A receita do adjika clássico teve origem na Abkhazia. Distingue-se pela sua nitidez e sabor invulgar, apreciado pelas donas de casa da cozinha do Leste Europeu. Agora o adjika é preparado de diversas formas, complementando e mudando a receita tradicional: com pimentão verde, tomate e até maçã.
- Receita clássica de adjika de tomate e alho
- Adjika clássico sem cozinhar em casa
- Adjika Abkhaz seco - uma receita real
- Adjika picante de tomate e pimentão
- Como preparar adequadamente o adjika verde picante?
- Uma receita simples e muito saborosa de adjika caseira com raiz-forte
- Adjika com nozes em casa
- Como preparar adjika com maçãs em potes para o inverno?
Receita clássica de adjika de tomate e alho
Convidamos você a preparar um excelente lanche picante, de aroma aromático e sabor picante. Adjika é perfeito como complemento às invenções culinárias de peixe e carne.
- Tomate 2 (quilogramas)
- Pimenta búlgara 1 (quilogramas)
- Óleo de girassol 130 (mililitros)
- Sal 1 (colheres de sopa)
- Alho 1 (coisas)
- Pimenta 2 (coisas)
- Vinagre de mesa 9% 130 (mililitros)
- Açúcar granulado 130 (gramas)
-
Como preparar o adjika segundo a receita clássica para o inverno? Lavamos a quantidade necessária de tomates, pimentões e pimentões em água morna. Para não esperar muito que a umidade escoe, embebemos com uma toalha.Com uma faca afiada, corte todas as partes desnecessárias dos vegetais: o miolo e as “caudas” do pimentão, os talos e os locais onde ficam presos aos tomates. Corte os pimentões e os tomates em pedaços e coloque-os num moedor de carne. Moa até formar polpa.
-
Para cozinhar adjika, escolha uma panela de melhor qualidade com fundo grosso e coloque os vegetais picados nela. Coloque o recipiente no queimador. Cozinhe a mistura em fogo baixo.
-
Após 40 minutos, coloque na panela os ingredientes a granel e líquidos: açúcar, sal, vinagre e óleo. Misture tudo e cozinhe com tampa fechada por 5 minutos.
-
Retire a casca da cabeça do alho. Pique o alho pelo método mais adequado: com uma faca ou com um picador de alho. Adicione aos legumes na panela e mexa. Deixe por 5 minutos.
-
Selecionamos bancos adequados. Nós os limpamos com refrigerante e enxáguamos bem. Então esterilizamos. Distribuímos o adjika aromático quente em potes, que cobrimos com tampas. Guardamos o recipiente com o lanche de cabeça para baixo, embrulhado, por alguns dias.
Bom apetite!
Adjika clássico sem cozinhar em casa
Para preparar o adjika, é preciso escolher tomates mais suculentos e densos, talvez até um pouco maduros demais. Um pré-requisito para o preparo do prato é a adição de alho e pimenta.
Tempo de cozimento – 3 horas e 45 minutos.
Tempo de cozimento – 40 minutos.
Número de porções – 2.
Ingredientes:
- Tomate – 1kg.
- Pimentão doce – 300 gr.
- Pimenta vermelha picante – 60 gr.
- Alho – 1 cabeça.
- Vinagre de maçã – 60 gr.
- Açúcar – 100 gr.
- Sal – 2-3 colheres de chá.
Processo de cozimento:
1. Lave a quantidade necessária de tomates em água corrente. Para retirar a casca, é necessário despejar água fervente sobre os tomates. Para fazer isso, coloque água na chaleira e deixe ferver, e transfira os tomates para uma panela grande.Despeje água fervente sobre os tomates. Depois de alguns minutos, despeje a água quente na pia e encha os tomates com água fria por 2 a 3 minutos. Retire a pele e corte a parte superior dos tomates.
2. Agora vamos tratar da pimenta e do alho. Lavamos a pimenta com água fria e cortamos todas as partes desnecessárias - o miolo e as “caudas”. Corte a pimenta em tiras no sentido do comprimento, descasque o alho e pique em rodelas.
3. Lave a pimenta e corte apenas a parte superior com a “cauda”. Passamos todos os ingredientes por um moedor de carne.
4. Despeje sal e açúcar em uma tigela com legumes picados. Despeje o vinagre e misture os ingredientes. Deixe o aperitivo fermentar por cerca de três horas para que o sal e o açúcar se dissolvam.
5. Para enrolar o adjika, é necessário selecionar potes inteiros, limpá-los e enxaguá-los e depois deixá-los no forno para esterilização. Após 3 horas, coloque o adjika em potes e enrole os recipientes.
Bom apetite!
Adjika Abkhaz seco - uma receita real
Para que o adjika fique exatamente como a culinária da Abkhaz é famosa, é necessário seguir rigorosamente todas as regras e proporções. O resultado é um tempero muito saboroso para churrasco ou sopa.
Tempo de cozimento – 15 minutos.
Tempo de cozimento – 15 minutos.
Número de porções – 1.
Ingredientes:
- Pimenta vermelha picante moída – 1,5 colheres de sopa.
- Páprica – 70 gr.
- Khmeli-suneli – 2 colheres de sopa. eu.
- Coentro moído – 4 colheres de sopa.
- Sementes de endro secas – 1 pitada.
- Sal – 2 colheres de chá.
- Vinho tinto – 3 colheres de sopa.
Processo de cozimento:
1. Despeje a pimenta vermelha picante em uma tigela pequena e funda. Em seguida, enviamos sementes de endro e páprica. Misture os ingredientes secos.
2. Adicione coentro moído, sal e lúpulo suneli. Misture novamente os ingredientes (é importante não misturar todos os temperos secos de uma vez, mas aos poucos).
3.Agora o adjika deve ser cuidadosamente colocado em um recipiente de armazenamento e coberto com uma tampa.
4. Para diluir o adjika, você precisa adicionar um pouco de água limpa morna ou vinho tinto. Certificamo-nos de que o adjika não fica muito líquido.
. Misture levemente os produtos e use o adjika para o fim a que se destina: cubra a carne antes de levar ao forno, adicione à sopa ou ao borscht, espalhe sobre uma fatia de pão para o lanche.
Bom apetite!
Adjika picante de tomate e pimentão
Segundo esta receita, o adjika é ligeiramente azedo, ligeiramente picante, muito saboroso e aromático. Este lanche é utilizado como prato independente ou como lanche com pão. Adjika também é bom para temperar carne.
Tempo de cozimento – 1 hora.
Tempo de cozimento – 50 minutos.
Número de porções – 4-5.
Ingredientes:
- Tomates – 5kg.
- Pimenta verde picante – 10 unid.
- Alho – 1 cabeça.
- Óleo de girassol – 100 ml.
- Vinagre 70% – 1,5 colheres de sopa.
- Sal – 1,5 colheres de sopa.
- Açúcar – 1 colher de sopa.
Processo de cozimento:
1. Despeje os tomates e os pimentões na pia. Lavamos-los individualmente com água fria. Deixe secar um pouco os ingredientes. Pegue uma cabeça de alho e retire a casca. Corte os tomates secos em duas partes. Se os tomates forem grandes, você pode dividi-los em quatro fatias com uma faca. Cortamos os pontos de fixação dos talos. Coloque os tomates no liquidificador e triture até ficar um purê.
2. Despeje a massa de tomate em uma panela, que colocamos no fogo. Ligue o fogão. Depois que o purê ferver, cozinhe por mais 10 minutos. Temos tempo para picar finamente o alho, que é o que fazemos.
3. Após 10 minutos, coloque o alho picado na panela com o purê. Misture delicadamente a massa. Corte a pimenta em rodelas de espessura média.Começamos a fazer isso de cima. Jogamos fora o talo.
4. Deite sal no adjika, coloque azeite e vinagre, coloque pimenta picada na panela, leve o conteúdo para ferver e desligue imediatamente o fogão. Misture a massa.
5. Preparamos potes e tampas com antecedência para enrolar o adjika. Limpamos com refrigerante, enxaguamos e esterilizamos. Despeje a mistura quente em potes e feche. Guardamos os potes de cabeça para baixo por cerca de dois dias, envolvendo-os em um cobertor quente. Quando o adjika esfriar, transfira os potes para a despensa.
Bom apetite!
Como preparar adequadamente o adjika verde picante?
Para enrolar o adjika, o melhor é escolher um recipiente pequeno, pois o aperitivo fica bem picante - não se come em grandes quantidades. Adjika acompanha bem qualquer tipo de carne, obras-primas de peixe e caçarolas de vegetais.
Tempo de cozimento – 2 horas e 30 minutos.
Tempo de cozimento – 1 hora.
Número de porções – 1-2.
Ingredientes:
- Pimenta verde – 500 gr.
- Alho – 1 cabeça.
- Açúcar – 1 colher de sopa.
- Sal – 1 colher de sopa.
- Vinagre de mesa 9% – 80 ml.
- Khmeli-suneli – 1 colher de chá.
- Coentro moído – 1 colher de chá.
Processo de cozimento:
1. Para começar a preparar o adjika, primeiro você deve preparar todos os ingredientes que compõem o prato. Vamos começar com alho. Remova as cascas e películas dos cravos.
2. Selecionamos as vagens de pimenta mais fortes e da mais alta qualidade. Colocamos-os em uma peneira e limpamos completamente a sujeira em água corrente. Em seguida, coloque os pimentões verdes em toalhas de papel previamente dispostas sobre a mesa de trabalho.
3. Como a pimenta está muito quente, é melhor usar luvas antes de começar a cortá-la. Primeiro, retire o pedúnculo e depois corte a vagem em pedaços. Coloque uma tigela sob o gargalo do moedor de carne e inicie o processo de moagem da pimenta.Fazemos o mesmo com o alho. Adicione sal, açúcar, coentro, lúpulo suneli e vinagre. Misture os ingredientes. Deixe a mistura por algumas horas.
4. Enquanto o adjika é infundido, há tempo para preparar os potes para costurar. Limpamos o recipiente com refrigerante, depois deitamos sobre uma esponja de lavar louça, enxáguamos bem e esterilizamos. Deixe os potes com tampa secarem um pouco.
5. Coloque o adjika em potes, que imediatamente tapamos com as tampas e enroscamos. Colocamos os potes na geladeira para armazenamento.
Bom apetite!
Uma receita simples e muito saborosa de adjika caseira com raiz-forte
Preparar este adjika é bastante simples. O resultado é um aperitivo delicioso e saboroso para qualquer prato principal. Na maioria das vezes, o adjika com raiz-forte é preparado com tomate e alho, crus e cozidos.
Tempo de cozimento – 1 hora.
Tempo de cozimento – 55 minutos.
Número de porções – 4-5.
Ingredientes:
- Raiz de raiz-forte – 55 gr.
- Sal – 90 gr.
- Tomate – 5kg.
- Pimenta – 2 unid.
- Pimentão doce – 720 gr.
- Alho – 4 dentes.
Processo de cozimento:
1. Primeiro precisamos pegar uma cabeça de alho e separar quatro dentes dela. Retire as cascas dos dentes de alho. Corte o alho em pedaços pequenos.
2. Lave os pimentões e os pimentões, os tomates e a raiz de raiz-forte. Quando os ingredientes estiverem secos, retire o excesso dos dois tipos de pimentão e corte-os em pedaços médios.
3. Agora corte a camada superior da raiz de raiz-forte e corte os tomates em rodelas. Removemos os talos e seus pontos de fixação. Coloque os ingredientes no liquidificador e triture até formar uma pasta grossa.
4. Transfira a massa para um recipiente separado e coloque sal nele. Misture adjika. Agora você precisa limpar e enxaguar o recipiente do lanche.
5.Terminada esta etapa, esterilizamos os potes e deixamos esfriar, depois distribuímos o adjika em recipientes. Cubra os potes com as tampas e guarde na geladeira.
Bom apetite!
Adjika com nozes em casa
Muitas donas de casa simplesmente adoram a receita, por isso muitas vezes a cozinham em diversas variações. Adjika revela-se aromático, com sabor inusitado e expressivo. O aperitivo é sempre servido à mesa acompanhado de acompanhamento, não é adequado para servir como prato independente - é muito picante.
Tempo de cozimento – 3 dias. 1 hora e 5 minutos
Tempo de cozimento – 50 minutos.
Número de porções – 2.
Ingredientes:
- Pimenta – 500 gr.
- Noz – 100 gr.
- Sal – 3 colheres de sopa.
- Verdes – 400 gr.
- Sementes de coentro – 1 colher de sopa.
- Alho – 100 gr.
Processo de cozimento:
1. No processo de preparação do adjika, trataremos da pimenta. Por esse motivo, você deve usar luvas nas mãos ao manusear os frutos. Coloque a frigideira no fogo e aqueça em fogo baixo. Em seguida, despeje as nozes no recipiente e seque-as. Remova o excesso de casca.
2. Selecione dentes de alho maiores e retire-lhes a casca. Lave as pimentas em uma peneira em água corrente. Você pode limpar com uma toalha de papel e iniciar o processamento. Não retiramos as sementes da pimenta, apenas o talo. Corte a pimenta em pedaços.
3. Instale um moedor de carne e passe por ele coentro, alho, pimenta e nozes. Escorra o excesso de suco que saiu da pimenta na pia. Moa novamente a polpa em um moedor de carne para que a massa fique mais homogênea.
4. Pegue as verduras e lave-as. Esperamos até secar e picamos finamente. Adicione as migalhas verdes ao adjika junto com o sal.Mexa e deixe fermentar por cerca de três dias.
5. Limpe e enxágue os potes inteiros para que não fique refrigerante nas paredes internas. Esterilize recipientes limpos. Após três dias, coloque o adjika em potes e cubra-os com tampas. Guarde na geladeira.
Bom apetite!
Como preparar adjika com maçãs em potes para o inverno?
As maçãs desempenham um dos papéis principais nesta receita. Para o adjika, o melhor é escolher frutas mais densas e com acidez. Outra dica útil: você não precisa cortar a casca das maçãs, mas será melhor se o fizer.
Tempo de cozimento – 3 horas e 30 minutos.
Tempo de cozimento – 50 minutos.
Número de porções – 1-2.
Ingredientes:
- Maçã – 5 unid.
- Tomate – 2,5kg.
- Cenouras – 2 unid.
- Pimenta – 100 gr.
- Alho – 150 gr.
- Pimentão doce – 3-4 unid.
- Sal – 1 colher de sopa.
Processo de cozimento:
1. Para preparar um adjika saboroso e aromático, precisamos limpar e moer os ingredientes. Primeiro, lave todos os produtos, exceto sal e alho. Apare a casca da maçã e corte cada fruta para poder retirar o miolo.
2. Descasque a camada superior das cenouras com uma faca afiada. Em seguida, enxaguamos abundantemente com água, eliminando a sujeira restante, e procedemos ao processamento dos demais ingredientes.
3. Corte o pimentão ao meio e retire as sementes de cada uma junto com os filmes. Corte a pimenta em pedaços pequenos. Fazemos o mesmo com os tomates: cortamos o talo e picamos.
4. Rale as maçãs e as cenouras, triture os pimentões e os tomates no liquidificador. Coloque os ingredientes picados em uma panela. Em fogo médio, leve os legumes e as maçãs para ferver. Deixe a mistura esfriar em temperatura ambiente. Repetimos o procedimento 3 vezes.Quando o aperitivo ferver pela quarta e última vez, deixe ferver no fogo por mais 30 minutos.
5. Entre o cozimento e o resfriamento da massa, prepare pimenta e alho, que também adicionaremos ao adjika. Retire o caule e as sementes da pimenta. Descasque o alho. Passe a pimenta e o alho por um moedor de carne. Coloque a mistura em uma panela e adicione sal. Cozinhe por 30 minutos.
6. Em meia hora teremos tempo de preparar os potes. Primeiro limpamos e enxaguamos e depois esterilizamos. Quando o adjika estiver completamente pronto, distribua-o em potes e enrole-o. Primeiro, deixe esfriar sob um cobertor quente por alguns dias e depois transfira-o para um local fresco para armazenamento.
Bom apetite!