
- Cebola – 1 unid.
- Pimentão – 1 unid.
- Aletria – 3 colheres de sopa.
- Sal - a gosto.
- Verdes - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
Passo 1. Em primeiro lugar, prepare todos os ingredientes da sopa de acordo com a receita. Lave as costelas e corte-as em pedaços, osso por osso. Descasque e enxágue os vegetais.
Passo 2. Coloque as costelas em uma panela de sopa, acrescente água para o número de porções, acrescente sal e cozinhe por uma hora.
Passo 3. Corte as batatas descascadas em cubos.
Passo 4. Corte a cebola, a cenoura e o pimentão em cubinhos e frite em óleo bem quente até dourar.
Passo 5. Lave as verduras e pique finamente.
Passo 6. Adicione as batatas fatiadas ao caldo com as costelas cozidas, cozinhe por 10 minutos e depois adicione a aletria. Cozinhe a sopa com adição de aletria por mais 5 minutos.
Passo 7. Em seguida, adicione à sopa os legumes fritos com ervas picadas, mexa e desligue o fogo após ferver.
Passo 8. Deixe a sopa de costela de cordeiro preparada em infusão por meia hora, depois despeje em tigelas de sopa e sirva quente. Bom apetite!
Costelinha de cordeiro com legumes no caldeirão
Costelas de cordeiro com legumes no caldeirão podem ser preparadas de forma rápida e fácil tanto para a família quanto para as mesas festivas.Costela vai bem com qualquer vegetal e nesta receita usamos batata, cebola, cenoura e pimentão. Pique os legumes grosseiramente. Frite primeiro todos os ingredientes e depois cozinhe com a adição de temperos ao seu gosto pessoal. Você pode cozinhar um prato em um caldeirão em casa, no fogão ou em fogo aberto ao ar livre.
Tempo de cozimento: 1 hora e 40 minutos.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 5.
Ingredientes:
- Costelas de cordeiro – 0,5 kg.
- Batatas – 1kg.
- Cenouras – 1 unid.
- Cebola grande – 1 unid.
- Pimentão – 1 unid.
- Sal - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Verdes - a gosto.
- Temperos - a gosto.
- Óleo vegetal - para fritar.
Processo de cozimento:
Passo 1. Lave as costelas de cordeiro em água corrente, seque bem com um guardanapo e corte em porções ao longo do osso. Aqueça bem o óleo vegetal em um caldeirão e frite as costelas em fogo alto até dourar por todos os lados.
Passo 2. Descasque e enxágue os legumes. Corte a cebola em meias argolas grossas, coloque num caldeirão com as costelas e frite alguns minutos.
Passo 3. Corte as batatas descascadas em pedaços grandes, coloque-as num caldeirão e, mexendo com uma espátula, frite por 5 a 10 minutos e também em fogo alto.
Passo 4. Corte as cenouras descascadas e os pimentões em tiras ou pedaços grandes e coloque no caldeirão com os ingredientes fritos. Despeje água quente sobre as costelas com legumes, acrescente sal, pimenta-do-reino e temperos selecionados a seu gosto. Determine a quantidade de água a seu critério.
Passo 5. Cubra o caldeirão com uma tampa e cozinhe tudo em fogo baixo por 40-50 minutos até que a carne e as batatas estejam cozidas.
Passo 6. Coloque nos pratos as costelas de cordeiro com legumes cozidos no caldeirão.Polvilhe o prato com ervas picadas e sirva imediatamente. Bom apetite!
Shish kebab de costela de cordeiro na grelha
Uma boa opção para preparar costela de cordeiro é fazer um churrasco na grelha. Para um delicioso churrasco, são selecionadas costelas que possuem mais camada muscular do que gordura. São utilizadas diferentes marinadas (soja, mostarda, cebola, tomate e outras), pois também determinam o sabor do kebab acabado. Nesta receita marinamos as costelas em uma marinada simples de limão com alguns temperos.
Tempo de cozimento: 6 horas e 20 minutos.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 4.
Ingredientes:
- Costela de cordeiro – 1kg.
- Limão – 1 unid.
- Óleo vegetal – 50 ml.
- Coentro – ½ colher de chá.
- Sal - a gosto.
- Pimenta preta moída - a gosto.
- Verdes - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Enxágue o limão, esprema o suco de qualquer forma e despeje em uma tigela.
Passo 2. Lave as costelas de cordeiro com água morna, seque com um guardanapo, pique e corte em porções. Transfira-os para uma tigela para marinar.
Passo 3. Lave as verduras (salsa, endro ou coentro) e pique grosseiramente.
Passo 4. Despeje o óleo vegetal no suco de limão, acrescente as ervas e adicione sal, pimenta-do-reino e coentro. Misture bem esses ingredientes.
Passo 5. Despeje a marinada de limão preparada sobre as costelas e misture tudo bem, cubra o prato com um guardanapo e leve à geladeira para marinar por pelo menos 5 horas.
Passo 6. Após este tempo, coloque cuidadosamente as costelas marinadas em espetos e leve ao forno na grelha por 1 hora até ficar cozido. Sirva o kebab de costela de cordeiro cozido quente e coberto com legumes frescos. Bom apetite!
Costelinha de cordeiro ao molho de soja
Antes de qualquer método de cozimento, as costelas de cordeiro são marinadas em várias marinadas, e uma delas pode ser o molho de soja. Este molho suaviza bem as fibras da carne, tornando-a suculenta e macia. Nesta receita vamos adicionar molho de soja com coentro, wasabi, páprica e vinagre, e o tempo de marinada será de 1 dia. Cozinhamos as costelas em uma frigideira e elas ficarão com gosto de kebab.
Tempo de cozimento: 2 horas.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 3.
Ingredientes:
- Costelas de cordeiro – 0,5 kg.
- Páprica – 1 colher de chá.
- Coentro – 1 colher de chá.
- Molho de soja – 1 colher de sopa.
- Vinagre 9% – 1 colher de sopa.
- Óleo vegetal – 1 colher de sopa.
- Wasabi – 1 colher de chá.
- Verdes - a gosto.
Processo de cozimento:
Passo 1. Despeje o molho de soja e o óleo vegetal em uma tigela separada, adicione o wasabi e o coentro e a páprica. Misture bem esses ingredientes.
Passo 2: Prepare as costelas de cordeiro. Lave-os, seque-os com um guardanapo, corte-os osso por osso em porções e coloque-os numa tigela para marinar. Em seguida, cubra bem as costelas por todos os lados com o molho preparado.
Passo 3. Cubra os pratos com filme e coloque-os na geladeira por um dia para marinar.
Passo 4. No dia seguinte você pode cozinhar as costelas. Aqueça o óleo vegetal em uma frigideira e frite as costelas em fogo alto até dourar dos dois lados. Despeje a marinada na frigideira, adicione um pouco de água quente e cozinhe em fogo baixo com tampa tampada por uma hora até ficar pronto. Adicione água periodicamente para evitar que ferva completamente.
Passo 5. Coloque as costelas de cordeiro cozidas no molho de soja em pratos, acrescente um acompanhamento de batatas, polvilhe com ervas e sirva quente. Bom apetite!
Costelinha de cordeiro com mel no forno
Costelinha de borrego com mel no forno será um excelente prato tanto para um jantar em família como para uma mesa festiva. A marinada com adição de mel e um conjunto de especiarias confere às costelas um sabor rico e um aroma especial, sendo o sabor específico da carne de borrego completamente neutralizado. Nesta receita assamos as costelas em uma assadeira no forno, mas você também pode assá-las em fogo aberto.
Tempo de cozimento: 3 horas.
Tempo de cozimento: 20 minutos.
Porções: 5.
Ingredientes:
- Costela de cordeiro – 1kg.
- Mel – 1 colher de sopa.
- Azeite/azeite vegetal – 60 ml.
- Suco de limão – 2 colheres de sopa.
- Raspas de limão – 1 unid.
- Alho – 3 dentes.
- Pasta de tomate – 1,5 colheres de sopa.
- Alecrim seco – 1 colher de chá.
- Tomilho seco – 0,5 colher de chá.
- Hortelã seca – 1 colher de chá.
- Páprica – 1 colher de chá.
- Salsa seca – 1 colher de chá.
- Pimenta - a gosto.
- Sal - a gosto.
- Gergelim - para servir.
Processo de cozimento:
Passo 1. Prepare imediatamente, conforme a receita, todos os ingredientes do prato.
Passo 2. Enxágue bem o limão e retire as raspas com um ralador fino. Pique os dentes de alho descascados usando qualquer método.
Passo 3. Coloque as raspas de alho picadas, o mel, a pasta de tomate em uma tigela, despeje o suco de limão com o azeite e acrescente a quantidade de temperos secos indicada na receita.
Passo 4. Misture bem esses ingredientes e deixe em infusão por 10 minutos.
Passo 5. Lave as costelas de cordeiro e corte em pedaços de 2-3 costelas.
Passo 6. Coloque os pedaços de costela em um saco plástico grosso e despeje a marinada preparada sobre eles. Em seguida, amarre o saco e misture bem as costelas com a marinada com as mãos. Coloque o saco na geladeira por pelo menos 1 hora para marinar as costelas.
Passo 7. Após esse tempo, adicione sal às costelas a seu gosto, mexa novamente e deixe aquecer um pouco em temperatura ambiente por meia hora.
Etapa 8As costelas estão prontas para assar na churrasqueira ou na grelha.
Passo 9. Mas nós os assamos no forno. Cubra uma assadeira com papel e coloque as costelas marinadas em uma fileira. Ligue o forno a 170°C e asse as costelas por 40 minutos.
Passo 10. Em seguida, aumente o fogo para 210 graus e continue assando por mais 10-15 minutos até que as costelas fiquem douradas e crocantes.
Passo 11. Coloque em um prato as costelas de cordeiro assadas no forno com mel, polvilhe com sementes de gergelim, acrescente os vegetais frescos e sirva quente. Bom apetite!