Damascos para o inverno

Damascos para o inverno

Os damascos para o inverno são uma ótima maneira de preparar frutas suculentas e aromáticas por muito tempo. O damasco se distingue pelo sabor incrível de sua polpa brilhante e aromática e alto teor de beta-caroteno, importante para a visão normal. As nuances do preparo do damasco estão indicadas na seleção das melhores receitas que lhe são oferecidas.

Geléia grossa de damasco sem caroço para o inverno

Para os amantes da geléia grossa de damasco sem caroço, esta opção é oferecida: metades de damasco são infundidas duas vezes por 12 horas em calda de açúcar e depois fervidas por uma hora. A proporção de fruta sem caroço e açúcar é de 1:1.

Damascos para o inverno

Ingredientes
+1 (litros)
  • Damasco 1 kg (sem sementes)
  • Açúcar granulado 1 (quilogramas)
  • Água 1.5 (copos)
Passos
1 dia
  1. Como preparar um saboroso e simples preparo de damasco para o inverno? Separe os frutos, retirando os danificados, enxágue em água corrente, corte ao meio com uma faca afiada e retire as sementes.
    Como preparar um saboroso e simples preparo de damasco para o inverno? Separe os frutos, retirando os danificados, enxágue em água corrente, corte ao meio com uma faca afiada e retire as sementes.
  2. Despeje 1,5 xícaras de água limpa em um recipiente especial para fazer geléia e dissolva nele a quantidade necessária de açúcar.
    Despeje 1,5 xícaras de água limpa em um recipiente especial para fazer geléia e dissolva nele a quantidade necessária de açúcar.
  3. Ferva a calda em fogo baixo e mexendo sempre por 5 minutos.
    Ferva a calda em fogo baixo e mexendo sempre por 5 minutos.
  4. Coloque as metades do damasco na calda quente e mergulhe-as completamente com uma espátula. Deixe os damascos em infusão na calda por 12 horas.
    Coloque as metades do damasco na calda quente e mergulhe-as completamente com uma espátula. Deixe os damascos em infusão na calda por 12 horas.
  5. Após esse tempo, escorra completamente a calda, leve para ferver, despeje sobre os damascos e deixe por mais 12 horas.
    Após esse tempo, escorra completamente a calda, leve para ferver, despeje sobre os damascos e deixe por mais 12 horas.
  6. Escorra a calda uma segunda vez, deixe ferver e despeje novamente sobre os damascos.
    Escorra a calda uma segunda vez, deixe ferver e despeje novamente sobre os damascos.
  7. Em fogo médio, leve a geléia para ferver, retire a espuma e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por uma hora. Durante esse tempo, a calda ficará espessa e adquirirá uma bela cor dourada.
    Em fogo médio, leve a geléia para ferver, retire a espuma e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por uma hora. Durante esse tempo, a calda ficará espessa e adquirirá uma bela cor dourada.
  8. Despeje a geléia de damasco grossa e sem caroço preparada em um frasco estéril, feche bem, deixe esfriar de cabeça para baixo e transfira para um local para guardar conservas caseiras. Boa sorte e deliciosos preparativos!
    Despeje a geléia de damasco grossa e sem caroço preparada em um frasco estéril, feche bem, deixe esfriar de cabeça para baixo e transfira para um local para guardar conservas caseiras. Boa sorte e deliciosos preparativos!

Compota de damasco para o inverno em pote de 3 litros

O mais conveniente é preparar compota de damasco para o inverno, principalmente para uma família numerosa, em potes de 3 litros. A tecnologia não difere das tradicionais compotas de frutas e frutos silvestres. Pegue 600 gramas de damascos com caroço por pote e acrescente 300 gramas de açúcar, cuja quantidade pode ser alterada ao seu gosto. Nesta receita preparamos a compota sem esterilização e pelo método de enchimento duplo.

Tempo de cozimento: 50 minutos.

Tempo de cozimento: 10 minutos.

Porções: 3 litros.

Ingredientes:

Para uma jarra de 3 litros:

  • Damascos – 600 gr.
  • Açúcar – 300 gr.
  • Água – 2,5 litros.

Processo de cozimento:

Passo 1. Enxágue bem os potes de preparo e seque. Ferva as tampas. Separe os damascos, retirando os frutos danificados, e enxágue em água corrente.

Passo 2. Coloque os damascos preparados em potes, enchendo-os apenas até um terço do volume.

Passo 3. Deixe ferver água limpa e despeje água fervente sobre os damascos da jarra.

Passo 4.Em seguida, cubra os potes com as tampas e deixe em infusão por meia hora.

Passo 5. Após esse tempo, despeje cuidadosamente a água das latas em uma panela, dissolva nela a quantidade calculada de açúcar e cozinhe a calda por alguns minutos em fogo baixo.

Passo 6. Encha novamente os damascos nos potes com calda fervente e feche-os imediatamente.

Passo 7. Coloque os potes sobre as tampas, cubra com uma toalha e, após esfriar completamente, transfira-os para o porão para armazenamento até o inverno. Boa sorte e deliciosos preparativos!

Geléia de damasco para o inverno

A geléia de damasco para o inverno será sua próxima opção no preparo dessa fruta. Os damascos amolecem facilmente, o que uniformiza a textura da geléia. A geléia de damasco é preparada tanto como sobremesa de chá quanto como recheio de tortas. É adequado para untar camadas de bolo e até para marinar carnes. Nesta receita, ferva um pouco os damascos, triture-os na peneira e cozinhe o purê com o açúcar na proporção de 1:1. A espessura da geléia depende do tempo de cozimento.

Tempo de cozimento: 1 hora.

Tempo de cozimento: 20 minutos.

Porções: 1,5l.

Ingredientes:

  • Damascos – 1,5 kg.
  • Açúcar –1,5 kg.
  • Água – 1 colher de sopa.

Processo de cozimento:

Passo 1. Para geléia, escolha damascos maduros. Lavamos em água corrente e retiramos as sementes.

Passo 2. Transfira os damascos para uma panela para fazer geléia, despeje um copo de água fervente e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo até que a fruta fique macia.

Passo 3. Em seguida, com uma espátula de madeira, triture os damascos moles em uma peneira grossa e pese o purê resultante, para o cálculo correto do açúcar. Para 1 quilo de açúcar, 1 quilo de polpa de damasco.

Passo 4. Transfira a massa de damasco de volta para a panela, acrescente o açúcar e misture bem.Dependendo da doçura dos damascos, a quantidade de açúcar pode ser ajustada.

Passo 5. Leve a geléia para ferver em fogo médio. Em seguida, mexendo com uma espátula, cozinhe em fogo baixo por 15-20 minutos; aumentar o tempo de cozimento tornará a textura da geléia mais espessa.

Passo 6. Coloque a geléia de damasco preparada em pequenos potes estéreis, feche hermeticamente e, após esfriar, guarde em local fresco e escuro. Deixe um pouco de geléia para provar, depois de esfriar ficará mais espesso do que quando quente. Boa sorte e deliciosos preparativos!

Damascos no próprio suco para o inverno

Uma opção boa, simples e rápida de guardar damascos para o inverno é conservá-los no próprio suco. Ao mesmo tempo, os damascos mantêm a textura densa, o sabor e o aroma e requerem menos açúcar. Nesta receita vamos adicionar um pouco de ácido cítrico para nivelar a doçura enjoativa da fruta. A proporção de açúcar e damascos é tomada na proporção de 1:3, e os potes são de pequeno volume.

Tempo de cozimento: 12 horas e 30 minutos.

Tempo de cozimento: 10 minutos.

Porções: 1,5l.

Ingredientes:

  • Damascos – 1kg.
  • Açúcar – 300 gr.
  • Ácido cítrico – ½ colher de chá.

Processo de cozimento:

Passo 1. Enxágue os potes de meio litro com refrigerante e esterilize da maneira que lhe for conveniente. Ferva as tampas.

Passo 2. Para a colheita, selecione damascos elásticos verdes. Lave-os em água corrente, corte-os ao meio no sentido da ranhura e retire as sementes.

Passo 3. Coloque as metades do damasco de forma compacta, com o lado cortado voltado para baixo, nos potes preparados e polvilhe com açúcar. Adicione uma pitada de limão em cada frasco.

Passo 4. Encha os potes até que os damascos assentem. Cubra os potes com as tampas e leve à geladeira por 12 horas para que a fruta solte o suco.

Passo 5. Após esse tempo, coloque mais algumas fatias de frutas em cada frasco. Em seguida, esterilize os damascos em potes de acordo com as regras gerais, em até 10 minutos a partir do início da fervura da água na panela.

Passo 6. Sele os damascos cozidos no próprio suco, deixe esfriar completamente de cabeça para baixo e sob o “casaco de pele”. Essa preservação fica bem guardada no porão por dois anos e na despensa por no máximo um ano. Boa sorte e deliciosos preparativos!

Damascos em calda para o inverno

Os damascos em calda para o inverno são preparados de forma simples e utilizados tanto como sobremesa quanto como recheio de assados ​​​​caseiros, pois sua textura permanece densa. Damascos inteiros ou cortados ao meio são servidos com calda de açúcar concentrada e cobertos com uma manta por 12 horas para esfriar lentamente. Nesta receita, para um armazenamento mais confiável, despeje água fervente sobre eles uma vez e adicione um pouco de ácido cítrico.

Tempo de cozimento: 40 minutos.

Tempo de cozimento: 10 minutos.

Porções: 1,5l.

Ingredientes:

  • Damascos - quantos serão incluídos.
  • Água – 1 litro.
  • Açúcar – 2 colheres de sopa.
  • Ácido cítrico – ½ colher de chá.

Processo de cozimento:

Passo 1. Para a colheita, é necessário escolher damascos densos. Enxágue bem com água fria e seque com um guardanapo.

Passo 2. Corte a fruta ao meio e retire as sementes.

Passo 3. Esterilize frascos e tampas com antecedência. Coloque as metades do damasco em potes, com o lado cortado voltado para baixo.

Passo 4. Em seguida, despeje completamente os damascos com água fervente, cubra com as tampas e deixe por 10 minutos.

Passo 5. Após esse tempo, escorra a água das latas para a panela.

Passo 6. Dissolva o açúcar na proporção de: 2 copos para cada 1 litro de água, acrescente o ácido cítrico e leve a calda para ferver.

Passo 7. Despeje a calda fervente sobre as fatias de damasco em potes.

Etapa 8. Feche bem os frascos imediatamente.

Etapa 9Coloque-os nas tampas e cubra-os bem com uma toalha ou cobertor felpudo.

Passo 10. Depois de um dia, leve os potes de damascos resfriados em calda de açúcar para um local para guardar conservas caseiras. Boa sorte e deliciosos preparativos!

Geléia de damasco para o inverno

A geléia de damasco não é menos apreciada que a de maçã, distingue-se pela consistência agradável sem adição de espessantes, pelo sabor e aroma dessas frutas, que persiste após o cozimento. Para a geléia, ao contrário da geléia, os damascos são fervidos com açúcar, purê no liquidificador e depois fervidos até a espessura desejada. A proporção de açúcar e damascos é de 1:1. Os damascos são selecionados quando estão maduros e macios.

Tempo de cozimento: 7 horas.

Tempo de cozimento: 20 minutos.

Porções: 1,5l.

Ingredientes:

  • Damascos – 1kg.
  • Açúcar – 0,9 kg.

Processo de cozimento:

Passo 1. Lave os damascos para fazer geléia em água corrente, corte ao meio e retire os caroços. Pique a casca de cada fatia com um garfo para que os damascos liberem o máximo de suco possível.

Passo 2. Em seguida, coloque as fatias preparadas em camadas em uma tigela para fazer geléia, polvilhando cada camada com açúcar. Deixe os damascos com o açúcar em temperatura ambiente por pelo menos 12 horas para que soltem o suco.

Passo 3. Após esse tempo, cozinhe os damascos por 15 minutos a partir do início da fervura.

Passo 4. Durante o cozimento, a fruta vai amolecendo e formando muita espuma, retire periodicamente com uma escumadeira.

Passo 5. Bata os damascos cozidos no liquidificador de imersão ou triture na peneira até ficar homogêneo.

Passo 6. Cozinhe o purê resultante em fogo baixo, mexendo sempre, por 15-30 minutos até atingir a espessura desejada.

Etapa 7Despeje a geléia de damasco quente em potes esterilizados, feche bem e, após esfriar completamente, transfira para um local para guardar conservas caseiras. Boa sorte e deliciosos preparativos!

Fanta de damascos e laranjas para o inverno

Fanta de damasco e laranja para o inverno é essencialmente uma compota de damasco com frutas cítricas, que conferem à bebida um aroma e sabor especiais. Nesta receita, acrescente um pouco de limão à bebida para que não fique muito doce. Preparamos Fanta em uma jarra de três litros pelo método de enchimento duplo. A quantidade de açúcar pode ser ajustada de acordo com o gosto pessoal.

Tempo de cozimento: 1 hora.

Tempo de cozimento: 10 minutos.

Porções: 3 litros.

Ingredientes:

  • Damascos – 500 gr.
  • Laranja – 4 canecas.
  • Limão – 2 canecas.
  • Açúcar – 250 gr.
  • Água – 2,5 litros.

Processo de cozimento:

Passo 1. Prepare imediatamente, de acordo com a proporção da receita e o volume da peça necessária, frutas e açúcar. Selecione damascos maduros e de tamanho aproximadamente igual.

Passo 2. Enxágue e esterilize os frascos de qualquer forma. Ferva as tampas.

Passo 3. Descasque a laranja e corte em círculos de 1 cm de espessura.

Passo 4. Lave o limão com um pincel, corte em círculos de 0,5 cm de espessura junto com a casca.

Passo 5. Lave os damascos, corte-os ao meio, retire os caroços e coloque as rodelas nos potes preparados. Coloque rodelas de frutas cítricas por cima dos damascos.

Passo 6. Encha completamente as frutas dos potes com água fervente, cubra com as tampas e deixe em infusão por 30-40 minutos.

Passo 7. Após este tempo, despeje a infusão dos potes através de uma tampa especial na panela. Dissolva nele a quantidade calculada de açúcar e cozinhe em fogo baixo por alguns minutos.

Passo 8. Despeje a calda fervente sobre as frutas nos potes e feche-os imediatamente.

Etapa 9Em seguida, coloque os potes nas tampas, cubra com uma toalha felpuda e deixe por um dia até esfriar completamente. A “Fanta” preparada a partir de damascos e laranjas fica bem guardada em qualquer local escuro e fresco. Boa sorte e deliciosos preparativos!

Fatias de geléia de damasco para o inverno

A opção de fazer geléia de damasco em rodelas é bastante popular, pois fica com uma linda cor âmbar com rodelas de frutas transparentes. Os damascos são cortados em rodelas e fervidos 3-4 vezes por cinco minutos em calda de açúcar, com pausas para resfriamento completo por várias horas.

Tempo de cozimento: 15 horas.

Tempo de cozimento: 1 hora.

Porções: 600ml.

Ingredientes:

  • Damascos – 1kg.
  • Açúcar – 3 colheres de sopa.
  • Água – 1 colher de sopa.

Processo de cozimento:

Passo 1. Para a geléia, selecione damascos maduros, mas não muito maduros, para que a polpa fique densa e as fatias da geléia não transbordem.

Passo 2. Despeje um copo de água em uma tigela separada, acrescente o açúcar e dissolva completamente todo o açúcar em fogo baixo, mexendo sempre. Ferva a calda por alguns minutos.

Passo 3. Lave os damascos, corte em rodelas, retire as sementes e despeje a calda quente sobre as frutas. Deixe-os até que esfriem completamente. Vire periodicamente a tigela com os damascos para que todas as fatias fiquem imersas na calda.

Passo 4. Escorra com cuidado a calda dos damascos resfriados, cozinhe por alguns minutos, despeje novamente sobre as rodelas de damasco e deixe esfriar.

Passo 5. Depois de despejar duas vezes, cozinhe a geléia 3-4 vezes em fogo baixo por cinco minutos com intervalos para esfriar completamente. Na hora de cozinhar, não mexa a geléia com colher para não prejudicar a integridade das fatias. Durante esse tempo, as fatias deverão ficar transparentes, sua textura permanecerá densa e a calda ficará espessa.

Etapa 6.Despeje a geléia de damasco preparada em fatias em pequenos potes estéreis, feche bem e guarde em qualquer local escuro. Boa sorte e deliciosos preparativos!

Suco de damasco com polpa para o inverno

O suco de damasco com polpa para o inverno costuma ser preparado fervendo a fruta e depois passando na peneira, mas a forma mais ideal é usar um espremedor, principalmente para grandes volumes do produto. Damascos maduros e até muito maduros são adequados para suco. Preparar esta bebida saborosa e aromática é simples.

Tempo de cozimento: 40 minutos.

Tempo de cozimento: 20 minutos.

Porções: 3 litros.

Ingredientes:

  • Damascos – 6kg.
  • Açúcar – 2 colheres de sopa.
  • Água – 4 colheres de sopa.

Processo de cozimento:

Passo 1. Prepare imediatamente a quantidade necessária de damascos para o suco.

Passo 2. Despeje água fria sobre as frutas e enxágue bem.

Passo 3. Usando uma faca afiada, retire as sementes.

Passo 4. Usando um espremedor, extraia o suco. Você pode guardar o bolo e ganhará muito para outro uso.

Passo 5. Despeje o suco resultante em uma panela, despeje água, acrescente o açúcar e cozinhe em fogo baixo, mexendo por 10 minutos. Não é necessário retirar a espuma, pois ela irá assentar durante o cozimento.

Passo 6. Esterilize o frasco com antecedência e ferva a tampa. Despeje o suco de damasco fervido em uma jarra, feche bem, coloque a tampa e, após esfriar completamente, transfira para um local para guardar as conservas. Boa sorte e deliciosos preparativos!

Damascos sem cozinhar para o inverno no freezer com açúcar

Quando o volume do freezer permitir, a melhor e mais simples opção para o preparo dos damascos é congelá-los em qualquer formato, tanto em rodelas quanto em purê com açúcar.

Tempo de cozimento: 1 hora.

Tempo de cozimento: 30 minutos.

Porções: 4 litros.

Ingredientes:

  • Damascos – 5kg.
  • Açúcar – 1kg.

Processo de cozimento:

Passo 1. Lave os damascos, corte-os ao meio, retire as sementes, coloque-os em um recipiente e leve ao freezer, que será a maneira mais fácil.

Passo 2. O segundo método requer um pouco mais de tempo e o preparo ficará mais saboroso. Coloque as metades do damasco em uma tigela funda.

Passo 3. Encha-os com açúcar na proporção de 0,6-1 kg por 4 kg de damascos, mas a quantidade pode ser alterada.

Passo 4. Usando um liquidificador de imersão, triture os damascos e o açúcar até obter uma massa homogênea.

Passo 5. Distribua o purê resultante em quaisquer recipientes ou recipientes, feche bem as tampas e coloque imediatamente no freezer. Boa sorte e deliciosos preparativos!

( 2 notas, média 5 de 5 )
culinary-pt.techinfus.com

Peixe

Carne

Sobremesa